Santas e Santos de 22 de julho

Festa de Santa Maria Madalena (também na Folhinha do Coração de Jesus), que, li­berta de sete de­mó­nios pelo Se­nhor, se tornou sua dis­cí­pula, se­guindo-O até ao monte Cal­vário e, na manhã da Páscoa, me­receu ser a pri­meira a ver o Sal­vador res­sus­ci­tado de entre os mortos e levar aos ou­tros dis­cí­pulos o anúncio da ressurreição. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, Memória de Santa Maria Madalena. Libertada dos demônios por Cristo, colocou-se a seu serviço e o seguiu até o Calvário. Foi ela a primeira a reconhecer o Senhor Ressurgido da morte e a anunciar aos Apóstolos a Ressurreição. O culto de Santa Maria Madalena teve um grande brilho na abadia de Vézelay assim como na de Sainte-Baume, na diocese de Toulouse-Fréjus. (R). Ver páginas 250-267: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2013.pdf

– Ver também: https://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Madalena

2.   Em An­cira, na Ga­lácia, hoje An­cara, na Tur­quia, São Platão, mártir. († s. III-IV). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Ancyra, atual Ancara, na Turquia, o martírio de São Platão, que deu testemunho de Cristo sob a perseguição de Diocleciano (M).

3.   Na África Pro­con­sular, em ter­ri­tório da ac­tual Tu­nísia, os santos már­tires Mas­si­li­tanos, sobre os quais Santo Agos­tinho fez um sermão no ani­ver­sário da sua morte. († s. III-IV)

4.   Em An­ti­o­quia, na Síria, hoje An­takya, na Tur­quia, São Ci­rilo, bispo, que, no tempo do im­pe­rador Di­o­cle­ciano, pa­deceu o cár­cere e o exílio. († c. 306). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, perto de 306, São Cirilo, que trabalhou no anúncio do Evangelho em Antioquia durante episcopado que durou cerca de 30 anos (M).

5.   Na for­ta­leza de Sche­maris, nos montes do Cáu­caso, Santo Anas­tásio, monge, que foi dis­cí­pulo de São Má­ximo Con­fessor, com o qual su­portou o cár­cere e a tor­tura por causa da ver­da­deira fé e, tendo che­gado a esta for­ta­leza, ou talvez du­rante o ca­minho, partiu desta vida. († 662)

6.   No mos­teiro de Fon­te­nelle, na Nêus­tria, na ac­tual França, São Van­dre­gi­silo, abade, que, dei­xando a corte do rei Da­go­berto, se­guiu a vida mo­nás­tica em di­versos lu­gares e, pro­mo­vido ao sa­cer­dócio por Santo Au­duíno, bispo de Ruão, fundou e di­rigiu um mos­teiro na flo­resta de Jumièges. († c. 668). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano da graça de 668, São Vandregísilo, abade. Tomou o hábito no mosteiro de Saint-Faucon-en-Argonne. Retirou-se depois no Jura suíço, antes de fundar, às margens de Fontenelle, perto de Ruão, a abadia que hoje tem o seu nome. (M).

7.   Em Menat, na Gália Ar­ve­nense, também na ac­tual França, São Me­neleu, abade. († c. 700). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano do Senhor de 720, São Meneleu, monge. Originário de Précigné, no Anjou, onde uma capela ainda lhe é dedicada, restaurou o antigo mosteiro de Menat, na Auvergne (M).

8*.   Em Pavia, na Lom­bardia, re­gião da Itália, São Je­ró­nimo, bispo. († s. VIII)

9*.   Em Lódi, também na Lom­bardia, São Gualter, fun­dador da Casa Hos­pital da Misericórdia. († 1224)

10*.   Em Ve­neza, ci­dade do Vé­neto, re­gião da Itália, o Beato Agos­tinho de Bi­ella Fángi, pres­bí­tero da Ordem dos Pre­ga­dores, que re­a­lizou muitos bons ser­viços em Son­cino, Vi­gé­vano e Veneza. († 1493)

11.   Em Lisboa, ci­dade de Por­tugal, o dia natal de São Lou­renço de Brindes, cuja me­mória é ce­le­brada no dia anterior. († 1619)

12.   Em Car­diff, no País de Gales, os santos Fi­lipe Evans (também na Folhinha do Coração de Jesus), da Com­pa­nhia de Jesus, e João Lloyd, pres­bí­teros e már­tires, que, no rei­nado de Carlos II, foram en­for­cados ao mesmo tempo por se des­co­brir que exer­ciam o sa­cer­dócio na sua pátria. († 1679). Ver páginas 270-271: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2013.pdf

13*.   Num barco-prisão an­co­rado ao largo de Ro­che­fort, na França, o Beato Tiago Lom­bardie, pres­bí­tero de Li­moges e mártir, que, du­rante a grande per­se­guição contra a Igreja, foi en­car­ce­rado em con­di­ções de­su­manas por causa do seu sa­cer­dócio e morreu con­ta­giado por uma en­fer­mi­dade incurável. († 1794)

14.   Em Ma­ji­azhuang, lo­ca­li­dade pró­xima de Dai­ning, no Hebei, pro­víncia da China, os santos már­tires Ana Wang, virgem, Lúcia Wang Wangzhi e seu filho André Wang Tianking, que, du­rante a per­se­guição de­sen­ca­deada pelos “Yihe­tuan”, foram mortos pelo nome de Cristo. († 1900)

15.   Também pró­ximo de Dai­ning, nos ar­re­dores de Yong­nian, ci­dade do Hebei, pro­víncia da China, Santa Maria Wang Lizhi, mártir, que, na mesma per­se­guição, apesar de al­guns pa­gãos a acon­se­lharem a negar ser cristã para salvar a vida, ela de­clarou aber­ta­mente ser serva de Cristo e por isso foi ime­di­a­ta­mente assassinada. († 1900)

16♦.   Em To­ledo, na Es­panha, os be­atos Eu­sébio do Me­nino Jesus (Ovídio Fer­nández Are­nillas), pres­bí­tero da Ordem dos Car­me­litas Des­calços e com­pa­nheiros már­tires, que, du­rante a cruel per­se­guição re­li­giosa, foram ví­timas da vi­o­lência dos ini­migos da Igreja e par­tiram ao en­contro do Senhor.  São estes os seus nomes: Eliseu de Jesus Cru­ci­fi­cado (Es­têvão Cu­evas Cas­quero), Her­milo de Santo Eliseu (Pedro Rai­mundo Ro­drí­guez Calle), José Agos­tinho do San­tís­simo Sa­cra­mento (Tomás Ma­teos Sán­chez), Per­feito de Nossa Se­nhora do Carmo (Per­feito Do­mín­guez Monge), Cle­mente dos Sa­grados Co­ra­ções (Cle­mente López Yagüe), re­li­gi­osos da Ordem dos Car­me­litas Descalços. († 1936)

17♦.   Em Bar­ce­lona, na Es­panha, o Beato Luís de Jesus (José Luís Marcou Pe­cavel), re­li­gioso da Con­gre­gação dos Ir­mãos das Es­colas Cristãs e mártir, que, na mesma per­se­guição contra a Igreja, con­firmou com o seu sangue a sua fi­de­li­dade ao Senhor. († 1936)

18♦.   Em Roma, a Beata Maria Inês Te­resa do San­tís­simo Sacramento (Ma­nuela de Jesus Árias Es­pi­nosa), virgem, fun­da­dora das Mis­si­o­ná­rias Cla­rissas do San­tís­simo Sacramento. († 1981)

19. São José da Palestina, na Folhinha do Coração de Jesus.

20. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no mesmo dia o martírio de São Teófilo. Preso na ilha de Chipre, confessou até a morte sua fé na Divina Trindade (M).

21. Outros santos do dia 21 de JULHO, páginas: 250-272: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2013.pdf

Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XII – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores e Santas virgens.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex. ou português da época em que o livro foi escrito.

– Sobre o dia 22 de julho, ver ainda: https://pt.wikipedia.org/wiki/22_de_julho

1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/

2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004

ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 565-568:  Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf

3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf

4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997

5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com

6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.

Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!

Querida Mãe Maria, protegei-nos!

São José, Anjos e Santos, intercedei por nós!

Amém!

OBSERVAÇÃO: MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS/OS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES.

CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:

barpuri@uol.com.br

SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDEI POR NÓS!

MUITO OBRIGADO!

Ver:

https://vidademartiressantasesantos.blog/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.