Santas e Santos de 28 de outubro

1. Festa dos santos Simão e Judas (também na Folhinha do Coração de Jesus, São Simão Cananeu e São Judas Tadeu), Após­tolos: o pri­meiro era ape­li­dado Ca­naneu ou Ze­lota; o se­gundo, também cha­mado Tadeu, filho de Tiago, na úl­tima ceia per­guntou ao Se­nhor acerca da sua ma­ni­fes­tação, re­ce­bendo esta res­posta: «Se al­guém Me ama, guar­dará a minha pa­lavra; meu Pai o amará; vi­remos a ele e fa­remos nele a nossa morada».

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, festa dos Santos Apóstolos Simão e Judas. Simão é chamado “o Zelota” por Lucas, pois provavelmente pertencia ao partido que tinha este nome, muito ligado à ideia teocrática e messiânica de Israel. Judas, com o sobrenome de Tadeu, foi o que perguntou a Cristo por que ele se tinha manifestado aos Apóstolos e não ao mundo, e recebeu em resposta a garantia da manifestação divina àqueles que O amam (cf. Jo 14,23). (R).

– Ver páginas 56-64: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf

– Ver também “… São Judas Tadeu ou São Judas Apóstolo é um santo cristão e um dos doze apóstolos de Jesus. Seus outros nomes são Judas TadeusJudas Lebeus e Judas, irmão de Tiago. Ele é também conhecido como São Tadeu (em grego: Θαδδαῖος, transl. Thaddæus ou Thaddaeus em diferentes versões da Bíblia), e como São Matfiy (Фаддей, он же Иуда Иаковлев или Леввей, em russo) na tradição ortodoxa russa (junto com São Judas). Ele é às vezes identificado como sendo Judas, “irmão de Jesus” [a], mas não deve ser confundido com Judas Iscariotes, também outro apóstolo, que traiu Jesus…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Judas_Tadeu

– Ver ainda “… São Simão ou Simão Apóstolo, dito Simão, o Zelota ou Simão, o Cananeu, natural da Galileia, foi um dos discípulos de Jesus Cristo que fazia parte do grupo dos doze apóstolos. É referido como o Cananeu de acordo com o Livro de Mateus e como o Zelote no Livro de Lucas e em Atos dos Apóstolos.

A palavra grega Cananeu e a palavra Zelote, derivada do aramaico e significam a mesma coisa: “zeloso”. Supõe-se por esse apelido que Simão pertencia à seita judaica conhecida como zelotes”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sim%C3%A3o,_o_Zelote

2.   Em Mo­gúncia, na Gália Bél­gica, ac­tu­al­mente na Ale­manha, São Fer­rúcio, mártir, do qual se narra que, tendo aban­do­nado o ser­viço mi­litar para servir me­lhor e mais li­vre­mente a Cristo, con­sumou a vida com o martírio. († c. 300)

3.   Em Como, na Gália Ci­sal­pina, hoje na Itália, São Fiel, mártir. († c. s. IV)

– Ver “… O texto relativamente sóbrio foi impresso na Acta Sanctorum, vol. xii, de um manuscrito do século XIV. Ennodius conheceu uma tumba de São Fidelis em Como no século VI, e o lago tem vestígios de uma basílica do século IV.

Ele ajudou prisioneiros cristãos na fuga e foi morto por seus superiores. São Carlos Borromeu levou as relíquias de Fidelis para Milão, mas algumas são veneradas em Como…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayOctober28.html

4.   Em Ávila, na His­pânia, a paixão dos santos Vi­cente, Sa­bina e Cris­teta, már­tires, que, tendo fu­gido de Ta­la­vera para esta ci­dade, foram as­sas­si­nados cruelmente. († c. 305).)

Conforme o Martirológio Romano-Monástico de 27 de outubro, no séc. IV receberam a palma do martírio os Santos Vicente, Sabina e Cristália, em Ávila; e as Santas Capitolina e Erotildes na Capadócia (M).

– Ver: São Vicente D’Ávila (também na Folhinha do Coração de Jesus). Ver “Em Ávila, na Espanha, o martírio dos santos Vicente, Sabina e Cristeta, que, primeiramente, foram estendidos no cavalete com tanta violência que todas as suas juntas se deslocaram; depois, tendo-lhes sido colocadas pedras nas cabeças, bateram-nas com malhos até que os miolos lhes saltassem fora. Assim consumaram o martírio, por ordem de Daciano”, página 53: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf

5*.   Em Thiers, na Aqui­tânia, hoje na França, São Gens ou Ge­nésio, que passou deste mundo ao céu pelo mar­tírio, quando le­vava ainda a veste branca do Baptismo. († c. s. IV)

6.   Em Amiens, na Nêus­tria da Gália, também na ac­tual França, São Sálvio, bispo, de­di­cado às ci­ên­cias di­vinas desde a ju­ven­tude e or­nado pela in­te­gri­dade de costumes. († c. 625)

7.   Em Meaux, também na Nêus­tria, hoje na França, São Farão (também na Folhinha do Coração de Jesus, São Faro), bispo, que, sendo fa­mi­liar do rei, exor­tado por sua irmã Santa Fara a de­dicar-se ao ser­viço de Deus, per­su­adiu sua es­posa a re­ceber o véu de re­li­giosa, para que ele pu­desse formar parte do clero; cha­mado a as­sumir o mi­nis­tério pas­toral, fez grandes do­a­ções dos seus bens à Igreja, erigiu pa­ró­quias e fa­vo­receu os mosteiros. († c. 670).

Conforme o Martirológio Romano-Monástico, perto de 670, São Farão, bispo de Meaux, irmão de Santa Fara e fundador da abadia de Santa Cruz, a qual posteriormente tomou o seu nome. (M).

– Ver páginas 65-66: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf

8*.   Em An­necy, na Sa­vóia, também na França, a co­me­mo­ração de São Ger­mano, abade, que, in­signe pelo seu amor à so­lidão, fundou e di­rigiu o pri­o­rato de Talloires. († s. XI)

9.   Em Fu­jian, pro­víncia da China, os santos Fran­cisco Ser­rano, bispo, e Jo­a­quim Royo, João Al­cober e Fran­cisco Díaz del Rincon, pres­bí­teros, todos da Ordem dos Pre­ga­dores e már­tires, que con­fir­maram a sua fé com o martírio. († 1748)

10.   Em Cho-Ra, po­vo­ação do Ton­quim, hoje no Vi­etnam, São João Dat, pres­bí­tero e mártir, de­go­lado pela sua fé em Cristo. († 1798).

Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em 1798, o martírio do Bem-Aventurado João Dat, sacerdote tonquinês, que antes de ser decapitado, assim exortou seus fiéis: “Sofrer a morte por nosso Senhor é a maior felicidade. As diversas nações contam com muitos mártires; este reino tem somente um pequeno número deles. Eu desejo que vocês recebam este favor”. (X)

11.   Em Ejutla, lo­ca­li­dade do Mé­xico, São Ro­drigo (Roderico) Aguilar, pres­bí­tero e mártir, que, du­rante a per­se­guição re­li­giosa, sus­penso de uma ár­vore pelos sol­dados, al­cançou glo­ri­o­sa­mente o mar­tírio que tanto desejava. († 1927)

12*.   Em Al­cira, na pro­víncia de Va­lência, na Es­panha, o Beato Sal­vador Damião En­guix Garés, mártir, pai de fa­mília, que, du­rante a per­se­guição re­li­giosa, con­sumou o com­bate pela fé. († 1936)

13*.   Em Gilet, também na pro­víncia de Va­lência, o Beato José Ruiz Brui­xola, pres­bí­tero e mártir, que, du­rante a mesma per­se­guição, me­receu di­ante de Deus om­ni­po­tente a palma da vitória. (†1936)

14♦.   Em San­tander, também na Es­panha, os be­atos Cláudio Ju­lião Garcia San Roman e Leôncio Lope Garcia, pres­bí­teros da Ordem de Santo Agos­tinho e már­tires, que, no tempo da per­se­guição, pelo seu tes­te­munho glo­rioso me­re­ceram passar à fe­li­ci­dade eterna. († 1936)

15. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Cesaréia da Capadócia, no ano da graça de 268, São Firmiliano, bispo. Chefe do partido antidonatista, foi, segundo Eusébio, uma das figuras marcantes do episcopado oriental de seu tempo. (X)

16. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Constantinopla, perto de 270, a volta para Deus de São Malquião, sacerdote que ensinou retórica e conseguiu, por sua eloquência, a condenação das doutrinas heterodoxas de Paulo de Samosata. (M)

17. Santo Angilrano, bispo. Ver página 67: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf

– Ver também “Sant’Angilramno é o 38º bispo da diocese de Metz. Acontece em San Crodegango e após um período de vacância de dois anos (766-768).”: http://www.santiebeati.it/dettaglio/96997

18.Outros santos do dia 28 de outubro: págs. 56-71, em: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf  Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XIX – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

 “E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.

– Sobre 28 de outubro: 28 de outubro – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

BIBLIOGRAFIA:

  1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
  2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi eCaterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS  836-838: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-
  3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf
  4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
  5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
  6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
  7. https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayOctober28.html

DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)

* Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!

Querida Mãe Virgem Maria, socorra-nos, proteja-nos!

São José, Anjos e Santos, intercedam por nós! Obrigado! Amém!

PAI AMADO, DÊ-NOS ESPÍRITO DE ORAÇÃO, VIGILÂNCIA, RENÚNCIA, PENITÊNCIA! DÊ-NOS ARDOR MISSIONÁRIO PELO E PARA O SENHOR! TIRE-NOS O TORPOR E A TIBIEZA! DÊ-NOS A GRAÇA, AMADO PAI, DE LUTAR COM ENTUSIASMO, CORAGEM E FORÇA DE VONTADE, MESMO EM SITUAÇÕES DIFÍCEIS E ESPINHOSAS, PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ DE BONS COSTUMES E SANTIDADE POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO. DÊ-NOS, SOBRETUDO, A DOCILIDADE DAS OVELHAS. PEDIMOS EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DESANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:

barpuri@uol.com.br

* SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!

“O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)

“Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio,lembrado em 10 de fevereiro)

Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia, 14 de fevereiro).

Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!

“… Não há nada mais difícil do que a oração, pois não há esforços que os demônios não façam para interromper este poderoso meio de os desanimar (Santo Antão, lembrado em 21 de outubro)

Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guia para que eu sempre lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)

Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”

“Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível.

(conforme: Saint of the Day (lngplants.com)

ou

Saint of the Day May 20 (lngplants.com)

“…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio, lembrados em 21 de maio)

* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO: “Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html

* Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém!

* PAI, ABRACE-NOS! JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!

DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS UNA!

MÃEZINHA MARIA, CUIDE DE NÓS!

EM NOME DE JESUS, PAI! AMÉM!

* Ver o blog https://vidademartiressantasesantos.blog/

MUITO OBRIGADO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.