Santas e Santos de 30 de dezembro

Conforme o Martirológio Romano-Monástico, Festa da Sagrada Família: Jesus, Maria e José. No seio dela, o Verbo Encarnado cresceu em sabedoria, em tamanho e em graça diante de Deus e dos homens. Observação: Esta festa é celebrada no domingo dentro da Oitava do Natal, ou, se não houver, no dia 30 de dezembro.

SAGRADA FAMÍLIA. Ver “A Sagrada Família é o termo usado para designar a família de Jesus de Nazaré, composta segundo a Bíblia por JoséMaria e Jesus. A sua festa no calendário litúrgico é celebrada no domingo que fica na Oitava do Natal.”: Sagrada Família – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

1.   Em Roma, no ce­mi­tério de Ca­listo, junto à Via Ápia, o se­pul­ta­mento de São Félix I, papa, que regeu a Igreja Ro­mana no tempo do im­pe­rador Aureliano. († 274). Ver “Papa Félix (? — 274) foi eleito papa em 5 de Janeiro de 269, permanecendo no Trono de São Pedro até o dia 30 de Dezembro de 274, sucedendo Papa Dionísio.[1] Santo da Igreja Cristã, nasceu em Roma, sendo as informações sobre sua vida poucas e confusas.”:  https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Papa_Félix_I  

2.   Em Vidin, na Mésia, na ho­di­erna Bul­gária, Santo Hermes, exor­cista e mártir. († s. III/IV)

3.   Co­me­mo­ração de Santo Anísio (também na Folhinha do Coração de Jesus, Anísia), bispo de Tes­sa­ló­nica, hoje na Grécia, que, no tempo do im­pe­rador Te­o­dósio, foi cons­ti­tuído pelos Pon­ti­fices Ro­manos vi­gário apos­tó­lico do an­tigo Ilí­rico, ter­ri­tório dos ac­tuais Bálcãs, e muito lou­vado por Santo Ambrósio. († c. 406). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Tessalônica, perto de 404, Santo Anísio, bispo. Nomeado vigário pontifical da Ilíria pelo papa Dâmaso, tomou a defesa de São João Crisóstomo, que estava sendo perseguido. (M)

4.   Em Tours, na Gália Li­o­nense, na ho­di­erna França, São Per­pétuo, bispo, que edi­ficou a ba­sí­lica de São Mar­tinho e muitas ou­tras em honra dos Santos, e re­gu­la­mentou na sua Igreja a prá­tica dos je­juns e das vigílias. († 491)

5*.   Em Aosta, nos Alpes Graios, ter­ri­tório da Itália, São Ju­cundo, bispo. († c. 502)

6.   Em Flay, na re­gião de Be­au­vais, na Nêus­tria, ac­tu­al­mente na França, São Ge­re­maro, abade do mos­teiro deste lugar por ele fundado. († c. 658)

7*.   Em Evesham, na In­gla­terra, Santo Eg­vino, bispo, que fundou o mos­teiro deste lugar. († 707)

8.   Na re­gião dos Ves­tinos, hoje nos Abruzos, re­gião da Itália, São Rai­nério, bispo de For­cone, cuja vir­tude na ad­mi­nis­tração dos bens foi lou­vada pelo papa Ale­xandre II. († 1077).

9*.   Em Canne, na Apúlia, também na Itália, São Ro­gério, bispo. († s. XII). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, ainda na Itália, a morte de diversos pastores que haviam consagrado sua vida ao serviço da Igreja: São Libério (também na Folhinha do Coração de Jesus), bispo de Ravena, no séc. IV; São Rogério, bispo de Cannes, no começo do séc. XIII; e São Ranieri, bispo de Áquila, no séc. XI. (X, M)

10*.   Em Fraz­zanó, po­vo­ação da Si­cília, re­gião da Itália, São Lou­renço, monge se­gundo a ob­ser­vância dos Pa­dres ori­en­tais, in­signe pela aus­te­ri­dade de vida e in­can­sável pregação. († c. 1162)

11*.   Em Pa­les­trina, no Lácio, também re­gião da Itália, a Beata Mar­ga­rida Collona, virgem, que às ri­quezas e de­leites do sé­culo pre­feriu a po­breza por amor de Cristo, a quem serviu pro­fes­sando a Regra de Santa Clara. († 1280). Ver páginas 220-221: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2022.pdf

12*.   Em Gé­nova, na Li­gúria, também re­gião da Itália, a Beata Eu­génia Ravasco, virgem, que fundou o Ins­ti­tuto das Irmãs Fi­lhas dos Sa­grados Co­ra­ções de Jesus e Maria, ao qual con­fiou a edu­cação da ju­ven­tude fe­mi­nina e a de­di­cação às ne­ces­si­dades dos en­fermos e das crianças. († 1900)

13*.   Em Pan­ca­liéri, lo­ca­li­dade pró­xima de Turim, na Itália, o Beato João Maria Boccardo, pres­bí­tero, que, entre os muitos tra­ba­lhos em­pre­en­didos para a as­sis­tência dos an­ciãos e dos en­fermos e a for­mação cristã das cri­anças, fundou a Con­gre­gação das Irmãs Po­bres Fi­lhas de São Caetano. († 1913)

14. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no mesmo dia, São Sabino (também na Folhinha do Coração de Jesus), mártir, festejado em Spoleto desde o séc. VI. (M). “Em Espoleto, a festa dos santos Sabino (também na Folhinha do Coração de Jesus e no Martirológio Romano-Monástico) bispo de Assis; Exuperâncio e Marcelo, diáconos; Venustiano, prefeito, com espôsa e filhos, mártires sob o imperador Maximiano. Marcelo e Exuperâncio, atormentados no cavalete, maltratados a bastonadas, rasgados com as unhas-de-ferro, queimados nas costas, cumpriram o martírio. Pouco tempo depois, Venustiano, com a espôsa e os filhos, foram mortos pela espada. Quanto a São Sabino, depois de ter as mãos cortadas, foi espancado até morrer. Embora o martírio dêstes santos ocorresse em datas diferentes, a festa celebra-se no mesmo dia. Conf. Pág. 217-219:

15. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no séc. IX, Santo Eugênio, bispo de Milão, que restaurou a liturgia ambrosiana, que se encontrava ameaçada. (M)

16. Bem-Aventurado Sebastião-Valfré, Padre na Sabóia. Ver páginas 211-216: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2022.pdf

17. Outros santos do dia 30 de dezembro: págs. 211-221: 

Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XXI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959

“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex. ou português da época em que o livro foi escrito.

Sobre 30 de dezembro, ver ainda: 30 de dezembro – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/

2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 974-976:

Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf

3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf

4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997

5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com

6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.

Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!

Querida Mãe Maria, protegei-nos!

São José, Anjos e Santos, intercedei por nós!

Amém!

PAI AMADO DÊ-NOS, À NOSSA FAMÍLIA E A TODOS OS QUE O SENHOR JÁ CHAMOU E OS QUE ESTÃO AQUI, A GRAÇA DE ESTARMOS COM O SENHOR, A MÃEZINHA MARIA, SÃO JOSÉ E TODAS AS SANTAS E SANTOS QUANDO O SENHOR NOS CHAMAR! DÊ-NOS A VOSSA GRAÇA! OBRIGADO PAI AMADO! PEDIMOS POR JESUS CRISTO, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO!  NÓS CONFIAMOS NO SENHOR! AMÉM!

OBSERVAÇÃO: MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS/OS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES.

CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:

barpuri@uol.com.br

SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDEI POR NÓS!

MUITO OBRIGADO!

Ver:

https://vidademartiressantasesantos.blog/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.