Santas e Santos de 02 de março

1.   Em Ne­o­ce­sa­reia, ci­dade do Ponto, hoje Niksar, na ac­tual Tur­quia, São Tróades, mártir du­rante a per­se­guição do im­pe­rador Décio, de cujo mar­tírio dá tes­te­munho São Gre­gório Taumaturgo. († c. 250)

2.   Em Li­ch­field, na ac­tual In­gla­terra, São Ceada, bispo, que, em tempos muito di­fí­ceis, exerceu o mi­nis­tério epis­copal no ter­ri­tório da Mércia, de Lin­dis­farne e da Ân­glia Me­di­ter­rânea, mi­nis­tério que pro­curou de­sem­pe­nhar com uma vida de grande per­feição se­gundo os exem­plos dos Pa­dres antigos. († 672). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no séc. VII, São Ceádio, que depois de ter dirigido um mosteiro no condado de York, foi consagrado bispo a  da Igreja de Lichfield , e posteriormente da de Lindesfarme (M). Ver páginas 153-154: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%204.pdf

3*.   Em Agira, na Si­cília, re­gião da Itália, São Lucas Ca­sáli de Nicósia, monge, cé­lebre pela sua pro­funda hu­mil­dade e grandes virtudes. (Sec. IX). Ver página 154: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%204.pdf

4.   Em Praga, ci­dade da Boémia, ac­tu­al­mente na Ché­quia, Santa Inês (também na Folhinha do Coração de Jesus) aba­dessa, que, sendo filha do rei Ot­tokar, re­cusou as núp­cias ré­gias para ser es­posa so­mente de Jesus Cristo e abraçou a Regra de Santa Clara num mos­teiro por ela edi­fi­cado, onde quis ob­servar ri­go­ro­sa­mente a vida de pobreza. († c.1282). Ver “Santa Inês de PragaOSC, também conhecida como Santa Inês da Boêmia (em chéco Svatá Anežka česká), (Praga1205 — Praga6 de março de 1282) foi uma religiosa católica.”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/In%C3%AAs_de_Praga

5*.   Em Bruges, ci­dade da Flan­dres, na ac­tual Bél­gica, o Beato Carlos o Bom, mártir, que, sendo rei da Di­na­marca e de­pois conde da Flan­dres, pro­cedeu como pro­motor da jus­tiça e de­fensor dos po­bres e foi morto por sol­dados que ele pro­cu­rava in­duzir à paz. († 1127)

6.   Em Se­vilha, na Es­panha, Santa Ân­gela da Cruz (María dos Anjos Guer­rero Gon­zález), fun­da­dora do Ins­ti­tuto das Irmãs da Com­pa­nhia da Cruz, que nada con­si­de­rava mais seu que dos po­bres, a quem cos­tu­mava chamar seus “se­nhores” e se de­di­cava ver­da­dei­ra­mente ao seu serviço. († 1932)

7. São Jovino (também na Folhinha do Coração de Jesus). Na diocese de Quimper, São Jovino, bispo e confessor, um dos mais ardorosos discípulos de Sao Paulo Aureliano, ao qual seguiu pela Bretanha Armórica, tendo levado vida de anacoreta. Sucessor de São Paulo Aureliano, faleceu em 578. No mesmo dia, em Roma, na via Latina, os santos Jovino e Basileu, que sofreram a morte sob os imperadores Valeriano e Galiano. Ver páginas 153 e 155:

http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%204.pdf

8. No Pôrto, os santos mártires Paulo, Heráclio, Secundila e Januária (também na Folhinha do Coração de Jesus). Ver pág. 155:

http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%204.pdf

9. Bem-Aventurado Carlos, o Bom. Ver “Carlos, cognominado o Bom, era filho de São Canuto, rei da Dinamarca…”: págs. 151-153:

http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%204.pdf

10. São Simplício, Papa. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Roma, no ano do Senhor de 488, os funerais do Bem-Aventurado Simplício, papa. Testemunha da queda do Império Romano no Ocidente, defendeu corajosamente a causa da Igreja e fez prevalecer a doutrina do Concílio de Calcedônia sobre Cristo verdadeiro Deus e verdadeiro homem. (M). Ver sua história nas páginas 140-150:

http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%204.pdf

Ver “Simplício (em latimSimplicius) nasceu em Tivoli. Eleito em 468, no oitavo ano de seu pontificado ocorreu a queda do Império Romano do Ocidente.[1] Fazia parte do clero romano e tinha larga escala no serviço social e pastoral da Igreja. Conviveu com São Leão Magno e era amante da arte.[2]… Simplício foi bispo de Roma por quinze anos, onze meses e seis dias, falecendo em 483; ele foi enterrado na Basílica de São Pedro em 2 de março.[1] Suas relíquias estão atualmente em Tivoli, cidade natal, Itália.”: Papa Simplício – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

11. Outros santos do dia 02 de março: páginas 140-155:  VIDAS DOS SANTOS – 4.pdf (obrascatolicas.com)

Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XXI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959

“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.

Sobre 02 de março, ver ainda: 2 de março – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/

2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 235-236:

Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf

3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf

4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997

5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com

6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.

Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!

Querida Mãe Maria, proteja-nos!

São José, Anjos e Santos, intercedam por nós!

Amém!

PAI AMADO DÊ-NOS, À NOSSA FAMÍLIA E A TODOS OS QUE O SENHOR JÁ CHAMOU E OS QUE ESTÃO AQUI, A GRAÇA DE ESTARMOS COM O SENHOR, A MÃEZINHA MARIA, SÃO JOSÉ E TODAS AS SANTAS E SANTOS QUANDO O SENHOR NOS CHAMAR TAMBÉM! DÊ-NOS A SUA GRAÇA! OBRIGADO PAI AMADO! PEDIMOS POR JESUS CRISTO, SEU FILHO, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO!  NÓS CONFIAMOS NO SENHOR! AMÉM!

OBSERVAÇÃO: MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS/OS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES.

CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:

barpuri@uol.com.br

SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDEI POR NÓS!

MUITO OBRIGADO!

“O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)

“Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio, lembrado em 10 de fevereiro)

Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.(últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia, 14 de fevereiro). Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!

“Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu sempre lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)

Ver:

https://vidademartiressantasesantos.blog/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.