Santas e Santos de 02 de junho

Os santos már­tires Mar­ce­lino, pres­bí­tero, e Pedro, exor­cista, de quem o papa São Dâ­maso conta que, du­rante a per­se­guição do im­pe­rador Di­o­cle­ciano, con­de­nados à morte e con­du­zidos ao lugar do su­plício no meio da flo­resta, foram obri­gados a cavar com as pró­prias mãos a sua se­pul­tura, para que os corpos fi­cassem ocultos a toda a gente; mas uma pi­e­dosa mu­lher, cha­mada Lu­cina, inumou dig­na­mente os seus santos corpos em Roma, junto à Via La­bi­cana, no ce­mi­tério “ad Duas Lauros”. († c. 304)

– Ver página 426: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%209.pdf

2.   Em Lião, na Gália, ac­tu­al­mente na França, os santos már­tires Po­tino, bispo, e Blan­dina, com qua­renta e seis companheiros, cujos va­lo­rosos e re­pe­tidos com­bates, du­rante a per­se­guição do im­pe­rador Marco Au­rélio, foram re­fe­ridos na carta que a Igreja de Lião en­viou à Igreja da Ásia e da Frígia. Entre eles, Po­tino, bispo no­na­ge­nário, ex­pirou pouco tempo de­pois de ser en­car­ce­rado; dos ou­tros cris­tãos con­de­nados, uns mor­reram também no cár­cere, ou­tros foram reu­nidos no meio da arena para es­pec­tá­culo de mi­lhares de pes­soas; os que ti­nham sido iden­ti­fi­cados como ci­da­dãos ro­manos pe­re­ceram de­ca­pi­tados e os res­tantes ex­postos às feras. Fi­nal­mente, Blan­dina, su­por­tando pro­lon­gados e cruéis tor­mentos, foi de­go­lada, se­guindo os passos da­queles a quem antes exor­tava a al­cançar a palma do martírio. São estes os seus nomes: Za­ca­rias pres­bí­tero, Vécio Epa­gato, Ma­cário, As­cli­bíades, Silvio, Primo, Úlpio, Vital, Co­mino, Ou­tubro, Fi­lo­meno, Gé­mino, Júlia, Al­bina, Grata, Emília, Po­tâmia, Pom­peia, Ró­dana, Bí­blis, Quárcia, Ma­terna, Hélpis; Santo, diá­cono; Ma­turo, neó­fito; Átalo, na­tural de Pér­gamo; Ale­xandre, na­tural da Frígia; Pôn­tico, Isto, Aristeu, Cor­nélio, Zó­simo, Tito, Júlio, Zó­tico, Apo­lónio, Ge­mi­niano, outra Júlia, Au­sona, outra Emília, Jám­nica, outra Pom­peia, Dona, Justa, Tró­fima, Antónia. († 177)

– Ver páginas 401-421: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%209.pdf

3.   Em Fórmia, re­gião da Itália, Santo Erasmo, bispo e mártir.  († c. 303)

4.   Em Roma, junto de São Pedro, Santo Eu­génio I, papa, que su­cedeu a São Mar­tinho, mártir. († 657)

Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano da graça de 657, Santo Eugênio I, Papa. Eleito para suceder o Papa Martinho I, então exilado, combateu com firmeza e habilidade a heresia dos monotelitas e se ocupou ativamente em aliviar os pobres (M).

– Ver página 425: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%209.pdf

5.   Junto ao Bós­foro, na Propôn­tide, ac­tu­al­mente na Tur­quia, o pas­sa­mento de São Ni­cé­foro, bispo de Cons­tan­ti­nopla, acér­rimo de­fensor das tra­di­ções pa­ternas, que se opôs te­naz­mente ao im­pe­rador ico­no­clasta Leão o Ar­ménio, em favor do culto das ima­gens sa­gradas; ex­pulso da sede epis­copal, foi afas­tado por longo tempo para um mos­teiro, de onde partiu se­re­na­mente ao en­contro do Senhor. († 629)

6*.   Em Ácqui, no Pi­e­monte, re­gião da Itália, São Guido, bispo. († 1070)

7.   Em Tráni, na Apúlia, também re­gião da Itália, São Ni­colau, pe­re­grino, na­tural da Grécia, que per­corria esta re­gião le­vando na mão uma cruz e re­pe­tindo sem cessar: «Kyrie eléison». († 1094)

– Ver páginas 422-424: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%209.pdf

8*.   Em San­do­mierz, junto ao rio Vís­tula, na Po­lónia, os be­atos már­tires Sadoc, pres­bí­tero, e qua­renta e oito companheiros, da Ordem dos Pre­ga­dores, que, se­gundo a tra­dição, foram mortos pelos Tár­taros, en­quanto can­tavam a «Salve, Re­gina», sau­dando na sua hora da morte a Mãe da Vida. († 1250)

– Ver página 428: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%209.pdf

9.   Em Au Thi, ci­dade do Ton­quim, hoje no Vi­etnam, São Do­mingos Ninh, mártir, jovem agri­cultor, que, re­cu­sando pisar a cruz do Sal­vador, foi de­ca­pi­tado no tempo do im­pe­rador Tu Duc. († 1862)

10. Santo Adalgiso, sacerdote e confessor. Ver página 427: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%209.pdf

11. Bem-aventurados Sadoc e companheiros. Ver página 428: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%209.pdf

12. Outros santos do dia 02 de Junho: págs. 401-429 (vol.09):

Clique para acessar o VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%209.pdf

“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores e Santas virgens.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex. ou português da época em que o livro foi publicado.

BIBLIOGRAFIA e DIVERSOS

  1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
  2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf
  3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf
  4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
  5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014Livraria on line – www.editorapermanencia.com
  6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.