Santas e Santos de 24 de fevereiro (atualizado em 03.03.2022)

OBSERVAÇÕES SOBRE ANO BISSEXTO E 24 DE FEVEREIRO

  1. O QUE É ANO BISSEXTO E A IMPLANTAÇÃO DO ANO BISSEXTO. Ver: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ano_bissexto
  2. DIA 24 DE FEVEREIRO, DIA BISSEXTO. “No calendário romano era o 6º dia (VI) antes das calendas de março. Com a reforma do calendário juliano que introduziu a medida do ano de 365 dias e 1/4 do dia ou 6 horas, entrou em vigor o ciclo dos anos bissextos com 3 anos comuns de 365 dias seguidos de 1 ano com 366 dias. O dia acrescentado devia ser a repetição do dia 24 de fevereiro, o sexto dia antes das Calendas de Março. A repetição do dia expressava-se como bissexto dia antes das Calendas de Março. O termo bissexto passou a designar abreviadamente o próprio dia repetido, o dia bissexto, o mês em que tal acontece é mês bissexto e o ano é ano bissexto. A partir do século XVI com a impressão dos calendários o dia bissexto começou a ser acrescentado no fim do mês, como ainda hoje se usa.. Ver: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/24_de_fevereiro
  3. Festa de São Ma­tias, (agora em 14 de maio, também na Folhinha do Coração de Jesus), Após­tolo, que se­guiu o Se­nhor Jesus desde o bap­tismo de João até ao dia em que Cristo subiu ao Céu; por isso, de­pois da As­censão do Se­nhor, foi cha­mado pelos Após­tolos para ocupar o lugar do traidor Judas, a fim de que, con­tado entre os Doze, fosse tes­te­munha da ressurreição… Ver págs. 394-395:

http://obrascatolicas.com/livros/biografia/vidas%20dos%20santos%20-%203.pdf

– Ver: https://pt.wikipedia.org/wiki/Matias_(ap%C3%B3stolo)

Ver também: Nos anos bissextos era neste dia (24 de fevereiro) que começava a usar-se a 2ª letra dominical do ano. Na Idade Média, muitas vezes as instruções referiam apenas que a 1ª letra dominical dos anos bissextos servia até dia de São Matias e nesse dia se tomava a 2ª, porque durante séculos o dia 24 de Fevereiro era o dia de festa do Apóstolo (São Matias), posteriormente mudada para o dia 14 de Maio. Conforme: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/24_de_fevereiro

1.   Em Ni­co­média, na Bi­tínia, hoje Zmit, na Tur­quia, a paixão de Santo Evécio, que, no tempo do im­pe­rador Di­o­cle­ciano, quando viu ex­postos no foro os editos contra os fiéis de Deus, in­fla­mado no ardor da fé, à vista do povo rasgou pu­bli­ca­mente o li­belo da iníqua lei e, por isso, so­freu todo o gé­nero de cruéis suplícios. († 303)

2.   Em Tré­veris, na Gália Bél­gica, na ac­tual Bél­gica, São Mo­desto, bispo. († c. 480). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Treves, no ano de 489, São Modesto, bispo, que trabalhou para restabelecer em sua Igreja a disciplina perturbada pelas invasões dos francos, ainda pagãos. (M)

3.   Em Can­tuária, na In­gla­terra, Santo Etel­berto, rei de Kent, o pri­meiro entre os prín­cipes dos An­glos que o bispo Santo Agos­tinho con­verteu à fé de Cristo. († 616). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano da graça de 616, Santo Etelberto, rei de Kent. Batizado. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, consagrou os vinte anos de seu reinado à difusão da fé cristã em seu país. (M).

Ver páginas 396-401: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%203.pdf

– Ver “Etelberto (em inglêsÆthelberhtÆthelbertAethelberht ou Aethelbert😉 foi rei do reino anglo-saxão de Kent de 580-590 até a sua morte. Em sua obra História Eclesiástica do Povo Inglês, o monge Beda lista Etelberto como o terceiro rei a ter um imperium sobre todos os reinos anglo-saxões. Em torno do século IX, na Crônica Anglo-Saxônica, Etelberto é referido como Bretwalda ou Governante da Britânia. Ele foi o primeiro rei inglês a se converter ao cristianismo… Etelberto foi posteriormente canonizado por seu papel na conversão ao cristianismo dos anglo-saxões. Sua festa litúrgica era comemorada originalmente no dia 24 de fevereiro, mas foi alterada para o dia seguinte.[24]arquidiocese católica de Southwark, que abarca a região de Kent, comemora-o no dia 25 de fevereiro.[6]”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Etelberto_de_Kent

– Ver ainda “… também conhecido como Ædilberct (Santo Edilberto na Folhinha do Coração de Jesus e também no Martirológio da Editora Permanência); Ethelberht; Aedilberct; Aethelberht; Aibert; Albert; Edilbertus”: https://web.archive.org/web/20070707233447/http://www.catholic-forum.com/saints/sainte3p.htm

4*.   Em Ás­coli Pi­ceno, nas Marcas, re­gião da Itália, o Beato Cons­tâncio Sér­voli de Fabriano, pres­bí­tero da Ordem dos Pre­ga­dores, que se dis­tin­guiu pela sua aus­te­ri­dade de vida e pelo zelo na pro­moção da paz. († 1481)

5*.   Em Mântua, na Lom­bardia, também re­gião da Itália, o Beato Marcos de Marcóni, re­li­gioso da Ordem dos Ere­mitas de São Jerónimo. († 1510)

6*.   Em Al­ge­mesi, ci­dade da pro­víncia de Va­lência, na Es­panha, a Beata Jo­sefa Naval Girbés, virgem, con­sa­grada a Deus no mundo e de­di­cada es­pe­ci­al­mente à ca­te­quese das crianças. († 1510)

7*.   Em Pa­gáni, na Cam­pânia, re­gião da Itália, o Beato Tomás Maria Fusco, pres­bí­tero, que tratou com su­prema de­di­cação os po­bres e os en­fermos e fundou o Ins­ti­tuto das Fi­lhas da Ca­ri­dade do Pre­ci­o­sís­simo Sangue, des­ti­nado a tra­ba­lhar em vá­rias obras so­ciais, es­pe­ci­al­mente em favor dos jo­vens e dos doentes. († 1891)

8.   Em Pam­plona, na Es­panha, a Beata As­censão do Co­ração de Jesus (Flo­ren­tina Nicol Goñi), virgem, co-fun­da­dora da Con­gre­gação das Mis­si­o­ná­rias Do­mi­ni­canas do San­tís­simo Rosário. († 1940)

9. No mesmo dia, em Cesaréia da Capadócia, São Sérgio, (também na Folhinha do Coração de Jesus) mártir, sob os imperadores Diocleciano e Maximiano, quando Saprício governava a Armênia e a Capadócia. São Sérgio, recusando-se energicamente a sacrificar aos deuses, foi decapitado em 304. Conforme pág. 403: http://obrascatolicas.com/livros/biografia/vidas%20dos%20santos%20-%203.pdf

– Ver também “… Em Cesaréia da Capadócia, São Sérgio, mártir, de cuja vida ainda existe um belo relato.
304 São Sérgio,Monge mártir, Ele era um monge (sacerdote) na Capadócia, preso condenado à morte durante as perseguições de Diocleciano…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayFebruary24.html

10. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Cartago, no ano do Senhor de 259, o martírio de São Montano (também na Folhinha do Coração de Jesus)e seus companheiros Lúcio, Flaviano, Juliano, Vitórico, Prímolo e Donaciano. Todos, discípulos de São Cipriano, e na maioria membros do clero, foram responsabilizados pelas desordens causadas pelos idólatras. (M)

11. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Ruão, em 586, São Pretestado, bispo. Acusado de traição, foi exilado e depois morreu assassinado aos pés do altar. (M).

– Ver página 405: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%203.pdf

– Ver também “…  Em Rouen, a paixão de São Praetextatus, bispo e mártir.

ST Praetextatus tornou-se bispo de Rouen em 549 e ocupou essa sede por trinta e cinco anos. Durante este longo episcopado, ele sofreu graves dificuldades, exílio e no final martírio devido à rivalidade entre os filhos do rei Clotário I, Chilperico e Sigeberto, e a rivalidade mortal da amante de Quilperico, Fredegund, com a esposa de Sigeberto, Brunilda, irmã da segunda esposa envenenada. de Chilperico.
Fredegund planejou o assassinato de Sigebert em 575, e Chilperico jogou Brunilda na prisão em Rouen, de onde ela pediu ajuda a Meroveu, filho de Chilperico com sua primeira esposa. O jovem temia o poder de Fredegund e não estava disposto a pegar em armas contra seu pai. Além disso, ele se apaixonou por sua tia adotiva Brunilda e se casou com ela, fazendo causa comum com ela.
Praetextatus se viu colocado em uma posição muito embaraçosa. Meroveus havia feito de Rouen sua sede e esperava ou exigia contribuições da Igreja que era difícil recusar. O jovem era filho espiritual do bispo, ou seja, havia sido batizado por ele, e o vínculo era então considerado muito próximo. Quilperico estava pronto a acreditar nas acusações contra Praetextatus e convocou-o a comparecer perante um concílio de bispos em Paris sob a acusação de ter quebrado os cânones ao casar Meroveu com sua tia e também de fomentar a rebelião ajudando o príncipe. No que diz respeito à primeira dessas acusações, há alguma incerteza. Alguns pensam que o bispo… quis evitar um grave escândalo,

A princípio, o bispo não se declarou culpado de nenhuma das acusações, mas depois foi persuadido por falsos amigos a reconhecer que havia favorecido e ajudado Meroveu. Ele foi então condenado e banido para uma pequena ilha ao largo de Coutances. Seus poderosos inimigos não pouparam problemas para destruir sua reputação, mas São Gregório de Tours nunca vacilou em seu apoio. Meroveu e seus irmãos foram mortos por ordem da selvagem Fredegund, que também era suspeita de causar a morte de seu marido para abrir caminho ao trono para seu próprio filho, Clotário II.
Com a morte de Quilperico, Praetextatus retornou à sua sé por ordem do rei Gontran da Borgonha, mas contra a vontade de Fredegund. No Conselho de Macon ele foi formalmente reintegrado e teve um papel importante nas deliberações desse órgão. Ele frequentemente protestava com a rainha má, que muitas vezes residia em Rouen, e seu ódio por ele tornou-se maior do que nunca. Em 586 ela lhe disse: “Está chegando a hora em que você deve revisitar o lugar do seu exílio.” – “Eu sempre fui bispo, seja no exílio ou fora do exílio”, respondeu o santo, e um bispo permanecerei; mas quanto a ti, nem sempre desfrutarás da tua coroa”, e ele a exortou a abandonar seus maus caminhos. No domingo seguinte, pouco depois da meia-noite, enquanto rezava as Matinas na Igreja, um assassino enviado por Fredegund o esfaqueou sob a axila. Ele foi levado para sua cama, onde morreu.

Gregório de Tours é nossa autoridade confiável para esta história de barbárie merovíngia. Ver também Duchesne, Fastes Épiscoaux, vol. ii, pág. 206…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayFebruary24.html

12. Outras santas e santos do dia 24 de fevereiro, páginas 394-405: VIDAS DOS SANTOS – 3.pdf (obrascatolicas.com)

Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XXI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959

 * “E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.

– Sobre 24 de fevereiro, ver também: 24 de fevereiro – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (Todas da internet, foram consultadas no dia de hoje)

  1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
  2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 221-222: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-
  3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf
  4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
  5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
  6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
  7. https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayFebruary24.html

(este site mostra os santos do dia, em inglês. Tradução Google)

DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)

* SENHOR, NOSSO DEUS E PAI AMADO, OBRIGADO POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER!

QUERIDA MÃE VIRGEM MARIA, SOCORRA-NOS, PROTEJA-NOS!

SÃO JOSÉ, SANTAS/OS E ANJOS, INTERCEDAM POR NÓS! OBRIGADO! AMÉM!

* PAI AMADO, DÊ-NOS ESPÍRITO DE ORAÇÃO, VIGILÂNCIA, RENÚNCIA, PENITÊNCIA! DÊ-NOS ARDOR MISSIONÁRIO PELO E PARA O SENHOR! TIRE-NOS O TORPOR E A TIBIEZA! DÊ-NOS, AMADO PAI, CORAGEM DE LUTAR COM ENTUSIASMO E FORÇA DE VONTADE, MESMO EM SITUAÇÕES SEDUTORAS, DIFÍCEIS E ESPINHOSAS, PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ DE BONS COSTUMES E SANTIDADE POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO. DÊ-NOS A DOCILIDADE DAS OVELHAS! SOBRETUDO, DÊ-NOS A GRAÇA! PEDIMOS EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA, ESCREVA-NOS:

barpuri@uol.com.br

* SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!

  * “O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)

* “Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio,lembrado em 10 de fevereiro)

* “Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia, 14 de fevereiro).

Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!

* “… Não há nada mais difícil do que a oração, pois não há esforços que os demônios não façam para interromper este poderoso meio de os desanimar (Santo Agatão, lembrado em 21 de outubro)

Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu só lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)

* Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”

* “Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível”.

* “…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio, lembrados em 21 de maio)

* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO: “Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…” Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém!: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html

* “… A PAIXÃO VIVE; APENAS ESTÁ REPRIMIDA… ESTÁ APENAS PRESA… AS PAIXÕES VIVEM, APENAS SÃO REPRIMIDAS PELOS SANTOS (COM A GRAÇA DE DEUS!) …”.  SANTAS E SANTOS, INTERCEDAM POR NÓS PARA QUE POSSAMOS REPRIMIR AS PAIXÕES. PAI AMADO, DÊ-NOS A GRAÇA DE REPRIMIR AS PAIXÕES. Santo Abraão, rogue por nós! Amém!” (SANTO ABRAÃO, ERMITÃO, 27 DE OUTUBRO), conforme páginas 52-53: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf

* “… a oração por um ente querido é, para o crente, uma forma de apagar qualquer distância, até mesmo a morte. Em oração, permanecemos na presença de Deus na companhia de alguém que amamos, mesmo que essa pessoa tenha morrido antes de nós

“Não devemos transformar o purgatório em um campo de concentração em chamas à beira do inferno – ou mesmo em um ‘inferno por um curto período de tempo’. É uma blasfêmia pensar nisso como um lugar onde um Deus mesquinho cobra a última libra – ou grama – de carne … Santa Catarina de Gênova (Festa dia 15 de setembro, mística do século 15), escreveu ‘fogo’ do purgatório é o amor de Deus ‘queimando’ a alma para que, por fim, a alma esteja totalmente em chamas. É a dor de querer ser feito totalmente digno de Alguém que é visto como infinitamente amável, a dor do desejo de união que agora está absolutamente assegurada, mas ainda não completamente experimentada

(Leonard Foley, OFM, Crendo em Jesus) …”:

* Dia 17 de janeiro: Santo Antão (ou Antônio). Oração: “Santo Antônio, você falou da importância de perseverar em nossa fé e nossa prática. Ajude-nos a acordar a cada dia com um novo zelo pela vida cristã e um desejo de enfrentar o próximo desafio em vez de apenas ficar parado. Amém!”

* 19 de janeiro, São Macário. “… A oração não requer muitas palavras. sobre você, você só precisa dizer: “SENHOR, TEM MISERICÓRDIA!” O Senhor sabe o que é útil para nós e nos concede misericórdia.”… Se você deseja ser salvo, seja como um morto. Não fique com raiva quando insultado, nem orgulhoso quando elogiado.” E ainda: “Se a calúnia é como o louvor para você, a pobreza como a riqueza, a insuficiência como a abundância, então você não perecerá.“…

* Sobre SANTO ANDRÉ CORSINI (04 de fevereiro): “Ele trabalhou arduamente para subjugar suas paixões por meio de humilhações extremas, obediência até mesmo à última pessoa na casa, pelo silêncio e oração”.

* PAI, ABRACE-NOS!

JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!

DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS ENCHA E NOS UNA NO AMOR!

MÃEZINHA MARIA, CUIDE DE NÓS!

SÃO JOSÉ, SANTAS, SANTOS E ANJOS, ROGUEM POR NÓS!

POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

* Após Deus, o Pai amado, chamar minha amada esposa e companheira por 38 anos, 9 meses e oito dias, em 24.09.2017, descobri:

1. Posso comunicar com a minha Frô, pela ORAÇÃO;

2. Posso VER, ESCUTAR, SENTIR a FRÔ (transformada, sem dores, linda, maravilhosa) em meu ser;

3. Ela está vivendo nos braços de Deus (bondosos, vigorosos);

4. Um dia vamos estar juntos;

5. Quando Deus me chamar, quero levar coisas boas para o banquete celeste (amor a Deus e ao próximo).

Dê-nos essa Graça, Pai amado! Dê-nos A GRAÇA! AMÉM! Obrigado, Senhor, por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!

================

* Ver o blog: https://vidademartiressantasesantos.blog/

MUITO OBRIGADO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.