1. Em Cesareia da Palestina, os santos Marinho, (São Marino) soldado, e Astério, senador, mártires durante a perseguição do imperador Galieno. O primeiro, denunciado como cristão por um companheiro de armas hostil, professou diante do juiz com inequívoca clareza a sua fé cristã e, decapitado, recebeu a coroa do martírio. Segundo consta, quando Astério recolheu com a sua própria veste o corpo do mártir, recebeu imediatamente também ele a mesma honra do martírio. († c. 260).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, na Palestina, no ano do Senhor de 262, a paixão dos Santos Marino (também na Folhinha do Coração de Jesus)e Astério. Segundo o historiador Eusébio, Marino ia ser promovido ao grau de centurião quando foi denunciado como cristão por um rival. Obrigado a escolher, preferiu a palma do martírio às honras militares. O senador romano Astério, que havia assistido ao suplício, foi condenado à morte, por sua vez por haver recolhido o corpo. (M).
– Ver página 176: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%204.pdf
– Ver “São Marino de Cesareia (m. 260) foi oficial do exército imperial romano, radicado em Cesareia na Palestina, que foi martirizado por ser cristão.[1]”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Marino_de_Cesareia
– Ver “… Em Cesaréia na Palestina, durante a perseguição de Valeriano, os santos mártires Marinus, soldado, e Asterius, senador. O primeiro foi examinado pelo juiz sob a acusação de ser cristão, feita contra ele por seus companheiros soldados, e ao admitir a acusação em tom firme de voz, foi decapitado e, assim, recebeu a coroa do martírio. Seu corpo mutilado foi levado por Asterius em seus próprios ombros e envolto na roupa que ele próprio usava. Este serviço imediatamente rendeu a Astério a palma do martírio como recompensa pela honra que ele havia dado a um mártir…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayFebruary27.html
2. Em Calahorra, na Hispânia Tarraconense, os santos Emetério e Celedónio, que, desempenhando a milícia em Leão, na Galécia, quando se desencadeou a perseguição foram levados para Calahorra, onde receberam a coroa do martírio por confessarem o nome de Cristo. († c. s. IV)
3. Em Amaseia, cidade do Ponto, na actual Turquia, os santos Cleónico e Eutrópio, mártires na perseguição do imperador Maximiano sob as ordens do prefeito Asclepiódato. …
– Celebra-se o martírio dos santos Félix, Lucíolo (também na Folhinha do Coração de Jesus) Fortunato e Márcio (Márcia na Folhinha do Coração de Jesus), e de seus companheiros, assim como dos Santos Cleonico, Eutrópio e Basilisco, soldados, que durante a perseguição de Maximiano, sob o presidente Asclepíades, triunfaram felizmente pelo suplício da cruz…- Ver também pág. 176: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%204.pdf († s. IV)
– Conf. o Martirológio Romano-Monástico: perto de 308, o martírio dos Santos Cleônico, Eutrópio e Basilisco. Presos por haverem confessado que Cristo é a Verdade, esses soldados foram condenados, os dois primeiros ao suplício da cruz e o terceiro a ser decapitado – M
4. Em Bréscia, na antiga Venécia, hoje na Lombardia, região da Itália, São Ticiano, bispo. († c. 526)
5. Na Cornualha da Armórica, actualmente na França, São Vinvaleu, primeiro abade do mosteiro de Landévennec, que, segundo a tradição, foi discípulo de São Budoc na ilha Lavret e com a sua vida ilustrou a regra monástica. († 533)
6*. Em Benevento, na Campânia, região da Itália, Santa Artelaide, virgem. († c. 570).
– Ver “Santa Artelais, virgem” páginas 168-169: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%204.pdf
7*. Em Nonântola, na Emília-Romagna, região da Itália, Santo Anselmo, fundador e primeiro abade do mosteiro desta cidade, que durante cinquenta anos promoveu a observância monástica, tanto pelo seu ensino como pelo exercício das suas virtudes. († 803)
8. Em Kaufungen, no território de Hessen, na actual Alemanha, Santa Cunegundes, que, com o seu esposo, o imperador Santo Henrique, concedeu muitos benefícios à Igreja, e depois da morte do esposo, se retirou no claustro de Kaufungen, para se entregar à vida monástica, tomando Cristo como sua herança, e aí morreu. O seu corpo foi depositado com honras solenes em Bamberg, junto dos ossos de Santo Henrique. († c. 1033/1039).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, “com a aquiescência de seu marido, o imperador Santo Henrique II, preservou sua virgindade, que havia consagrado antes de seu casamento, e fez, por ocasião de sua coroação em Paderborn. Grandes doações a diversas igrejas. Após a morte do imperador, retirou-se para um mosteiro que havia fundado em Bamberg, esquecendo e se esforçando para que esquecessem sua antiga realeza (M).
– Ver páginas 170-171: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%204.pdf
– Ver “Cunegunda de Luxemburgo (em alemão: Kunigunde, 975 – Kaufungen, 3 de março de 1033), foi a esposa do imperador Santo Henrique II e santa católica. Ela é a padroeira do Luxemburgo, e a sua festa litúrgica é no dia 3 de março.[1] [2][3]”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Cunegunda_de_Luxemburgo
– Ver também “… No aniversário da morte de seu marido em 1024, Cunegund convidou vários prelados para a dedicação de sua igreja em Kaufungen. Lá, quando o evangelho foi cantado na missa, ela ofereceu no altar um pedaço da verdadeira cruz, e então, despindo suas vestes imperiais, ela se vestiu com um hábito de freira, e o bispo lhe deu o véu. Uma vez consagrada a Deus na religião, parecia esquecer-se inteiramente de que alguma vez fora imperatriz e comportava-se como a mais baixa da casa, convencida de que o era diante de Deus. Ela não temia nada mais do que qualquer coisa que pudesse lembrar sua antiga dignidade. Ela orava e lia muito e, especialmente, se dedicava a visitar e confortar os enfermos. Assim ela passou os últimos anos de sua vida, morrendo em 3 de março de 1033 (ou 1039)…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMarch03.html
9*. Na Frísia, no território actual da Holanda, o Beato Frederico, presbítero, que foi pároco na cidade de Hallum e depois abade do mosteiro premonstratense de Mariengaarde. († 1175)
10*. Em Palermo, na Sicília, região da Itália, o Beato Pedro Jeremias, presbítero da Ordem dos Pregadores, que, confirmado por São Vicente Ferrer no ministério da palavra de Deus, se consagrou totalmente à obra da salvação das almas. († 1452).
– Ver “Bem-Aventurado Pedro de Palermo” páginas 164-167: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%204.pdf
11*. Em Vercelas, no Piemonte, região da Itália, o Beato Jacobino (Jacomino) de’ Canepácci, religioso da Ordem dos Carmelitas, insigne pela sua vida de oração e penitência. († 1508)
12*. Em Gondar, na Etiópia, os beatos Liberato Weiss, Samuel Marzoráti e Miguel Pio Fásoli da Zerbo, presbíteros da Ordem dos Frades Menores e mártires, que morreram apedrejados por causa da sua fé católica. († 1716)
13*. Em Vannes, na Bretanha Menor, actualmente na França, o Beato Pedro Renato Rogue, presbítero da Congregação da Missão e mártir, que, durante a Revolução Francesa, recusando-se a prestar o nefando juramento imposto ao clero, permaneceu na cidade para exercer clandestinamente o ministério pastoral junto dos fiéis e, condenado à morte, partiu ao encontro da misericórdia do Senhor na própria igreja onde celebrava os sagrados mistérios. († 1796)
14. Em Bréscia, na Lombardia, região da Itália, Santa Teresa Eustóquio (Inácia) Verzéri, virgem, fundadora da Congregação das Filhas do Sagrado Coração de Jesus. († 1852).
– Ver “Teresa Eustochio Verzeri (Bérgamo, 31 de julho de 1801 — Brescia, 3 de março de 1852) foi uma religiosa italiana e fundadora de ordem religiosa católica. Era uma senhora de origem nobre de Bergamo que, em 1820, fundou a Congregação das Filhas do Sagrado Coração de Jesus. Foi canonizada pela Igreja Católica.”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Teresa_Verzeri
15*. Em Bérgamo, também na Lombardia, o Beato Inocêncio de Berzo (João Scalvinóni), presbítero da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, que resplandeceu pela exímia caridade com que se dedicou à pregação da palavra de Deus e à administração do sacramento da Penitência. († 1890)
16. Em Filadélfia, cidade do estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos da América do Norte, Santa Catarina Drexel, virgem, que fundou a Congregação das Irmãs do Santíssimo Sacramento e dispendeu generosa e benignamente as riquezas da sua herança para a educação e desenvolvimento dos Índios e dos Negros. († 1955)
17. Perto de 530, São Guenoleu (ou Guenolo). Filho de um senhor celta das Ilhas Britânicas, por volta de 20 anos foi posto à frente de um grupo de onze monges que se fixaram em Landévennec, lugar destinado a tornar-se um foco de irradiação de oração e de cultura da Armórica (conf. Martirológio Romano-Monástico – X).
– Ver páginas 174-175: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%204.pdf
18. São Gerwin, abade e confessor “…Poucos anos antes de falecer, São Gerwin adquiriu horrível lepra. Foi mais um motivo para, suportando o mal com verdadeira resignação cristã, santificar-se mais e mais… São Gerwin faleceu estendido sobre cinzas. Era em 1075; a lepra, inteiramente, desaparecera, e um suave perfume se exalava do corpo do santo abade.”.
– Ver páginas 172-173: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%204.pdf
19. Outros santas e santos do dia 03 de março, páginas 156-176: VIDAS DOS SANTOS – 4.pdf (obrascatolicas.com)
Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XXI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959
* “E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.
R/: Demos graças a Deus!”
OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.
– Sobre 03 de março, ver também: 3 de março – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (Todas da internet, foram consultadas no dia de hoje)
- MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
- MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 236-239: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-
- VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf
- Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
- Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
- Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
- https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMarch03.html
(este site mostra os santos do dia, em inglês. Tradução Google)
DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)
* SENHOR, NOSSO DEUS E PAI AMADO, OBRIGADO POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER!
QUERIDA MÃE VIRGEM MARIA, SOCORRA-NOS, PROTEJA-NOS!
SÃO JOSÉ, SANTAS/OS E ANJOS, INTERCEDAM POR NÓS! OBRIGADO! AMÉM!
* PAI AMADO, DÊ-NOS ESPÍRITO DE ORAÇÃO, VIGILÂNCIA, RENÚNCIA, PENITÊNCIA! DÊ-NOS ARDOR MISSIONÁRIO PELO E PARA O SENHOR! TIRE-NOS O TORPOR E A TIBIEZA! DÊ-NOS, AMADO PAI, CORAGEM DE LUTAR COM ENTUSIASMO E FORÇA DE VONTADE, MESMO EM SITUAÇÕES SEDUTORAS, DIFÍCEIS E ESPINHOSAS, PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ DE BONS COSTUMES E SANTIDADE POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO. DÊ-NOS A DOCILIDADE DAS OVELHAS! SOBRETUDO, DÊ-NOS A GRAÇA! PEDIMOS EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA, ESCREVA-NOS:
* SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!
* “O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)
* “Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio,lembrado em 10 de fevereiro)
* “Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia, 14 de fevereiro).
Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!
* “… Não há nada mais difícil do que a oração, pois não há esforços que os demônios não façam para interromper este poderoso meio de os desanimar” (Santo Agatão, lembrado em 21 de outubro)
“Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu só lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)
* Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”
* “Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível”.
* “…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio, lembrados em 21 de maio)
* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO: “Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…” Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém!: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html
* “… A PAIXÃO VIVE; APENAS ESTÁ REPRIMIDA… ESTÁ APENAS PRESA… AS PAIXÕES VIVEM, APENAS SÃO REPRIMIDAS PELOS SANTOS (COM A GRAÇA DE DEUS!) …”. SANTAS E SANTOS, INTERCEDAM POR NÓS PARA QUE POSSAMOS REPRIMIR AS PAIXÕES. PAI AMADO, DÊ-NOS A GRAÇA DE REPRIMIR AS PAIXÕES. Santo Abraão, rogue por nós! Amém!” (SANTO ABRAÃO, ERMITÃO, 27 DE OUTUBRO), conforme páginas 52-53: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf
* “… a oração por um ente querido é, para o crente, uma forma de apagar qualquer distância, até mesmo a morte. Em oração, permanecemos na presença de Deus na companhia de alguém que amamos, mesmo que essa pessoa tenha morrido antes de nós…
“Não devemos transformar o purgatório em um campo de concentração em chamas à beira do inferno – ou mesmo em um ‘inferno por um curto período de tempo’. É uma blasfêmia pensar nisso como um lugar onde um Deus mesquinho cobra a última libra – ou grama – de carne … Santa Catarina de Gênova (Festa dia 15 de setembro, mística do século 15), escreveu ‘fogo’ do purgatório é o amor de Deus ‘queimando’ a alma para que, por fim, a alma esteja totalmente em chamas. É a dor de querer ser feito totalmente digno de Alguém que é visto como infinitamente amável, a dor do desejo de união que agora está absolutamente assegurada, mas ainda não completamente experimentada”
(Leonard Foley, OFM, Crendo em Jesus) …”:
* Dia 17 de janeiro: Santo Antão (ou Antônio). Oração: “Santo Antônio, você falou da importância de perseverar em nossa fé e nossa prática. Ajude-nos a acordar a cada dia com um novo zelo pela vida cristã e um desejo de enfrentar o próximo desafio em vez de apenas ficar parado. Amém!”
* 19 de janeiro, São Macário. “… “A oração não requer muitas palavras. sobre você, você só precisa dizer: “SENHOR, TEM MISERICÓRDIA!” O Senhor sabe o que é útil para nós e nos concede misericórdia.”… “Se você deseja ser salvo, seja como um morto. Não fique com raiva quando insultado, nem orgulhoso quando elogiado.” E ainda: “Se a calúnia é como o louvor para você, a pobreza como a riqueza, a insuficiência como a abundância, então você não perecerá.“…”
* Sobre SANTO ANDRÉ CORSINI (04 de fevereiro): “Ele trabalhou arduamente para subjugar suas paixões por meio de humilhações extremas, obediência até mesmo à última pessoa na casa, pelo silêncio e oração”.
* PAI, ABRACE-NOS!
JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!
DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS ENCHA E NOS UNA NO AMOR!
MÃEZINHA MARIA, CUIDE DE NÓS!
SÃO JOSÉ, SANTAS, SANTOS E ANJOS, ROGUEM POR NÓS!
POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
* Após Deus, o Pai amado, chamar minha amada esposa e companheira por 38 anos, 9 meses e oito dias, em 24.09.2017, descobri:
1. Posso comunicar com a minha Frô, pela ORAÇÃO;
2. Posso VER, ESCUTAR, SENTIR a FRÔ (transformada, sem dores, linda, maravilhosa) em meu ser;
3. Ela está vivendo nos braços de Deus (bondosos, vigorosos);
4. Um dia vamos estar juntos;
5. Quando Deus me chamar, quero levar coisas boas para o banquete celeste (amor a Deus e ao próximo).
Dê-nos essa Graça, Pai amado! Dê-nos A GRAÇA! AMÉM! Obrigado, Senhor, por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!
================
* Ver o blog: https://vidademartiressantasesantos.blog/
MUITO OBRIGADO!