Santas e Santos de 08 de junho

1.   Em Aix-La-Pro­vence, na Pro­vença, re­gião da Gália, na ac­tual França, São Ma­xi­mino, a quem se atri­buem os iní­cios da fé cristã nesta cidade. († data inc.)

2.   Em Ruão, também na Gália, hoje na França, São Gil­dardo, bispo. († d. 511). Ver página 152 (NÃO TEM LINK): – Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume X – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

3.   Em Sois­sons, também na Gália, hoje na França, São Me­dardo, bispo de Saint-Quentin, que, de­pois de ter sido ar­ra­sada a sua ci­dade, trans­feriu a sede epis­copal para Noyon, onde tra­ba­lhou com todo o em­penho para con­verter o povo das su­pers­ti­ções pagãs à dou­trina de Cristo. († 561). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano da graça de 560, São Medardo, que foi sagrado bispo de Noyon por São Remígio de Reims. Sua fama teve tamanha repercussão, que a rainha Radegunda, depois de abandonar a corte, quis receber dele o véu das religiosas. Uma abadia foi erigida sobre seu túmulo, em Soissons. (M).  Ver páginas 148-151 (NÃO TEM LINK): – Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume X – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

4.   Em Fano, no Pi­ceno, hoje nas Marcas, re­gião da Itália, São For­tu­nato, bispo, que se de­dicou di­li­gen­te­mente à re­denção dos cativos. († s. VI f.)

5.   Em Metz, na Aus­trásia, ac­tu­al­mente na França, São Clo­dolfo (ou Clodoaldo, também na Folhinha do Coração de Jesus), bispo, filho de Santo Ar­nolfo e con­se­lheiro do rei. († c. 660). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, perto de 660, São Clodoaldo. Segundo uma carta de São Desidério (ou Didier) de Cahors, “só se ouviu falar bem dele, que exortava a todos a seguir os bons exemplos de seu pai, Santo Arnoldo”. (M)

 Ver página 153 (NÃO TEM LINK): – Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume X – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

6.   Em York, na In­gla­terra, São Gui­lherme Fitzherbert, bispo, homem afável e pa­cí­fico, que, in­jus­ta­mente de­posto da sua sede epis­copal, se re­co­lheu entre os monges de Win­chester e, res­ti­tuído à sua sede, per­doou aos ini­migos e res­ta­be­leceu a paz entre os cidadãos. († 1154). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano do Senhor de 1154, São Guilherme. Sobrinho do rei Estêvão da Inglaterra, foi eleito arcebispo de York, mas logo caiu em desgraça. Após sete anos de paciência e de humilhações, foi reabilitado graças à intervenção do Pontífice Romano. (M). Ver página154 (NÃO TEM LINK): – Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume X – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

7*.   Em Lon­dres, o Beato João Davy, diá­cono da Car­tuxa desta ci­dade e mártir, que, no rei­nado de Hen­rique VIII, por causa da sua fi­de­li­dade à Igreja e ao Pon­tí­fice Ro­mano, foi du­ra­mente tor­tu­rado no cár­cere e aí morreu de fome. († 1537)

8.   Em Am­bi­a­tibes, na ilha de Ma­da­gáscar, o São Tiago Berthieu, pres­bí­tero da Com­pa­nhia de Jesus e mártir, que, tanto na paz como na guerra, tra­ba­lhou in­can­sa­vel­mente pelo Evan­gelho e, apesar de ter sido ex­pulso três vezes das mis­sões, preso por ho­mens ar­mados e re­pe­ti­da­mente ins­tado sem êxito à apos­tasia, foi fi­nal­mente as­sas­si­nado em ódio à fé cristã. († 1896). São Jacques Berthieu. Ver: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jacques_Berthieu

9*.   No Porto, ci­dade de Por­tugal, a Beata Maria do Di­vino Co­ração de Jesus (Maria Droste zu Vis­che­ring), virgem, da Con­gre­gação das Irmãs da Ca­ri­dade do Bom Pastor, que pro­moveu ad­mi­ra­vel­mente a de­voção ao Sa­grado Co­ração de Jesus. († 1899). Ver: https://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_do_Divino_Cora%C3%A7%C3%A3o

10*.   Em Kuzhik­kat­tus­sery, no Ké­rala, es­tado da Índia, a Beata Maria Te­resa Chi­ramel Mankidiyan, virgem, emi­nente pela sua vida ere­mí­tica e aus­tera pe­ni­tência, que pro­curou a Cristo nos mais po­bres e nos mais aban­do­nados e fundou a Con­gre­gação das Irmãs da Sa­grada Família. († 1926)

11*.   Em Cá­gliari, na Sar­denha, o Beato Ni­colau de Ges­túri (João Medda), re­li­gioso da Ordem dos Frades Me­nores Ca­pu­chi­nhos, que, sempre pronto para ajudar os in­di­gentes, com o exemplo da sua vir­tude e da sua bon­dade es­ti­mulou muitos ou­tros à prá­tica da ca­ri­dade para com os pobres. († 1958)

12. São Salustiano, na Folhinha do Coração de Jesus

13. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no séc. VI, Santo Héracles, bispo que favoreceu a implantação do cristianismo no território de Sens, no momento do batismo de Clóvis (M).

14. Bem-Aventurado Pacífico de Cerano, confessor. Ver páginas 155-156 (NÃO TEM LINK): – Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume X – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

15. Santa Eustadíola, abadessa. Ver páginas 157-158 (NÃO TEM LINK): – Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume X – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

16. Santo Efrém, no Martirológio de 09 de junho, diá­cono e doutor da Igreja, que exerceu o mi­nis­tério da pre­gação e do en­sino da dou­trina sa­grada pri­mei­ra­mente em Ní­sibe, sua pá­tria; de­pois, re­fu­gi­ando-se com os seus dis­cí­pulos em Edessa, no Os­roene, hoje na Tur­quia, após a in­vasão de Ní­sibe pelos Persas, aí es­ta­be­leceu os fun­da­mentos de uma es­cola te­o­ló­gica. Con­sa­grou-se ao mi­nis­tério com a pa­lavra e com os es­critos e tornou-se tão cé­lebre pela sua aus­te­ri­dade de vida e dou­trina es­pi­ri­tual, que me­receu, pelos ex­ce­lentes hinos que compôs, ser cha­mado a cí­tara do Es­pí­rito Santo. († 378). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Edessa, na Síria, no ano da graça de 373, o nascimento no céu de Santo Efrém (também na Folhinha do Coração de Jesus), diácono e Doutor da Igreja. Teólogo zeloso da ortodoxia e poeta de grande talento, compôs em honra de Cristo e da Virgem Maria inumeráveis cantos litúrgicos, que lhe valeram o cognome de “Harpa do Espírito Santo”. (R)

17. Santa Melânia a velha. Ver: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mel%C3%A2nia,_a_Velha

18. Outros santos do dia 08 DE JUNHO: páginas: 148-158:  Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume X – Editora das Américas – 10 de julho de 1959 – NÃO TEM LINK

“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores e Santas virgens.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex. ou português da época em que o livro foi escrito. 

– Sobre o dia 08 de junho, ver ainda: https://pt.wikipedia.org/wiki/8_de_junho

1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/

2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004

ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 457-458:  Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf

3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf

4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997

5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com

6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.

Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver! Querida Mãe Maria, protegei-nos! São José, Anjos e Santos, intercedei por nós! Amém!

OBSERVAÇÃO: MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS/OS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA.

SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDEI POR NÓS! MUITO OBRIGADO!

Ver:

https://vidademartiressantasesantos.blog/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.