Santas e Santos de 14 de junho

1.   Em Sa­maria ou Se­baste, na Pa­les­tina, hoje Sivas, na Tur­quia, a co­me­mo­ração de Santo Eliseu, dis­cí­pulo de Elias, que foi pro­feta em Is­rael no tempo do rei Jorão até aos dias de Joás. Em­bora não tenha dei­xado orá­culos es­critos, pelos mi­la­gres que fez em favor dos es­tran­geiros anun­ciou a sal­vação que havia de vir para todos os homens. Ver páginas 352-373: – Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume X – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

2.   Em Aqui­leia, na Ve­nécia, hoje no Friúli, re­gião da Itália, São Proto, mártir. († data inc.)

3.   Em Sois­sons, na Gália Bél­gica, ac­tu­al­mente na França, os santos Va­lério e Ru­fino (também na Folhinha do Coração de Jesus), mártires. († s. IV)

4*.   Em Ná­poles, na Cam­pânia, re­gião da Itália, São For­tu­nato, bispo. († s. IV)

5.   Em Vi­enne, na Bor­gonha, hoje na França, Santo Etério, bispo. († s. VII)

6.   Em Cons­tan­ti­nopla, hoje Is­tambul, na Tur­quia, São Me­tódio, bispo, que, sendo monge, se di­rigiu a Roma para de­fender o culto das sa­gradas ima­gens junto do papa Pas­coal I e, or­de­nado bispo, ce­le­brou so­le­ne­mente o triunfo da ver­da­deira fé. († 847)

7.   Em Cór­dova, na An­da­luzia, re­gião da Es­panha, os santos már­tires Anas­tásio, pres­bí­tero, Félix, monge, e Digna, virgem, que mor­reram no mesmo dia e do mesmo modo: Anas­tásio, porque pro­fessou a fé cristã, pe­rante os côn­sules mouros, foi ime­di­a­ta­mente pas­sado à es­pada; com ele, pe­receu também Félix, ori­gi­nário da Ge­túlia, na África Se­ten­tri­onal, que se­guia a fé ca­tó­lica e a vida mo­nás­tica nas As­tú­rias; Digna, ainda muito jovem, que re­pre­endeu ve­e­men­te­mente o juiz pela morte dos dois már­tires, ime­di­a­ta­mente foi degolada. († 853)

8♦.   Em Be­a­pendi, ci­dade do es­tado de Minas Ge­rais, no Brasil, a Beata Fran­cisca de Paula de Jesus (“Nhá Chica”), filha e neta de es­cravos, que, tendo fi­cado órfã aos dez anos, de­dicou toda a sua hu­milde vida à oração e ao ser­viço dos mais necessitados. († 1895). Ver: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Nhá_Chica

9. No Martirológio Romano-Monástico, no ano da graça de 1046, a volta para Deus do Bem-Aventurado Ricardo, abade de Saint Vanne de Verdun, que depois de um período em Cluny, reavivou o monaquismo na Lorena, na Renânia e em Flandres (X). Ver páginas 395-376: – Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume X – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

10. Bem-Aventurada Castora Gabrielli. Ver página 374-377: – Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume X – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

11. Outros santos do dia 14 de Junho: págs. 328- – Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume X – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores e Santas virgens.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex. ou português da época em que o livro foi publicado.

BIBLIOGRAFIA e DIVERSOS

  1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
  2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf
  3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf
  4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
  5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014Livraria on line – www.editorapermanencia.com
  6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular
  7. Especialmente para este dia: Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume X – Editora das Américas – 11 de julho de 1959 – páginas 328-377

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.