Santas e Santos de 24 de fevereiro

OBSERVAÇÕES SOBRE ANO BISSEXTO E 24 DE FEVEREIRO

  1. O QUE É ANO BISSEXTO E A IMPLANTAÇÃO DO ANO BISSEXTO. Ver: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ano_bissexto
  2. DIA 24 DE FEVEREIRO, DIA BISSEXTO. “No calendário romano era o 6º dia (VI) antes das calendas de março. Com a reforma do calendário juliano que introduziu a medida do ano de 365 dias e 1/4 do dia ou 6 horas, entrou em vigor o ciclo dos anos bissextos com 3 anos comuns de 365 dias seguidos de 1 ano com 366 dias. O dia acrescentado devia ser a repetição do dia 24 de fevereiro, o sexto dia antes das Calendas de Março. A repetição do dia expressava-se como bissexto dia antes das Calendas de Março. O termo bissexto passou a designar abreviadamente o próprio dia repetido, o dia bissexto, o mês em que tal acontece é mês bissexto e o ano é ano bissexto. A partir do século XVI com a impressão dos calendários o dia bissexto começou a ser acrescentado no fim do mês, como ainda hoje se usa.. Ver: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/24_de_fevereiro
  3. Festa de São Ma­tias, (agora em 14 de maio, também na Folhinha do Coração de Jesus), Após­tolo, que se­guiu o Se­nhor Jesus desde o bap­tismo de João até ao dia em que Cristo subiu ao Céu; por isso, de­pois da As­censão do Se­nhor, foi cha­mado pelos Após­tolos para ocupar o lugar do traidor Judas, a fim de que, con­tado entre os Doze, fosse tes­te­munha da ressurreição… Ver págs. 394-395:

http://obrascatolicas.com/livros/biografia/vidas%20dos%20santos%20-%203.pdf

– Ver: https://pt.wikipedia.org/wiki/Matias_(ap%C3%B3stolo)

Ver também: Nos anos bissextos era neste dia (24 de fevereiro) que começava a usar-se a 2ª letra dominical do ano. Na Idade Média, muitas vezes as instruções referiam apenas que a 1ª letra dominical dos anos bissextos servia até dia de São Matias e nesse dia se tomava a 2ª, porque durante séculos o dia 24 de Fevereiro era o dia de festa do Apóstolo (São Matias), posteriormente mudada para o dia 14 de Maio. Conforme: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/24_de_fevereiro

1.   Em Ni­co­média, na Bi­tínia, hoje Zmit, na Tur­quia, a paixão de Santo Evécio, que, no tempo do im­pe­rador Di­o­cle­ciano, quando viu ex­postos no foro os editos contra os fiéis de Deus, in­fla­mado no ardor da fé, à vista do povo rasgou pu­bli­ca­mente o li­belo da iníqua lei e, por isso, so­freu todo o gé­nero de cruéis suplícios. († 303)

2.   Em Tré­veris, na Gália Bél­gica, na ac­tual Bél­gica, São Mo­desto, bispo. († c. 480). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Treves, no ano de 489, São Modesto, bispo, que trabalhou para restabelecer em sua Igreja a disciplina perturbada pelas invasões dos francos, ainda pagãos. (M)

3.   Em Can­tuária, na In­gla­terra, Santo Etel­berto, rei de Kent, o pri­meiro entre os prín­cipes dos An­glos que o bispo Santo Agos­tinho con­verteu à fé de Cristo. († 616). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano da graça de 616, Santo Etelberto, rei de Kent. Batizado. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, consagrou os vinte anos de seu reinado à difusão da fé cristã em seu país. (M). Ver páginas 396-401: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%203.pdf

– Ver “Etelberto (em inglêsÆthelberhtÆthelbertAethelberht ou Aethelbert😉 foi rei do reino anglo-saxão de Kent de 580-590 até a sua morte. Em sua obra História Eclesiástica do Povo Inglês, o monge Beda lista Etelberto como o terceiro rei a ter um imperium sobre todos os reinos anglo-saxões. Em torno do século IX, na Crônica Anglo-Saxônica, Etelberto é referido como Bretwalda ou Governante da Britânia. Ele foi o primeiro rei inglês a se converter ao cristianismo… Etelberto foi posteriormente canonizado por seu papel na conversão ao cristianismo dos anglo-saxões. Sua festa litúrgica era comemorada originalmente no dia 24 de fevereiro, mas foi alterada para o dia seguinte.[24]arquidiocese católica de Southwark, que abarca a região de Kent, comemora-o no dia 25 de fevereiro.[6]”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Etelberto_de_Kent

– Ver ainda “… também conhecido como Ædilberct (Santo Edilberto na Folhinha do Coração de Jesus e também no Martirológio da Editora Permanência); Ethelberht; Aedilberct; Aethelberht; Aibert; Albert; Edilbertus”: https://web.archive.org/web/20070707233447/http://www.catholic-forum.com/saints/sainte3p.htm

4*.   Em Ás­coli Pi­ceno, nas Marcas, re­gião da Itália, o Beato Cons­tâncio Sér­voli de Fabriano, pres­bí­tero da Ordem dos Pre­ga­dores, que se dis­tin­guiu pela sua aus­te­ri­dade de vida e pelo zelo na pro­moção da paz. († 1481)

5*.   Em Mântua, na Lom­bardia, também re­gião da Itália, o Beato Marcos de Marcóni, re­li­gioso da Ordem dos Ere­mitas de São Jerónimo. († 1510)

6*.   Em Al­ge­mesi, ci­dade da pro­víncia de Va­lência, na Es­panha, a Beata Jo­sefa Naval Girbés, virgem, con­sa­grada a Deus no mundo e de­di­cada es­pe­ci­al­mente à ca­te­quese das crianças. († 1510)

7*.   Em Pa­gáni, na Cam­pânia, re­gião da Itália, o Beato Tomás Maria Fusco, pres­bí­tero, que tratou com su­prema de­di­cação os po­bres e os en­fermos e fundou o Ins­ti­tuto das Fi­lhas da Ca­ri­dade do Pre­ci­o­sís­simo Sangue, des­ti­nado a tra­ba­lhar em vá­rias obras so­ciais, es­pe­ci­al­mente em favor dos jo­vens e dos doentes. († 1891)

8.   Em Pam­plona, na Es­panha, a Beata As­censão do Co­ração de Jesus (Flo­ren­tina Nicol Goñi), virgem, co-fun­da­dora da Con­gre­gação das Mis­si­o­ná­rias Do­mi­ni­canas do San­tís­simo Rosário. († 1940)

9. No mesmo dia, em Cesaréia da Capadócia, São Sérgio, (também na Folhinha do Coração de Jesus) mártir, sob os imperadores Diocleciano e Maximiano, quando Saprício governava a Armêni a e a Capadócia. São Sergio, recusando-se energicamente a sacrificar aos deuses, foi decapitado em 304. Conforme pág. 403: http://obrascatolicas.com/livros/biografia/vidas%20dos%20santos%20-%203.pdf

10. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Cartago, no ano do Senhor de 259, o martírio de São Montano (também na Folhinha do Coração de Jesus)e seus companheiros Lúcio, Flaviano, Juliano, Vitórico, Prímolo e Donaciano. Todos, discípulos de São Cipriano, e na maioria membros do clero, foram responsabilizados pelas desordens causadas pelos idólatras. (M)

11. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Ruão, em 586, São Pretestado, bispo. Acusado de traição, foi exilado e depois morreu assassinado aos pés do altar. (M). Ver página 405: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%203.pdf

12. Outros santos do dia 24 de fevereiro, páginas 394-405:  VIDAS DOS SANTOS – 3.pdf (obrascatolicas.com)

Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XXI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959

“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex. ou português da época em que o livro foi escrito.

Sobre 24 de fevereiro, ver ainda: 24 de fevereiro – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/

2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 221-222:

Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf

3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf

4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997

5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com

6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.

Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!

Querida Mãe Maria, protegei-nos!

São José, Anjos e Santos, intercedei por nós!

Amém!

PAI AMADO DÊ-NOS, À NOSSA FAMÍLIA E A TODOS OS QUE O SENHOR JÁ CHAMOU E OS QUE ESTÃO AQUI, A GRAÇA DE ESTARMOS COM O SENHOR, A MÃEZINHA MARIA, SÃO JOSÉ E TODAS AS SANTAS E SANTOS QUANDO O SENHOR NOS CHAMAR TAMBÉM! DÊ-NOS A VOSSA GRAÇA! OBRIGADO PAI AMADO! PEDIMOS POR JESUS CRISTO, SEU FILHO, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO!  NÓS CONFIAMOS NO SENHOR! AMÉM!

OBSERVAÇÃO: MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS/OS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES.

CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:

barpuri@uol.com.br

SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDEI POR NÓS!

MUITO OBRIGADO!

“O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)

“Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio, lembrado em 10 de fevereiro)

Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.(últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia, 14 de fevereiro). Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!

“Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu sempre lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)

Ver:

https://vidademartiressantasesantos.blog/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.