Santas e Santos de 03 de dezembro

Me­mória de São Fran­cisco Xa­vier (também na Folhinha do Coração de Jesus), pres­bí­tero da Com­pa­nhia de Jesus, evan­ge­li­zador das Ín­dias, que, nas­cido em Na­varra, foi um dos pri­meiros com­pa­nheiros de Santo Inácio. Mo­vido pelo ar­dente de­sejo de pro­pagar o Evan­gelho, anun­ciou di­li­gen­te­mente Cristo a inu­me­rá­veis povos da Índia, das Mo­lucas e ou­tras ilhas, e de­pois no Japão, con­ver­tendo muitos à fé; fi­nal­mente morreu na ilha de San­choão, con­su­mido pela en­fer­mi­dade e pela fadiga. († 1552). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, memória de São Francisco Xavier, sacerdote da Companhia de Jesus. Originário de Navarra, fez parte do grupo dos primeiros companheiros de Santo Inácio de Loyola, em Paris. Enviado a evangelizar as Indias, anunciou a Boa Nova naquela região durante dez anos e batizou milhares de pagãos Chegou depois ao Ceilão e ao Japão, e morreu em 1552, no momento em que se preparava para ir à China. Novo Apóstolo dos Gentios, foi proclamado Patrono Celeste das Missões Católicas. Seu corpo repousa em Goa, na India. (R). Ver páginas 387-395: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2020.pdf

– Ver: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Francisco_Xavier

– Ver “São Francisco Xavier, nascido Francisco de Jasso Azpilicueta Atondo y Aznáres (Xavier7 de abril de 1506 — Sanchoão3 de dezembro de 1552), foi um missionário católico do padroado português e apóstolo navarro (basco-navarro),pioneiro e cofundador da Companhia de Jesus. A Igreja Católica Romana considera que tenha convertido mais pessoas ao Cristianismo do que qualquer outro missionário desde São Paulo, merecendo o epíteto de “Apóstolo do Oriente”.”: Francisco Xavier – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

2.   Co­me­mo­ração de São So­fo­nias (também na Folhinha do Coração de Jesus), pro­feta, que, nos dias de Jo­sias, rei de Judá, anun­ciou a ruína dos ím­pios no dia da ira do Se­nhor e for­ta­leceu os po­bres e in­di­gentes na es­pe­rança da salvação. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no final do séc. VI antes de Cristo, o Profeta Sofonias. Em reação contra a dominação assíria que pervertia o reino de Judá, anunciou o “dia do Senhor”, cataclismo universal que deveria marcar o fim de uma era de pecado ea restauração do povo de Deus a partir de um “resto”. (M). Ver páginas 396-402: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2020.pdf

3.   Em Tânger, na Mau­ri­tânia, ac­tu­al­mente em Mar­rocos, São Cas­siano, mártir. († c. 300). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no séc. III de nossa era, em Tânger, São Cassiano, mártir. Segundo o texto de sua paixão, ele ficou de tal modo indignado com a condenação injusta de um cristão, que se demitiu de sua função de escrivão do tribunal, sendo por isso imediatamente encarcerado. (M). Ver páginas 403-404: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2020.pdf

4.   Em Win­chester, na In­gla­terra, o se­pul­ta­mento de São Bi­rino (também na Folhinha do Coração de Jesus), que, en­viado à Grã-Bre­tanha pelo papa Ho­nório, foi o pri­meiro bispo de Dor­chester e di­fundiu com grande di­li­gência o anúncio da sal­vação entre os Sa­xões ocidentais. († c. 650). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano do Senhor de 649, São Birino, missionário, enviado à Inglaterra pelo papa Honório I. Lá batizou o rei de Wessex, evangelizou os súditos saxões e criou a Sé episcopal de Dorchester. (M)

5.   Em Chur, ci­dade da Récia, na Hel­vécia, hoje na Suíça, São Lúcio, eremita. († s. VI/VII).

6*.   Em Lon­dres, na In­gla­terra, o Beato Edu­ardo Coleman, mártir, que, por ter abra­çado a fé ca­tó­lica, que fal­sa­mente acu­sado de cons­pi­ração contra o rei Carlos II, por ter abra­çado a fé ca­tó­lica, foi en­for­cado em Ty­burn e, ainda com vida, esquartejado. († 1678)

7*.   Em Trento, na re­gião do Vé­neto, na Itália, o Beato João Ne­po­mu­ceno De Tschiderer, bispo, que ad­mi­nis­trou esta Igreja com evan­gé­lico ardor de fé e trato cor­dial e, em tempo de tri­bu­lação, deu à sua grei um ad­mi­rável tes­te­munho de amor. († 1860)

8♦.   Em Pa­ra­cu­ellos del Ja­rama, lo­ca­li­dade pró­xima de Ma­drid, na Es­panha, os be­atos Fran­cisco Fer­nández Es­co­sura e Ma­nuel San­tiago Santiago, re­li­gi­osos da Ordem dos Pre­ga­dores e már­tires, que, du­rante a per­se­guição re­li­giosa, foram mortos em ódio à fé cristã. († 1936)

9♦.   Em Li­nares, perto de Jaén, na An­da­luzia, re­gião da Es­panha, o Beato Ma­nuel Lo­zano Garrido (“Lolo”), fiel leigo, que soube ir­ra­diar com o seu exemplo e es­critos o amor de Deus e a gran­deza de alma, mesmo entre as mo­lés­tias que o ti­veram su­jeito a uma ca­deira de rodas du­rante quase vinte e oito anos e no final da vida também perdeu a vista, mas con­se­guiu con­ti­nuar a ga­nhar os co­ra­ções para Cristo com ale­gria se­rena e inquebrantável. († 1971)

10. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, perto de 340, São Mirocles, bispo de Milão. Santo Ambrósio declarou ter recebido dele, como herança, uma Igreja próspera. (M)

11. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, perto de Sena, na Toscana, no ano de 1181, a volta para Deus de São Galgano. Após ter passado por uma juventude desordenada, converteu-se e retirou-se para um eremitério, onde terminou seus dias em rigorosa penitência. (M)

12. Outros santos do dia 03 de dezembro: págs. 387-405: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2020.pdf                

Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XX – Editora das Américas – 10 de julho de 1959

“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex. ou português da época em que o livro foi escrito.

Sobre 03 de dezembro, ver ainda: 3 de dezembro – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

 1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/

2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 924-925:

Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf

3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf

4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997

5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com

6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.

Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!

Querida Mãe Maria, protegei-nos!

São José, Anjos e Santos, intercedei por nós!

Amém!

PAI AMADO DAI-NOS, À NOSSA FAMÍLIA E A TODOS, A GRAÇA DE ESTARMOS COM O SENHOR, A MÃEZINHA MARIA, E TODAS AS SANTAS E SANTOS QUANDO O SENHOR NOS CHAMAR! DAI-NOS A VOSSA GRAÇA! OBRIGADO PAI AMADO! PEDIMOS POR JESUS CRISTO, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO!  NÓS CONFIAMOS EM VÓS! AMÉM!

OBSERVAÇÃO: MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS/OS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES.

CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:

barpuri@uol.com.br

SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDEI POR NÓS!

MUITO OBRIGADO!

Ver:

https://vidademartiressantasesantos.blog/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.