Santas e Santos de 06 de maio

1.   Co­me­mo­ração de São Lúcio de Cirene, que, se­gundo os Actos dos Após­tolos, era um dos pro­fetas e dou­tores da Igreja em Antioquia.

2.   Em Lam­besa, na Nu­mídia, na ho­di­erna Ar­gélia, os santos Ma­riano, leitor, e Tiago, diá­cono: o pri­meiro, que tinha já su­pe­rado di­versas pro­va­ções du­rante a per­se­guição de Décio pela sua pro­fissão de fé em Cristo, foi no­va­mente de­tido com o que­rido com­pa­nheiro, e ambos, de­pois de cruéis su­plí­cios, for­ta­le­cidos pela graça di­vina, jun­ta­mente com muitos ou­tros, foram mortos ao fio da espada. († c. 259)

3.   Em Milão, na Li­gúria, hoje na Lom­bardia, re­gião da Itália, São Ve­nério, bispo, que foi dis­cí­pulo e diá­cono de Santo Am­brósio, en­viou clé­rigos para au­xi­liar os bispos da África e so­correu São João Cri­sós­tomo no seu exílio. († 409)

4.   Em Roma, Santa Be­ne­dita (Santa Benta, na Folhinha do Coração de Jesus ) virgem, que foi monja e, se­gundo o tes­te­munho do papa São Gre­gório Magno, como ela pró­pria de­se­java, des­cansou em Deus trinta dias de­pois da sua amiga pre­di­lecta Santa Gala. († s. VI)

5.   Em Lin­dis­farne, na Nor­túm­bria, na ac­tual In­gla­terra, Santo Ed­berto (Santo Idiberto, na Folhinha do Coração de Jesus) bispo, que su­cedeu a São Cut­berto e res­plan­deceu pelo seu co­nhe­ci­mento das Sa­gradas Es­cri­turas, pela ob­ser­vância dos man­da­mentos ce­lestes e es­pe­ci­al­mente pela ge­ne­ro­si­dade nas esmolas. († 698)

6.   Em Bar­ce­lona, na Es­panha, São Pedro Nolasco, pres­bí­tero, que, jun­ta­mente com São Rai­mundo de Pe­nha­forte e Jaime I, rei de Aragão, é con­si­de­rado fun­dador da Ordem de Nossa Se­nhora das Mercês para a Re­denção dos Ca­tivos; no tempo do do­mínio dos in­fiéis, de­sen­volveu di­li­gen­te­mente uma grande ac­ti­vi­dade para es­ta­be­lecer a paz e li­bertar os cris­tãos do jugo da escravidão. († 1245)

7*.   Em Mon­te­pul­ciano, na Etrúria, hoje na Tos­cana, re­gião da Itália, o Beato Bar­to­lomeu Púcci-Francéschi, pres­bí­tero da Ordem dos Me­nores, que, dei­xando a es­posa, os fi­lhos e as ri­quezas por amor de Deus, se tornou po­bre­zinho de Cristo. († 1330)

8*.   Em Lon­dres, na In­gla­terra, os be­atos Edu­ardo Jones e An­tónio Middleton, pres­bí­teros e már­tires, que, no rei­nado de Isabel I, por causa do sa­cer­dócio foram sus­pensos na forca às portas das suas casas e cor­tados à espada. († 1590)

9*.   No Quebec, pro­víncia do Ca­nadá, São Fran­cisco de Montmorency-Laval, bispo, que ins­ti­tuiu a sede epis­copal nesta ci­dade e, du­rante quase cin­quenta anos, se de­dicou com suma di­li­gência a con­so­lidar e au­mentar a Igreja na imensa ex­tensão da Amé­rica Se­ten­tri­onal até ao golfo do México. († 1708)

10*.   No Cairo, ci­dade do Egipto, a Beata Maria Ca­ta­rina Trioáni, virgem da Ordem Ter­ceira de São Fran­cisco, que foi en­viada da Itália para o Egipto, onde fundou a nova fa­mília re­li­giosa das Irmãs Fran­cis­canas Missionárias. († 1887)

11*.   Em Roma, a beata Ana Rosa Gattorno, re­li­giosa, que era mãe de fa­mília e, de­pois de ficar viúva, se con­sa­grou in­tei­ra­mente ao Se­nhor e ao pró­ximo e fundou o ins­ti­tuto re­li­gioso das Fi­lhas de Santa Ana Mãe de Maria Ima­cu­lada, de­di­cando-se com in­can­sável atenção aos do­entes, aos en­fermos e à in­fância aban­do­nada, em cujo rosto con­tem­plava Cristo pobre. († 1900)

12*.   Perto de Mu­nique, ci­dade da Ba­viera, na Ale­manha, os be­atos Hen­rique Kaczorowski e Ca­si­miro Gostynski, pres­bí­teros e már­tires, que, de­por­tados da Po­lónia ocu­pada mi­li­tar­mente por um re­gime hostil à dig­ni­dade hu­mana, no campo de con­cen­tração de Da­chau, in­to­xi­cados numa câ­mara de gás mor­tí­fero, deram a vida pela fé em Cristo. († 1942)

13. Na África os Santos Heliodoro (também na Folhinha do Coração de Jesus) e Venusto, com setenta outros mártires. Ver pág. 154: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%208.pdf

14.  Conforme o Martirológio Romano-Monástico, São Teódoto, bispo (M).

15. Outros santos do dia 06 de maio: págs. 112-154(vol.08): http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%208.pdf

OBSERVAÇÃO EM 06 DE MAIO: O SUPLÍCIO DE SÃO JOÃO EVANGELISTA DIANTE DA PORTA LATINA – Ano 95.  Ver páginas 150-152: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%208.pdf

 “E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores e Santas virgens.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex. ou português da época em que o livro foi publicado.

BIBLIOGRAFIA e DIVERSOS

  1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
  2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf
  3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf
  4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
  5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014Livraria on line – www.editorapermanencia.com
  6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.

Um comentário em “Santas e Santos de 06 de maio

  1. Hoje, nossos parabéns e orações para Letóvisk, irmão da nega! Muitos anos de vida, saúde e felicidades! Que continue com sua alegria e sorriso de sempre!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.