Memória das santas mártires Perpétua e Felicidade, presas em Cartago com outros jovens catecúmenos no tempo do imperador Septímio Severo: Perpétua, mulher patrícia de cerca de vinte e dois anos de idade, era mãe de uma criança de peito; Felicidade, sua escrava, estando grávida, segundo as leis devia ser conservada até dar à luz; mas, apesar das dores de parto, mostrava-se serena diante das feras. Passaram ambas do cárcere para o anfiteatro, de rosto alegre, seguras de que iam para o Céu. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, memória das Santas Perpétua e Felicidade (também na Folhinha do Coração de Jesus), martirizadas no anfiteatro de Cartago no dia 7 de março de 203. De condições sociais diferentes, estas duas jovens mães de família, ainda catecúmenas, enfrentaram a morte com mais coragem do que às dores do parto, na esperança de que não seriam mais elas, mas Cristo, que sofreria então nelas e por elas. (R). Ver sua história mais detalhada, juntamente com outros companheiros, nas págs. 226-243: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%204.pdf – († 203)
– Ver também: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Perp%C3%A9tua_e_Felicidade
2. Também em Cartago, a paixão dos santos Sátiro, Saturnino, Revocato e Secundino, que morreram na mesma perseguição. O último morreu no cárcere; os outros, depois de sofrerem as investidas de várias feras, deram mutuamente o ósculo santo e sucumbiram degolados ao golpe da espada. São Saturnino, também na Folhinha do Coração de Jesus. Conforme o Martirológio, Ed. Permanência, São Saturnino padeceu juntamente com Santa Perpétua e Felicidade, juntamente com Sátiro, Saturnino, Revocato, que foram dados às feras e Secúndulo que morreu na prisão. († 203)
3. Em Cesareia da Palestina, a paixão de Santo Eubúlio, companheiro de Santo Adrião, que dois anos depois dele, foi despedaçado pelos leões e trespassado pela lança. No Martirológio Romano-Monástico, em Cesaréia da Palestina, Santo Êubulo, que foi martirizado em nome de Cristo juntamente com o médico São Julião, ao final do séc. III (M). († 309)
4. Em Quersoneso, na actual Ucránia, os santos bispos Basílio, Eugénio, Agatodoro, Elpídio, Etério, Capitão e Efrém, mártires. († c. s. IV)
5. Na Tebaida, região do Egipto, São Paulo o Simples, discípulo de Santo Antão. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, perto de 340, São Paulo, o Simples. Egípcio de origem, viveu no mundo até o dia em que, traído por sua mulher, foi bater à porta de Santo Antão. Antes de ser recebido, foi submetido a tais privações, que lhe foi dado o epíteto de “o Simples”. (M). Ver mais de sua história às págs. 244-248: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%204.pdf – († s. IV)
6. Em Bréscia, cidade do actual Véneto, região da Itália, São Gaudioso, bispo. († s. V)
7*. No mosteiro de Aniane, na Septimânia, actualmente na França, Santo Ardão Smaragdo, presbítero, que foi companheiro de São Bento de Aniane na vida cenobítica. († 843)
8. Em Prusa, cidade da Bitínia, na actual Turquia, São Paulo, bispo, que, por defender o culto das sagradas imagens, foi expulso da pátria e morreu no exílio. († 850)
9. No mosteiro cisterciense de Fossanova, no Lácio, região da Itália, o passamento de São Tomás de Aquino, cuja memória é celebrada no dia vinte e oito de Janeiro. († 1274). Ver 28 de janeiro: Memória de São Tomás de Aquino (também na Folhinha do Coração de Jesus), presbítero da Ordem dos Pregadores e doutor da Igreja, que, dotado de grandes dons intelectuais, comunicou aos outros, por meio do ensino oral e escrito, a sua extraordinária sabedoria. Chamado pelo beato papa Gregório X para participar no Concílio Ecuménico de Lião II, morreu durante a viagem no mosteiro de Fossanova, no Lácio, no dia 7 de Março. Alguns anos depois o seu corpo foi trasladado para Tolouse. († 1274). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, memória de São Tomás de Aquino, sacerdote da Ordem dos Pregadores. Inicialmente discípulo de Santo Alberto Magno e depois professor na Sorbonne, São Tomás elaborou, a partir da Sagrada Escritura e dos Padres da Igreja, e utilizando o sistema filosófico aristotélico, uma magistral síntese teológica que o fez ser proclamado Doutor da Igreja e patrono da Universidade Católica. Quando, por ordem do papa, se dirigia ao Concilio de Lião, morreu na abadia cisterciense de Fossanova no dia 7 de março de 1274, e seu corpo foi transferido para Toulouse em 28 de janeiro de 1369. (R)
No VIDA DOS SANTOS, a vida de São Tomás é contada dia 7 de março. Conforme págs. 220-225:
– Ver: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Tomás_de_Aquino
10*. Em Londres, na Inglaterra, os beatos mártires João Larke e João Ireland, presbíteros, e Germano Gardiner, que, pela sua fidelidade ao Romano Pontífice, morreram enforcados em Tyburn, durante o reinado de Henrique VIII. († 1544)
11. Em Florença, na Etrúria, hoje na Toscana, região da Itália, Santa Teresa Margarida Rédi, virgem, que, tendo entrado na Ordem das Carmelitas Descalças, percorreu um árduo caminho de perfeição e morreu ainda jovem. († 1770)
12. Em Seul, na Coreia, São João Baptista Nam Chong-sam, mártir. († 1866)
13. Em Sai-Nam-Hte, também na Coreia, os santos mártires Simeão Berneux, bispo, Justo Ranfer de Bretenières, Luís Beaulieu e Pedro Henrique Dorie, presbíteros da Sociedade das Missões Estrangeiras de Paris, decapitados por afirmarem audazmente que vieram à Coreia para salvar as almas no nome de Cristo. († 1866)
14♦. Em Camaguey, cidade de Cuba, o Beato José Olallo Valdés, religioso da Ordem Hospitaleira de São João de Deus. († 1889)
15*. Em Kirov, cidade da Rússia, o Beato Leónidas Fedorov, bispo e mártir, que, exercendo o ministério como exarca apostólico dos católicos russos do Rito Bizantino, perante um regime hostil à religião, mereceu ser discípulo fiel de Cristo até à morte. († 1935)
16. No ano de 686, Santo Esterwin, abade de Wermouth. Esquecendo-se de sua nobre origem, tomou uma tal consciência de seu cargo que fazia questão de compartilhar o trabalho de seus monges (conforme o Martirológio Romano-Monástico – X).
17. Perto de 845, São Teófilo, bispo da Nicomédia, exilado por haver se pronunciado corajosamente em favor do culto das santas imagens, sinais visíveis de realidades invisíveis (conforme o Martirológio Romano-Monástico – M).
18. No mesmo dia, as Santas Thordgith e Edith, monjas inglesas do séc. VII, assim como o Bem-Aventurado Reinardo, abade de Reinhausen, no séc. XII (conforme o Martirológio Romano-Monástico – M).
19. Beata Maria Antônia de San José, religiosa. Ver: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Maria_Ant%C3%B4nia_de_San_Jos%C3%A9
20. Outros santos do dia 07 de março: págs. 220-249 (vol.4): http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%204.pdf
“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores e Santas virgens.
R/: Demos graças a Deus!”
OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex. ou português da época em que o livro foi escrito.
– Sobre o dia 07 de março, ver ainda: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/7_de_mar%C3%A7o
1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004
ISBN 978-88-209-7925-6 – Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf
3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf
4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.