1. Em Alexandria, no Egipto, Santo Adrião, mártir. († c. s. IV).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no mesmo dia, Santo Adriano, mártir de Alexandria, e São Victor, mártir romano. (M)
2. Em Roma, junto à Via Salária Antiga, no cemitério de Basila, São Vítor, mártir. († c. s. IV)
3. Em Novioduno, na Cítia, hoje Isaccea, na Roménia, os santos Heráclio e Paulo, mártires. († c. s. IV)
4. Na África Proconsular, na actual Tunísia, a comemoração de Santa Restituta (também na Folhinha do Coração de Jesus), virgem e mártir. († c. 304).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Cartago, o Martírio de Santa Restituta, virgem. (M).
– Ver págs. 16-17: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%209.pdf
5. Em Vercelas, na Ligúria, hoje no Piemonte, região da Itália, a trasladação de Santo Emiliano, bispo. († s. VI)
6. Em Villarreal, perto de Valência, região da Espanha, São Pascoal Bailão (também na Folhinha do Coração de Jesus), religioso da Ordem dos Frades Menores, que foi sempre diligente e benévolo para com todos e venerou constantemente com ardente amor o mistério da Santíssima Eucaristia. († 1592).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano do Senhor de 1592, São Pascoal Bailão, franciscano espanhol, que transfigurava seu humilde quotidiano pela adoração e pela comunhão eucarística. (M).
– Ver págs. 09-15: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%209.pdf
– Ver também “Pascoal Bailão (em castelhano: Paschal Baylon ou Pascal ou Pascual; 1540–1592) foi um frade espanhol venerado como santo pela Igreja Católica. É considerado o padroeiro dos congressos eucarísticos e das associações eucarísticas.”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pascoal_Bail%C3%A3o
7♦. Em Unzen, no Japão, os beatos Joaquim Mine Sukedayu, Paulo Nishida Kyuhachi e companheiros Maria, João Matsutake Chozaburo, Bartolomeu Baba Han’emon, Luís Furue Sukeemon, Paulo Onizuka Magoemon, Luís Hayashida Soka, Madalena Hayashida, Paulo Hayashida Mohyoe. Mártires. († 1627)
8. Em Kong-Tcheu, no Guizhou, província da China, São Pedro Liu Wenyuan, mártir, que, sendo catequista, morreu estrangulado por amor de Cristo. († 1834)
9*. Em Casória, junto de Nápoles, na Campânia, região da Itália, Santa Júlia Salzano, virgem, que fundou a Congregação das Irmãs Catequistas do Sagrado Coração de Jesus para se dedicar ao ensino da doutrina cristã e difundir a devoção à Santíssima Eucaristia. († 1929)
10*. Em Orgosolo, na Sardenha, região da Itália, a Beata Antónia Mesina, virgem e mártir, que se dedicou generosamente às obras da Igreja e, com dezassete anos de idade, defendeu a sua castidade até à morte. († 1935).
– Ver “Antónia Mesina (Orgosolo, 21 de junho de 1919 – Orgosolo, 17 de Maio de 1935), jovem mártir de dezasseis anos, da Sardenha, na Itália, que foi morta por defender a sua virgindade e castidade. Por isso foi beatificada, por defender com a vida a sua honra e pureza.[1]”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nia_Mesina
11*. No campo prisional da cidade de Oserlag, perto de Irkutsk, na Rússia, o Beato João Ziatyk, presbítero da Congregação do Santíssimo Redentor e mártir, que, em tempo de perseguição contra a fé, mereceu descansar no convívio celeste dos justos. († 1952)
12. Santa Basila (também na Folhinha do Coração de Jesus).
– Ver “… Em Alexandria, os santos mártires Adrion, Victor e Basilla.
Mártir de Alexandria, Egito , com Basilla e Victor. Não existem detalhes de seu sofrimento… Adrio, Victor & Basilla MM (RM). Mártires de Alexandria, seja nas mãos de pagãos ou arianos, é desconhecido (beneditinos). VER ACIMA NÚMEROS 1 E 2”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMay17.html#1616_Georgian_martyrs_of_Persia_are
– Ver dia 22 de Setembro SANTA BASILA
13. Em Calcedônia, sob o imperador Maximiano, os Santos Solocano, Panfâmero e Panfilião (ou Panfalônio), soldados. Tendo se recusado a sacrificar aos ídolos, confessaram Cristo, Filho de Deus Vivo, pelo sacrifício sangrento de suas próprias vidas (M).
– Ver também “… São Solochão (ou Solocano). O santo suportou uma surra impiedosa, após a qual o arrastaram sobre pedras afiadas, exigindo que ele renunciasse a Cristo, mas o santo mártir permaneceu firme. Então ele foi pendurado por uma mão, com um peso pesado amarrado em sua perna. São Solochão permaneceu nesta posição por cerca de três horas. Quando finalmente cortaram as cordas, para surpresa de todos, São Solochon ficou em pé, como um homem saudável. Enlouquecido de raiva, Campanus pegou um estilete e o enfiou no ouvido do mártir.
O sofredor caiu e Campanus e os soldados partiram, deixando-o de lado. Os cristãos carregaram o mártir para a casa de uma certa viúva piedosa e colocaram-no em uma cama. O santo comeu um pouco e conversou com os cristãos, exortando-os a permanecer firmes pela Fé e, depois de orar e levantar os olhos para o céu, entregou sua alma ao Senhor Jesus Cristo.”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMay17.html
14. Outros santos do dia 17 de maio: págs. 09-17 (vol.09): http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%209.pdf
“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.
R/: Demos graças a Deus!”
OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.
– Sobre 17 de maio, ver ainda: 17 de maio – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
BIBLIOGRAFIA:
- MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
- MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINA 403-405: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp- content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf
- VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf
- Martirológio Romano-Monástico – adaptado para Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
- Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
- Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
- http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMay17.html
DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)
* Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!
Querida Mãe Virgem Maria, socorra-nos, proteja-nos!
São José, Anjos e Santos, intercedam por nós! Obrigado! Amém!
PAI AMADO DÊ-NOS, À NOSSA FAMÍLIA E A TODOS OS QUE O SENHOR JÁ CHAMOU E OS QUE ESTÃO AQUI, A GRAÇA DE ESTARMOS COM O SENHOR, A MÃEZINHA MARIA, SÃO JOSÉ E TODAS AS SANTAS E SANTOS QUANDO O SENHOR NOS CHAMAR TAMBÉM! DÊ-NOS A SUA GRAÇA! OBRIGADO PAI AMADO! PEDIMOS POR JESUS CRISTO, SEU FILHO, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! NÓS CONFIAMOS NO SENHOR! AMÉM!
OBSERVAÇÃO:
MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS, SANTOS E MÁRTIRES.
ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:
SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDEI POR NÓS!
“O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)
“Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio, lembrado em 10 de fevereiro)
“Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia, 14 de fevereiro). Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!
* “Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu sempre lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)
* Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”
Ver:
https://vidademartiressantasesantos.blog/
MUITO OBRIGADO!