Santas e Santos de 21 de abril

1. Santo An­selmo (também na Folhinha do Coração de Jesus), bispo e doutor da Igreja, que, ori­gi­nário de Aosta, no Pi­e­monte, re­gião da Itália, foi monge e de­pois abade no mos­teiro de Bec, na Nor­mandia, re­gião da França, onde en­sinou os seus ir­mãos re­li­gi­osos a pro­gredir no ca­minho da per­feição e a pro­curar a Deus com a in­te­li­gência da fé; trans­fe­rido de­pois para a in­signe sede epis­copal de Can­tuária, na In­gla­terra, lutou va­lo­ro­sa­mente pela li­ber­dade da Igreja, su­por­tando por isso vá­rias ad­ver­si­dades e o exílio. († 1109).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, memória de Santo Anselmo. Originário do Piemonte, foi atraído para a abadia de Bec-Hellouin, na Normandia, por sua famosa escola dirigida por Lanfranco. Monge e depois abade, pôs-se em busca de uma melhor inteligência da fé através do método escolástico, decisivo para o progresso da teologia. Eleito posteriormente arcebispo de Cantuária, teve o dever de lutar em favor da liberdade da Igreja, apesar de sua amizade com o rei. Morreu em 1109. (R).

– Ver págs. 133-146: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%207.pdf

– Ver também “Anselmo de Cantuária, conhecido também como Anselmo de Aosta por conta de sua cidade natal e Anselmo de Bec por causa da localização de seu mosteiro, foi um monge beneditino, filósofo e prelado da Igreja que foi arcebispo de Cantuária entre 1093 e 1109. Chamado de fundador do escolasticismo, Anselmo exerceu enorme influência sobre a teologia ocidental e é famoso principalmente por ter criado o argumento ontológico para a existência de Deus e a visão da satisfação sobre a teoria da expiação.”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Anselmo_de_Cantu%C3%A1ria

2.   Em Roma, a co­me­mo­ração de Santo Apo­lónio, fi­ló­sofo e mártir, que, no tempo do im­pe­rador Có­modo, pe­rante o pre­feito Pe­rénio e todo o Se­nado, fez uma cla­ri­vi­dente apo­logia da fé cristã, con­fir­mando-a de­pois, ao ser con­de­nado à morte, com o tes­te­munho do seu sangue. († 185)

3.   Em Ale­xan­dria, no Egipto, Santo Aristo, pres­bí­tero e mártir. († data inc.).

– Em 12 de outubro, no VIDAS DOS SANTOS, “Em Ravenna, na estrada de Loreto, a morte de Santo Edístio, mártir. Edístio,, Hedisto, Hedesto, Aristo ou Orestes, no tempo de Nero, foi batizado por São Pedro, tendo sido morto pela fé.”, à página 160: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2018.pdf

4.   No monte Sinai, Santo Anas­tásio, he­gú­meno (Hegúmeno, hegumeno ou egúmeno é o título do responsável por um mosteiro da Igreja Ortodoxa ou das Igrejas Orientais Católicas, similar ao de abade. A responsável por um convento de freiras ortodoxas é chamada de hegúmena. O termo significa “aquele que está no comando”, “líder” em grego… https://pt.wikipedia.org/wiki/Heg%C3%BAmeno), que de­fendeu in­can­sa­vel­mente a ver­da­deira fé contra os mo­no­fi­sitas e es­creveu muitos ser­mões úteis para a sal­vação das almas. († c. 700).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no começo do séc. VIII, Santo Anastácio, monge do Monte Sinai, chamado por seus contemporâneos “o Novo Moisés”, por haver defendido ardorosamente a lei divina. (M).

– Ver “Anastácio Sinaíta ou Anastácio do Sinai foi um prolífico escritor eclesiástico, padre, monge e abade do Mosteiro de Santa Catarina no Monte Sinai… Suas principais obras incluem a Viae DuxQaestiones et ResponsionesHexaemeronHomilia i, ii, iii de creatione hominis, and the Narrationes. A Viae Dux – também chamada de Hodegos (transliteração do grego) e “Guia do caminho certo” – foi escrita em defesa do credo calcedoniano contra os ataques heréticos, principalmente dos monofisitas[3]:p. 313-4.…”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Anast%C3%A1cio_Sina%C3%ADta

5*.   No mos­teiro de Aple­cross, lo­ca­li­dade da Es­cócia, São Mel­rúbio, abade, que, sendo na­tural da Ir­landa e tor­nando-se monge em Bangor, fundou um mos­teiro de mis­si­o­ná­rios, onde, du­rante cin­quenta anos, di­fundiu a luz da fé ao povo desta região. († 722)

6*.   Em Cágli, no Pi­ceno, hoje nas Marcas, re­gião da Itália, o Beato João Saziári, re­li­gioso da Ordem Ter­ceira de São Fran­cisco. († c. 1371)

7*.   Em Cer­vere, junto de Fos­sano, no Pi­e­monte, re­gião da Itália, o Beato Bar­to­lomeu Cérvere, pres­bí­tero da Ordem dos Pre­ga­dores e mártir, que, de­pois de ter com­ba­tido ar­du­a­mente pela fé ca­tó­lica, a con­firmou ao morrer tres­pas­sado pela lança. († 1466)

8.   Em Altötting, na Ba­viera, re­gião da Ale­manha, São Con­rado de Parzham (João Birn­dorfer), re­li­gioso da Ordem dos Frades Me­nores Ca­pu­chi­nhos (também na Folhinha do Coração de Jesus, Conrado de Parzão), que de­sem­pe­nhou hu­mil­de­mente o ofício de por­teiro du­rante mais de qua­renta anos, com grande ge­ne­ro­si­dade para com os po­bres e nunca des­pe­dindo algum ne­ces­si­tado sem opor­tunas pa­la­vras de con­forto cristão. († 1891).

– Ver “Conrado de Parzham, cujo nome de nascença era Johann Birndorfer, foi um santo canonizado pela Igreja Católica em 1934 pelo Papa Pio XI e que, por quarenta anos, exerceu a função de porteiro do antigo santuário de Nossa Senhora das Mercês de Altötting[1]… A história de sua vida exerceu influência na formação do então jovem Joseph Ratzinger, que sobre ele assim se expressa: “NAQUELE HOMEM HUMILDE E PROFUNDAMENTE BONDOSO ACHÁVAMOS PERSONIFICADO, E LEVADO PELA FÉ ÀS SUAS MAIS BELAS POSSIBILIDADES, O QUE HÁ DE MELHOR EM NOSSO POVO. MAIS TARDE REFLETI MUITAS VEZES SOBRE A CURIOSA COINCIDÊNCIA DE QUE A IGREJA, NO SÉCULO DO PROGRESSO E DA CRENÇA NA CIÊNCIA, SE ACHASSE MAIS BEM REPRESENTADA EM PESSOAS MUITO SIMPLES, EM BERNADETE DE LOURDES OU MESMO NO IRMÃO KONRAD, QUE NEM PARECIAM TER SIDO ATINGIDOS PELAS CORRENTES HISTÓRICAS DE SEU TEMPO. (…) SERIA UM SINAL DE QUE TAMBÉM HOJE A CLARA VISÃO DO ESSENCIAL FOI DADA AOS PEQUENINOS, AQUELA VISÃO QUE COM TANTA FREQUÊNCIA FICA OCULTADA AOS SÁBIOS E ENTENDIDOS (CF. MT. 11, 25)? ACHO QUE ESSES SANTOS “PEQUENINOS” SÃO JUSTAMENTE UM GRANDE SINAL PARA O NOSSO TEMPO, UM SINAL QUE ME COMOVE, QUANTO MAIS EU VIVO COM E DENTRO DELE. (JOSEPH RATZINGER[2])”: Conrado de Parzham – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

– VER TAMBÉM …SÃO CONRAD DE PARZHAM.

Também conhecido como:

  • Conrad Birdorfer
  • Hansel Birddorfer
  • Johann Birdorfer
  • Johannes Birdorfer
  • John Birddorfer
  • Corrado Giovanni Evangelista Birndorfer da Parzham
  • Konrad…

Memorial

Perfil

Caçula de nove filhos de uma família de agricultores em uma região em recuperação das guerras napoleônicas. Sua mãe morreu quando ele tinha 14 anos. Dedicado desde cedo à oração solitária e à paz, ele era (ficava) um local familiar em todas as igrejas e santuários de sua região, muitas vezes esperando na porta ao nascer do sol para a primeira missa .

Capuchinho terciário aos 31 anos; Capuchinho noviço aos 33 anos, tomando o nome de Conrado . Atribuído ao santuário de Nossa Senhora de Altötting . Por mais de 40 anos Conrado foi porteiro , admitindo pessoas no convento, obtendo mantimentos, distribuindo esmolas , encorajando todos a se abrirem a Deus , e geralmente auxiliando os milhares que vinham ao convento em peregrinações . Trabalhou com crianças locais, ensinando -lhes a  e as práticas, e apoiou instituições de caridade para eles. Notável pelos dons de profetizar e de ler o coração das pessoas.

Três dias antes de sua morte , ele percebeu que não podia mais desempenhar suas funções e renunciou ao cargo; ele então celebrou a missa e foi para o leito de doente pela última vez. As crianças locais a quem ele ensinou o rosário o recitaram do lado de fora de sua janela até o final.

Nascer (nasceu)

Faleceu

Venerado

Beatificado

Canonizado

Patrocínio

informação adicional

Leituras

“Era a vontade de Deus que eu deixasse tudo o que era próximo e querido para mim. Agradeço-lhe por ter me chamado à vida religiosa, onde encontrei uma paz e uma alegria que jamais encontraria no mundo.

Meu projeto de vida é principalmente este: amar e sofrer, sempre meditando, adorando e admirando o amor indizível de Deus por suas criaturas mais humildes.” – carta de São Conrado

RESOLUÇÕES DE SÃO CONRADO DE PARZHAM:

  • Resolvo em primeiro lugar permanecer continuamente na presença de Deus e perguntar-me frequentemente se faria isto ou aquilo se meu confessor ou superior estivesse me observando e principalmente se Deus e meu anjo da guarda estivessem presentes.
  • Resolvo me perguntar, sempre que tenho que encontrar cruzes de sofrimento: “Conrad, por que você veio aqui?”
  • Resolvo evitar sair do convento, na medida do possível, a menos que seja por amor ao próximo, obediência, motivos de saúde, peregrinação piedosa ou outra boa causa.
  • Resolvo fomentar a caridade fraterna em mim e nos outros. Portanto, resolvo tomar cuidado para nunca dizer uma palavra indelicada. Resolvo suportar pacientemente os defeitos e as fraquezas dos outros e, na medida do possível, escondê-los com o manto da caridade, a menos que seja obrigado a manifestá-los a alguém que possa corrigi-los.
  • Resolvo observar o silêncio conscientemente. Resolvo falar brevemente e assim evitar muitas armadilhas e ser mais capaz de conversar com Deus.
  • Quando à mesa, resolvo colocar-me na presença de Deus o máximo que puder, permanecer recolhido e deixar de lado meus pratos favoritos para praticar uma forma oculta de mortificação. Resolvo não comer entre as refeições, a menos que seja ordenado a fazê-lo sob obediência.
  • Resolvo atender ao primeiro toque da campainha , a menos que seja legitimamente impedido.
  • Resolvo evitar, na medida do possível, conversar com o sexo oposto, a menos que a obediência me imponha deveres que tornem necessário falar com mulheres. Nesse caso, resolvo ser muito reservado e manter a guarda dos olhos.
  • Resolvo cumprir as ordens pontualmente e ao pé da letra. Resolvo especialmente fazer todos os esforços para conquistar minha própria vontade em todas as coisas.
  • Resolvo me forçar a prestar muita atenção aos pequenos detalhes e, na medida do possível, evitar todas as imperfeições. Resolvo observar fielmente a santa regra e não me afastar dela um fio de cabelo, aconteça o que acontecer.
  • Resolvo cultivar uma profunda devoção à Bem-Aventurada Virgem Maria e me esforçar para imitar suas virtudes.

Resultados de São Conrado no tempo de seu noviciado

Vim para passar alguns momentos contigo, ó Jesus, e em espírito me prostro no pó diante do Teu Santo Tabernáculo para adorar-Te, meu Senhor e Deus, na mais profunda humildade. Mais uma vez, um dia chegou ao fim, querido Jesus, outro dia que me aproxima da sepultura e do meu amado lar celestial. Mais uma vez, ó Jesus, meu coração anseia por Ti, o verdadeiro Pão da Vida, que contém toda doçura e prazer. Ó meu Jesus, perdoa-me misericordiosamente pelas faltas e ingratidão deste dia, e vem a mim para refrescar o meu pobre coração que anseia por Ti. Como o coração anseia pelas águas, como a terra seca anseia pelo orvalho do céu, assim meu pobre coração anseia por Ti, Tu Fonte da Vida. Eu Te amo, ó Jesus, espero em Ti, Te amo, e por Ti lamento sinceramente todos os meus pecados. Que Tua paz e Tua bênção sejam minhas agora e sempre e por toda a eternidade. Um homem. (Uma comunhão espiritual de São Conrado).

Citação MLA

9.   Em No­chis­tlan, no ter­ri­tório de Gua­da­la­jara, no Mé­xico, São Romão Adame, pres­bí­tero e mártir, que du­rante a per­se­guição contra a Igreja, so­freu o mar­tírio por con­fessar a fé em Cristo Rei. († 1927)

10. No meio de séc. IV, o martírio de São Simeão, católico da Pérsia (e vários outros mártires) que recusou-se a adorar o “sol que havia se eclipsado e tomado o luto pela morte de seu criador”. “Nós cristãos,” acrescentou ele “reconhecemos apenas um único Senhor, que foi crucificado e ressuscitou gloriosamente”. (Paixão – M).

– Ver também págs. (incluindo vários outros mártires) “Nos cárceres de Sapor II havia cem cristãos aprisionados. Entre eles, bispo, sacerdote, diáconos e clérigos. Reunidos, Simeão, acompanhado do juiz, apareceu no meio deles. Disse-lhes o juiz, em voz alta: Há aqui, entre vós todos, quem consinta em adorar o sol, o grande deus? Que se adiantem que se adiantem que lhes concederemos viver livremente. Ninguém se movimentou, como se estivessem pregados ao chão. Senão quando, todos, como que impulsionados por estranha força, responderam a uma só voz, alto e bom som: Nossa fé a um só Deus verdadeiro ensina-nos a desprezar os tormentos. As espadas não nos desviarão da firme espera da ressurreição. Jamais adoraremos as vossas pretensas divindades. Começou, então, a uma ordem do juiz, a ímpia faina rnacabra dos carrascos. E os cem heróis, um a um, iam sendo friamente decapitados, enquanto Simeão, no meio deles, a grandes brados, exortava-os, com a alma em fogo, estranhamente alheio à tão desoladora cena, muito virilmente…” às páginas: 147-155: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%207.pdf

11. São Maximiano de Constantinopla, bispo. Ver “São Maximiano morreu sübitamente no ciia 12 de abril, numa quinta-feira santa, no ano de 434′” às págs. 157-158: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%207.pdf

– Ver: “Maximiano foi arcebispo de Constantinopla entre 25 de outubro de 431 até sua morte, em 12 de abril de 434.”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Maximiano_de_Constantinopla

– Ver também “…Ele levou uma vida monástica e entrou em ordens presbiterais; sua ação em construir, às suas próprias custas, túmulos para os restos mortais dos homens santos havia obtido para ele uma reputação de santidade…”: https://en.wikisource.org/wiki/Dictionary_of_Christian_Biography_and_Literature_to_the_End_of_the_Sixth_Century/Maximianus,_archbp._of_Constantinople

12. Bem-aventurado Fastrade, abade e confessor. Ver “Fastrade, ou Fastrede, era natural do Hainaut… São Fastrade, falecido no ano de 1163,foi enterrado no túmulo de Alberico, em Citeaux.” às págs. 159-161: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%207.pdf

13. Bem-aventurado Bartolomeu Cervier de Savigliano. Ver “inquisidor, foi assassinado por hereges em 21 de abril de 1466…” as págs. 162-163: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%207.pdf

14. Em Alexandria, os santos mártires Arador, sacerdote, Fortunato, Félix, Sílvio (também na Folhinha do Coração de Jesus) e Vital, que morreram na prisão. Ver pág. 164: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%207.pdf

– Ver “… Em Alexandria, os santos mártires Arátor, um sacerdote, Fortunato, Félix, Silvius e Vitalis; todos morreram na prisão.
Ele e seus companheiros foram martirizados em uma perseguição inicial e foram listados no Martirológio Romano.
Arator, Fortunato, Felix, Silvius, & Vitalis MM (RM). São Arator era um sacerdote em Alexandria, Egito, condenado à morte com outros 4 em uma das perseguições anteriores. Nenhum particular é agora existente (Benedictines)…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayApril21.html#St._Arator_priest_Martyr_with

15. São Beuno. Festa litúrgica em 20 de abril (tradicionalmente) e 21 de abril (catolicismo). Ver página 163: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%207.pdf

Ver também: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Beuno

– Ver “… O pregador eficaz  St. Beuno evangelizou North Wales. A lenda não confiável de Beuno tem-no um monge no País de Gales que fundou sua própria comunidade e realizou inúmeros milagres, entre eles, restaurando a cabeça de St. Winifred depois que ela foi decapitada.
No entanto, ele parece ter sido um pregador eficaz que evangelizou grande parte do norte de Gales e fundou um mosteiro em Clynnog Fawr (Carnavonshire) …”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayApril21.html#St._Beuno_effective_preacher_evangelized

16. VER SANTAS E SANTOS DO DIA 21DE ABRIL (alguns destacados acima):

Anselmo de Cantuária (Memorial Opcional) Santo Menino de Boa SaúdeAnastácio I de Antioquia Anastácio do Sinai Apolo de Nicomédia Apolônio, o Apologista Arador de Alexandria Beuno Gasulsych Conrado de Parzham Crotates de Nicomédia Cipriano de Brescia Demétrio de Milão Félix de Alexandria Fortunato de Alexandria Frodulphus Isácio de NicomédiaJoão Saziari Maelrubba de Applecross Roman Adame Rosales Sílvio de Alexandria Vitalis de Alexandria Wolbodó de Liège — Martirizado na Pérsia Simeão de Ctesifonte Abdechalas Ananias Pusicius Uszathanes — Bartolomeu de Cerevere João de Riano Maximiano de Constantinopla
todos esses memoriais em uma única página

17. Outros santas e santos do dia 21 de abril: págs: 133-164 (vol.07):   http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%207.pdf

Obs. Às vezes entra com o Edge, mas mais com  Google chrome,.

Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XXI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959

 * “E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.

– Sobre 21 de abril, ver também: 21 de abril – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (Todas da internet, foram consultadas no dia de hoje)

  1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
  2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 343-345: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-
  3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf
  4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
  5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
  6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
  7. https://catholicsaints.info/21-april/
  8. https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayApril21.html

(este site mostra os santos do dia, em inglês. Tradução Google)

DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)

* SENHOR, NOSSO DEUS E PAI AMADO, OBRIGADO POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER!

QUERIDA MÃE VIRGEM MARIA, SOCORRA-NOS, PROTEJA-NOS!

SÃO JOSÉ, SANTAS/OS E ANJOS, INTERCEDAM POR NÓS! OBRIGADO! AMÉM!

================

* PAI AMADO, DÊ-NOS ESPÍRITO DE ORAÇÃO, VIGILÂNCIA, RENÚNCIA, PENITÊNCIA! DÊ-NOS ARDOR MISSIONÁRIO PARA E PELO E PARA O SENHOR! TIRE-NOS O TORPOR E A TIBIEZA! DÊ-NOS, AMADO PAI, CORAGEM DE LUTAR COM ENTUSIASMO E FORÇA DE VONTADE, MESMO EM SITUAÇÕES SEDUTORAS, DIFÍCEIS E ESPINHOSAS, PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ DE BONS COSTUMES E SANTIDADE POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO. DÊ-NOS A DOCILIDADE DAS OVELHAS! SOBRETUDO, DÊ-NOS A GRAÇA! PEDIMOS EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

================

* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA, ESCREVA-NOS:

barpuri@uol.com.br

================

* SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!

================

  * “O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)

================

Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu só lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)

================

* Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”

================

* “Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível”.

================

* 07 de janeiro ou 09 de abril – Beata Lindalva Justo de Oliveira:

Toda santidade passa pelo crisol (lugar ou circunstância apropriada a evidenciar as melhores qualidades de algo ou alguém) do sofrimento” (referente à Beata Lindalva de Oliveira, conforme http://www.santosdobrasil.org.br/?system=news&eid=294)

================

* 17 de janeiro: Santo Antão, ou Antônio

Oração: “Santo Antônio, você falou da importância de perseverar em nossa fé e nossa prática. Ajude-nos a acordar a cada dia com um novo zelo pela vida cristã e um desejo de enfrentar o próximo desafio em vez de apenas ficar parado. Amém!”

================

* 19 de janeiro, São Macário. “… A oração não requer muitas palavras. sobre você, você só precisa dizer: “SENHOR, TEM MISERICÓRDIA!” O Senhor sabe o que é útil para nós e nos concede misericórdia.”… Se você deseja ser salvo, seja como um morto. Não fique com raiva quando insultado (ou provocado), nem orgulhoso quando elogiado.” E ainda: “Se a calúnia (e a provocação) é como o louvor para você, a pobreza como a riqueza, a insuficiência como a abundância, então você não perecerá.“…

================

* 04 de fevereiro, SANTO ANDRÉ CORSINI: “Ele trabalhou arduamente para subjugar suas paixões por meio de humilhações extremas, obediência até mesmo à última pessoa na casa, pelo silêncio e oração (HUMILHAR-SE, OBEDECER, SILENCIAR, REZAR)”.

================

* 10 de fevereiro, SÃO JOSÉ SÁNCHEZ DEL RIO “Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio).

Ver: https://catholicsaints.info/saint-jose-sanchez-del-rio/

================

* 14 de fevereiro, SÃO JOÃO BATISTA DA CONCEIÇÃO GARCIA Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia).

Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!

================

* 14 de março, Albert Einstein:Deus Todo-Poderoso não joga dadosDiante de Deus somos todos igualmente sábios – igualmente tolos!

================

* 15 de março: São Clemente-Maria Hoffbauer: “Ó Meu Redentor, chegará aquele terrível momento em que restarão poucos cristãos inspirados pelo espírito de fé, aquele momento em que Sua indignação será provocada e Sua proteção será tirada de nós? Nossos vícios e nossas vidas más moveram irrevogavelmente Sua justiça a se vingar, talvez neste mesmo dia, de Seus filhos para não deixar que a luz da fé se apague nas almas?
“Lembre das antigas misericórdias, volta os olhos compassivos para a vinha plantada com a sua destra, regada pelas lágrimas dos Apóstolos, pelo sangue precioso de inúmeros mártires, e fecundada pelas orações de tantos confessores e virgens inocentes.
“Ó divino Mediador, olhe para aquelas almas zelosas que elevam seus corações ao Senhor e oram sem cessar pela manutenção desse seu dom mais precioso, a Verdadeira Fé. Mantenha-nos seguros na verdadeira fé católica e romana. Preserve-nos em sua santa fé, pois se formos ricos com este dom precioso, suportaremos com prazer todas as tristezas e nada poderá mudar nossa felicidade. Sem este grande tesouro da fé, nossa infelicidade seria indizível e sem limites.
“Ó Bom Jesus, Autor da nossa fé, conservai-a pura em nós; guardai-nos na barca de Pedro, fiel e obediente ao seu sucessor, e Vosso vigário aqui na terra, para que se mantenha a unidade da santa Igreja, a santidade promovida, a Santa Sé protegida em liberdade e a Igreja universal estendida em benefício das almas.
“Ó Jesus, Autor da nossa fé, humilha e converte os inimigos da Sua Igreja; conceda verdadeira paz e concórdia a todos os reis e príncipes cristãos e a todos os crentes; fortalece-nos e preserva-nos no Seu santo serviço até ao fim, para que vivamos com o Senhor e morramos no Senhor.

“Ó Jesus, Autor de nossa fé, deixe-nos viver pelo Senhor e morrer pelo Senhor. Amém.”

================

* 15 de março, SANTA LUÍSA DE MARILLAC “… SEDE DILIGENTES NO SERVIÇO AOS POBRES . . . AMEM OS POBRES, HONREM-NOS, MEUS FILHOS, COMO VOCÊS HONRARIAM O PRÓPRIO CRISTO”

================

* 21 de março, SÃO NICOLAU DE FLUE: “Salve, ó Mãe de toda pureza, virgem imaculada, Mãe de toda misericórdia e Mãe de nosso Salvador; venho rogar-lhe que interceda por um pobre pecador junto ao seu Divino Filho, para que me conceda Sua santa Graça. O inimigo implacavelmente me persegue e me ataca. Você uma vez esmagou a cabeça da serpente ao dar à luz nosso Salvador – ajude-me a superar suas artimanhas e enganos. Você é meu refúgio. Por que você me afastaria? …

Não, ó Virgem graciosa! Você virá em meu socorro e o inimigo será derrotado. Amém!São Nicolau relatou que nunca invocou Maria em vão e que sempre sentiu visivelmente os efeitos de sua proteção.”

================

* 21 de março, SÃO SERAPIÃO DE THMUIS A mente é purificada pelo conhecimento espiritual (ou pela santa meditação e oração), as paixões espirituais da alma pela caridade e os apetites irregulares pela abstinência e penitência… (regra resumida da perfeição cristã – que São Serapião repetia muitas vezes) … “Nossos corpos podem se tornar instrumentos do bem ou do mal, dependendo da disposição do coração; tanto os homens justos quanto os ímpios são frequentemente mudados para o outro tipo….”

(conf. http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMarch21.html#370_St._Serapion_the_Scholastic_Bishop)

================

* 05 de abril, SÃO VICENTE FERRER “Faça o que fizer, não pense em si mesmo, mas em Deus…

Você deseja estudar a seu favor? Deixe a devoção acompanhar todos os seus estudos, e estude menos para se tornar um sábio do que para se tornar um santo.

 Consulte a Deus mais do que seus livros, e peça-Lhe, com humildade, que faça você entender o que lê.

O ESTUDO CANSA E ESGOTA A MENTE E O CORAÇÃO. VÁ DE VEZ EM QUANDO, PARA REFRESCÁ-LOS, AOS PÉS DE JESUS CRISTO SOB SUA CRUZ. REPOUSE ALI.

Alguns momentos de repouso em suas chagas sagradas dão novo vigor e novas luzes.

Aplique-se por orações curtas, mas fervorosas e jaculatórias.

Nunca comece ou termine seu estudo, sem ser pela oração.

A ciência é um dom do Pai das luzes“.

================

* 06 de abril: São Zeferino Agostini

Fundou a Pia União das Irmãs Devotas de Santa Ângela Merici…

Dizia a elas: “Não se assustem com o trabalho ou o sofrimento, nem com o fruto escasso de seu trabalho. Lembrem-se de que Deus recompensa não pelos resultados, mas pelo esforço.” (L’Observattore Romano). 

Ele sabia que sua primeira prioridade era desenvolver seu relacionamento com Deus por meio da oração pessoal, porque Deus era a fonte de sua alegria e poder para fazer o bem…

================

*12 de abril: São David Uribe

“Perdoo todos os meus inimigos e peço a Deus e a quem ofendi que me perdoe.” -da última vontade e testamento de Saint David

===============

* 21 de maio, PADRE MANOEL E COROINHA ADÍLIO “…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio)

================

* 20 de abril: Projeto de vida de SÃO CONRADO DE PARZHAM

“MEU PROJETO DE VIDA É PRINCIPALMENTE ESTE: amar e sofrer, sempre meditando, adorando e admirando o amor indizível de Deus por suas criaturas mais humildes.”

RESOLUÇÕES DE SÃO CONRADO DE PARZHAM:

  • Resolvo em primeiro lugar permanecer continuamente na presença de Deus e perguntar-me frequentemente se faria isto ou aquilo se meu confessor ou superior estivesse me observando e principalmente se Deus e meu anjo da guarda estivessem presentes.
  • Resolvo me perguntar, sempre que tenho que encontrar cruzes de sofrimento: “Conrad, por que você veio aqui?”
  • Resolvo evitar sair do convento, na medida do possível, a menos que seja por amor ao próximo, obediência, motivos de saúde, peregrinação piedosa ou outra boa causa.
  • Resolvo fomentar a caridade fraterna em mim e nos outros. Portanto, resolvo tomar cuidado para nunca dizer uma palavra indelicada. Resolvo suportar pacientemente os defeitos e as fraquezas dos outros e, na medida do possível, escondê-los com o manto da caridade, a menos que seja obrigado a manifestá-los a alguém que possa corrigi-los.
  • Resolvo observar o silêncio conscientemente. Resolvo falar brevemente e assim evitar muitas armadilhas e ser mais capaz de conversar com Deus.
  • Quando à mesa, resolvo colocar-me na presença de Deus o máximo que puder, permanecer recolhido e deixar de lado meus pratos favoritos para praticar uma forma oculta de mortificação. Resolvo não comer entre as refeições, a menos que seja ordenado a fazê-lo sob obediência.
  • Resolvo atender ao primeiro toque da campainha , a menos que seja legitimamente impedido.
  • Resolvo evitar, na medida do possível, conversar com o sexo oposto, a menos que a obediência me imponha deveres que tornem necessário falar com mulheres. Nesse caso, resolvo ser muito reservado e manter a guarda dos olhos.
  • Resolvo cumprir as ordens pontualmente e ao pé da letra. Resolvo especialmente fazer todos os esforços para conquistar minha própria vontade em todas as coisas.
  • Resolvo me forçar a prestar muita atenção aos pequenos detalhes e, na medida do possível, evitar todas as imperfeições. Resolvo observar fielmente a santa regra e não me afastar dela um fio de cabelo, aconteça o que acontecer.
  • Resolvo cultivar uma profunda devoção à Bem-Aventurada Virgem Maria e me esforçar para imitar suas virtudes.

 UMA COMUNHÃO ESPIRITUAL, À NOITE, DE SÃO CONRADO DE PARZHAM

“Vim para passar alguns momentos contigo, ó Jesus, e em espírito me prostro no pó diante do Teu Santo Tabernáculo para adorar-Te, meu Senhor e Deus, na mais profunda humildade. Mais uma vez, um dia chegou ao fim, querido Jesus, outro dia que me aproxima da sepultura e do meu amado lar celestial. Mais uma vez, ó Jesus, meu coração anseia por Ti, o verdadeiro Pão da Vida, que contém toda doçura e prazer. Ó meu Jesus, perdoa-me misericordiosamente pelas faltas e ingratidão deste dia, e vem a mim para refrescar o meu pobre coração que anseia por Ti. Como o coração anseia pelas águas, como a terra seca anseia pelo orvalho do céu, assim meu pobre coração anseia por Ti, Tu Fonte da Vida. Eu Te amo, ó Jesus, espero em Ti, Te amo, e por Ti lamento sinceramente todos os meus pecados. Que Tua paz e Tua bênção sejam minhas agora e sempre e por toda a eternidade. Um homem.”

================

* 31 de maio, São NICOLAS BARRÉ, citações:

  • ACONTEÇA O QUE ACONTECER, ESTEJA SEMPRE EM PAZ E CONFIE EM DEUS, ISSO SERÁ FEITO A VOCÊ DE ACORDO COM SUA FÉ, SUA ESPERANÇA E SUA CARIDADE E MUITO MAIS. » Carta 61 (OC p 538) – Máxima de conduta para as amantes número 21 obras completas p.128
  • “DEVEMOS NOS CONCENTRAR MAIS EM ESTABELECER O BEM AO INVÉS DE DESTRUIR O MAL. ESTABELECIDO O BEM, O MAL NÃO PODERÁ MAIS SUBSISTIR. » Máxima para a Direção das Almas 17 Obras Completas p.357
  • “QUANTO MAIS ESTAMOS UNIDOS A DEUS, MAIS RECEBEMOS FORÇA DE ESPÍRITO E INFLUÊNCIA, POIS ELE É SUA FONTE E OCEANO”. – Carta 27 (OC p 457)

================

* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO: “Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…” Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém! http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html

================

* 15 de setembro, SANTA CATARINA DE GÊNOVA “… a oração por um ente querido é, para o crente, uma forma de apagar qualquer distância, até mesmo a morte. Em oração, permanecemos na presença de Deus na companhia de alguém que amamos, mesmo que essa pessoa tenha morrido antes de nós

“Não devemos transformar o purgatório em um campo de concentração em chamas à beira do inferno – ou mesmo em um ‘inferno por um curto período de tempo’. É uma blasfêmia pensar nisso como um lugar onde um Deus mesquinho cobra a última libra – ou grama – de carne … Santa Catarina de Gênova (Festa dia 15 de setembro, mística do século 15), escreveu ‘fogo’ do purgatório é o amor de Deus ‘queimando’ a alma para que, por fim, a alma esteja totalmente em chamas. É a dor de querer ser feito totalmente digno de Alguém que é visto como infinitamente amável, a dor do desejo de união que agora está absolutamente assegurada, mas ainda não completamente experimentada

(Leonard Foley, OFM, Crendo em Jesus) …”:

================

* 21 de outubro, SANTO AGATÃO “… Não há nada mais difícil do que a oração, pois não há esforços que os demônios não façam para interromper este poderoso meio de os desanimar

================

*          27 de outubro SANTO ABRAÃO, ERMITÃO “… A PAIXÃO VIVE; APENAS ESTÁ REPRIMIDA… ESTÁ APENAS PRESA… AS PAIXÕES VIVEM, APENAS SÃO REPRIMIDAS PELOS SANTOS (COM A GRAÇA DE DEUS!) …”.  SANTAS E SANTOS, INTERCEDAM POR NÓS PARA QUE POSSAMOS REPRIMIR AS PAIXÕES. PAI AMADO, DÊ-NOS A GRAÇA DE REPRIMIR AS PAIXÕES. Santo Abraão, rogue por nós! Amém!”, conforme páginas 52-53: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf

================

* ORAÇÃO DO ANO DE SÃO JOSÉ “PATRIS CORDE”

Salve, guardião do Redentor

e esposo da Virgem Maria!

A vós, Deus confiou o seu Filho;

em vós, Maria depositou a sua confiança;

convosco, Cristo tornou-Se homem.

Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós

e guiai-nos no caminho da vida.

Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem,

e defendei-nos de todo o mal. 

Amém!

(Conforme < https://radio.cancaonova.com/sao-jose-do-rio-preto/oracao-ano-de-sao-jose/ >)

================

* PAI, ABRACE-NOS!

JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!

DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS ENCHA E NOS UNA NO AMOR!

MÃEZINHA MARIA, CUIDE DE NÓS!

SÃO JOSÉ, SANTAS, SANTOS E ANJOS, ROGUEM POR NÓS!

POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

================

* Após Deus, o Pai amado, chamar minha amada esposa e companheira por 38 anos, 9 meses e oito dias, em 24.09.2017, descobri:

1. Posso comunicar com a minha Frô, pela ORAÇÃO;

2. Posso VER, ESCUTAR, SENTIR a FRÔ (transformada, sem dores, linda, maravilhosa) em meu ser;

3. Ela está vivendo nos braços de Deus (bondosos, vigorosos);

4. Um dia vamos estar juntos;

5. Quando Deus me chamar, quero levar coisas boas para o banquete celeste (amor a Deus e ao próximo).

Dê-nos essa Graça, Pai amado! Dê-nos A GRAÇA! AMÉM! Obrigado, Senhor, por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!

================

“Senhor, eu tenho fé. Ajude-me a ter mais fé ainda!” (Mc 9,24)

================

* Ver o blog: https://vidademartiressantasesantos.blog/

MUITO OBRIGADO!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.