1. Festa das Cinco Chagas do Senhor, isto é, das feridas que Cristo recebeu na cruz e manifestou aos Apóstolos depois da sua ressurreição, devoção muito viva entre os portugueses desde os começos da nacionalidade e confirmada pelos Romanos pontífices, a partir de Bento XIV. Ver “Os estigmas são marcas manifestadas fisicamente mas que tradicionalmente são reputadas como tendo origem espiritual, e que alguns acreditam reproduzirem as cinco chagas de Jesus Cristo. Os estigmas podem tomar formas variadas, como úlceras, chagas, ferimentos, queimaduras, bolhas e lacerações, dentre outros, e normalmente são verificados em um dos cinco pontos do corpo pelos quais Jesus teria sido pregados à cruz: pés, punhos e tórax. Enquanto festividade católica, em Portugal é realizada especialmente no dia 7 de Fevereiro.[1]
”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Estigma_(fen%C3%B4meno)
2. Em Nola, na Campânia, região da Itália, São Máximo, bispo, que em tempo de perseguição dirigiu a Igreja desta cidade e, depois de uma longa vida, morreu em paz. († s. III)
3. Em Lâmpsaco, no Helesponto, na actual Turquia, São Parténio, bispo, que, segundo a tradição, no tempo do imperador Constantino Magno propagou a fé pela palavra e pelo exemplo da sua vida. († s. IV). Ver páginas 95-97: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%203.pdf
4. No monte Sinai, São Moisés, que, depois de ter seguido a vida solitária no ermo, foi ordenado bispo a pedido de Máuvia, rainha dos Sarracenos, e conseguiu pacificar aquela gente ferocíssima e manter ilesa a vida dos cristãos. († c. 389). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no Egito, perto de 389, São Moisés. Originário da Arábia, retirou-se para o deserto do monte Sinai. Elevado ao episcopado, contribuiu para a manutenção da paz entre seus concidadãos e os romanos. (M)
5. Em Florença, na Etrúria, hoje na Toscana, região da Itália, Santa Juliana, viúva. († s. IV)
6*. Em Manfredónia, na Apúlia, também região da Itália, São Lourenço, bispo. († c. 545)
7. Em Lucca, na Etrúria, hoje na Toscana, também na Itália, o sepultamento de São Ricardo (também na Folhinha do Coração de Jesus), pai dos santos Vinebaldo e Valburges, que morreu quando ia com seus filhos em peregrinação da Inglaterra para Roma. († c. 720)
8. Em Sóterum, na Fócida, região da Grécia, São Lucas o Jovem, eremita. († 955). Ver página 98: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%203.pdf
9*. Em Múccia, no Piceno, hoje nas Marcas, região da Itália, o Beato Ricério (Rizziero), que foi dos primeiros e mais queridos discípulos de São Francisco. († 1236)
10*. Em Assis, na Úmbria, também região da Itália, o Beato António de Stroncone, religioso da Ordem dos Frades Menores. († 1461). Ver “Bem-Aventurado Antônio de Strocônio, franciscano”, páginas 91-92: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%203.pdf
11*. Em Londres, na Inglaterra, o Beato Tomás Sherwood, mártir, que, sendo negociante de tecidos, se dirigiu para Douai a fim de se preparar para o sacerdócio; mas quando regressou a Londres para assistir ao seu pai enfermo e idoso, ao passar por uma rua, foi conduzido ao martírio, no reinado de Isabel I. († 1578). Ver página 98: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%203.pdf
12*. Em Aubenas, no Viviers, região da França, os beatos mártires Tiago Sales, presbítero, e Guilherme Saltmouche, religioso, ambos da Companhia de Jesus, que, por fortalecerem o povo na fé católica com a sua pregação, depois de ter sido tomada a cidade pelos huguenotes, foram chacinados num domingo, diante do povo, por causa da sua fé. († 1593)
13*. Em Nápoles, na Campânia, região da Itália, Santo Egídio Maria de São José (Francisco Pontillo), religioso da Ordem dos Frades Menores, que todos os dias pedia esmola ao povo pelas ruas da cidade com extrema humildade, retribuindo com palavras de consolação. († 1812)
14. Em Changsha, cidade do Hunan, província da China, São João de Triora (Francisco Maria Lântrua), presbítero da Ordem dos Frades Menores e mártir, que, após cruéis tormentos de longo cativeiro, foi morto por enforcamento. († 1816)
15*. Em Paris, na França, a Beata Rosália (Joana Maria Rendu), virgem das Filhas da Caridade, que, vivendo numa casa dos subúrbios mais pobres daquela cidade, por ela transformada em refúgio dos indigentes, se empenhou incansavelmente em visitar os pobres nos seus domicílios, promover a paz em tempo de guerra civil e estimular muitos, sobretudo os jovens e os ricos, ao exercício da caridade. († 1856)
16*. Também em Paris, a Beata Maria da Providência (Eugénia Smet), virgem, que fundou o Instituto de Irmãs Auxiliadoras das Almas do Purgatório. († 1871)
17*. Em Roma, o Beato Pio IX, papa, que, proclamando claramente a verdade de Cristo, que intimamente viveu, instituiu muitas sedes episcopais, promoveu o culto da Virgem Santa Maria e convocou o Concílio Ecuménico Vaticano I. († 1878)
Ver “Pio IX, nascido Giovanni Maria Mastai-Ferretti (Senigália, 13 de maio de 1792 – Roma, 7 de fevereiro de 1878), foi Papa entre 16 de junho de 1846 e 7 de fevereiro de 1878. É o segundo pontificado mais longo da história depois de São Pedro. Foi beatificado em 3 de setembro de 2000, pelo Papa João Paulo II. Foi o primeiro Papa da história a ser fotografado.[1]
Foi o 2º Papa a nascer no dia 13 de maio; o outro foi Papa Inocêncio XIII. Seu papado ficou marcado pela destituição dos chamados Estados Eclesiásticos, pois Pio IX comandava o Trono de Roma quando os revoltosos empreendiam o Risorgimento, que levou à unificação da Itália como Estado Nacional, comandado pelo rei Vittorio Emanuele II.[1]”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Papa_Pio_IX
18♦. Em Parma, na Itália, a Beata Ana Maria Adórni, viúva, fundadora da Congregação das Servas de Maria Imaculada e do Instituto do Bom Pastor de Parma. († 1893)
19*. Em Pont de Molins, localidade próxima de Gerona, na Espanha, os beatos mártires Anselmo Polanco, bispo de Teruel, e Filipe Ripoll, presbítero, que, desprezando promessas e ameaças, recusaram firmemente afastar-se da fidelidade à Igreja. († 1939)
20*. Perto de Cracóvia, na Polónia, o Beato Adalberto Nierychlewski, presbítero da Congregação de São Miguel e mártir, que, durante a ocupação militar da sua pátria por um regime militar hostil à dignidade humana e à religião, foi deportado para o campo de extermínio de Auschwitz, por causa da sua fé em Cristo, e morreu prostrado pelos tormentos a que foi submetido. († 1942)
21*. No campo de concentração de Angarsk, na Sibéria, região da Rússia, o Beato Pedro Verhun, presbítero e mártir, que, durante a perseguição religiosa, permanecendo fiel até à morte alcançou a vida eterna. († 1957)
22. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, na Frígia, Santo Adauco, mártir, que, pertencendo a uma ilustre família da Itália, foi pelos imperadores elevado a quase tôdas as dignidades do império, mas não exitou em opor-se a eles no domínio da fé (M) e ainda exercia as funções de questor, quando, em defesa da fé, foi honrado com a coroa do martírio. Conf. Págs. 99-100:
Clique para acessar o VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%203.pdf
23. Na Heracléia, no Ponto (conforme Martirológio Romano-Monástico), no ano da graça de 319, São Teodoro, mártir. General do exército imperial, era cristão, e segundo o depoimento de São Gregório de Nissa, não temia deixar que isso transparecesse. Foi condenado a sofrer o suplício do fogo, depois de ter incendiado o templo da deusa Amaséia. Seu culto conheceu grande extensão no Oriente (M). Ver páginas 93-94: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%203.pdf
– Ver “Teodoro de Heracleia, dito Estratelata (“General”), também conhecido como Teodoro de Euceta, foi um mártir e um santo militar venerado com o título de Grande Mártir na Igreja Ortodoxa, Igreja Católica do Oriente e na Igreja Católica Romana. Há muita confusão entre ele e São Teodoro de Amásia e é possível de fato que ambos sejam a mesma pessoa cujas lendas depois divergiram em duas tradições separadas[2].”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Teodoro_de_Heracleia
24. Santa Coleta (também na Folhinha do Coração de Jesus)
25. Santa Eugênia Smet (também na Folhinha do Coração de Jesus)
26. São Ricardo, rei da Inglaterra, pai de três santos. Conforme VIDAS DOS SANTOS, na Toscana, festa de São Ricardo, rei da Inglaterra, pai de três santos: Vinebaldo, Vilibaldo e Valburga. Casado com uma parenta de São Bonifácio, contemporâneo do rei Ina, seguiu o exemplo daquele príncipe, deixando-se seduzir pelas peregrinações de devoção. Morrendo sübitamente na Itália (722), foi enterrado na igreja de São Fridiano, onde se deram numerosos milagres. Ver página 97: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%203.pdf
27. Outros santos do dia 07 de fevereiro, páginas 73-100: VIDAS DOS SANTOS – 3.pdf (obrascatolicas.com)
Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XXI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959
“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.
R/: Demos graças a Deus!”
OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex. ou português da época em que o livro foi escrito.
– Sobre 07 de fevereiro, ver ainda: 7 de fevereiro – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 187-189:
Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf
3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf
4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!
Querida Mãe Maria, protegei-nos!
São José, Anjos e Santos, intercedei por nós!
Amém!
PAI AMADO DÊ-NOS, À NOSSA FAMÍLIA E A TODOS OS QUE O SENHOR JÁ CHAMOU E OS QUE ESTÃO AQUI, A GRAÇA DE ESTARMOS COM O SENHOR, A MÃEZINHA MARIA, SÃO JOSÉ E TODAS AS SANTAS E SANTOS QUANDO O SENHOR NOS CHAMAR TAMBÉM! DÊ-NOS A VOSSA GRAÇA! OBRIGADO PAI AMADO! PEDIMOS POR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! NÓS CONFIAMOS NO SENHOR! AMÉM!
OBSERVAÇÃO: MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS/OS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES.
CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:
barpuri@uol.com.br
SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDEI POR NÓS!
MUITO OBRIGADO!
Ver: