Santas e Santos de 29 de maio

1. São Paulo VI (ver também 26 de setembro), papa, que neste dia foi or­de­nado pres­bí­tero, de­pois foi no­meado ar­ce­bispo de Milão e fi­nal­mente eleito para a Sé Ro­mana. Com­pletou feliz e di­li­gen­te­mente o Con­cílio Va­ti­cano II, pro­moveu a re­no­vação da vida ecle­sial, so­bre­tudo a sa­grada Li­turgia, e em­pe­nhou-se no diá­logo ecu­mé­nico e na men­sagem do Evan­gelho pelo mundo con­tem­po­râneo. No dia 6 de Agosto ador­meceu na paz do Se­nhor. († 1978). Ver: https://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Paulo_VI

– Ver também: …O Santo Papa Paulo VI escreveu: «É no meio das suas desgraças que os nossos contemporâneos precisam de conhecer a alegria e de ouvir o seu canto» (Exort. ap. Gaudete in Domino, I). Hoje, Jesus convida-nos a voltar às FONTES DA ALEGRIA, que são O ENCONTRO COM ELE, A OPÇÃO CORAJOSA DE ARRISCAR PARA O SEGUIR, O GOSTO DE DEIXAR TUDO PARA ABRAÇAR O SEU CAMINHO. Os Santos percorreram este caminho. Fê-lo Paulo VI, seguindo o exemplo do Apóstolo cujo nome assumira.”: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2019-05/dia-de-sao-paulo-vi.html

– São Paulo VI. Nascimento em 26/09/1897 e falecimento em 06/08/1978. Festa litúrgica em 29 de maio. Ver: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Papa_Paulo_VI

https://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Paulo_VI

– Ver também: http://www.vatican.va/content/paul-vi/es/apost_exhortations/documents/hf_p-vi_exh_19750509_gaudete-in-domino.html

– Ver ainda: https://veja.abril.com.br/mundo/paulo-vi-o-papa-dos-trabalhadores-sera-canonizado/

2.   Em An­ti­o­quia, na Síria, hoje An­takya, na Tur­quia, Santo He­sí­quio, guarda pa­la­ciano, mártir, que, du­rante a per­se­guição de Di­o­cle­ciano, ou­vindo um pregão pelo qual se or­de­nava que dei­xasse o uni­forme mi­litar quem não ofe­re­cesse in­censo aos ídolos, ime­di­a­ta­mente depôs o uni­forme, e por isso foi pre­ci­pi­tado no rio Orontes, com o braço di­reito li­gado a uma enorme pedra. († c. 303)

3.   Em Tré­veris, na Gália Bél­gica, ac­tu­al­mente na Ale­manha, São Ma­xi­mino (também na Folhinha do Coração de Jesus), bispo, que foi in­tré­pido de­fensor da in­te­gri­dade da fé contra os ari­anos, aco­lheu fra­ter­nal­mente Santo Ata­násio de Ale­xan­dria e ou­tros bispos exi­lados e, ex­pulso da sua sede epis­copal pelos ini­migos, morreu em Poi­tiers, sua terra natal. († c. 346).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, perto de 347, São Maximino. Originário da Aquitânia, veio para Treves, então residência imperial, onde foi eleito bispo. Mostrou-se valente defensor da ortodoxia ao acolher Santo Atanásio, então exilado. (M).

4.   Em Val di Non, ac­tu­al­mente no Tren­tino Alto Ádige, re­gião da Itália, os santos már­tires Si­sínio (também na Folhinha do Coração de Jesus), diá­cono, Mar­tírio (Martório), leitor, e Ale­xandre, os­tiário, na­tu­rais da Ca­pa­dócia, que nesta re­gião edi­fi­caram uma igreja e in­tro­du­ziram os cân­ticos do louvor di­vino, mas foram mortos pelos pa­gãos num dia em que estes ofe­re­ciam os seus sa­cri­fí­cios lustrais. († 397).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no Trentino, o martírio dos Santos Cisínio, Martório e Alexandre. No tempo do imperador Honório, foram perseguidos pelos pagãos em uma floresta, onde foram mortos por causa de Cristo. (M).

Ver páginas 297-298: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%209.pdf

5.   Em Ra­vena, na Fla­mínia, hoje na Emília-Ro­manha, também re­gião da Itália, Santo Exu­pe­râncio, bispo, que pre­sidiu com sábia pru­dência a esta Igreja, no tempo em que o rei Odo­acro se apo­derou da Itália e desta cidade. († 430/476-477)

6.   Em Milão, na Li­gúria, hoje na Lom­bardia, também re­gião da Itália, São Se­nador, bispo, que o papa São Leão Magno tinha en­viado como le­gado a Cons­tan­ti­nopla quando ainda era presbítero. († c. 480)

7*.   Em Mâcon, na Bor­gonha, na ac­tual França, São Ge­rardo, que foi monge, de­pois eleito bispo e fi­nal­mente levou vida ere­mí­tica na floresta.

(† c. 940)

8*.   Em Pisa, na Etrúria, hoje na Tos­cana, re­gião da Itália, Santa Bona, virgem, que fez com de­voção fre­quentes pe­re­gri­na­ções à Terra Santa, a Roma e a Compostela. († 1207).

Ver páginas 299-302: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%209.pdf

9*.   Em Avig­nonet, perto de Tou­louse, na França, os be­atos Gui­lherme Arnaud e dez com­pa­nheiros: Ber­nardo de Ro­que­fort, Garcia d’Aure, Es­têvão de Sain-Thi­erry, Rai­mundo Car­bo­nier; Rai­mundo de Cor­tisan, cha­mado Es­crivão, có­nego; Ber­nardo, Pedro d’Ar­naud, For­ta­nier e Ade­maro, clé­rigos; prior de Avig­nonet, cujo nome não é conhecido que, unidos na missão de im­pedir a he­resia dos cá­taros, foram ar­di­lo­sa­mente presos por causa da fé de Cristo e da obe­di­ência à Igreja Ro­mana e mor­reram ao fio da es­pada no dia da As­censão do Se­nhor, can­tando una­ni­me­mente o «Te Deum».  († 1242)

10*.   Em Pisa, na Etrúria, hoje na Tos­cana, re­gião da Itália, a Beata Ge­ral­dina (Gherardesca), viúva, que passou a vida numa cela junto do mos­teiro ca­mal­du­lense de São Sa­bino, con­sa­grando-se ao louvor de Deus e à in­ti­mi­dade com o Senhor. († c. 1269)

Bem-aventurada Geraldesca. Ver “… Um dia, propôs ao marido a renúncia ao mundo: não tinham filhos que os impedissem, de modo que fácil seria recolherem-se ambos a um mosteiro. O esposo, tão inflamada Geraldesca fora, concordou em viver para Deus. Assim, abandonaram o sáculo e entraram num mosteiro, o dos camaldulos de São Savino, naquela época governado por um santo abade, aparentado com a bem-aventurada. Acolhidos com grande carinho, ali passaram a viver…”, às páginas 291-292: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%209.pdf

11*.   Em York, na In­gla­terra, o Beato Ri­cardo Thirkeld, pres­bí­tero e mártir, que, no rei­nado de Isabel I, con­de­nado à morte por ser sa­cer­dote e re­con­ci­liar muitas pes­soas com a Igreja ca­tó­lica, foi le­vado ao su­plício do patíbulo. († 1583)

– Ver “Bl. Richard Thirkeld, padre mártir inglês, recebe preparação para o sacerdócio em Reims e Douai, França. Educado no Queen’s College, Oxford. Ele ministrou aos católicos de Yorkshire também listados como Thirkild. Nasceu em County Durham, Inglaterra, ele estudou em Oxford e dizia-se que era bastante velho quando deixou a ilha para receber a preparação para o sacerdócio em Reims e Douai, França. Ordenado em 1579, ele voltou para a Inglaterra e serviu aos católicos na área ao redor de Yorkshire até sua execução por ser padre em 29 de maio em York. Inglaterra; morreu em York, Inglaterra, 1583; beatificado em 1886. Richard foi educado no Queen’s College, Oxford. Ele ministrou aos católicos de Yorkshire e foi condenado e executado por seu sacerdócio em York ( beneditinos )”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMay29.html

12*.   Em Roma, lo­ca­li­dade do Le­soto, na África Aus­tral, o Beato José Gerard, pres­bí­tero dos Oblatos de Maria Ima­cu­lada, que anun­ciou in­can­sa­vel­mente a Cristo na pro­víncia do Natal e de­pois, prin­ci­pal­mente, ao povo dos Basotos. († 1914)

13.   Em Roma, Santa Úr­sula (Júlia Le­do­chowska), virgem, que fundou o Ins­ti­tuto das Irmãs Ur­su­linas do Co­ração de Jesus Ago­ni­zante e per­correu in­fa­ti­ga­vel­ mente nesta missão apos­tó­lica as re­giões da Po­lónia, da Es­can­di­návia, da Fin­lândia e da Rússia. († 1939)

14. São Cirilo de Cesaréia, na Folhinha do Coração de Jesus. Ver São Cirilo, infante e mártir, às páginas 287-288: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%209.pdf

– Ver também “São Cirilo — menino de Cesaréia da Capadócia, expulso de casa porque se tornou cristão; sofreu o martírio em 251.”: http://regiaoipiranga.com.br/liturgia/santo-do-dia/pesquise-santos?page=19

– Ver também “Desse menino mártir, somos informados de que, sem o conhecimento de seu pai pagão, ele se tornou cristão. O pai, descobrindo que o filho se recusava a prestar qualquer sinal de respeito aos ídolos, expulsou-o de casa. Isso aconteceu em Cesaréia, na Capadócia, e o governador da cidade deu ordens para que Cirilo fosse trazido à sua presença. Ameaças mostraram-se ineficazes para abalar a resolução do menino. Então o governador ordenou que ele fosse executado; mas deu instruções para que, depois que o jovem tivesse visto a pira em chamas na qual poderia ser jogado, deveria ser levado de volta ao tribunal. Na volta, Cirilo apenas reclamou que a sentença não havia sido cumprida, e o governador, furioso, mandou matá-lo à espada.”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMay29.html

15. São Voto e São Félix. Ver “Voto e Félix, dois irmãos de Saragoça, viveram na época em que a Espanha jazia ocupada pelos mouros. Eram ricos, nobres e excelentes cristãos… Voto vendeu tudo o que possuía, libertou os servos, dispensou os criados, e votou-se inteiramente a Deus. Félix, o irmão, todo contaminado daquele ardoroso afã de Voto, acompanhou-o à capela descoberta na montanha. Corria o ano de 714 e ambos, ali, levaram vida eremítica até a morte, que os chamou em 757…” às páginas 289-290: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%209.pdf

16. Os bem-aventurados inquisidores, mártires. Ver “São chamados Bem-aventurados Inquisidores, os onze homens que, instituídos inquisidores da fé pelo papa Gregório IX, foram mortos pelos albigenses, depois de terem passado por inúmeros vexames. Era no ano de 1242, na vigília da Ascensão, perto de Avignonet, no dia 29 de maio. Eram eles o irmão Guilherme Arnaldo, de Montpellier, e dois outros irmãos pregadores, Bernardo de Rochefort e Garcia de Aure, da diocese de Tarbes. Dois irmãos menores, Estéfano e Raimundo Carbonius. O prior de Avignonet. Um cônego de Tolosa, Raimundo, apelidado o Escrivão. Um notário da Inquisição, Pedro de Arnaud, Bernardo, clérigo de Tolosa, e mais dois clérigos, Fortanier e Aymar. Mortos, inúmeros milagres foram operados por Deus Nosso Senhor.” à pág. 293:

http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%209.pdf

17. Bem-aventurado Pedro Petroni, confessor. Ver “Falecido a 29 de maio de 1361, com cinqüenta anos, os milagres que se realizaram à beira do seu túmulo foram infindos…” à página 294: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%209.pdf ,

18. Santo André de Chio, mártir. Ver “… Desde menino, votou-se a Nossa Senhora… Para não abraçar  islamismo…atormentado com requintes de crueldade, trancaram-no, ligado de pés e mãos, num infecto calabouço, onde o flagelaram horrivelmente, com unhas de ferro…” às páginas 295-296: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%209.pdf

19. Outros santos do dia 29 de maio: págs. 287-304 (vol.09): http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%209.pdf

“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.

Sobre 29 de maio, ver ainda: 29 de maio – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

BIBLIOGRAFIA:

1.MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/

2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINA 432-434: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp- content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf

3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf

4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997

5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com

6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.

7. http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMay29.html

DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)

* Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!

Querida Mãe Virgem Maria, socorra-nos, proteja-nos

São José, Anjos e Santos, intercedam por nós! Obrigado! Amém!

PAI AMADO DÊ-NOS, À NOSSA FAMÍLIA E A TODOS OS QUE O SENHOR JÁ CHAMOU E OS QUE ESTÃO AQUI, A GRAÇA DE ESTARMOS COM O SENHOR, A  MÃEZINHA MARIA, SÃO JOSÉ E TODAS AS SANTAS E SANTOS QUANDO O SENHOR NOS CHAMAR TAMBÉM! DÊ-NOS A SUA GRAÇA! OBRIGADO PAI AMADO! PEDIMOS POR JESUS CRISTO, SEU FILHO, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! NÓS CONFIAMOS NO SENHOR! AMÉM!

OBSERVAÇÃO:

MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE   SANTAS, SANTOS E MÁRTIRES.

ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:

barpuri@uol.com.br

SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDEI POR NÓS!

“O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)

“Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio, lembrado em 10 de fevereiro)

Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.(últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia, 14 de fevereiro). Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!

* “Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu sempre lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)

* Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”

* “Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”,
mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível.

(conforme: Saint of the Day (lngplants.com)

ou

Saint of the Day May 20 (lngplants.com)

* “…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio, lembrados em 21 de maio)

-Ver o blog:

https://vidademartiressantasesantos.blog/

MUITO OBRIGADO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.