10 DE OUTUBRO DE 2021 – 229ª EDIÇÃO: CÍRIO DE NAZARÉ. SEGUNDO DOMINGO DE OUTUBRO: CÍRIO DE NAZARÉ. Ver “… O Círio de Nazaré é uma manifestação religiosa católica em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, que ocorre na capital Belém, no estado brasileiro do Pará, em Macapá, capital do estado do Amapá e em Rio Branco, capital do estado do Acre.[1][2] Celebrado anualmente desde 1793, no segundo domingo de outubro, reunindo cerca de dois milhões de pessoas em todas as romarias e procissões. Uma devoção religiosa, herdada dos colonizadores portugueses – em Portugal é celebrado no dia 8 de setembro na vila de Nazaré.[3]
Em outras regiões, devido a migração de paraenses, acabaram criando procissões para sentirem-se próximos de Belém, por meio do ato de Fé. No Brasil, no início, era uma romaria vespertina e até mesmo noturna, daí o uso de velas. No ano de 1854, para evitar a repetição da chuva torrencial como a que havia caído no ano anterior, a procissão passou a ser realizada pela manhã.
O Círio foi instituído em 1793 em Belém do Pará[3] e, até 1882, saía do Palácio do Governo. Em 1882, o bispo D. Antônio de Macedo Costa, em acordo com o Presidente da Província, Justino Ferreira Carneiro, instituiu que a partida do Círio seria da Catedral da Sé, em Belém.
O Círio é a maior manifestação católica do Brasil – e um dos maiores eventos do mundo -, reunindo mais de dois milhões de pessoas em uma só manhã.[4][5] Sendo, em 2004, reconhecido como patrimônio cultural imaterial pelo Iphan e, em dezembro de 2013, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.[6][7][8]…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%ADrio_de_Nossa_Senhora_de_Nazar%C3%A9
SANTAS E SANTOS DE 10 DE OUTUBRO
1. Comemoração de São Pinito, bispo de Cnossos, na ilha de Creta, que, no tempo dos imperadores Marco Aurélio Vero e Lúcio Cómodo, se distinguiu pelos seus escritos sobre a fé e sua intensa solicitude pelo progresso espiritual do rebanho que lhe foi confiado. († c. 180).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, na ilha de Creta, no final do séc. II, São Pinito, bispo de Cnossos, que deixou a reputação de ter sido um grande servidor da Palavra de Deus. (M).
– Ver “… Pinito de Creta (em latim: Pinytus), nascido na Grécia, foi bispo de Cnossos, em Creta,[1] no final do século II dC. Quase nada se sabe sobre sua vida, exceto que teve a alta estima de Eusébio, que afirmou que ele era um dos mais importantes autores eclesiásticos do seu tempo em sua História Eclesiástica.[2]…”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Pinito_de_Creta
2. Em Nicomédia, na Bitínia, hoje Izmit, na Turquia, os santos Eulâmpio e sua irmã Eulâmpia, mártires, durante a perseguição do imperador Diocleciano. († s. IV)
3. Em Colónia, na Germânia, na actual Alemanha, os santos Gereão e companheiros, mártires, que, para defender a verdadeira piedade, corajosamente ofereceram o seu pescoço à espada. († s. IV).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no mesmo dia, receberam a palma do martírio muitos cristãos da Germânia: São Gerião e seus companheiros, na cidade de Colônia (M).
– Ver “…Gereão de Colônia, um provável santo soldado, foi martirizado em Colônia por decapitação provavelmente no início do século IV.
De acordo com esta lenda, Gereão (chamado de “Santo Dourado”) seria um soldado da Legião Tebana…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gere%C3%A3o_de_Col%C3%B4nia
– Ver 22 de setembro: Legião Tebana
4. Em Birten, também no território de Colónia, na actual Alemanha, os santos Vítor e Maloso, mártires. († c. s. IV).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no mesmo dia, receberam a palma do martírio muitos cristãos da Germânia: Santos Victor e Malosso, perto de Xantem. (M).
– Ver “… Vítor de Xanten (em latim: Victor) foi um mártir e um santo militar cristão. Suas relíquias são mantidas num santuário desde o século XII que hoje está embutido no altar-mor da Catedral de Xanten.
A tradição afirma que Vítor era o prefectus cohortis de uma coorte da Legião Tebana. Ele está intimamente ligado com São Urso de Soleura e acredita-se que tenha sido um parente de Santa Verena. Ele foi executado no século IV no anfiteatro romano de Castra Vetera (onde atualmente está a cidade de Xanten) por se recusar a sacrificar para os deuses romanos.
…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%ADtor_de_Xanten
– Ver 22 de setembro: Legião Tebana
5. Em Bonn, hoje também na Alemanha, os santos Cássio e Florêncio, mártires. († c. s. IV). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no mesmo dia, receberam a palma do martírio muitos cristãos da Germânia: Santos Cássio, Florêncio e seus companheiros, em Bonn. (M)
6*. Em Nantes, na Gália Lionense, actualmente na França, São Claro, venerado como primeiro bispo desta cidade. († s. IV)
– Ver “… Clarus de Nantes B (AC). Morreu século III (?). Alguns afirmam que o bispo Saint Clarus de Nantes foi um discípulo de São Pedro e o primeiro apóstolo da Bretanha (então conhecido como Armórica). Mais provavelmente, seu episcopado ocorreu vários séculos depois (Beneditinos, Enciclopédia) .”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayOctober10.html
7. Em Populónia, na Etrúria, hoje na Toscana, região da Itália, São Cerbónio, bispo, que, segundo o testemunho do papa São Gregório Magno, quando os Lombardos invadiram esta região, se refugiou na ilha de Elba, onde deu muitas provas da sua grande virtude. († c. 575).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no séc. VI, São Cernóbio, bispo de Populônia, na Etrúria, que morreu na ilha de Elba, onde se havia refugiado por ocasião da invasão dos lombardos. (M)
8. Perto de Ramerude, no território de Troyes, na Nêustria, actualmente na França, Santa Tanca, virgem e mártir, que, segundo a tradição, para defender a sua virgindade teve morte gloriosa. († s. VI/VII).
– Ver “… Santa Tanca (? – 637) é uma santa Católica francesa.
Tanca nasceu em Troyes, França. Foi morta enquanto defendia sua virgindade, por isto foi martirizada.
Seu dia é celebrado em 10 de outubro…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Tanca
9*. Em Rochester, na Inglaterra, o passamento de São Paulino (também na Folhinha do Coração de Jesus),, bispo de York, que, sendo monge e discípulo do papa São Gregório Magno, foi por ele enviado com outros a pregar o Evangelho aos Anglos, onde converteu Eduino, rei da Notúmbria, e lavou nas águas da regeneração baptismal o seu povo. († 644).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano da graça de 644, São Paulino. Monge beneditino romano, enviado à Inglaterra por São Gregório Magno, evangelizou a região de Kent e da Nortúmbria, converteu o rei Edwin e fundou o bispado de York. (M).
– Ver página 86: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2018.pdf
– Ver ainda “… Paulino de Iorque foi um missionário romano e o primeiro bispo de Iorque.[nota a] Membro da missão gregoriana enviada em 601 pelo Papa Gregório I para cristianizar os anglo-saxões de seu paganismo, Paulino chegou na Inglaterra em 604 com o segundo grupo de missionários. Pouco se sabe sobre as atividades dele nas duas décadas seguintes…”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Paulino_de_Iorque
10*. No mosteiro de Jouarre, no território de Meaux, na Nêustria, na hodierna França, Santa Telquilde, abadessa, que, sendo nobre de nascimento, ilustre pelos seus méritos e austera em seus costumes, ensinou as virgens consagradas a ir ao encontro de Cristo com as lâmpadas acesas. († c. 670).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, perto de 670, a volta para Deus de Santa Telquida, primeira abadessa de Jouarre. Ela descansa na magnífica cripta merovíngia daquele mosteiro. Sobre seu sarcófago pode-se ler a seguinte inscrição: “Telquida brilhou por sua fé. Mãe deste mosteiro, convida suas filhas, virgens prudentes consagradas a Deus, e levando suas lâmpadas acesas, a reunir-se a Deus, seu esposo…” (X)
11. Em Ceuta, na Mauritânia Tingitana, a paixão dos sete mártires da Ordem dos Menores – Daniel, Samuel, Ângelo, Leão, Nicolau e Hugolino, presbíteros, e Dono – que, enviados pelo irmão Elias a pregar o Evangelho aos Mouros, depois de sofrerem insultos, cadeias e flagelações, finalmente foram degolados e receberam a palma do martírio. († 1227)
– Ver “… Em Ceuta, no Marrocos, a paixão de sete santos mártires da Ordem dos Frades Menores: Daniel, Samuel, Angelus, Leão, Nicolau, Ugolino e Domnus, todos sacerdotes exceto Domnus. Por terem pregado o Evangelho e silenciado as doutrinas de Maomé, sofreram insultos, grilhões e açoites dos sarracenos naquele lugar. Eles foram finalmente decapitados e assim obtiveram a palma do martírio: Samuel, Angelus, Domnus, Leo, Nicholas e Hugolinus. Daniel foi um provincial franciscano na Calábria, Itália. Ele e os outros frades foram em missão ao Marrocos para pregar aos muçulmanos. Foram detidos em Ceuta, no Norte de África, e considerados loucos. Quando eles se recusaram a se converter ao Islã, eles foram decapitados. Todos foram canonizados em 1516.
Daniel e companheiros, OFM MM (RM) morreu em Ceuta, Marrocos em 1221; canonizado em 1516. Samuel, Angelus (Angeluccio), Domnus, Leo, Nicholas, Hugolinus e Donulus eram franciscanos italianos colocados sob a liderança de São Daniel, provincial da Calábria, e enviados como missionários ao norte da África por São Francisco de Assis. Ao chegarem ao Marrocos, foram tratados como loucos. Depois de menos de três semanas no país, foram martirizados pelos mouros em Ceuta por se recusarem a apostatar ao Islão (Attwater, Beneditinos, Enciclopédia) …”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayOctober10.html
12. Em Bridlington, na Inglaterra, São João, presbítero, prior do mosteiro dos cónegos regrantes de Santo Agostinho, célebre pela sua oração, austeridade e mansidão. († 1379).
13. Em Khartum, cidade do Sudão, São Daniel Combóni (também na Folhinha do Coração de Jesus), bispo, que fundou o Instituto das Missões para a Negritude, hoje com o nome de Missionários Combonianos do Coração de Jesus, e, eleito bispo na África, dedicou todas as suas energias para anunciar o Evangelho por aquelas regiões e promoveu de muitos modos a dignidade humana. († 1881).
– Ver “…Daniel Comboni (Limone sul Garda, 15 de março de 1831 — Cartum, Sudão, 10 de outubro de 1881) foi um bispo católico italiano, canonizado em 5 de outubro de 2003 pelo papa João Paulo II…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Daniel_Comboni
14*. Em Cracóvia, na Polónia, a Beata Ângela Maria (Sofia Camila Truszkowska), virgem, que fundou a Congregação Franciscana de São Félix Cantalício, para ajudar as crianças abandonadas, os pobres e os marginados. († 1899)
15♦. Em Chamberi, bairro de Madrid, na Espanha, a Beata Maria Catarina Irigoyen Echegaray, religiosa do Instituto das Servas de Maria, Ministra dos Enfermos. († 1911)
16♦. Em Garraf, perto de Barcelona, também na Espanha, o Beato Pedro Tomás de Nossa Senhora do Pilar (Pedro de Alcântara Fortón y de Cascajares), religioso da Ordem dos Carmelitas Descalços e mártir, assassinado em ódio à fé. († 1936)
17*. Em Dzialdowo, povoação da Polónia, o Beato Leão Wetmanski, bispo auxiliar de Plock, que, durante a ímpia perseguição na Polónia contra Deus e os homens, com a sua heróica morte num campo de concentração consumou o seu martírio. († 1941)
18*. Em Linz, na Áustria, o Beato Eduardo Detkens, mártir, natural da Polónia, que morreu numa câmara de gás durante a mesma perseguição. († 1942)
19. São Tomás de Vilanova. Ver 08 de setembro. Em Valência, na Espanha, São Tomás de Vilanova (também na Folhinha do Coração de Jesus), bispo, que, sendo eremita sob a regra de Santo Agostinho, aceitou por obediência o ministério episcopal, onde se distinguiu, entre outras virtudes pastorais, pelo seu ardente amor aos pobres, até ao ponto de dar tudo aos necessitados, sem ficar sequer com um pequeno leito para si. († 1555).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em 1555, São Tomás de Vilanova, monge agostiniano de Salamanca, depois arcebispo de Valência, na Espanha, cognominado “o Esmoler”, por causa de seu amor pelos pobres. Por seus escritos ascéticos e místicos, aparece como um dos representantes da Escola Espanhola do Séc. XVI. (M).
– Em 22 de setembro, no “VIDAS DOS SANTOS” São Tomás de Vilanova. Ver páginas 373-395: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2016.pdf
– Ver também “Frei Tomás García Martinez, mais conhecido como São Tomás de Villanueva, (Fuenllana, Ciudad Real, 1488 — Valência, 8 de setembro de 1555), foi um pregador, escritor ascético, e religioso agustino espanhol. Foi canonizado mais tarde, e muitos de seus sermões se tornaram trabalhos importantes da escrita sacra.”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tom%C3%A1s_de_Vilanova
20. São Francisco de Borja (na Folhinha do Coração de Jesus de 10 de outubro). Ver dia 03 de outubro.
21. Outras santas e santos do dia 10 de outubro: págs. 78-87, em: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2018.pdf
Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XVII – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.
Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XIII – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.
“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.
R/: Demos graças a Deus!”
OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.
– Sobre 10 de outubro: 10 de outubro – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
BIBLIOGRAFIA:
- MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
- MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi eCaterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 793-795: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-
- VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf
- Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
- Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livrariaon line – www.editorapermanencia.com
- Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
- https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayOctober10.html
DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)
* Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!
Querida Mãe Virgem Maria, socorra-nos, proteja-nos
São José, Anjos e Santos, intercedam por nós! Obrigado! Amém!
PAI AMADO, DÊ-NOS ESPÍRITO DE ORAÇÃO, VIGILÂNCIA, RENÚNCIA, PENITÊNCIA! DÊ-NOS ARDOR MISSIONÁRIO PELO E PARA O SENHOR! TIRE-NOS O TORPOR E A TIBIEZA! DÊ-NOS A GRAÇA, AMADO PAI, DE LUTAR COM ENTUSIASMO, CORAGEM E FORÇA DE VONTADE, MESMO EM SITUAÇÕES DIFÍCEIS E ESPINHOSAS, PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ DE BONS COSTUMES E SANTIDADE POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO. DÊ-NOS, SOBRETUDO, A DOCILIDADE DAS OVELHAS. PEDIMOS EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DESANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:
* SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!
“O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)
“Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio,lembrado em 10 de fevereiro)
“Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia, 14 de fevereiro). Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!
“Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu sempre lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)
Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”
“Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível.
(conforme: Saint of the Day (lngplants.com)
ou
Saint of the Day May 20 (lngplants.com)
“…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio, lembrados em 21 de maio)
* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO: “Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html
* Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém!
* PAI, ABRACE-NOS! JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!
DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS UNA!
MÃEZINHA MARIA, CUIDE DE NÓS!
EM NOME DE JESUS, PAI! AMÉM!
* Ver o blog https://vidademartiressantasesantos.blog/
MUITO OBRIGADO!