1. Em Roma, junto de São Paulo, na Via Ostiense, São Félix III, papa, tetravô do papa São Gregório Magno. († 492). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, nobre romano que renunciou a seus bens para servir a Cristo e à Igreja. Tornando-se Papa, obteve a liberdade de religião para os católicos da África do Norte. Ver: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Papa_F%C3%A9lix_III
2. Em Angers, na Gália Lionense, actualmente na França, Santo Albino (também no Martirológio Romano-Monástico e na Folhinha do Coração de Jesus) bispo, que repreendeu veementemente os costumes abusivos dos poderosos e promoveu com ardor o Terceiro Concílio de Orleães para a renovação da Igreja. († c. 550) Ver págs. 134-135:
Clique para acessar o VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%204.pdf
– Ver também: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Albino_de_Angers
3. Em Saint David, antiga Menévia, no País de Gales, São David, bispo, que, imitando os exemplos e virtudes dos Padres orientais, fundou um mosteiro, de onde partiram muitos monges para evangelizar o País de Gales, a Irlanda, a Cornualha e a Armórica. († c. 601). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no séc. VI, São Davi, inicialmente monge, fundou a Sé Episcopal de Menévia, sobre um promontório do mar da Irlanda. Veio a ser o grande santo nacional do País de Gales. (X). Ver págs. 136-137:
Clique para acessar o VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%204.pdf
– Ver também: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Davi_de_Men%C3%A9via
4. Em Le Mans, na Nêustria, hoje na França, São Siviardo, abade de Anisole. No Martirológio Romano-Monástico, São Sivardo. Após haver recebido uma sólida educação humanista e cristã, seguiu seu pai que tomara o hábito no Mosteiro de Saint-Calais, no Maine, do qual veio a tornar-se o quinto abade (M). († c. 680)
5. Em Kaiserswerdt, ilha do Reno, na Saxónia, actualmente na Alemanha, São Suitberto, bispo, que, tendo sido monge na Nortúmbria, depois companheiro de São Vilibrordo e finalmente ordenado bispo por São Vilfredo, anunciou o Evangelho aos Bátavos, aos Frisões e a outros povos da Germânia e morreu piedosamente, já em idade avançada, no mosteiro que tinha fundado. († 713). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, discípulo de São Vilibrordo, levou a luz do Evangelho para a Westfália. (M). Ver também págs. 127-129:
Clique para acessar o VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%204.pdf
6. Na Gasconha, num território hoje situado no sudoeste da França e noroeste da Espanha, São Leão, bispo e mártir. († s. IX)
7*. No mosteiro de Avena, nas encostas do monte Mercúrio, na Calábria, região da Itália, São Leão Lucas, abade de Monte Mula, que resplandeceu na vida eremítica e cenobítica segundo a observância dos monges orientais. († c. 900)
8*. Em Celanova, na Galiza, região da Espanha, São Rosendo, que foi primeiramente bispo de Dume, em Portugal, onde procurou promover e restaurar nesta região a vida monástica e, renunciando ao ministério episcopal, tomou o hábito monástico no mosteiro de Celanova, que dirigiu como abade. († 977). Ver: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Rosendo_de_Celanova
9*. Em Tággia, na Ligúria, região da Itália, a comemoração do Beato Cristóvão de Milão, presbítero da Ordem dos Pregadores, muito dedicado ao culto divino e à doutrina sagrada. († 1484)
10*. Em Bassano, no Véneto, região da Itália, a Beata Joana Maria Bonomo, abadessa da Ordem de São Bento, que, dotada de dons místicos, experimentou no corpo e na alma as dores da Paixão do Senhor. († 1670)
11. Em Xilinxian, cidade da província de Guangxi, na China, Santa Inês Cao Kuiying, mártir, que, tendo vivido casada com um esposo violento, depois da morte deste se dedicou, por mandato do bispo, ao ensino da doutrina cristã; por isso foi encerrada num cárcere, onde sofreu crudelíssimos tormentos, e, sempre animada pela confiança em Deus, partiu deste mundo para as núpcias eternas. († 1856)
12. Na África, o martírio de São Leão e seus onze companheiros, testemunhas da verdade do cristianismo até à morte violenta (conf. Martirológio Romano-Monástico – M).
13. No dia de aniversário de fundação da abadia de Fontenelle, por São Vandrilo, comemoração de todos Os Santos Monges e Abades daquele lugar, em número de quarenta, sobre os quais um cronista de Mont-Blandin escrevia já no séc. X: “Deste lado dos Alpes, poder-se-ia dificilmente encontrar outro lugar onde tantos santos tenham vivido” (conf. Martirológio Romano-Monástico – M).
14. Santa Eudócia – Mártir (também na Folhinha do Coração de Jesus). Ver sua história nas págs. 130-133:
Clique para acessar o VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%204.pdf
15. Em Marselha, os santos Hermes e Adriano, (também na Folhinha do Coração de Jesus) mártires. Ver pág. 139:
Clique para acessar o VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%204.pdf
16. Outros santos do dia 01 de março: págs. 127-139 (vol.4): http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-v%204.pdf
“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores e Santas virgens.
R/: Demos graças a Deus!”
OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex. ou português da época em que o livro foi escrito.
– Sobre o dia 01 de março, ver ainda: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/1_de_mar%C3%A7o
1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004
ISBN 978-88-209-7925-6 – Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf
3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf
4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.