NESTE 09 DE ABRIL, MARTÍRIO DA BEM-AVENTURADA LINDALVA JUSTO DE OLIVEIRA, PRIMEIRA MULHER A SER BEATIFICADA NO BRASIL (martirizada antes de completar os 40 anos em 09 de abril de 1993, nº 16, ABAIXO).
TAMBÉM HOJE, 09 DE ABRIL, UMA FAMÍLIA DE SANTOS (ELEVADOS À HONRA DOS ALTARES) MULHER, SEUS PAIS, SUA IRMÃ, SEU MARIDO E QUATRO FILHOS…: SANTA VALDETRUDES (VALTRUDES) Nº 7 ABAIXO
1. Em Alexandria, no Egipto, São Máximo, bispo, que, durante o tempo em que era presbítero, acompanhou no exílio e na confissão da fé São Dionísio (VER 08 DE ABRIL E 17 DE NOVEMBRO), a quem sucedeu na sede episcopal. († 282). Ver “Máximo de Alexandria, foi o patriarca de Alexandria, entre os anos de 265 e 282. Foi durante seu episcopado que Paulo de Samósata foi exilado do Egito.
É venerado como santo pela Igreja Ortodoxa Copta, sendo sua festa celebrada no dia 23 de abril.” (pode não ser este o São Máximo lembrado no Martirológio Romano): https://pt.m.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1ximo_de_Alexandria
2. Também em Alexandria, Santo Edésio (VER TAMBÉM 08 DE ABRIL), irmão de Santo Anfiano, que, no tempo do imperador Maximino, censurou abertamente o juiz por entregar ao lenocínio as virgens consagradas a Deus, e por isso foi preso e torturado pelos soldados e lançado ao mar, morrendo por Cristo Nosso Senhor. († 306). Em Alexandria, neste mesmo dia, Santo Edésio (também na Folhinha do Coração de Jesus de 08 de abril) mártir, quando do imperador Maximiano Galero. Quando tentava reprimir um ato indigno de um juiz ímpio, repreendendo-o por condenar à prostituição virgens consagradas a Deus, foi prêso por soldados, Ievado a cruéis suplícios e atirado ao mar pela fé no Senhor Jesus, no ano de 306. Conforme o Martirológio Romano-Monástico de 08 de abril, no ano do Senhor de 306, a paixão de Santo Edésio. Versado nas ciências profanas assim como nas sagradas, reagiu com energia quando soube das sevícias exercidas pelo governador de Alexandria contra as virgens cristãs. Sua corajosa intervenção foi recompensada com a palma do martírio. (M). Ver página 213: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%206.pdf
3. Em Sirmium, na Panónia, hoje Sremska Mitrovica, na Sérvia, São Demétrio (também na Folhinha do Coração de Jesus), mártir, que é piedosamente venerado em todo o Oriente, especialmente em Tessalónica. († s. III/IV)
4. Em Cesareia, na Capadócia, hoje Kayseri, na Turquia, Santo Eupsíquio, mártir, que, por ter destruído o templo da deusa Fortuna, sofreu o martírio no tempo do imperador Juliano Apóstata. († c. 362)
5. Em Le Mans, na Gália Lionense, hoje na França, São Libório, bispo. († s. IV)
6. Em Amida, na Mesopotâmia, hoje Diyarbakir, na Turquia, Santo Acácio (também na Folhinha do Coração de Jesus), bispo, que, para resgatar os persas cativos e sujeitos a duros suplícios, persuadiu o clero e chegou a vender aos romanos os vasos sagrados da Igreja. († s. V). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em 688, na Mesopotâmia, Santo Acádio (ou Acácio), bispo, que para resgatar prisioneiros de guerra mandou fundir e vender os vasos sagrados da sua igreja. (M)
7. Em Mons, na Nêustria, hoje na Bélgica, Santa Valdetrudes, (Valtrudes) que era irmã de Santa Aldegundes, esposa de São Vicente Madelgário e mãe de quatro santos, e, imitando seu esposo, se consagrou a Deus e tomou o hábito monástico num cenóbio por ela fundado. († 688).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em 688, Santa Valdetrudes, mãe de família cristã. Depois de ter criado seus quatro filhos, todos honrados como santos, abraçou uma vida de oração na solidão, na qual várias vocações a ela se juntaram, o que originou a fundação de um mosteiro em torno do qual se formou a cidade de Mons, na região do Hainaut (Bélgica). (M).
– Ver também Santa Valtrudes às páginas 214-215: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%206.pdf
– Ver também “Na história da Cristandade não faltam casos de famílias inteiras que foram elevadas às honras dos altares, como, por exemplo, a santa festejada no dia de hoje, Valdetrudes (em francês Waudru), que é venerada com seus genitores, São Valdeberto e Santa Bertila, com sua irmã Santa Aldegundes, com seu esposo, São Vicente Madelgário, e seus quatro filhos: São Landerico, Bispo de Paris, São Dentilino, falecido ainda jovem, Santa Aldetrudes, Abadessa de Maubeuge e Santa Madelberta, abadessa no mesmo mosteiro…”: http://heroinasdacristandade.blogspot.com/2012/04/santa-valdetrudes-abadessa-festejada-9.html
– Ver ainda “… 688 SÃO WALDETRUDIS, ou WAUDRU, VIÚVA
SANTA WALDETRUDIS, chamada em francês Waltrude ou Waudru, que é venerada na Bélgica, especialmente em Mons de que é padroeira, pertencia a uma família de notável santidade. Seus pais eram St Walbert e St Bertilia , sua irmã St Aldegundis de Maubeuge, seu marido São Vicente Madelgar e seus quatro filhos São Landericus, São Dentelinus, St Aldetrudis e Santa Madelberta , os dois últimos nomeados ambos sendo abadessa de Maubeuge.
Casou-se com um jovem nobre chamado Madelgar, com quem levou uma vida feliz de devoção e boas obras. Algum tempo depois do nascimento do último de seus filhos, Madelgar retirou-se para a abadia de Haumont que havia fundado, tomando o nome de Vincent. Waldetrudis ficou no mundo dois anos a mais que o marido e depois também se retirou, retirando-se para uma casinha muito humilde, construída segundo suas instruções, onde viveu na pobreza e na simplicidade. Sua irmã a convidou repetidamente para se juntar a ela em Maubeuge, mas ela desejava maior austeridade do que poderia ter na abadia. A sua solidão foi muitas vezes invadida por aqueles que se centram no que é hoje a vila de Mons.
Ao longo de sua vida, Santa Waldetrudis foi muito dada a obras de misericórdia, e ela tornou-se célebre pelos milagres de cura que foram operados por ela antes e depois de sua morte.
Há duas vidas latinas de São Waldetrudis a primeira, escrita no século IX, só foi impressa em Analectes pour servir a l’histoire ecclésiastique déjà Belgique, vol. iv, pp. 218-231 o segundo, outrora erroneamente atribuído a Philip de Harveng, é de fato uma adaptação posterior do primeiro. Foi impresso no Acta Sanctorum, abril, vol. i, e por Mabillon. Ver especialmente L. Van der Essen, Saints Mérovingiens de Belgique, pp. 231-237, e Berlière, Monasticon Beige, vol. i, págs. 327-328.
Também conhecida como Waltrude ou Waudru, era filha dos Santos Walbert e Bertilia e irmã de São Aldegunus de Maubeuge . Casando com São Vicente Madelgarius , ela se tornou a mãe dos santos Landericus, Madalberta, Adeltrudis e Dentelin . Quando seu marido decidiu tornar-se monge por volta de 643 no mosteiro de Hautronnt, na França, que ele havia fundado, ela estabeleceu um convento em Chateaulieu, em torno do qual cresceu a cidade de Mons, na Bélgica.
RECAPITULANDO:
Waldetrudis de Mons, OSB Widow (RM) (também conhecida como Vaudru, Waltrude, Waudru) Morreu em 9 de abril de c. 686-688. A família de Saint Waudru, padroeira de Mons (Bélgica), também era incrivelmente santa. Ambos os pais (Walbert e Bertille) e sua irmã (Aldegund) foram canonizados. Seus quatro filhos também foram declarados santos (Landericus, Dentelin, Aldetrude e Madelberte) e seu marido (Madelgaire).
Madelgaire era o conde de Hennegau (Hainault) e um dos cortesãos do rei Dagobert I. Depois que seus filhos nasceram, ele e Waudru desejavam viver vidas totalmente dedicadas à meditação e à oração. Ele se retirou para uma abadia que havia fundado em Haumont, perto de Maubeuge, onde adotou o nome de Vincent. Por mais dois anos, Waudru permaneceu no mundo, dedicando-se ao cuidado dos pobres e doentes sob a direção de São Gislenus.
Após a morte de Madelgaire, Waudru recebeu o véu religioso de Saint Autbert em 656, construiu uma pequena casa para si perto de Castriloc (Châteaulieu) e, doando seus bens, viveu lá sozinha. Embora ela se agarrasse à sua solidão, sua grande sabedoria e piedade significavam que incontáveis homens e mulheres a pressionavam em busca de conselhos.
Eventualmente Waudru teve tantos seguidores que ela foi obrigada a fundar seu próprio convento em Châteaulieu. Dedicou este convento à Mãe de Jesus, e à sua volta cresceu a actual vila de Mons. Na época da morte de Waudru, ela havia se tornado famosa não apenas por sua caridade, mas também por seus poderes milagrosos de cura, sua paciência diante das provações, jejum contínuo e oração.
Na arte, Saint Waudru é retratado protegendo seus filhos sob seu manto, oferecendo ao marido um crucifixo e recusando uma coroa de rosas (Roeder). Ela é venerada em Mons (Roeder)…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayApril09.html#688_St._Waldetrudis_ist_Patronin_von
8. Em Jumièges, também na Nêustria, hoje na França, Santo Hugo, bispo de Rouen, que governou simultaneamente o mosteiro de Fontenelle e as Igrejas de Paris e de Baieux e, finalmente, renunciando a estas funções, dirigiu o mosteiro de Jumièges. († 730). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano de 730, São Hugo, sobrinho de Carlos Magno e primo-irmão de Pepino, o Breve. Consagrou sua vida ao serviço da Igreja e do monaquismo como abade de Fontenelle, e posteriormente como bispo de Paris e de Bayeux. (M)
9. No lugar de São Vicente, próximo de Briviesca, em Castela, região da Espanha, Santa Cassilda, virgem, que, tendo nascido na religião maometana, ajudou compassivamente os cristãos encarcerados e depois seguiu a vida cristã na solidão eremítica. († 1075). Ver também páginas 218-219: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%206.pdf
– Ver também “Santa Cacilda ( – + Briviesca, 1007) foi uma princesa moura que fruto da perseguição que foi feita pelo pai contra a sua religiosidade cristã, se tornou eremita e que é muito venerada em Burgos, Toledo e Saragoça.
Tem a particularidade, tal como à Rainha Santa Isabel e à sua tia Santa Isabel da Hungria, de lhe ser atribuída o Milagre das Rosas.
Houve tempos que era invocada em tempos de guerra.
Sua festa litúrgica e comemorada no dia 9 de abril.”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Santa_Cacilda
10*. Em Aureil, no território de Limoges, na França, São Gauquério, que foi cónego regular e resplandeceu para o clero como exemplo de vida comum e zelo das almas. († 1140)
– Ver “Gauquério nasceu em Meulan-sur-Seine na segunda metade do século XI. Inicialmente foi instruído nas artes liberais e posteriormente se colocou sob a guia de Humberto, Cônego de Limoges. Aos 18 anos de idade, junto com Germundo, seu amigo, foi viver a vida na solidão, como eremita na floresta. No entanto, a solidão dos dois durou pouco: vários jovens iam chegando um após o outro: desejavam aprender o caminho da vida religiosa com Gauquério. Por esse motivo, Guaquério pedirá aos cônegos de Limoges a permissão para construir um mosteiro num bosque que era da propriedade do capítulo. Assim nasceu o mosteiro de Aureil. Mais tarde Gauquério iria fundar também um mosteiro feminino: ambas as fundações seguiriam a regra de Santo Agostinho. Aos 80 anos de idade, no dia 9 de abril, o Santo ia à cavalo quando se desequilibrou e caiu: feriu-se tão gravemente que morreu quase que imediatamente. Seu corpo foi sepultado em Aureil. Papa Celestino III emitiu um decreto reconhecendo a santidade de Gauquério.”: https://pt.aleteia.org/daily-prayer/terca-feira-9-abril/
– Ver também “São Gauquério nasceu em Meulan-sur-Seine – França na segunda metade do século XI e alcançou uma cultura humanística.
Desejoso de uma vida mais austera retirou-se num lugar solitário. Ao se transferir em outra região da França, por três anos viveu como ermitão, até que, acorrendo a ele muitos discípulos, edificou dois mosteiros: um para homens, outro para mulheres, pondo-os sob a regra canônica de Santo Agostinho. Passou o resto da vida com os irmãos, dando a todos, exemplo de toda virtude. Morreu aos oitenta anos em 09 de abril de 1140.”: http://www.conegoslateranenses.comunidades.net/abril-maio-junho
11*. Junto ao monte Senário, na Etrúria, hoje na Toscana, região da Itália, o Beato Ubaldo de Sansepolcro, presbítero da Ordem dos Servos de Maria, que foi conduzido da milícia terrestre ao serviço de Maria por São Filipe Benízi. († 1315)
– Ver “… 1315 BD UBALD DE FLORENÇA Ele tinha o dom dos milagres
Um dos líderes mais proeminentes do partido gibelino em Florença no ano de 1276 foi o jovem Ubald Adimari. Bem favorecido pela natureza e pela fortuna e pertencente a uma família distinta, até os trinta anos levara uma vida turbulenta com companheiros dissipados. Um dia, porém, enquanto ouvia a pregação de São Filipe Benizi, sentiu no coração uma vergonha pelo passado e, com um desses impulsos súbitos a que as almas generosas são propensas, ele então e ali jurou que ele nunca mais teria armas. Apegando-se a São Filipe, que o admitiu na Ordem dos Servos, ele fez penitências severas para expiar seus pecados e domar seu espírito orgulhoso e altivo.
Nos anos seguintes, os que o cercavam notaram que ele havia se tornado tão gentil que, quando aparecia no jardim do mosteiro de Monte Senário, os pássaros pousavam em sua cabeça, mãos e ombros. Ele tinha o dom dos milagres, e está registrado que uma vez, quando era sua vez de buscar água da fonte para servir aos irmãos no refeitório e acidentalmente quebrou o cântaro, ele encheu seu escapulário com água e o levou em segurança para casa. Havia o suficiente, dizem-nos, para satisfazer a sede de todos.
São Filipe amava muito o seu devotado discípulo. Não só o fez durante vários anos o companheiro de suas viagens, mas o escolheu para seu confessor. Enquanto Filipe estava doente em Todi, Ubald foi avisado por uma premonição sobrenatural de que seu mestre estava morrendo e correu para o lado de sua cama. Quando o santo pedia seu “livro”, mãos ansiosas ofereciam a Bíblia, o Breviário e o Rosário; mas Ubald sabia melhor, e deu-lhe o livro do qual ele havia aprendido toda a sua sabedoria – o crucifixo e naquele “livro” ele fixou seus olhos falidos até que eles finalmente se fecharam na morte. Ubald sobreviveu a ele por trinta anos em Monte Senário. Seu culto foi confirmado em 1821.
Ver Gianni-Garbi, Annales Ordinis Servorum BVM, vol. i, pp. 228-229 Spörr, Lebensbilder aus dem Servitenorden, pp. 437 seq. A maioria das vidas de São Filipe Benizi (por exemplo , a de P. Soulier) também contém alguma menção a Bd Ubald.
RESUMO:
Nasceu em Florença, Itália, em 1246; cultus confirmado em 1821. Nascido na nobreza guebelina, Ubald era notório por sua vida selvagem e dissoluta. Em 1276, foi convertido por São Filipe Benizi, que o admitiu no instituto dos Servitas. Ubald passou o resto de sua vida no Monte Senário, um modelo para as almas penitentes (beneditinos)…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayApril09.html#1315_Blessed_Ubald_Adimari_converted_by
12*. Em Tana, na Índia oriental, o Beato Tomás de Tolentino, presbítero da Ordem dos Menores e mártir, que, tendo partido para anunciar o Evangelho no império da China, quando passava pelas terras dos Tártaros e dos Indianos, coroou a sua missão com glorioso martírio. († 1321)
13*. Em Bricherásio, junto de Pinerolo, no Piemonte, região da Itália, o Beato António Pavóni, presbítero da Ordem dos Pregadores e mártir, que, ao sair da igreja onde pregara contra a heresia, foi barbaramente trucidado. († 1374).
– Ver páginas 220-221: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%206.pdf
14♦. Em Dax, na Aquitânia, região da França, a Beata Margarida Rutan, virgem da Congregação das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo e mártir. († 1794)
15*. No campo de concentração de Auschwitz, perto de Cracóvia, na Polónia, a Beata Celestina Faron, virgem da Congregação das Pequenas Servas da Imaculada Conceição e mártir, que, durante a ocupação militar da Polónia, foi encerrada no cárcere por causa da sua fé em Cristo e, atormentada por cruéis suplícios, alcançou a gloriosa coroa do martírio. († 1944).
16♦. Em Salvador da Baía, no Brasil (NESTE DIA 09 DE ABRIL, CONFORME MARTIROLÓGIO ROMANO, nº 1 abaixo), a (MARTÍRIO DA) BEATA LINDALVA JUSTO DE OLIVEIRA, virgem da Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo e mártir. († 1993). Ver: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lindalva_Justo_de_Oliveira
– Ver “…após o processo canônico, para alegria da Igreja no Brasil, no dia 2 de dezembro de 2007, irmã Lindalva foi beatificada pelo papa Bento XVI, pelo seu testemunho de entrega da vida em favor dos irmãos e do Cristo, o divino Esposo.”: https://pt.aleteia.org/daily-prayer/domingo-7-de-janeiro/
– Ver também “Esta Filha da Caridade certamente não esperava morrer em uma idade tão jovem (20/10/1953 – 09/04/1993). Tendo oferecido sua vida, ela testemunhou por sua morte que “Ninguém tem amor maior do que este para dar a vida para os amigos” (Jo. 15:13).
O processo de beatificação foi iniciado pela aclamação popular. As pessoas foram tocadas pela fé desta jovem irmã, seu serviço aos pobres e fidelidade ao seu compromisso que acabou levando ao seu martírio. A beatificação ocorreu em Salvador – Bahia, Brasil, no dia 2 de dezembroNd 2007, em um enorme estádio com quase 60.000 pessoas presentes.
Irmã Lindalva foi a primeira mulher a ser beatificada no Brasil. Ela ainda era uma jovem filha da caridade, 4 anos de vocação, quando foi martirizada. Sua fidelidade à sua vocação e seu amor por todos sem preferências eram tão intensos que ela não hesitou em dar sua vida por eles.”: http://filles-de-la-charite.org/pt/history/saints-and-blessed-daughters-of-charity/blessed-lindalva-justo-de-oliveira/
– Ver “Beata Lindalva Justo de Oliveira, FDC (Assu, 20 de outubro de 1953 — Salvador, 9 de abril de 1993) foi uma religiosa das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, proclamada beata mártir pela Igreja Católica no dia 2 de dezembro de 2007. Seus restos mortais encontram-se na Capela das Relíquias da Beata Lindalva, na região central da cidade do Salvador, desde o dia 6 de abril do ano de 2014. Por guardar as relíquias de uma mártir católica a capela é um importante centro de devoção e recebe diariamente a visita de muitas pessoas.[1]… Martirizada em 09 de abril (1993): No amanhecer do dia 9 de abril, Sexta-Feira Santa, Irmã Lindalva participou da Via-Sacra, na paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem. [2]Ao regressar, serviu o café da manhã aos idosos, como de costume. A irmã – ocupada com o serviço – não percebeu que Augusto se aproximava. Foi surpreendida com um toque no ombro. Ao virar-se, recebeu os golpes que lhe tiraram a vida. Um senhor ainda tentou intervir; mas Augusto ameaçou de morte quem ousasse se aproximar. Após o crime, o assassino foi esperar a polícia sentado em um banco, na frente do abrigo. Após condenação, foi internado em um manicômio judiciário.
Os médicos legistas identificaram 44 perfurações no corpo da religiosa. Imediatamente seu assassinato foi identificado pela comunidade católica como martírio, e associaram a tragédia às celebrações da Sexta-Feira da Paixão.[2]”:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lindalva_Justo_de_Oliveira
– Ver também “Toda santidade passa pelo crisol do sofrimento. Em 1993, devido a uma recomendação, o abrigo acolheu entre os anciãos Augusto da Silva Peixoto, homem de 46 anos. Ele passou a assediar Ir. Lindalva, e chegou até mesmo a manifestar-lhe suas intenções. Ela começou a ter medo, e procurou afastar-se o mais que pode. Confidenciou-se com outras irmãs e refugiava-se na oração. Seu amor aos velhinhos a mantiveram no abrigo, e chegou a dizer a uma irmã: “prefiro que meu sangue seja derramado do que afastar-me daqui”.
Por não ser correspondido, Augusto foi à Feira de São Joaquim na Segunda-feira Santa e comprou uma peixeira, que amolou ao chegar no abrigo. Não dormiu na noite de quinta para Sexta-Feira Santa. De manhã, Irmã Lindalva havia participado da Via-Sacra, ao raiar da aurora, na paróquia da Boa Viagem. Ao regressar, foi servir o café da manhã aos idosos. Subiu as escadarias da enfermaria, como se estivesse subindo para o calvário, e pôs-se a servir pão com café e leite para os internos da ala masculina. Todos eles estavam em fila, esperando a vez. A irmã, compenetrada com o café, tinha a cabeça baixa quando sentiu um toque no ombro: virou-se e teve tempo apenas de ver o rosto enraivecido do homem que conhecera havia poucos meses… Em seguida, foram dezenas de facadas, pontilhadas por todo o corpo. Tudo diante do semblante horrorizado dos velhinhos que assistiam à cena bem em frente à mesa de café. Um senhor ainda tentou evitar a tragédia, avançando sobre o assassino. Mas Augusto Peixoto estava decidido e, ameaçou de morte quem ousasse se aproximar. Terminado o crime, foi esperar a polícia sentado em um banco na frente da casa. Do abrigo, ele foi para Casa de Detenção e, posteriormente, parou no Manicômio Judiciário. Passados dez anos, os laudos psiquiátricos indicam que ele já não apresenta mais perigo à sociedade. Mas Augusto não tem para onde ir, e o manicômio é sua única casa. Hoje se diz arrependido, e não sabe como foi capaz de fazer aquilo.
Os médicos legistas contaram no corpo de Ir. Lindalva 44 perfurações. Naquela Sexta-Feira Santa, enquanto Cristo morria na cruz, ela morria na sua enfermaria. Cristo levou 39 açoites, e com as 5 chagas, dos pés, mãos e costado, ao todo 44, unia simbolicamente a morte de Lindalva à sua paixão, que um pouco antes ela acabara de celebrar na Via-Sacra. Com impressionante realismo ela agora podia repetir as palavras de Cristo no Evangelho: “Não vim para ser servido, mas para servir e dar a minha vida em resgate de muitos” (Mt 20, 28).
À noite, a procissão do Senhor Morto, que todos os anos passava por aqueles quarteirões, parou na Capela do abrigo. O caixão com corpo de Ir. Lindalva foi trazido e colocado entre o féretro do Senhor Morto e a estátua de Nossa Senhora das Dores. Por toda aquela noite ali compareceu uma multidão de fiéis, padres, religiosos, pessoas de todas as condições sociais, e até mesmo evangélicos, vindos de toda a cidade. Pela manhã do Sábado Santo Dom Lucas Moreira Neves, então Cardeal Primaz de Salvador, celebrou as exéquias. Na missa do domingo in albis ele comentou que poucos anos de vida religiosa foram suficientes para que ela recebesse a graça do martírio, pois deu a sua vida por amor, como São Maximiliano Maria Kolbe, também mártir. E evocando as “sugestões que o seu nome encerra”, disse: “Linda alva é a branca veste que ela, como cada cristão, recebeu no seu batismo; Linda alva é o seu hábito azul de Irmã de Caridade, agora alvejado no Sangue do Cordeiro (Ap. 7, 14) ao qual se misturou o seu sangue; Linda alva é a límpida aurora da Páscoa de Jesus, que raiou para ela três dias depois da sua trágica Sexta-Feira Santa. Límpida aurora – linda alva – da sua própria Páscoa!…Dia da memória litúrgica, 07 de janeiro…”:
http://www.santosdobrasil.org.br/?system=news&eid=294
– VER TAMBÉM DIA 07 DE JANEIRO: Bem-Aventurada Lindalva Justo de Oliveira (também na Folhinha do Coração de Jesus).
– Ver ainda: BEM-AVENTURADOS BRASILEIROS QUE AINDA NÃO ESTÃO INSCRITOS NO CALENDÁRIO LITÚRGICO DO BRASIL (conforme o DIRETÓRIO DA LITURGIA – CNBB – 2022):
1. Bem-aventurada Lindalva Justo de Oliveira, mártir: 07 de janeiro (beatificada em 02/12/2007)
2. Bem-aventurado João Schiavo, presbítero: 27 de janeiro (beatificado em 28/10/2017)
3. Bem-aventurados Manuel Gómez González e Adílio Daronch, mártires: 21 de maio (beatificados em 21/10/2007)
4. Bem-aventurada Francisca de Jesus (“Nhá Chica”), leiga e virgem: 14 de junho (beatificada em 04/05/2013)
5. Bem-aventurada Albertina Berkenbrock, leiga e mártir: 15 de junho (beatificada em 20/10/2007)
6. Bem-aventurado Donizetti Tavares de Lima, presbítero: 16 de junho (beatificado em 23/11/2019)
7. Bem-aventurada Assunta Marchetti, religiosa: 01 de julho (beatificada em 25/10/2014)
8. Bem-aventurado Eustáquio van Lieshout, presbítero: A 30 de agosto (beatificado em 15/06/2006)
9. Bem-aventurado Francisco de Paula Vítor, presbítero: 23 de setembro (beatificado em 14/11/2015)
10. Bem-aventurado Mariano de la Mata Aparício, presbítero: 05 de novembro (beatificado em 05/11/2006)
11. Bem-aventurada Bárbara Maix, fundadora: 06 de novembro (beatificada em 06/11/2010)
17. Santa Maria de Cléofas (também na Folhinha do Coração de Jesus): ver páginas 216-217: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%206.pdf
– Ver também “Maria de Cléofas (hebraico: מרי של קליאופס; grego: Μαρία του Κλεόπας; latim: Maria Cleophae) é a tia de Jesus, irmã de Maria de Nazaré, e casada com Cléofas (Cleofas, Cleofás, Cleopas, Clopas), também conhecido como Alfeu.”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Maria_de_Cle%C3%B3fas
18. São Badêmio, mártir. Ver páginas 222-223: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%206.pdf
19. Na África do Norte os Santos Mártires de Massília, cuja paciência foi louvada por Santo Agostinho. Sua menção figura no mais antigo calendário de Cartago (Conforme o Martirológio Romano-Monástico –M)
– Ver “… Na África os santos mártires massilianos, em cujo aniversário foi escrito um tratado de Santo Agostinho.
Pouco se sabe desses mártires africanos, embora sejam mencionados por São Beda e em calendários antigos.
Temos um sermão que foi pregado por Santo Agostinho em suas festas. Eles provavelmente sofreram uma Massyla, ou o país adjacente, na costa marítima da África (Husenbeth)…: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayApril09.html#Massylitan_Martyrs_African_martyrs
20. Outras Santas e Santos do dia 09 de abril: págs. 214-226 (vol.6): VIDAS DOS SANTOS – 6.pdf (obrascatolicas.com)
Obs. Às vezes entra com o Edge, mas mais com Google chrome,.
Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XXI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959
* “E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.
R/: Demos graças a Deus!”
OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.
– Sobre 09 de abril, ver também: 9 de abril – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (Todas da internet, foram consultadas no dia de hoje)
- MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
- MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 314-316: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-
- VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf
- Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
- Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
- Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
- https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayApril09.html
(este site mostra os santos do dia, em inglês. Tradução Google)
DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)
* SENHOR, NOSSO DEUS E PAI AMADO, OBRIGADO POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER!
QUERIDA MÃE VIRGEM MARIA, SOCORRA-NOS, PROTEJA-NOS!
SÃO JOSÉ, SANTAS/OS E ANJOS, INTERCEDAM POR NÓS! OBRIGADO! AMÉM!
================
* PAI AMADO, DÊ-NOS ESPÍRITO DE ORAÇÃO, VIGILÂNCIA, RENÚNCIA, PENITÊNCIA! DÊ-NOS ARDOR MISSIONÁRIO PARA E PELO E PARA O SENHOR! TIRE-NOS O TORPOR E A TIBIEZA! DÊ-NOS, AMADO PAI, CORAGEM DE LUTAR COM ENTUSIASMO E FORÇA DE VONTADE, MESMO EM SITUAÇÕES SEDUTORAS, DIFÍCEIS E ESPINHOSAS, PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ DE BONS COSTUMES E SANTIDADE POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO. DÊ-NOS A DOCILIDADE DAS OVELHAS! SOBRETUDO, DÊ-NOS A GRAÇA! PEDIMOS EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
================
* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA, ESCREVA-NOS:
================
* SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!
================
* “O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)
================
“Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu só lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)
================
* Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”
================
* “Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível”.
================
* 07 de janeiro ou 09 de abril – Beata Lindalva Justo de Oliveira:
“Toda santidade passa pelo crisol (lugar ou circunstância apropriada a evidenciar as melhores qualidades de algo ou alguém) do sofrimento” (referente à Beata Lindalva de Oliveira, conforme http://www.santosdobrasil.org.br/?system=news&eid=294)
================
* 17 de janeiro: Santo Antão, ou Antônio
Oração: “Santo Antônio, você falou da importância de perseverar em nossa fé e nossa prática. Ajude-nos a acordar a cada dia com um novo zelo pela vida cristã e um desejo de enfrentar o próximo desafio em vez de apenas ficar parado. Amém!”
================
* 19 de janeiro, São Macário. “… “A oração não requer muitas palavras. sobre você, você só precisa dizer: “SENHOR, TEM MISERICÓRDIA!” O Senhor sabe o que é útil para nós e nos concede misericórdia.”… “Se você deseja ser salvo, seja como um morto. Não fique com raiva quando insultado (ou provocado), nem orgulhoso quando elogiado.” E ainda: “Se a calúnia (e a provocação) é como o louvor para você, a pobreza como a riqueza, a insuficiência como a abundância, então você não perecerá.“…”
================
* 04 de fevereiro, SANTO ANDRÉ CORSINI: “Ele trabalhou arduamente para subjugar suas paixões por meio de humilhações extremas, obediência até mesmo à última pessoa na casa, pelo silêncio e oração (HUMILHAR-SE, OBEDECER, SILENCIAR, REZAR)”.
================
* 10 de fevereiro, SÃO JOSÉ SÁNCHEZ DEL RIO “Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio)
================
* 14 de fevereiro, SÃO JOÃO BATISTA DA CONCEIÇÃO GARCIA “Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia).
Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!
================
* 14 de março, Albert Einstein: “Deus Todo-Poderoso não joga dados…Diante de Deus somos todos igualmente sábios – igualmente tolos!“
================
* 15 de março: São Clemente-Maria Hoffbauer: “Ó Meu Redentor, chegará aquele terrível momento em que restarão poucos cristãos inspirados pelo espírito de fé, aquele momento em que Sua indignação será provocada e Sua proteção será tirada de nós? Nossos vícios e nossas vidas más moveram irrevogavelmente Sua justiça a se vingar, talvez neste mesmo dia, de Seus filhos para não deixar que a luz da fé se apague nas almas?
“Lembre das antigas misericórdias, volta os olhos compassivos para a vinha plantada com a sua destra, regada pelas lágrimas dos Apóstolos, pelo sangue precioso de inúmeros mártires, e fecundada pelas orações de tantos confessores e virgens inocentes.
“Ó divino Mediador, olhe para aquelas almas zelosas que elevam seus corações ao Senhor e oram sem cessar pela manutenção desse seu dom mais precioso, a Verdadeira Fé. Mantenha-nos seguros na verdadeira fé católica e romana. Preserve-nos em sua santa fé, pois se formos ricos com este dom precioso, suportaremos com prazer todas as tristezas e nada poderá mudar nossa felicidade. Sem este grande tesouro da fé, nossa infelicidade seria indizível e sem limites.
“Ó Bom Jesus, Autor da nossa fé, conservai-a pura em nós; guardai-nos na barca de Pedro, fiel e obediente ao seu sucessor, e Vosso vigário aqui na terra, para que se mantenha a unidade da santa Igreja, a santidade promovida, a Santa Sé protegida em liberdade e a Igreja universal estendida em benefício das almas.
“Ó Jesus, Autor da nossa fé, humilha e converte os inimigos da Sua Igreja; conceda verdadeira paz e concórdia a todos os reis e príncipes cristãos e a todos os crentes; fortalece-nos e preserva-nos no Seu santo serviço até ao fim, para que vivamos com o Senhor e morramos no Senhor.
“Ó Jesus, Autor de nossa fé, deixe-nos viver pelo Senhor e morrer pelo Senhor. Amém.”
================
* 15 de março, SANTA LUÍSA DE MARILLAC “… “SEDE DILIGENTES NO SERVIÇO AOS POBRES . . . AMEM OS POBRES, HONREM-NOS, MEUS FILHOS, COMO VOCÊS HONRARIAM O PRÓPRIO CRISTO”
================
* 21 de março, SÃO NICOLAU DE FLUE: “Salve, ó Mãe de toda pureza, virgem imaculada, Mãe de toda misericórdia e Mãe de nosso Salvador; venho rogar-lhe que interceda por um pobre pecador junto ao seu Divino Filho, para que me conceda Sua santa Graça. O inimigo implacavelmente me persegue e me ataca. Você uma vez esmagou a cabeça da serpente ao dar à luz nosso Salvador – ajude-me a superar suas artimanhas e enganos. Você é meu refúgio. Por que você me afastaria? …
Não, ó Virgem graciosa! Você virá em meu socorro e o inimigo será derrotado. Amém! “São Nicolau relatou que nunca invocou Maria em vão e que sempre sentiu visivelmente os efeitos de sua proteção.”
================
* 21 de março, SÃO SERAPIÃO DE THMUIS “A mente é purificada pelo conhecimento espiritual (ou pela santa meditação e oração), as paixões espirituais da alma pela caridade e os apetites irregulares pela abstinência e penitência… (regra resumida da perfeição cristã – que São Serapião repetia muitas vezes) … “Nossos corpos podem se tornar instrumentos do bem ou do mal, dependendo da disposição do coração; tanto os homens justos quanto os ímpios são frequentemente mudados para o outro tipo….”
(conf. http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMarch21.html#370_St._Serapion_the_Scholastic_Bishop)
================
* 05 de abril, SÃO VICENTE FERRER “Faça o que fizer, não pense em si mesmo, mas em Deus…
Você deseja estudar a seu favor? Deixe a devoção acompanhar todos os seus estudos, e estude menos para se tornar um sábio do que para se tornar um santo.
Consulte a Deus mais do que seus livros, e peça-Lhe, com humildade, que faça você entender o que lê.
O ESTUDO CANSA E ESGOTA A MENTE E O CORAÇÃO. VÁ DE VEZ EM QUANDO, PARA REFRESCÁ-LOS, AOS PÉS DE JESUS CRISTO SOB SUA CRUZ. REPOUSE ALI.
Alguns momentos de repouso em suas chagas sagradas dão novo vigor e novas luzes.
Aplique-se por orações curtas, mas fervorosas e jaculatórias.
Nunca comece ou termine seu estudo, sem ser pela oração.
A ciência é um dom do Pai das luzes“.
================
* 06 de abril: São Zeferino Agostini
Fundou a Pia União das Irmãs Devotas de Santa Ângela Merici…
Dizia a elas: “Não se assustem com o trabalho ou o sofrimento, nem com o fruto escasso de seu trabalho. Lembrem-se de que Deus recompensa não pelos resultados, mas pelo esforço.” (L’Observattore Romano).
Ele sabia que sua primeira prioridade era desenvolver seu relacionamento com Deus por meio da oração pessoal, porque Deus era a fonte de sua alegria e poder para fazer o bem…
================
* 21 de maio, PADRE MANOEL E COROINHA ADÍLIO “…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio)
================
* 31 de maio, São NICOLAS BARRÉ, citações:
- “ACONTEÇA O QUE ACONTECER, ESTEJA SEMPRE EM PAZ E CONFIE EM DEUS, ISSO SERÁ FEITO A VOCÊ DE ACORDO COM SUA FÉ, SUA ESPERANÇA E SUA CARIDADE E MUITO MAIS. » Carta 61 (OC p 538) – Máxima de conduta para as amantes número 21 obras completas p.128
- “DEVEMOS NOS CONCENTRAR MAIS EM ESTABELECER O BEM AO INVÉS DE DESTRUIR O MAL. ESTABELECIDO O BEM, O MAL NÃO PODERÁ MAIS SUBSISTIR. » Máxima para a Direção das Almas 17 Obras Completas p.357
- “QUANTO MAIS ESTAMOS UNIDOS A DEUS, MAIS RECEBEMOS FORÇA DE ESPÍRITO E INFLUÊNCIA, POIS ELE É SUA FONTE E OCEANO”. – Carta 27 (OC p 457)
================
* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO: “Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…” Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém! http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html
================
* 15 de setembro, SANTA CATARINA DE GÊNOVA “… a oração por um ente querido é, para o crente, uma forma de apagar qualquer distância, até mesmo a morte. Em oração, permanecemos na presença de Deus na companhia de alguém que amamos, mesmo que essa pessoa tenha morrido antes de nós…
“Não devemos transformar o purgatório em um campo de concentração em chamas à beira do inferno – ou mesmo em um ‘inferno por um curto período de tempo’. É uma blasfêmia pensar nisso como um lugar onde um Deus mesquinho cobra a última libra – ou grama – de carne … Santa Catarina de Gênova (Festa dia 15 de setembro, mística do século 15), escreveu ‘fogo’ do purgatório é o amor de Deus ‘queimando’ a alma para que, por fim, a alma esteja totalmente em chamas. É a dor de querer ser feito totalmente digno de Alguém que é visto como infinitamente amável, a dor do desejo de união que agora está absolutamente assegurada, mas ainda não completamente experimentada”
(Leonard Foley, OFM, Crendo em Jesus) …”:
================
* 21 de outubro, SANTO AGATÃO “… Não há nada mais difícil do que a oração, pois não há esforços que os demônios não façam para interromper este poderoso meio de os desanimar”
================
* 27 de outubro SANTO ABRAÃO, ERMITÃO “… A PAIXÃO VIVE; APENAS ESTÁ REPRIMIDA… ESTÁ APENAS PRESA… AS PAIXÕES VIVEM, APENAS SÃO REPRIMIDAS PELOS SANTOS (COM A GRAÇA DE DEUS!) …”. SANTAS E SANTOS, INTERCEDAM POR NÓS PARA QUE POSSAMOS REPRIMIR AS PAIXÕES. PAI AMADO, DÊ-NOS A GRAÇA DE REPRIMIR AS PAIXÕES. Santo Abraão, rogue por nós! Amém!”, conforme páginas 52-53: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf
================
* ORAÇÃO DO ANO DE SÃO JOSÉ “PATRIS CORDE”
Salve, guardião do Redentor
e esposo da Virgem Maria!
A vós, Deus confiou o seu Filho;
em vós, Maria depositou a sua confiança;
convosco, Cristo tornou-Se homem.
Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós
e guiai-nos no caminho da vida.
Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem,
e defendei-nos de todo o mal.
Amém!
(Conforme < https://radio.cancaonova.com/sao-jose-do-rio-preto/oracao-ano-de-sao-jose/ >)
================
* PAI, ABRACE-NOS!
JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!
DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS ENCHA E NOS UNA NO AMOR!
MÃEZINHA MARIA, CUIDE DE NÓS!
SÃO JOSÉ, SANTAS, SANTOS E ANJOS, ROGUEM POR NÓS!
POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
================
* Após Deus, o Pai amado, chamar minha amada esposa e companheira por 38 anos, 9 meses e oito dias, em 24.09.2017, descobri:
1. Posso comunicar com a minha Frô, pela ORAÇÃO;
2. Posso VER, ESCUTAR, SENTIR a FRÔ (transformada, sem dores, linda, maravilhosa) em meu ser;
3. Ela está vivendo nos braços de Deus (bondosos, vigorosos);
4. Um dia vamos estar juntos;
5. Quando Deus me chamar, quero levar coisas boas para o banquete celeste (amor a Deus e ao próximo).
Dê-nos essa Graça, Pai amado! Dê-nos A GRAÇA! AMÉM! Obrigado, Senhor, por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!
================
“Senhor, eu tenho fé. Ajude-me a ter mais fé ainda!” (Mc 9,24)
================
* Ver o blog: https://vidademartiressantasesantos.blog/
MUITO OBRIGADO!