Santas e Santos de 10 de outubro

1.   Co­me­mo­ração de São Pi­nito, bispo de Cnossos, na ilha de Creta, que, no tempo dos im­pe­ra­dores Marco Au­rélio Vero e Lúcio Có­modo, se dis­tin­guiu pelos seus es­critos sobre a fé e sua in­tensa so­li­ci­tude pelo pro­gresso es­pi­ri­tual do re­banho que lhe foi confiado. († c. 180). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, na ilha de Creta, no final do séc. II, São Pinito, bispo de Cnossos, que deixou a reputação de ter sido um grande servidor da Palavra de Deus. (M). Ver: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Pinito_de_Creta

2.       Em Ni­co­média, na Bi­tínia, hoje Izmit, na Tur­quia, os santos Eu­lâmpio e sua irmã Eu­lâmpia, már­tires, du­rante a per­se­guição do im­pe­rador Diocleciano. († s. IV)

3.       Em Co­lónia, na Ger­mânia, na ac­tual Ale­manha, os santos Ge­reão e com­pa­nheiros, már­tires, que, para de­fender a ver­da­deira pi­e­dade, co­ra­jo­sa­mente ofe­re­ceram o seu pes­coço à espada. († s. IV). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no mesmo dia, receberam a palma do martírio muitos cristãos da Germânia: São Gerião e seus companheiros, na cidade de Colônia. (M). Ver https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Gereão_de_Colônia

4.       Em Birten, também no ter­ri­tório de Co­lónia, na ac­tual Ale­manha, os santos Vítor e Ma­loso, mártires. († c. s. IV). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no mesmo dia, receberam a palma do martírio muitos cristãos da Germânia: Santos Victor e Malosso, perto de Xantem. (M)

5.   Em Bonn, hoje também na Ale­manha, os santos Cássio e Flo­rêncio, mártires. († c. s. IV). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no mesmo dia, receberam a palma do martírio muitos cristãos da Germânia: Santos Cássio, Florêncio e seus companheiros, em Bonn. (M)

6*.   Em Nantes, na Gália Li­o­nense, ac­tu­al­mente na França, São Claro, ve­ne­rado como pri­meiro bispo desta cidade. († s. IV)

7.   Em Po­pu­lónia, na Etrúria, hoje na Tos­cana, re­gião da Itália, São Cer­bónio, bispo, que, se­gundo o tes­te­munho do papa São Gre­gório Magno, quando os Lom­bardos in­va­diram esta re­gião, se re­fu­giou na ilha de Elba, onde deu muitas provas da sua grande virtude. († c. 575). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no séc. VI, São Cernóbio, bispo de Populônia, na Etrúria, que morreu na ilha de Elba, onde se havia refugiado por ocasião da invasão dos lombardos. (M)

8.   Perto de Ra­me­rude, no ter­ri­tório de Troyes, na Nêus­tria, ac­tu­al­mente na França, Santa Tanca, virgem e mártir, que, se­gundo a tra­dição, para de­fender a sua vir­gin­dade teve morte gloriosa. († s. VI/VII)

9*.   Em Ro­chester, na In­gla­terra, o pas­sa­mento de São Pau­lino (também na Folhinha do Coração de Jesus),, bispo de York, que, sendo monge e dis­cí­pulo do papa São Gre­gório Magno, foi por ele en­viado com ou­tros a pregar o Evan­gelho aos An­glos, onde con­verteu Eduino, rei da No­túm­bria, e lavou nas águas da re­ge­ne­ração bap­tismal o seu povo. († 644). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano da graça de 644, São Paulino. Monge beneditino romano, enviado à Inglaterra por São Gregório Magno, evangelizou a região de Kent e da Nortúmbria, converteu o rei Edwin e fundou o bispado de York. (M). Ver página 86: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2018.pdf

– Ver ainda: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Paulino_de_Iorque

10*.   No mos­teiro de Jou­arre, no ter­ri­tório de Meaux, na Nêus­tria, na ho­di­erna França, Santa Tel­quilde, aba­dessa, que, sendo nobre de nas­ci­mento, ilustre pelos seus mé­ritos e aus­tera em seus cos­tumes, en­sinou as vir­gens con­sa­gradas a ir ao en­contro de Cristo com as lâm­padas acesas. († c. 670). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, perto de 670, a volta para Deus de Santa Telquida, primeira abadessa de Jouarre. Ela descansa na magnífica cripta merovíngia daquele mosteiro. Sobre seu sarcófago pode-se ler a seguinte inscrição: “Telquida brilhou por sua fé. Mãe deste mosteiro, convida suas filhas, virgens prudentes consagradas a Deus, e levando suas lâmpadas acesas, a reunir-se a Deus, seu esposo…” (X)

11.   Em Ceuta, na Mau­ri­tânia Tin­gi­tana, a paixão dos sete már­tires da Ordem dos Me­nores – Da­niel, Sa­muel, Ân­gelo, Leão, Ni­colau e Hu­go­lino, pres­bí­teros, e Dono – que, en­vi­ados pelo irmão Elias a pregar o Evan­gelho aos Mouros, de­pois de so­frerem in­sultos, ca­deias e fla­ge­la­ções, fi­nal­mente foram de­go­lados e re­ce­beram a palma do martírio. († 1227)

12.     Em Bri­dlington, na In­gla­terra, São João, pres­bí­tero, prior do mos­teiro dos có­negos re­grantes de Santo Agos­tinho, cé­lebre pela sua oração, aus­te­ri­dade e mansidão. († 1379). Ver: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Daniel_Comboni

13.    Em Khartum, ci­dade do Sudão, São Da­niel Com­bóni (também na Folhinha do Coração de Jesus), bispo, que fundou o Ins­ti­tuto das Mis­sões para a Ne­gri­tude, hoje com o nome de Mis­si­o­ná­rios Com­bo­ni­anos do Co­ração de Jesus, e, eleito bispo na África, de­dicou todas as suas ener­gias para anun­ciar o Evan­gelho por aquelas re­giões e pro­moveu de muitos modos a dig­ni­dade humana. († 1881)

14*.   Em Cra­cóvia, na Po­lónia, a Beata Ân­gela Maria (Sofia Ca­mila Trusz­kowska), virgem, que fundou a Con­gre­gação Fran­cis­cana de São Félix Can­ta­lício, para ajudar as cri­anças aban­do­nadas, os po­bres e os marginados. († 1899)

15♦.   Em Cham­beri, bairro de Ma­drid, na Es­panha, a Beata Maria Ca­ta­rina Iri­goyen Echegaray, re­li­giosa do Ins­ti­tuto das Servas de Maria, Mi­nistra dos Enfermos. († 1911)

16♦.   Em Garraf, perto de Bar­ce­lona, também na Es­panha, o Beato Pedro Tomás de Nossa Se­nhora do Pilar (Pedro de Al­cân­tara Fortón y de Cas­ca­jares), re­li­gioso da Ordem dos Car­me­litas Des­calços e mártir, as­sas­si­nado em ódio à fé. († 1936)

17*.   Em Dzi­al­dowo, po­vo­ação da Po­lónia, o Beato Leão Wet­manski, bispo au­xi­liar de Plock, que, du­rante a ímpia per­se­guição na Po­lónia contra Deus e os ho­mens, com a sua he­róica morte num campo de con­cen­tração con­sumou o seu martírio. († 1941)

18*.   Em Linz, na Áus­tria, o Beato Edu­ardo Det­kens, mártir, na­tural da Po­lónia, que morreu numa câ­mara de gás du­rante a mesma perseguição. († 1942)

19. Outros santos do dia 10 de outubro: págs. 78-87 , em: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2018.pdf

 Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XVII – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores e Santas virgens.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex. ou português da época em que o livro foi escrito.

– Sobre o dia 10 de outubro, ver ainda: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/10_de_outubro

BIBLIOGRAFIA e DIVERSOS

1.MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/

2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf

3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf

4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para  Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997

5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com

6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.