1. Em Roma, a comemoração de Santa Domitila (Santa Flávia Domitila, na Folhinha do Coração de Jesus e no Martirológio Romano-Monástico) mártir, que era sobrinha do cônsul Flávio Clemente e, na perseguição do imperador Domiciano, acusada de ter renegado os deuses pagãos, pelo seu testemunho de fé em Cristo foi deportada com outros fiéis para a ilha de Ponza, onde sofreu um longo martírio. († s.I/II).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, perto do ano de 95, o martírio de Santa Flávia Domitila. Recebera a véu das virgens consagradas das mãos de São Clemente de Roma Aparentada com a família imperial reinante, foi banida por causa de sua fé cristã. (M).
– Ver mais Santa Eufrosina e Teodora, amigas de Santa Flávia Domitila, martirizadas juntas. Ver páginas: 167-168: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%208.pdf:
– Ver também “Flávia Domitila foi uma romana da dinastia flaviana, neta do imperador Vespasiano (r. 69–79) e de Domitila, a Maior, e sobrinha dos imperadores Tito (r. 79–81) e Domiciano (r. 81–96). Era filha de Domitila, a Menor, possivelmente com Quinto Petílio Cerial.”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fl%C3%A1via_Domitila
2. Em Nicomédia, na Bitínia, hoje Izmit, na Turquia, os santos Flávio e quatro companheiros, mártires. († s. III/IV)
3*. Em Le Mans, na Gália, hoje na França, São Cenerico, diácono e monge, que, depois de visitar os sepulcros dos santos Martinho de Tours e Julião de Le Mans, passou a vida em solidão e austeridade. († s. VII)
4. Em Beverley, na Nortúmbria, na actual Inglaterra, o passamento de São João, bispo de Hexham e depois bispo de York, que associou excelentemente o ministério pastoral com a oração solitária e, renunciando à função episcopal, passou o resto da sua vida no mosteiro que fundara neste lugar. († 721).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, na Inglaterra, no ano da graça de 721, São João, arcebispo de York, que ocupou aquela Sé durante trinta e três anos e depois se retirou para o mosteiro de Beverly, que ele fundara (M).
– Ver São João de Beverley, Bispo de York, páginas 164-165: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%208.pdf
5*. No mosteiro de Niedenburg, na Baviera, região da Alemanha, a Beata Gisela, que, casada com Santo Estêvão, rei da Hungria, ajudou o esposo na obra da propagação da fé e, depois da morte do rei, privada de todos os seus bens e exilada da corte real, se recolheu neste mosteiro, do qual foi depois abadessa. († 1060).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no mesmo dia, no séc. XI, a Bem-Aventurada Gisela, irmã de Santo Henrique, imperador da Alemanha, e esposa de Santo Estêvão, rei da Hungria. Viúva, entrou para o mosteiro de Niederburg, do qual se tornou abadessa. (X).
– Ver “Gisela da Hungria ou Gisela da Baviera (Baviera, c. 985 – Passau, 7 de maio de 1065), foi abadessa e rainha da Hungria. Era filha do duque bávaro Henrique, o Briguento e de Gisela da Borgonha. Apesar de ser conhecida como Santa Gisela, sua canonização foi tentada no século XVIII, mas foi apenas declarada bem-aventurada em 1975.”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gisela_da_Baviera
6*. Em Kiev, na Ucrânia, Santo António, eremita, que seguiu no mosteiro das Grutas a vida monástica que aprendera no Monte Athos. († 1073)
7*. Em Cremona, na Lombardia, região da Itália, o Beato Alberto de Bérgamo, agricultor, que suportou pacientemente as repreensões da esposa por causa da sua grande liberalidade para com os pobres e, obrigado a deixar as terras, viveu na pobreza como irmão da Penitência de São Domingos. († 1279)
8*. Em Roma, Santa Rosa Veneríni, virgem de Viterbo, que, juntamente com as Piedosas Mestras, abriu as primeiras escolas na Itália para a instrução da juventude feminina. († 1728)
9. Em Génova, na Itália, Santo Agostinho Roscélli, presbítero, que, para a formação das jovens, fundou a Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição da Bem-aventurada Virgem Maria. († 1902)
10♦. Em Turim, ciade da Itália, o Beato Francisco Paleári, presbítero do Instituto Cottolengo, que se dedicou aos pobres e aos enfermos na Pequena casa Divina e ao ensino, distinguindo-se pela sua afabilidade e paciência. († 1939)
11. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Nicomédia, no séc. III, São Quadrato (M).
– Ver também 26 de maio
12. São Juvenal, mártir, na Folhinha do Coração de Jesus.
– Ver página 168: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%208.pdf
13. Santo Augusto, mártir, na Folhinha do Coração de Jesus.
– Ver página 168: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%208.pdf
14. Beata Maria de São José Alvarado. Agostiniana Recoleta.
– Ver “… Dia 22 de janeiro de 1902, Laura ratifica seu voto de virgindade e no dia 13 de setembro do ano seguinte pronuncia os votos perpétuos de pobreza, obediência e castidade. Na profissão mudou seu nome pelo de Maria de São José.”: https://www.agustinosrecoletos.com/events/beata-maria-de-sao-jose-alvarado-virgem/?lang=pt-pt
– Ver também “Primeira beata da Venezuela… Hoje celebramos o 25º aniversário do processo de beatificação da nossa Madre Maria de São José, processo que culminou no dia 7 de maio de 1995, com o papa João Paulo II.…
Em 7 de maio de 1995 o Papa São João Paulo II a declarou oficialmente beata. “A Madre Maria é uma mulher que soube fundir de maneira admirável oração e ação (…) consumando-se em um amor ilimitado em Deus e na prática da mais genuína caridade com o próximo”, afirmou naquela ocasião o Santo Padre.”: https://recoletosstv.org/2020/05/07/beata-maria-de-sao-jose-25-anos-de-beatificacao-da-primeira-beata-de-venezuela/
15. São Serênico e São Sereno, irmãos. Ver páginas 162-163: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%208.pdf
16. Outros santos do dia 07 de maio: págs. 155-168 (vol.08): obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS DOS SANTOS – 8.pdf
“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.
R/: Demos graças a Deus!”
OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.
– Sobre 07 de maio, ver ainda: 7 de maio – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
BIBLIOGRAFIA:
- MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
- MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINA 383-384: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp- content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf
- VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf
- Martirológio Romano-Monástico – adaptado para Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
- Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
- Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)
* Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!
Querida Mãe Virgem Maria, socorra-nos, proteja-nos!
São José, Anjos e Santos, intercedam por nós! Obrigado! Amém!
PAI AMADO DÊ-NOS, À NOSSA FAMÍLIA E A TODOS OS QUE O SENHOR JÁ CHAMOU E OS QUE ESTÃO AQUI, A GRAÇA DE ESTARMOS COM O SENHOR, A MÃEZINHA MARIA, SÃO JOSÉ E TODAS AS SANTAS E SANTOS QUANDO O SENHOR NOS CHAMAR TAMBÉM! DÊ-NOS A SUA GRAÇA! OBRIGADO PAI AMADO! PEDIMOS POR JESUS CRISTO, SEU FILHO, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! NÓS CONFIAMOS NO SENHOR! AMÉM!
OBSERVAÇÃO:
MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS, SANTOS E MÁRTIRES.
ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:
SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDEI POR NÓS!
“O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)
“Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio, lembrado em 10 de fevereiro)
“Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia, 14 de fevereiro). Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!
* “Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu sempre lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)
* Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”
Ver:
https://vidademartiressantasesantos.blog/
MUITO OBRIGADO!