Santas e Santos de 02 de março (atualizado em 06.03.2022)

1.   Em Ne­o­ce­sa­reia, ci­dade do Ponto, hoje Niksar, na ac­tual Tur­quia, São Tróades, mártir du­rante a per­se­guição do im­pe­rador Décio, de cujo mar­tírio dá tes­te­munho São Gre­gório Taumaturgo. († c. 250)

2.   Em Li­ch­field, na ac­tual In­gla­terra, São Ceada, bispo, que, em tempos muito di­fí­ceis, exerceu o mi­nis­tério epis­copal no ter­ri­tório da Mércia, de Lin­dis­farne e da Ân­glia Me­di­ter­rânea, mi­nis­tério que pro­curou de­sem­pe­nhar com uma vida de grande per­feição se­gundo os exem­plos dos Pa­dres antigos. († 672).

Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no séc. VII, São Ceádio, que depois de ter dirigido um mosteiro no condado de York, foi consagrado bispo a  da Igreja de Lichfield , e posteriormente da de Lindesfarme (M). Ver páginas 153-154: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%204.pdf

3*.   Em Agira, na Si­cília, re­gião da Itália, São Lucas Ca­sáli de Nicósia, monge, cé­lebre pela sua pro­funda hu­mil­dade e grandes virtudes. (Sec. IX).

– Ver página 154: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%204.pdf

4.   Em Praga, ci­dade da Boémia, ac­tu­al­mente na Ché­quia, Santa Inês (também na Folhinha do Coração de Jesus) aba­dessa, que, sendo filha do rei Ot­tokar, re­cusou as núp­cias ré­gias para ser es­posa so­mente de Jesus Cristo e abraçou a Regra de Santa Clara num mos­teiro por ela edi­fi­cado, onde quis ob­servar ri­go­ro­sa­mente a vida de pobreza. († c.1282).

– Ver “Santa Inês de PragaOSC, também conhecida como Santa Inês da Boêmia (em chéco Svatá Anežka česká), (Praga1205 — Praga6 de março de 1282) foi uma religiosa católica.”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/In%C3%AAs_de_Praga

– Ver VIDAS DOS SANTOS de 05 de março, páginas 217-218: VIDAS DOS SANTOS – 4.pdf (obrascatolicas.com)

5*.   Em Bruges, ci­dade da Flan­dres, na ac­tual Bél­gica, o Beato Carlos o Bom, mártir, que, sendo rei da Di­na­marca e de­pois conde da Flan­dres, pro­cedeu como pro­motor da jus­tiça e de­fensor dos po­bres e foi morto por sol­dados que ele pro­cu­rava in­duzir à paz. († 1127).

Bem-Aventurado Carlos, o Bom. Ver “Carlos, cognominado o Bom, era filho de São Canuto, rei da Dinamarca…”: págs. 151-153:

http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%204.pdf

6.   Em Se­vilha, na Es­panha, Santa Ân­gela da Cruz (María dos Anjos Guer­rero Gon­zález), fun­da­dora do Ins­ti­tuto das Irmãs da Com­pa­nhia da Cruz, que nada con­si­de­rava mais seu que dos po­bres, a quem cos­tu­mava chamar seus “se­nhores” e se de­di­cava ver­da­dei­ra­mente ao seu serviço. († 1932)

7. São Jovino (também na Folhinha do Coração de Jesus). Na diocese de Quimper, São Jovino, bispo e confessor, um dos mais ardorosos discípulos de Sao Paulo Aureliano, ao qual seguiu pela Bretanha Armórica, tendo levado vida de anacoreta. Sucessor de São Paulo Aureliano, faleceu em 578. No mesmo dia, em Roma, na via Latina, os santos Jovino e Basileu, que sofreram a morte sob os imperadores Valeriano e Galiano. Ver páginas 153 e 155:

http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%204.pdf

– Ver “… São Jovinus & Basileus mártires de Roma cujas relíquias foram consagradas na Via Latina Roma, via Latina, sanctórum Mártyrum Jovíni et Basiléi, qui passi sunt sub Valeriáno et Galliéno Imperatóribus.
      Em Roma, na Via Latina, os santos mártires Jovinus e Basileus, que sofreram sob os imperadores Valeriano e Galiano…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMarch02.html

8. No Pôrto, os santos mártires Paulo, Heráclio, Secundila e Januária (também na Folhinha do Coração de Jesus). Ver pág. 155:

http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%204.pdf

– Ver “… 305 São Paulo, Heráclio, Companheiros Secundilla e Januaria, foram mortos em Porto Romano. No Porto, perto de Roma, os santos mártires Paulo, Heráclio, Secundila e Januária.
Mártires durante as perseguições romanas do início do século IV que, com Secundilla e Januaria, foram mortos em Porto Romano, uma cidade portuária na foz do Tibre…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMarch02.html

9. São Simplício, Papa. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Roma, no ano do Senhor de 488, os funerais do Bem-Aventurado Simplício, papa. Testemunha da queda do Império Romano no Ocidente, defendeu corajosamente a causa da Igreja e fez prevalecer a doutrina do Concílio de Calcedônia sobre Cristo verdadeiro Deus e verdadeiro homem. (M). Ver sua história nas páginas 140-150:

http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%204.pdf

– Ver “Simplício (em latimSimplicius) nasceu em Tivoli. Eleito em 468, no oitavo ano de seu pontificado ocorreu a queda do Império Romano do Ocidente.[1] Fazia parte do clero romano e tinha larga escala no serviço social e pastoral da Igreja. Conviveu com São Leão Magno e era amante da arte.[2]… Simplício foi bispo de Roma por quinze anos, onze meses e seis dias, falecendo em 483; ele foi enterrado na Basílica de São Pedro em 2 de março.[1] Suas relíquias estão atualmente em Tivoli, cidade natal, Itália.”: Papa Simplício – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

10. Outros santas e santos do dia 02 de março, páginas 140-155: VIDAS DOS SANTOS – 4.pdf (obrascatolicas.com)

Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XXI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959

 * “E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.

– Sobre 02 de março, ver também: 2 de março – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (Todas da internet, foram consultadas no dia de hoje)

  1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
  2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 235-236: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-
  3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf
  4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
  5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
  6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
  7. https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMarch02.html

(este site mostra os santos do dia, em inglês. Tradução Google)

DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)

* SENHOR, NOSSO DEUS E PAI AMADO, OBRIGADO POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER!

QUERIDA MÃE VIRGEM MARIA, SOCORRA-NOS, PROTEJA-NOS!

SÃO JOSÉ, SANTAS/OS E ANJOS, INTERCEDAM POR NÓS! OBRIGADO! AMÉM!

* PAI AMADO, DÊ-NOS ESPÍRITO DE ORAÇÃO, VIGILÂNCIA, RENÚNCIA, PENITÊNCIA! DÊ-NOS ARDOR MISSIONÁRIO PELO E PARA O SENHOR! TIRE-NOS O TORPOR E A TIBIEZA! DÊ-NOS, AMADO PAI, CORAGEM DE LUTAR COM ENTUSIASMO E FORÇA DE VONTADE, MESMO EM SITUAÇÕES SEDUTORAS, DIFÍCEIS E ESPINHOSAS, PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ DE BONS COSTUMES E SANTIDADE POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO. DÊ-NOS A DOCILIDADE DAS OVELHAS! SOBRETUDO, DÊ-NOS A GRAÇA! PEDIMOS EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA, ESCREVA-NOS:

barpuri@uol.com.br

* SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!

  * “O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)

* “Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio,lembrado em 10 de fevereiro)

* “Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia, 14 de fevereiro).

Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!

* “… Não há nada mais difícil do que a oração, pois não há esforços que os demônios não façam para interromper este poderoso meio de os desanimar (Santo Agatão, lembrado em 21 de outubro)

Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu só lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)

* Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”

* “Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível”.

* “…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio, lembrados em 21 de maio)

* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO: “Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…” Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém!: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html

* “… A PAIXÃO VIVE; APENAS ESTÁ REPRIMIDA… ESTÁ APENAS PRESA… AS PAIXÕES VIVEM, APENAS SÃO REPRIMIDAS PELOS SANTOS (COM A GRAÇA DE DEUS!) …”.  SANTAS E SANTOS, INTERCEDAM POR NÓS PARA QUE POSSAMOS REPRIMIR AS PAIXÕES. PAI AMADO, DÊ-NOS A GRAÇA DE REPRIMIR AS PAIXÕES. Santo Abraão, rogue por nós! Amém!” (SANTO ABRAÃO, ERMITÃO, 27 DE OUTUBRO), conforme páginas 52-53: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf

* “… a oração por um ente querido é, para o crente, uma forma de apagar qualquer distância, até mesmo a morte. Em oração, permanecemos na presença de Deus na companhia de alguém que amamos, mesmo que essa pessoa tenha morrido antes de nós

“Não devemos transformar o purgatório em um campo de concentração em chamas à beira do inferno – ou mesmo em um ‘inferno por um curto período de tempo’. É uma blasfêmia pensar nisso como um lugar onde um Deus mesquinho cobra a última libra – ou grama – de carne … Santa Catarina de Gênova (Festa dia 15 de setembro, mística do século 15), escreveu ‘fogo’ do purgatório é o amor de Deus ‘queimando’ a alma para que, por fim, a alma esteja totalmente em chamas. É a dor de querer ser feito totalmente digno de Alguém que é visto como infinitamente amável, a dor do desejo de união que agora está absolutamente assegurada, mas ainda não completamente experimentada

(Leonard Foley, OFM, Crendo em Jesus) …”:

* Dia 17 de janeiro: Santo Antão (ou Antônio). Oração: “Santo Antônio, você falou da importância de perseverar em nossa fé e nossa prática. Ajude-nos a acordar a cada dia com um novo zelo pela vida cristã e um desejo de enfrentar o próximo desafio em vez de apenas ficar parado. Amém!”

* 19 de janeiro, São Macário. “… A oração não requer muitas palavras. sobre você, você só precisa dizer: “SENHOR, TEM MISERICÓRDIA!” O Senhor sabe o que é útil para nós e nos concede misericórdia.”… Se você deseja ser salvo, seja como um morto. Não fique com raiva quando insultado, nem orgulhoso quando elogiado.” E ainda: “Se a calúnia é como o louvor para você, a pobreza como a riqueza, a insuficiência como a abundância, então você não perecerá.“…

* Sobre SANTO ANDRÉ CORSINI (04 de fevereiro): “Ele trabalhou arduamente para subjugar suas paixões por meio de humilhações extremas, obediência até mesmo à última pessoa na casa, pelo silêncio e oração”.

* PAI, ABRACE-NOS!

JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!

DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS ENCHA E NOS UNA NO AMOR!

MÃEZINHA MARIA, CUIDE DE NÓS!

SÃO JOSÉ, SANTAS, SANTOS E ANJOS, ROGUEM POR NÓS!

POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

* Após Deus, o Pai amado, chamar minha amada esposa e companheira por 38 anos, 9 meses e oito dias, em 24.09.2017, descobri:

1. Posso comunicar com a minha Frô, pela ORAÇÃO;

2. Posso VER, ESCUTAR, SENTIR a FRÔ (transformada, sem dores, linda, maravilhosa) em meu ser;

3. Ela está vivendo nos braços de Deus (bondosos, vigorosos);

4. Um dia vamos estar juntos;

5. Quando Deus me chamar, quero levar coisas boas para o banquete celeste (amor a Deus e ao próximo).

Dê-nos essa Graça, Pai amado! Dê-nos A GRAÇA! AMÉM! Obrigado, Senhor, por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!

================

* Ver o blog: https://vidademartiressantasesantos.blog/

MUITO OBRIGADO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.