Santas e Santos de 17 de maio

1.   Em Ale­xan­dria, no Egipto, Santo Adrião, mártir. († c. s. IV).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no mesmo dia, Santo Adriano, mártir de Alexandria, e São Victor, mártir romano. (M)

2.   Em Roma, junto à Via Sa­lária An­tiga, no ce­mi­tério de Ba­sila, São Vítor, mártir. († c. s. IV)

3.   Em No­vi­o­duno, na Cítia, hoje Isaccea, na Ro­ménia, os santos He­rá­clio e Paulo, mártires. († c. s. IV)

4.   Na África Pro­con­sular, na ac­tual Tu­nísia, a co­me­mo­ração de Santa Res­ti­tuta (também na Folhinha do Coração de Jesus), virgem e mártir. († c. 304).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Cartago, o Martírio de Santa Restituta, virgem. (M).

Ver págs. 16-17: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%209.pdf

5.   Em Ver­celas, na Li­gúria, hoje no Pi­e­monte, re­gião da Itália, a tras­la­dação de Santo Emi­liano, bispo. († s. VI)

6.   Em Vil­lar­real, perto de Va­lência, re­gião da Es­panha, São Pas­coal Bailão (também na Folhinha do Coração de Jesus), re­li­gioso da Ordem dos Frades Me­nores, que foi sempre di­li­gente e be­né­volo para com todos e ve­nerou cons­tan­te­mente com ar­dente amor o mis­tério da San­tís­sima Eucaristia. († 1592).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano do Senhor de 1592, São Pascoal Bailão, franciscano espanhol, que transfigurava seu humilde quotidiano pela adoração e pela comunhão eucarística. (M).

Ver págs. 09-15: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%209.pdf

– Ver também “Pascoal Bailão (em castelhanoPaschal Baylon ou Pascal ou Pascual; 1540–1592) foi um frade espanhol venerado como santo pela Igreja Católica. É considerado o padroeiro dos congressos eucarísticos e das associações eucarísticas.”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pascoal_Bail%C3%A3o

7♦.     Em Unzen, no Japão, os be­atos Jo­a­quim Mine Sukedayu, Paulo Nishida Kyuhachi e com­pa­nheiros Maria, João Mat­su­take Cho­za­buro, Bar­to­lomeu Baba Han’emon, Luís Furue Su­ke­emon, Paulo Oni­zuka Ma­go­emon, Luís Hayashida Soka, Ma­da­lena Hayashida, Paulo Hayashida Mohyoe. Már­tires. († 1627)

8.   Em Kong-Tcheu, no Guizhou, pro­víncia da China, São Pedro Liu Wenyuan, mártir, que, sendo ca­te­quista, morreu es­tran­gu­lado por amor de Cristo. († 1834)

9*.   Em Ca­sória, junto de Ná­poles, na Cam­pânia, re­gião da Itália, Santa Júlia Sal­zano, virgem, que fundou a Con­gre­gação das Irmãs Ca­te­quistas do Sa­grado Co­ração de Jesus para se de­dicar ao en­sino da dou­trina cristã e di­fundir a de­voção à San­tís­sima Eucaristia. († 1929)

10*.   Em Or­go­solo, na Sar­denha, re­gião da Itália, a Beata An­tónia Me­sina, virgem e mártir, que se de­dicou ge­ne­ro­sa­mente às obras da Igreja e, com de­zas­sete anos de idade, de­fendeu a sua cas­ti­dade até à morte. († 1935).

– Ver “Antónia Mesina (Orgosolo21 de junho de 1919 – Orgosolo, 17 de Maio de 1935), jovem mártir de dezasseis anos, da Sardenha, na Itália, que foi morta por defender a sua virgindade e castidade. Por isso foi beatificada, por defender com a vida a sua honra e pureza.[1]”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nia_Mesina

11*.   No campo pri­si­onal da ci­dade de Oserlag, perto de Ir­kutsk, na Rússia, o Beato João Zi­atyk, pres­bí­tero da Con­gre­gação do San­tís­simo Re­dentor e mártir, que, em tempo de per­se­guição contra a fé, me­receu des­cansar no con­vívio ce­leste dos justos. († 1952)

12. Santa Basila (também na Folhinha do Coração de Jesus).

– Ver “… Em Alexandria, os santos mártires Adrion, Victor e Basilla.
Mártir de Alexandria, Egito , com Basilla e Victor. Não existem detalhes de seu sofrimento… Adrio, Victor & Basilla MM (RM). Mártires de Alexandria, seja nas mãos de pagãos ou arianos, é desconhecido (beneditinos). VER ACIMA NÚMEROS 1 E 2”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMay17.html#1616_Georgian_martyrs_of_Persia_are

– Ver dia 22 de Setembro SANTA BASILA

13. Em Calcedônia, sob o imperador Maximiano, os Santos Solocano, Panfâmero e Panfilião (ou Panfalônio), soldados. Tendo se recusado a sacrificar aos ídolos, confessaram Cristo, Filho de Deus Vivo, pelo sacrifício sangrento de suas próprias vidas (M).

– Ver também “… São Solochão (ou Solocano). O santo suportou uma surra impiedosa, após a qual o arrastaram sobre pedras afiadas, exigindo que ele renunciasse a Cristo, mas o santo mártir permaneceu firme. Então ele foi pendurado por uma mão, com um peso pesado amarrado em sua perna. São Solochão permaneceu nesta posição por cerca de três horas. Quando finalmente cortaram as cordas, para surpresa de todos, São Solochon ficou em pé, como um homem saudável. Enlouquecido de raiva, Campanus pegou um estilete e o enfiou no ouvido do mártir.
O sofredor caiu e Campanus e os soldados partiram, deixando-o de lado. Os cristãos carregaram o mártir para a casa de uma certa viúva piedosa e colocaram-no em uma cama. O santo comeu um pouco e conversou com os cristãos, exortando-os a permanecer firmes pela Fé e, depois de orar e levantar os olhos para o céu, entregou sua alma ao Senhor Jesus Cristo.”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMay17.html

14. Outros santos do dia 17 de maio: págs. 09-17 (vol.09): http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%209.pdf

“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.

Sobre 17 de maio, ver ainda: 17 de maio – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

BIBLIOGRAFIA:

  1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
  2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINA 403-405: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp- content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf
  3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf
  4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
  5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
  6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
  7. http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMay17.html

DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)

* Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!

Querida Mãe Virgem Maria, socorra-nos, proteja-nos!

São José, Anjos e Santos, intercedam por nós! Obrigado! Amém!

PAI AMADO DÊ-NOS, À NOSSA FAMÍLIA E A TODOS OS QUE O SENHOR JÁ CHAMOU E OS QUE ESTÃO AQUI, A GRAÇA DE ESTARMOS COM O SENHOR, A  MÃEZINHA MARIA, SÃO JOSÉ E TODAS AS SANTAS E SANTOS QUANDO O SENHOR NOS CHAMAR TAMBÉM! DÊ-NOS A SUA GRAÇA! OBRIGADO PAI AMADO! PEDIMOS POR JESUS CRISTO, SEU FILHO, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! NÓS CONFIAMOS NO SENHOR! AMÉM!

OBSERVAÇÃO:

MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE   SANTAS, SANTOS E MÁRTIRES.

ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:

barpuri@uol.com.br

SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDEI POR NÓS!

“O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)

“Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio, lembrado em 10 de fevereiro)

Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.(últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia, 14 de fevereiro). Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!

* “Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu sempre lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)

* Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”

Ver:

https://vidademartiressantasesantos.blog/

MUITO OBRIGADO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.