Santas e Santos de 09 de novembro

1. NOSSA SENHORA DE ALMUDENA, PADROEIRA DE MADRI. Ver: “… A 9 de novembro celebra-se a festa da Virgem da Almudena, padroeira de Madri. Durante os anos 30 era frequente S. Josemaria parar para rezar de joelhos diante desta imagem… O nome Almudena provém de Almudaina, que em árabe significa armazém próximo do lugar onde estava escondida a imagem… A tradição conta que, quando os muçulmanos estavam para entrar em Madri, os cristãos esconderam uma imagem de Nossa Senhora na muralha para não ser profanada, e que, quando o rei cristão Afonso VI estava para reconquistar a ‘Villa’, a muralha se desmoronou milagrosamente, e a imagem da Virgem Maria ficou descoberta.”: https://opusdei.org/pt-br/article/s-josemaria-e-a-virgem-da-almudena/

– Ver também “Virgem foi chamada de Almudena por ter estado todo o tempo escondido num sítio ao qual os árabes chamavam de “almudín” (em espanhol e ‘al-mudy’ em árabe), um depósito de trigo. Conseguem imaginar quando foi encontrada a Virgem?? Exactamente! 9 de Novembro de 1085! E por isso, desde esse dia e a cada 9 de Novembro a cidade de Madrid celebra a data em que recuperou um dos seus bens mais preciosos!”: https://desbravandomadrid.com/lenda-catedral-almudena/

– Ver ainda: “O Dia de Nossa Senhora de Almudena festeja-se a 9 de novembro. Reza a história que a 9 de novembro de 1083 se encontrou a imagem da Virgem que os cristãos tinham escondido dos mouros ao se rasgar misteriosamente a frente de uma torre da parede da Puerta de la Veja, a muralha de Madrid. A imagem tinha vela acesas ao lado, como tinha sido deixada 369 anos antes.”: https://www.calendarr.com/portugal/dia-de-nossa-senhora-de-almudena/

– Ver também: https://www.youtube.com/watch?v=2KFcI23KcBE

********************************************************

1. Festa da De­di­cação da Ba­sí­lica de La­trão (também na Folhinha do Coração de Jesus), em honra de Cristo Sal­vador, cons­truída pelo im­pe­rador Cons­tan­tino como sede dos bispos de Roma, cuja ce­le­bração anual em toda a Igreja La­tina é um sinal de amor e uni­dade com o Ro­mano Pontífice. († s. IV).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, Dedicação da Basílica do Latrão, igreja catedral do bispo de Roma, e por causa desse título, mãe e cabeça de todas as igrejas do mundo cristão. Foi edificada pelo imperador Constantino perto do ano 324, ao lado do palácio da antiga família dos Laterani, e dedicada ao Cristo Salvador. Cinco Concílios Ecumênicos nela tiveram sua sede. (R).

– Ver:  “San Giovanni in Laterano ou Arquibasílica Papal de São João de Latrão (em latimArchibasilica Sanctissimi Salvatoris et Sanctorum Iohannes Baptista et Evangelista in Laterano), chamada geralmente apenas de São João de Latrão ou Basílica de Latrão, é a catedral da Diocese de Roma e a sé episcopal oficial do bispo de Roma, o Papa.[1] É sede da paróquia de Santissimo Salvatore e Santi Giovanni Battista ed Evangelista in Laterano.”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Arquibas%C3%ADlica_de_S%C3%A3o_Jo%C3%A3o_de_Latr%C3%A3o

– Ver também páginas 267-268:

http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf

– Ver “… A dedicação de uma igreja é uma festa para todos os seus paroquianos. São João de Latrão é, em certo sentido, a igreja paroquial de todos os católicos, pois é a paróquia do papa, a igreja catedral do bispo de Roma. Esta igreja é o lar espiritual das pessoas que são a Igreja.

“O que foi feito aqui, enquanto essas paredes estavam subindo, é reproduzido quando reunimos aqueles que acreditam em Cristo. Pois, por acreditar, eles são cortados, por assim dizer, de montanhas e florestas, como pedras e madeira; mas por catequização, batismo e instrução eles são, por assim dizer, moldados, quadrados e aplainados pelas mãos dos trabalhadores e artesãos. No entanto, eles não fazem uma casa para o Senhor até que sejam encaixados pelo amor “… (Santo Agostinho, Sermão 36) …”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayNovember09.html

2.   Em Bourges, na Gália, ac­tu­al­mente na França, Santo Ur­sino, o pri­meiro bispo desta ci­dade, que anun­ciou Cristo Se­nhor ao povo e trans­formou em igreja a casa do se­nador Le­o­cádio, se­nador das Gá­lias, ainda pagão, para uso dos fiéis, a maior parte pobres. († s. III).

– Ver páginas 269-270: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf

3.   Em Ná­poles, na Cam­pânia, re­gião da Itália, Santo Agri­pino, bispo, um dos pri­meiros que pre­si­diram a esta Igreja e que os an­tigos mo­nu­mentos as­si­nalam como de­fensor da cidade. († s. III).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no final do séc. III, Santo Agripino, bispo de Nápoles. Segundo a tradição, “ele aumentou em muito o rebanho dos que acreditam no Senhor, e os reuniu no seio da Santa Madre Igreja”. (M)

4*.  Em Verdun, na Gália Bél­gica, ac­tu­al­mente na França, São Vito, bispo. († c. 530)

– Ver “… ST VITONUS, OU VANNE, BISPO DE VERDUN. ST Firminus tendo morrido enquanto sua cidade episcopal estava sendo sitiada por Clovis, é dito que o rei, ao tomar Verdun, nomeou um velho sacerdote, Santo Euspício, para a Sé desocupada. Euspício recusou o cargo porque queria ser monge e sugeriu seu sobrinho Vitonus, que foi considerado aceitável. Seu episcopado durou mais de vinte e cinco anos, durante os quais ele teria convertido os pagãos restantes de sua diocese, mas todas as informações que temos sobre sua vida são lendárias: como, por exemplo, que ele destruiu um dragão ao afogá-lo no Meuse.
 São Vitônio é agora lembrado principalmente pela grande congregação dos beneditinos que leva seu nome. A fundação de um colégio do clero fora dos muros de Verdun é atribuída a São Vitonus, cujos edifícios no ano 952 foram entregues a monges beneditinos e rededictos em homenagem ao fundador como abadia de Saint-Vanne. Em 1600, o prior, Dom Didier de la Cour, deu início a uma reforma completa do mosteiro, que com Moyenmoutier se tornou o centro de um grupo de casas reformadas na Lorena, Champagne e Borgonha. Eles foram unidos oficialmente como uma nova congregação, “de Saint-Vanne et Saint-Hydulphe“, em1604, os mosteiros franceses se retiraram para formar a congregação de St Maur quatorze anos depois. Ambos foram suprimidos na Revolução, mas foram revividos nominalmente (com Cluny) em 1837 para formar a nova congregação de Solesmes. A festa de São Vitonus é, portanto, observada por aquela congregação, bem como em Verdun…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayNovember09.html

Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no mesmo dia os Santos Vanne e  Hidulfo. O primeiro foi bispo de Verdun no reinado de Clóvis. Hidulfo, que morreu perto de 707, foi inicialmente bispo auxiliar de Treves e depois fundou Moyenmoutier na região dos Vosges, para onde se retirou. Em 1593, Dom Didier de la Cour  lançou-se à reforma das duas abadias, a de Verdun e a de Moyenmoutier, núcleo de uma nova congregação beneditina, que foi colocada sob o patrocínio dos dois santos. Por decisão da Santa Sé, a congregação de Solesmes foi oficialmente constituída sua herdeira. (M)

5.   Em Cons­tan­ti­nopla, hoje Is­tambul, na Tur­quia, as santas Eus­tólia e Só­patra, vir­gens e monjas. († s. VI).

– Ver “Em Constantinopla, as santas virgens Eustólia, nascida em Roma, e Sópatra, filha do imperador Maurício.” página 271: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf

6*.   Em Lodève, na Gália Nar­bo­nense, hoje na França, São Jorge, bispo. († c. 870)

7*.   Em Signa, perto de Flo­rença, na Etrúria, hoje na Tos­cana, re­gião da Itália, a Beata Joana, virgem, que por Cristo abraçou a vida solitária. († 1307)

8*.   Em An­cona, no Pi­ceno, hoje nas Marcas, também re­gião da Itália, o Beato Ga­briel Ferrétti, pres­bí­tero da Ordem dos Me­nores, que res­plan­deceu pela as­sis­tência às cri­anças e aos en­fermos e pela sua obe­di­ência e ob­ser­vância da Regra. ( † 1456)

9*.   Em Bo­lonha, na Emília-Ro­manha, também re­gião da Itália, o Beato Luís Morbióli, que, dei­xando o ca­minho dos ví­cios e con­ver­tendo-se ao Se­nhor, abraçou uma vida pe­ni­tente de du­rís­sima aus­te­ri­dade e com a sua pa­lavra e exemplo re­cu­perou os seus con­ci­da­dãos para a vida de piedade. († 1485)

10*.   Em Mu­rano, na Ve­nécia, hoje no Vé­neto, também re­gião da Itália, o Beato Graça de Cátaro, re­li­gioso da Ordem de Santo Agos­tinho, que, em tempo de grande es­cassez, quando con­duzia uma pe­quena barca em busca de ali­mentos, mo­vido pela pre­gação do Beato Simão de Ca­me­rino pediu o há­bito re­li­gioso e levou uma vida piedosíssima. († 1508)

11*.   Em Ox­ford, na In­gla­terra, o Beato Jorge Napper (também na Folhinha do Coração de Jesus), pres­bí­tero e mártir, que, tanto no mi­nis­tério clan­des­tino como no cár­cere, tra­ba­lhou ad­mi­ra­vel­mente para ga­nhar as almas para Cristo na Igreja e, no rei­nado de Jaime I, me­receu a coroa do mar­tírio por causa do seu sacerdócio. († 1610)

12♦.   Em An­te­quera, na An­da­luzia, re­gião da Es­panha, a Beata Maria do Carmo do Me­nino Jesus (Maria do Carmo Gon­zález Ramos Garcia-Prieto de Muñoz), viúva e fun­da­dora do Ins­ti­tuto das Irmãs Fran­cis­canas dos Sa­grados Corações. († 1899)

13*.   Em Dijon, na França, Santa Isabel da San­tís­sima Trin­dade Catez, virgem da Ordem das Car­me­litas Des­calças, que desde tenra idade pro­curou no ín­timo do co­ração o co­nhe­ci­mento e a con­tem­plação da San­tís­sima Trin­dade e, ainda jovem, entre muitas tri­bu­la­ções, pros­se­guiu o ca­minho, como so­nhava, «para o amor, a luz e a vida». († 1906)

14♦.   Em Pa­ra­cu­ellos del Ja­rama, lo­ca­li­dade pró­xima de Ma­drid, na Es­panha, o Beato Fran­cisco José Martin López de Arroyave, re­li­gioso da So­ci­e­dade Sa­le­siana e mártir, que, na du­rante a per­se­guição re­li­giosa, como fiel dis­cí­pulo, me­receu a sal­vação no sangue de Cristo. († 1936)

15*.   Em Borysow, po­vo­ação da Po­lónia, o Beato Hen­rique Hlebowicz, pres­bí­tero e mártir, que, no furor da guerra, foi fu­zi­lado em ódio à fé cristã. († 1941)

16*.   Em Roma, o Beato Luís Bel­trame Quattróchi, pai de fa­mília, que, tanto nos as­suntos pú­blicos como na vida fa­mi­liar, se­guiu os man­da­mentos de Cristo e os ma­ni­festou com di­li­gência e ho­nes­ti­dade de vida. († 1951)

17. Santo Orestes (também na Folhinha do Coração de Jesus). Ver “Em Tiana, na Capadócia, o martírio de Santo Orestes, quando do imperador Diocleciano.” página 271: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf

18. São Salvador (também na Folhinha do Coração de Jesus). Pode ser relacionado a “Em Beirute, Síria, a memória da imagem do Salvador, que, tendo sido crucificado pelos judeus, com tanta abundância espalhou o sangue, que as igrejas do Oriente e do Ocidente foram sumamente providas.” à página 272: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf

19. São Teodoro, jovem soldado e mártir. Ver páginas 261-266: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf

– Ver “Teodoro de Amásia ou Teodoro de Amaseia (em grego: Θεόδωρος; romaniz.: Theódoros; em latimTheodorus) é um dos dois santos de mesmo nome e que são venerados como santos guerreiros e grandes mártires pela Igreja Ortodoxa. No cristianismo ocidental, ele é geralmente chamado de “Teodoro de Amásia” (ou Amaseia), uma referência à cidade no Ponto onde ele sofreu o martírio. Já no cristianismo oriental, ele é conhecido como Teodoro Tiro[a] — uma referência à palavra “tiro”, do latim clássico, que significa “recentemente alistado” ou “recruta”[4] — ou Teodoro, o Recruta.[5] Outra versão, da Enciclopédia Católica, afirma que ele não era um recruta e era chamado de “Tyro” por ter servido na coorte dos Tiranos.[6] O outro é São Teodoro Estratelata, conhecido também como “Teodoro de Heracleia“, mas é possível que os dois sejam o mesmo santo. Quando o epíteto é omitido, a referência é geralmente para Teodoro de Amásia.[7]”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Teodoro_de_Am%C3%A1sia

20. Outros santos do dia 09 de novembro: págs. 261-272, em: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf  Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XIX – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

 “E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.

Sobre 09 de novembro: 9 de novembro – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (Todas da internet, consultadas no dia)

  1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
  2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi eCaterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS  864-866: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-
  3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf
  4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
  5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
  6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
  7. https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayNovember09.html

DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)

* SENHOR, NOSSO DEUS E PAI AMADO, OBRIGADO POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER!

QUERIDA MÃE VIRGEM MARIA, SOCORRA-NOS, PROTEJA-NOS!

SÃO JOSÉ, ANJOS E SANTOS, INTERCEDAM POR NÓS! OBRIGADO! AMÉM!

PAI AMADO, DÊ-NOS ESPÍRITO DE ORAÇÃO, VIGILÂNCIA, RENÚNCIA, PENITÊNCIA! DÊ-NOS ARDOR MISSIONÁRIO PELO E PARA O SENHOR! TIRE-NOS O TORPOR E A TIBIEZA! DÊ-NOS A GRAÇA, AMADO PAI, DE LUTAR COM ENTUSIASMO, CORAGEM E FORÇA DE VONTADE, MESMO EM SITUAÇÕES DIFÍCEIS E ESPINHOSAS, PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ DE BONS COSTUMES E SANTIDADE POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO. DÊ-NOS, SOBRETUDO, A DOCILIDADE DAS OVELHAS. PEDIMOS EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DESANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:

barpuri@uol.com.br

* SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!

“O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)

“Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio,lembrado em 10 de fevereiro)

Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia, 14 de fevereiro).

Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!

“… Não há nada mais difícil do que a oração, pois não há esforços que os demônios não façam para interromper este poderoso meio de os desanimar (Santo Antão, lembrado em 21 de outubro)

Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guia para que eu sempre lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)

Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”

“Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível.

(conforme: Saint of the Day (lngplants.com)

ou

Saint of the Day May 20 (lngplants.com)

“…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio, lembrados em 21 de maio)

* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO: “Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html

“… A paixão vive; apenas está reprimida… está apenas presa… As paixões vivem, apenas são reprimidas pelos santos (COM A GRAÇA DE DEUS!) …” Santas e Santos, intercedam por nós para que possamos reprimir as paixões. (Santo Abraão, ermitão, 27 de outubro), páginas 52-53: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf

“… a oração por um ente querido é, para o crente, uma forma de apagar qualquer distância, até mesmo a morte. Em oração, permanecemos na presença de Deus na companhia de alguém que amamos, mesmo que essa pessoa tenha morrido antes de nós

“Não devemos transformar o purgatório em um campo de concentração em chamas à beira do inferno – ou mesmo em um ‘inferno por um curto período de tempo’. É uma blasfêmia pensar nisso como um lugar onde um Deus mesquinho cobra a última libra – ou grama – de carne … Santa Catarina de Gênova (Festa dia 15 de setembro, mística do século 15), escreveu ‘fogo’ do purgatório é o amor de Deus ‘queimando’ a alma para que, por fim, a alma esteja totalmente em chamas. É a dor de querer ser feito totalmente digno de Alguém que é visto como infinitamente amável, a dor do desejo de união que agora está absolutamente assegurada, mas ainda não completamente experimentada

(Leonard Foley, OFM, Crendo em Jesus) …”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayNovember02.html

* Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém!

* PAI, ABRACE-NOS! JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!

DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS UNA!

MÃEZINHA MARIA, CUIDE DE NÓS!

EM NOME DE JESUS, PAI! AMÉM!

* Ver o blog https://vidademartiressantasesantos.blog/

MUITO OBRIGADO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.