Santas e Santos de 09 de junho

No DIRETÓRIO DE LITURGIA DA CNBB, MEMÓRIA DE SÃO JOSÉ DE ANCHIETA. (também na Folhinha do Coração de Jesus). FOI CANONIZADO EM 03 DE ABRIL DE 2014 PELO PAPA FRANCISCO. Em Re­ti­riba, no Brasil, São José de Anchieta, pres­bí­tero da Com­pa­nhia de Jesus, na­tural das Ilhas Ca­ná­rias, que se con­sa­grou in­tensa e fru­tu­o­sa­mente du­rante quase todo o tempo da sua vida ao tra­balho mis­si­o­nário no Brasil. († 1597). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, memória do Bem-Aventurado José de Anchieta. Nasceu em 1534 em Tenerife, nas Ilhas Canárias, e ingressou na Companhia de Jesus, tendo sido enviado logo após ao Brasil. Ordenado sacerdote em 1566, foi escolhido para superior em São Paulo, e mais tarde provincial da missão no Brasil. Escreveu na língua dos indígenas uma gramática e um catecismo. Mereceu o epiteto de “Apóstolo do Brasil”. Faleceu em 9 de junho 1597. O Papa João  Paulo II, em 22 de junho 1980, inscreveu-o entre os Bem-Aventurados. (R). Ver: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_de_Anchieta

2. Santo Efrém (no Martirológio Romano dia 09 de junho), diá­cono e doutor da Igreja, que exerceu o mi­nis­tério da pre­gação e do en­sino da dou­trina sa­grada pri­mei­ra­mente em Ní­sibe, sua pá­tria; de­pois, re­fu­gi­ando-se com os seus dis­cí­pulos em Edessa, no Os­roene, hoje na Tur­quia, após a in­vasão de Ní­sibe pelos Persas, aí es­ta­be­leceu os fun­da­mentos de uma es­cola te­o­ló­gica. Con­sa­grou-se ao mi­nis­tério com a pa­lavra e com os es­critos e tornou-se tão cé­lebre pela sua aus­te­ri­dade de vida e dou­trina es­pi­ri­tual, que me­receu, pelos ex­ce­lentes hinos que compôs, ser cha­mado a cí­tara do Es­pí­rito Santo. († 378) Obs: Santo Efrém, no DIRETÓRIO DA LITURGIA DA CNBB, dia 08 de junho, é lembrado também dia 08 de junho na Folhinha do Coração de Jesus e no Martirológio Romano-Monástico. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Edessa, na Síria, no ano da graça de 373, o nascimento no céu de Santo Efrém (também na Folhinha do Coração de Jesus), diácono e Doutor da Igreja. Teólogo zeloso da ortodoxia e poeta de grande talento, compôs em honra de Cristo e da Virgem Maria inumeráveis cantos litúrgicos, que lhe valeram o cognome de “Harpa do Espírito Santo”. (R). Ver: https://pt.wikipedia.org/wiki/Efr%C3%A9m_da_S%C3%ADria

3.   Na Via No­men­tana, a quinze mi­lhas de Roma, no lugar cha­mado “Ad Arcas”, os santos Primo e Fe­li­ciano, mártires. († data inc.). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Roma, na Via Normentana, os Santos Primo e Feliciano. Sua “Paixão” os apresenta como dois irmãos, patrícios romanos, que foram condenados à morte por causa de sua fé cristã, durante a perseguição de Diocleciano (M). Ver páginas 163-164 (NÃO TEM LINK): – Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume X – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

– Ver também: https://pt.wikipedia.org/wiki/Primo_e_Feliciano

4.   Em Ni­ceia, na Bi­tínia, hoje İznik, na Tur­quia, São Di­o­medes, mártir. († data inc.)

5.   Em Ver­nemet, no ter­ri­tório de Agen, na Aqui­tânia, hoje na França, São Vi­cente, mártir, que, se­gundo a tra­dição, con­sumou o seu mar­tírio pelo nome de Cristo du­rante uma festa pagã dos gen­tios em honra do sol. († s. IV in.). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, na diocese de Agen, no séc. III, São Vicente, mártir. (M)

6.   Em Si­ra­cusa, na Si­cília, re­gião da Itália, São Ma­xi­miano, bispo, que é men­ci­o­nado fre­quen­te­mente pelo papa São Gre­gório Magno. († 594). Ver páginas 165-166 (NÃO TEM LINK): – Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume X – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

7.   Em Iona, ilha da Es­cócia, São Co­lomba (Columba) ou Colum Cille, pres­bí­tero e abade, na­tural da Ir­landa e ins­truído nos pre­ceitos mo­nás­ticos, que fundou na sua pá­tria e de­pois em Iona vá­rios mos­teiros in­signes pela ob­ser­vância re­li­giosa e pela cul­tura li­te­rária, até que, já an­cião, es­perou se­re­na­mente o seu úl­timo dia e di­ante do altar des­cansou no Senhor. († 597). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, na ilha de Iona, no litoral da Escócia, no ano do Senhor de 597, São Columba, abade. Um de seus sucessores o retrata assim: “Natureza aristocrática, brilhante em suas palavras, grandioso em seus conselhos, cheio de amor para com todos, repleto até o fundo de seu coração da serenidade e da alegria do Espírito Santo”. (M). Ver páginas 167-170 (NÃO TEM LINK): – Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume X – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

– Ver também: https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Columba

8.   Em Ân­dria, na Apúlia, re­gião da Itália, São Ri­cardo (também na Folhinha do Coração de Jesus), bispo, na­tural da In­gla­terra e cé­lebre pela sua vir­tude, que aco­lheu con­dig­na­mente as re­lí­quias dos santos Erasmo e Ponciano. († s. XII f.). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no séc. XII, São Ricardo, bispo de origem inglesa, eleito para o serviço da Igreja de Andria, na Puglia. A fama de sua santidade se espalhou pelas cidades vizinhas, que reclamavam o pão de sua palavra. (M). Ver páginas 171-172 (NÃO TEM LINK): – Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume X – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

9.  Em Lon­dres, na In­gla­terra, o Beato Ro­berto Salt, mártir, monge da Car­tuxa desta ci­dade, que, pela fi­de­li­dade à Igreja fir­me­mente con­ser­vada contra o rei Hen­rique VIII, foi de­tido no cár­cere de New­port, onde morreu de fome. († 1537)

10*.   Ao largo de Ro­che­fort, na França, o Beato José Imbert, pres­bí­tero e mártir, da Com­pa­nhia de Jesus, que, du­rante a Re­vo­lução Fran­cesa, foi no­meado pelo papa Pio VI vi­gário apos­tó­lico de Mo­lins e, en­cer­rado num barco-prisão em ódio à Igreja, aí morreu con­ta­giado por uma in­fecção mortal. († 1794)

11*.   Em Roma, a Beata Ana Maria Taigi, mãe de fa­mília, que, mal­tra­tada pela vi­o­lência do es­poso, per­se­verou fi­el­mente a cuidar dele e a ocupar-se da edu­cação dos sete fi­lhos, sem omitir nunca a so­li­ci­tude es­pi­ri­tual e ma­te­rial pelos po­bres e doentes. († 1837). Ver páginas 176-179 (NÃO TEM LINK): – Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume X – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

12♦.   Em Turim, na Itália, o Beato Luís Boccardo, pres­bí­tero da di­o­cese de Turim, fun­dador do Ins­ti­tuto das Fi­lhas de Jesus Rei. († 1936)

13. São Julião, solitário na Síria. Ver páginas 159-162 (NÃO TEM LINK): – Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume X – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

14. Santa Diana, na Folhinha do Coração de Jesus. Conforme VIDA DOS SANTOS, Bem-Aventuradas Diana de Andalo, Cecília, Amada e companheiras. Ver páginas 173-175: – Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume X – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

15.Outros santos do dia 09 DE JUNHO: páginas: 159-180 (NÃO TEM LINK):  Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume X – Editora das Américas – 10 de julho de 1959 – NÃO TEM LINK

“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores e Santas virgens.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex. ou português da época em que o livro foi escrito. 

– Sobre o dia 09 de junho, ver ainda: https://pt.wikipedia.org/wiki/9_de_junho

1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/

2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004

ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 459-461:  Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf

3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf

4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997

5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com

6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.

Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver! Querida Mãe Maria, protegei-nos! São José, Anjos e Santos, intercedei por nós! Amém!

OBSERVAÇÃO: MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS/OS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA.

SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDEI POR NÓS! MUITO OBRIGADO!

Ver:

https://vidademartiressantasesantos.blog/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.