Santas e Santos 19 de março

So­le­ni­dade de São José, es­poso da San­tís­sima Virgem Maria, homem justo, da des­cen­dência de David, que exerceu a missão de pai do Filho de Deus, Jesus Cristo, o qual quis ser cha­mado filho de José e lhe foi sub­misso como um filho a seu pai. A Igreja ve­nera com es­pe­cial honra como seu pa­trono aquele que o Se­nhor cons­ti­tuiu chefe da sua família.

– Ver mais sobre São José às páginas 141-155: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%205.pdf

2.   Em Spo­leto, na Úm­bria, re­gião da Itália, São João, abade de Pár­rano, que ori­entou como pai um grande nú­mero de servos de Deus. († s. VI)

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, São João, abade, originário da Síria, veio a fixar-se em Pinna nos Abruzos, onde construiu um mosteiro que dirigiu por quarenta anos. Seus dons sobrenaturais tornaram-no célebre em sua época (M)

3*.   Em Pavia, na Lom­bardia, também re­gião da Itália, o Beato Is­nardo de Chiampo, pres­bí­tero da Ordem dos Pre­ga­dores, que fundou nesta ci­dade um con­vento da sua Ordem. († 1244)

4*.   Em Sena, na Etrúria, hoje na Tos­cana, também re­gião da Itália, o Beato André Galleráni, que vi­sitou e con­fortou so­li­ci­ta­mente os en­fermos e os atri­bu­lados e con­gregou vá­rios com­pa­nheiros na as­so­ci­ação dos Ir­mãos da Mi­se­ri­córdia, para que, como leigos sem votos, se de­di­cassem ao ser­viço dos po­bres e dos enfermos. († 1251)

5*.   Em Ca­me­rino, no Pi­ceno, hoje nas Marcas, também re­gião da Itália, o Beato João Bu­rálli de Parma, pres­bí­tero da Ordem dos Me­nores, que o papa Ino­cêncio IV en­viou como de­le­gado aos Gregos, para pro­curar res­ta­be­lecer a sua co­mu­nhão com os Latinos. († 1289)

– Ver mais sobre o Beato João Burali de Parma às páginas 156-161: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%205.pdf

6*.   Em Pavia, na Lom­bardia, igual­mente re­gião da Itália, a Beata Si­bi­lina Biscóssi, virgem, que, fi­cando cega aos doze anos, passou ses­senta e cinco anos re­clusa numa cela con­tígua à igreja da Ordem dos Pre­ga­dores, ilu­mi­nando com a sua luz in­te­rior muitas pes­soas que a ela acorriam. († 1367)

– Ver também às páginas 162-163: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%205.pdf

7*.   Em Vi­cenza, no Vé­neto, também re­gião da Itália, o Beato Marcos de Már­chio de Montegallo, pres­bí­tero da Ordem dos Me­nores, que, para so­correr a in­di­gência dos po­bres, criou a obra de­no­mi­nada Monte de Piedade. († 1496)

– Ver também às páginas 164-165: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%205.pdf

8♦.   Em Mo­nis­trol de Mon­serrat, na lo­ca­li­dade da pro­víncia de Bar­ce­lona, na Es­panha, o Beato Félix José (José Trilla Lastra), re­li­gioso da Con­gre­gação dos Ir­mãos das Es­colas Cristãs e mártir, que, du­rante a per­se­guição contra a Igreja, foi morto em ódio à religião. († 1936)

9*.   Perto de Mu­nique, ci­dade da Ba­viera, na Ale­manha, o Beato Nar­ciso Turchan, pres­bí­tero da Ordem dos Frades Me­nores e mártir, que, da Po­lónia, sub­me­tida a um ne­fasto re­gime, foi de­por­tado por causa da sua fé para o campo de con­cen­tração de Da­chau, onde morreu vi­ti­mado pelas torturas. († 1942)

10*.   Em Mauthausen, na Áus­tria, o Beato Mar­celo Callo, mártir, que, vindo ainda jovem de Rennes, ci­dade da França, du­rante a guerra con­for­tava com o es­tí­mulo fer­vo­roso da fé os seus com­pa­nheiros de ca­ti­veiro, exaustos por tão duros tra­ba­lhos for­çados, e por isso foi morto num campo de extermínio. († 1945)

11. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no começo do século IV, São Pancrácio. Romano de nascimento, era cristão e tinha um cargo importante na corte de Diocleciano, quando apostatou por influência do imperador. As orações de sua mãe e de suas irmãs levaram-no depressa ao arrependimento e ele declarou heroicamente ter recuperado a sua fé. Por isso, foi decapitado (M).

12. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no séc. VII, os Santos Landoaldo, sacerdote, e Amâncio, Diácono, que foram enviados pelo Papa São Martinho I para evangelizar a região de Flandres (M).

13. No mesmo dia, em Sorrento, os santos mártires Quinto, Quintila, (também na Folhinha do Coração de Jesus), Quartila e Marcos, com nove outros. Ver à página 166: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%205.pdf

14. No mesmo dia, Santo Apolônio (também na Folhinha do Coração de Jesus)e Leôncio, conforme o Martirológio da Editora Permanência.

15. Outros santos do dia 19 de março: págs: 141-167 (vol.05):  http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%205.pdf

“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores e Santas virgens.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex. ou português da época em que o livro foi publicado.

BIBLIOGRAFIA e DIVERSOS

  1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal – http://www.liturgia.pt/martirologio/
  2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf
  3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf
  4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
  5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014Livraria on line – www.editorapermanencia.com
  6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.