Conforme o Martirológio Romano-Monástico, Festa da Sagrada Familia: Jesus, Maria e José.. No seio dela, o Verbo Encarmado cresceu em sabedoria, em tamanho e em graça diante de Deus e dos homens. Observação: Esta festa é celebrada no domingo dentro da Oitava do Natal, ou, se não houver, no dia 30 de dezembro.
1. Em Roma, no cemitério de Calisto, junto à Via Ápia, o sepultamento de São Félix I, papa, que regeu a Igreja Romana no tempo do imperador Aureliano. († 274). Ver: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Papa_Félix_I
2. Em Vidin, na Mésia, na hodierna Bulgária, Santo Hermes, exorcista e mártir. († s. III/IV)
3. Comemoração de Santo Anísio (também na Folhinha do Coração de Jesus, Anísia), bispo de Tessalónica, hoje na Grécia, que, no tempo do imperador Teodósio, foi constituído pelos Pontifices Romanos vigário apostólico do antigo Ilírico, território dos actuais Bálcãs, e muito louvado por Santo Ambrósio. († c. 406). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Tessalônica, perto de 404, Santo Anísio, bispo. Nomeado vigário pontifical da Ilíria pelo papa Dâmaso, tomou a defesa de São João Crisóstomo, que estava sendo perseguido. (M)
4. Em Tours, na Gália Lionense, na hodierna França, São Perpétuo, bispo, que edificou a basílica de São Martinho e muitas outras em honra dos Santos, e regulamentou na sua Igreja a prática dos jejuns e das vigílias. († 491)
5*. Em Aosta, nos Alpes Graios, território da Itália, São Jucundo, bispo. († c. 502)
6. Em Flay, na região de Beauvais, na Nêustria, actualmente na França, São Geremaro, abade do mosteiro deste lugar por ele fundado. († c. 658)
7*. Em Evesham, na Inglaterra, Santo Egvino, bispo, que fundou o mosteiro deste lugar. († 707)
8. Na região dos Vestinos, hoje nos Abruzos, região da Itália, São Rainério, bispo de Forcone, cuja virtude na administração dos bens foi louvada pelo papa Alexandre II. († 1077).
9*. Em Canne, na Apúlia, também na Itália, São Rogério, bispo. († s. XII). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, ainda na Itália, a morte de diversos pastores que haviam consagrado sua vida ao serviço da Igreja: São Libério (também na Folhinha do Coração de Jesus), bispo de Ravena, no séc. IV; São Rogério, bispo de Cannes, no começo do séc. XIII; e São Ranieri, bispo de Áquila, no séc. XI. (X, M)
10*. Em Frazzanó, povoação da Sicília, região da Itália, São Lourenço, monge segundo a observância dos Padres orientais, insigne pela austeridade de vida e incansável pregação. († c. 1162)
11*. Em Palestrina, no Lácio, também região da Itália, a Beata Margarida Collona, virgem, que às riquezas e deleites do século preferiu a pobreza por amor de Cristo, a quem serviu professando a Regra de Santa Clara. († 1280). Ver páginas 220-221: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2022.pdf
12*. Em Génova, na Ligúria, também região da Itália, a Beata Eugénia Ravasco, virgem, que fundou o Instituto das Irmãs Filhas dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, ao qual confiou a educação da juventude feminina e a dedicação às necessidades dos enfermos e das crianças. († 1900)
13*. Em Pancaliéri, localidade próxima de Turim, na Itália, o Beato João Maria Boccardo, presbítero, que, entre os muitos trabalhos empreendidos para a assistência dos anciãos e dos enfermos e a formação cristã das crianças, fundou a Congregação das Irmãs Pobres Filhas de São Caetano. († 1913)
14. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no mesmo dia, São Sabino (também na Folhinha do Coração de Jesus), mártir, festejado em Spoleto desde o séc. VI. (M). “Em Espoleto, a festa dos santos Sabino (também na Folhinha do Coração de Jesus e no Martirológio Romano-Monástico) bispo de Assis; Exuperâncio e Marcelo, diáconos; Venustiano, prefeito, com espôsa e filhos, mártires sob o imperador Maximiano. Marcelo e Exuperâncio, atormentados no cavalete, maltratados a bastonadas, rasgados com as unhas-de-ferro, queimados nas costas, cumpriram o martírio. Pouco tempo depois, Venustiano, com a espôsa e os filhos, foram mortos pela espada. Quanto a São Sabino, depois de ter as mãos cortadas, foi espancado até morrer. Embora o martírio dêstes santos ocorresse em datas diferentes, a festa celebra-se no mesmo dia. Conf. Pág. 217-219:
Clique para acessar o VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2022.pdf
15. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no séc. IX, Santo Eugênio, bispo de Milão, que restaurou a liturgia ambrosiana, que se encontrava ameaçada. (M)
16. Bem-Aventurado Sebastião-Valfré, Padre na Sabóia. Ver páginas 211-216: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2022.pdf
17. Outros santos do dia 30 de dezembro: págs. 211-221:
Clique para acessar o VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2022.pdf
“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores e Santas virgens.
R/: Demos graças a Deus!”
OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex. ou português da época em que o livro foi escrito.
– Sobre o dia 30 de dezembro, ver ainda: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/30_de_dezembro
BIBLIOGRAFIA e DIVERSOS
1.MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004
ISBN 978-88-209-7925-6 – Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf
3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf
4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.