Santas e Santos de 05 de maio

1.   Em Au­tis­si­o­doro, na Gália Li­o­nense, hoje Au­xerre, na França, São Jo­vi­niano (também na Folhinha do Coração de Jesus), leitor e mártir. († s. III).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Auxerre, perto de 260, o martírio de São Joviniano. (M)

2.   Em Ale­xan­dria, no Egipto, Santo Eu­tímio, diá­cono e mártir. († c. 305).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Alexandria, em 305, a paixão de Santo Eutímio, diácono, condenado à morte por ter proclamado o Evangelho. (M)

3.   Co­me­mo­ração de São Má­ximo, bispo de Je­ru­salém, que, por ordem do im­pe­rador Ma­xi­mino Daïa, de­pois de lhe ti­rarem um olho e queimar um pé com ferro em brasa, foi con­de­nado ao tra­balho for­çado nas minas; mas, tendo sido li­berto, re­gressou à sede de Je­ru­salém, onde, pres­ti­giado pela sua glo­riosa con­fissão da fé, fi­nal­mente des­cansou em paz. († c. 350).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Jerusalém, perto de 350, São Máximo, bispo, condenado a trabalhos forçados nas minas por ter confessado a divindade de Jesus Cristo. (M)

4*.   Em Tré­veris, na Gália Bél­gica, ac­tu­al­mente na Ale­manha, São Bretão, bispo, que de­fendeu a sua grei dos erros de Pris­ci­liano, mas em vão tentou, jun­ta­mente com Santo Am­brósio de Milão e São Mar­tinho de Tours, opor-se à fe­ro­ci­dade da­queles que pe­diram a morte de Pris­ci­liano e dos seus sequazes. († 386)

– Ver “Em Trèves, São Britton, bispo e confessor, sucessor de Bonósio, Durante o pontificado de Dâmaso, ocupou o terceiro lugar depois do papa (o segundo lugar era o de Ambrósio de Milão) como metropolitano da Galia. Resistiu com grande energia aos priscilianistas, mas recusou-se entregar Prisciliano às autoridades civis. Faleceu em 386.”, página 109: VIDAS DOS SANTOS – 8.pdf (obrascatolicas.com)

5.   Em Arles, na Pro­vença, na ac­tual França, Santo Hi­lário, bispo, que, pro­mo­vido com re­lu­tância da so­lidão de Lé­rins ao epis­co­pado, tra­ba­lhando por suas mãos, usando a mesma tú­nica no in­verno e no verão e ca­mi­nhando a pé, a todos ma­ni­festou o seu amor da po­breza; as­síduo à oração, às vi­gí­lias e aos je­juns, e in­can­sa­vel­mente en­tregue ao mi­nis­tério da pa­lavra, re­velou aos pe­ca­dores a mi­se­ri­córdia de Deus, aco­lheu os ór­fãos e des­tinou todo o di­nheiro re­co­lhido nas ba­sí­licas para a re­denção dos cativos. († 449).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em 449, Santo Hilário. Nascido na Gália de família de origem grega, seguiu Santo Honorato, seu parente, a Lérins, e depois sucedeu-o na Sé episcopal de Arles. (M).

Ver páginas 105-107: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%208.pdf  

– Ver também “Hilário de Arles foi um nobre e de origem pagã, nascido por volta do ano de 401 no norte da Gália. Foi um alto funcionário do governo e, tempos depois, foi convertido ao cristianismo pelo bispo Honorato de Arles (426-430), com quem tinha laços de parentesco. Tomou o hábito de monge e tornou-se recluso no Abadia de Lérins. Após a morte de Honorato, tornou-se bispo de Arles (430-449).”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hil%C3%A1rio_de_Arles

6.   Em Vi­enne, na Gália Li­o­nense, também na ac­tual França, São Ni­cécio (também na Folhinha do Coração de Jesus, São Niceto), bispo. († s. V)  

7.   Em Milão, na Li­gúria, hoje na Lom­bardia, re­gião da Itália, São Gerôncio, bispo. († c. 472)

8*.   Em Mar­chi­ennes, na Gália Bél­gica, ac­tu­al­mente na França, São Mau­ronto, abade e diá­cono, que foi dis­cí­pulo de Santo Amando. († 702)

9.   Em Li­moges, na Aqui­tânia, também na ho­di­erna França, São Sa­cer­dote, que, de­pois de ser monge e abade, foi eleito bispo, mas fi­nal­mente quis voltar à vida monástica. († s. VIII).

Ver: São Sacerdos de Limoges (em 04 de maio, n° 8), bispo e confessor. Ver página 88: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%208.pdf

10.     Em Hil­desheim, na Sa­xónia, re­gião da Ale­manha, São Go­tardo ou Go­de­ardo, bispo, que, sendo abade do mos­teiro de Ni­e­de­ral­taich, vi­sitou e ins­taurou ou­tros mos­teiros; de­pois su­cedeu a São Ber­nardo nesta sede epis­copal, onde pro­moveu o bem na sua Igreja, res­ta­be­leceu a dis­ci­plina re­gular do clero e abriu escolas. († 1038).

Ver anotações do dia 04 de maio (nº 12). No ano da graça de 1038, São Gotardo (ou São Godardo ou Godeardo). Monge na abadia de Niederalteich, da qual se tornou prior e depois abade, reavivou o monarquismo na Germânia sob o estímulo do imperador Santo Henrique. Por seu zelo foi designado bispo de Heidesheim, em Hanover. Uma capela foi-lhe dedicada no maciço dos Alpes que hoje tem seu nome (Conforme o Martirológio Romano-Monástico – M).

– Ver “Gotardo de Hildesheim (em alemãoGodehard von Hildesheim) é um santo da Igreja Católica nascido na Alemanha. No Brasil existe uma cidade com o nome do santo: São Gotardo (Minas Gerais).”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gotardo_de_Hildesheim

11*.   Na Ca­lá­bria, re­gião da Itália, São Leão, ere­mita, que se en­tregou à con­tem­plação e ao au­xílio dos po­bres e morreu no mos­teiro de Áfrico, perto de Réggio, por ele fundado. († c. s. XII)

12*.   Em Vençay, junto de Tours, na França, Santo Aver­tino, diá­cono, que acom­pa­nhou São Tomás Becket no exílio e, de­pois da morte deste santo, re­gressou para Vençay, onde se­guiu vida eremítica. († 1189)

13*.   Em Li­cata, na Si­cília, re­gião da Itália, Santo Ân­gelo, pres­bí­tero da Ordem dos Car­me­litas e mártir.

Conforme o Martirológio Romano-Monástico, nascido em Jerusalém em uma família judia convertida a Cristo, fez profissão religiosa no Monte Carmelo, e recebeu depois a missão de ir a Roma para obter a confirmação da Regra de sua Ordem (M). († 1225).

Ver páginas 108-109: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%208.pdf

– Ver também “Ângelo da SicíliaÂngelo de Jerusalém ou Ângelo de Licata foi um santo nascido em Jerusalém em 1185. Ele nasceu de uma família judaica e foi batizado, juntamente com seu irmão João, quando sua mãe se converteu ao cristianismo[1].

Foi martirizado em Licata, na Sicília, a 5 de Maio de 1220[2].”: https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%82ngelo_da_Sic%C3%ADlia

14*.   Em Re­ca­náti, no Pi­ceno, hoje nas Marcas, re­gião da Itália, o Beato Ben­vindo Maréni, re­li­gioso da Ordem dos Menores. († 1289)

15*.   Em Ná­poles, na Cam­pânia, também re­gião da Itália, o Beato Núncio Sulprício (Sulprizio), que, tendo fi­cado órfão, en­fermo de gan­grena numa perna e fi­si­ca­mente muito de­bi­li­tado, tudo su­portou com alegre e pa­ci­ente se­re­ni­dade e a todos as­sistiu com grande so­li­ci­tude, con­for­tando as­si­du­a­mente os com­pa­nheiros de so­fri­mento e, apesar da sua ex­trema po­breza, so­cor­rendo de todos os modos pos­sí­veis os indigentes. († 1836)

16*.   Em So­masca, perto de Bér­gamo, na Itália, a Beata Ca­ta­rina Cittadíni, virgem, que, tendo fi­cado órfã desde a in­fância, foi edu­ca­dora hu­milde e sábia; de­dicou-se ab­ne­ga­da­mente e sem des­canso à for­mação das jo­vens po­bres e ao en­sino da dou­trina cristã, fun­dando com esta fi­na­li­dade o Ins­ti­tuto das Irmãs Ur­su­linas de Somasca. († 1857)

17*.   Em Dresda, na Ale­manha, o Beato Gre­gório Frackowiak, re­li­gioso da So­ci­e­dade do Verbo Di­vino e mártir, que, preso du­rante a guerra, com um golpe da gui­lho­tina morreu por Cristo. († 1943)

18. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Edessa, na Síria, perto de 382, Santo Eulógio, bispo. Foi vítima de uma decisão das autoridades civis, que ordenaram a substituição da hierarquia católica por pastores arianos. (M)

19. São Silvano, na Folhinha do Coração de Jesus.  Ver página 110. São Silvano, mártir: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%208.pdf

21. Em Ka­si­mierz, na Po­lónia, Santo Es­ta­nislau Ka­zi­mi­erczyk, pres­bí­tero e có­nego re­gular, que, mo­vido pela ca­ri­dade pas­toral, foi di­li­gente mi­nistro da pa­lavra de Deus, mestre de vida es­pi­ri­tual e as­síduo na au­dição das confissões. († 1489).

– Ver “Estanislau Casimiritano CRL (nascido Luís Sołtys, 27 de setembro de 1433 – 3 de maio de 1489) foi presbítero católico polonês e membro professo dos Cônegos Regulares Lateranenses.[1] Ele se notabilizou por sua devoção fervorosa à Eucaristia e ao seu padroeiro pessoal, Santo Estanislau, bem como por sua dedicação caridosa ao doentes e aos pobres de Cracóvia.[2][3]

A causa de sua canonização teve início sob o Papa João Paulo II, em 14 de outubro de 1986, e ele foi intitulado como Servo de Deus. Isso veio depois de tentativas anteriores de iniciar o processo, e a causa só foi aberta naquela época devido à intervenção pessoal de João Paulo quando ainda era cardeal. O mesmo pontífice deu-lhe o título de Venerável em 21 de dezembro de 1992, ao mesmo tempo em que aprovou a beatificação, celebrada em 18 de abril de 1993. O Papa Bento XVI posteriormente canonizou o antigo presbítero como santo da Igreja Católica Romana em 17 de outubro de 2010, na Praça de São Pedro.”

– Ver também “Estanislau Casimiritano CRL (nascido Luís Sołtys, 27 de setembro de 1433 – 3 de maio de 1489) foi presbítero católico polonês e membro professo dos Cônegos Regulares Lateranenses.[1] Ele se notabilizou por sua devoção fervorosa à Eucaristia e ao seu padroeiro pessoal, Santo Estanislau, bem como por sua dedicação caridosa ao doentes e aos pobres de Cracóvia.[2][3]”, dia 03 de maio: https://pt.wikipedia.org/wiki/Estanislau_Casimiritano

22. Santa Adalsinda. Ver “ 642-673. Morreu aos 31 anos. Adalsinda é uma santa católica do século VII. Sua festividade celebra-se a 5 de maio.[1] É especialmente venerada em Douai (França).[2] Era filha de Rictrudis de Marchiennes e Adalberto I de Ostrevent, duque de Douai. Suas irmãs Clotsinda, Mauronto e Eusebia são também santos precongregacionais.” em 05 de maio: https://pt.wikipedia.org/wiki/Adalsinda#cite_note-2

– Outra Santa Adalsinda em 03 de maio: Ver “Santa Adalsinda de Béze foi uma freira do século VII e abbess … A irmã de Valdaleno, Adalsinda, tornou-se abassa de um monastério perto de Béze sob a supervisão de seu irmão. Adalsinda é mencionada na Crônica de João de Béze como “Adalsinda do Mosteiro de Dornaciaco“. Ela morreu por volta dos 680. [1]”, em 03 de maio:

https://santoral.wikia.org/es/wiki/Santa_Adalsinda_de_B%C3%A8ze

– Ver ainda “… Adalsindis, irmã de Waldalenu, era abade de um mosteiro perto de Bèze sob a supervisão de seu irmão. Adalsindis é mencionado na crônica de Johannes de Bèze como “Adalsinda do mosteiro de Dornatiacum”. Ela morreu por volta do ano 680. O Dia do Memorial dela é 3 de maio.

https://www.wikidata.org/wiki/Q17388130

23. Outros santos do dia 05 de maio: págs. 97-111 (vol.08): obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS DOS SANTOS – 8.pdf

“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.

Sobre 05 de maio, ver ainda: 5 de maio – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

BIBLIOGRAFIA:

  1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
  2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINA 377-380: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp- content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf
  3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf
  4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
  5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
  6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.

DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)

* Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!

Querida Mãe Virgem Maria, socorra-nos, proteja-nos!

São José, Anjos e Santos, intercedam por nós! Obrigado! Amém!

PAI AMADO DÊ-NOS, À NOSSA FAMÍLIA E A TODOS OS QUE O SENHOR JÁ CHAMOU E OS QUE ESTÃO AQUI, A GRAÇA DE ESTARMOS COM O SENHOR, A  MÃEZINHA MARIA, SÃO JOSÉ E TODAS AS SANTAS E SANTOS QUANDO O SENHOR NOS CHAMAR TAMBÉM! DÊ-NOS A SUA GRAÇA! OBRIGADO PAI AMADO! PEDIMOS POR JESUS CRISTO, SEU FILHO, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! NÓS CONFIAMOS NO SENHOR! AMÉM!

OBSERVAÇÃO:

MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE   SANTAS, SANTOS E MÁRTIRES.

ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:

barpuri@uol.com.br

SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDEI POR NÓS!

“O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)

“Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio, lembrado em 10 de fevereiro)

Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.(últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia, 14 de fevereiro). Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!

* “Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu sempre lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)

* Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”

Ver:

https://vidademartiressantasesantos.blog/

MUITO OBRIGADO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.