Santas e Santos de 27 de outubro

Co­me­mo­ração do Beato Gon­çalo de Lagos, pres­bí­tero da Ordem dos Ere­mitas de Santo Agos­tinho, que, sendo na­tural de Lagos, ci­dade de Por­tugal, ainda jovem abraçou a vida mo­nás­tica em Lisboa. Foi prior de vá­rios con­ventos da sua Ordem e dis­tin­guiu-se também pela sua de­di­cação em en­sinar às cri­anças e aos in­cultos os pre­ceitos cris­tãos. Morreu em Torres Ve­dras no dia 15 de Outubro. († 1422)

2.   Em Roma, Santo Eva­risto, papa, que di­rigiu a Igreja Ro­mana como quarto su­cessor de São Pedro, no tempo do im­pe­rador Trajano. († 108). Anotações de 26 de outubro: Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no final do séc. I, Santo Evaristo, papa de origem grega, mas natural da Palestina, que sucedeu a São Clemente na Sé Apostólica. (M). No Martirológio italiano, dia 27 de outubro. Ver página 46: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf

3.   Perto de Es­mirna, na pro­víncia da Ásia, ac­tu­al­mente na Tur­quia, São Tra­seias ou Trá­seas, bispo de Eu­ménia da Frígia e mártir. († c. 170/180)

4.   Em Ar­vena, na Aqui­tânia, hoje Cler­mont-Fer­rand, na França, São Na­mácio, bispo, que cons­truiu a igreja catedral. († c. 460)

5.   Em Ná­poles, na Cam­pânia, re­gião da Itália, o se­pul­ta­mento de São Gau­dioso, bispo, que, se­gundo a tra­dição, por causa da per­se­guição dos Vân­dalos passou de Abi­tene à Cam­pânia e ter­minou san­ta­mente os seus dias na paz de um mosteiro. († s. V/VI)

6*.   Em Iona, ilha da Es­cócia, Santo Ote­rano, monge, que foi um dos pri­meiros dis­cí­pulos de São Columba. († s. VI)

7*.   Em Vi­cenza, na Ve­nécia, hoje no Vé­neto, re­gião da Itália, a co­me­mo­ração do Beato Bar­to­lomeu da Breganza, bispo, da Ordem dos Pre­ga­dores, que fundou nesta ci­dade a Mi­lícia de Jesus Cristo para de­fender a fé ca­tó­lica e a li­ber­dade da Igreja. († 1270)

8*.   Em Pa­terna, no ter­ri­tório de Va­lência, na Es­panha, o Beato Sal­vador Mollar Ventura, re­li­gioso da Ordem dos Frades Me­nores e mártir, que, du­rante a per­se­guição contra a fé, me­receu ser re­di­mido como dis­cí­pulo fiel no sangue de Cristo. († 1711)

9. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no séc. IV receberam a palma do martírio os Santos Vicente, Sabina e Cristália, em Ávila; e as Santas  Capitolina e Erotildes na Capadócia (M).

10. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, igualmente no séc. IV, a volta para Deus  de São Frumêncio (também na Folhinha do Coração de Jesus),Originário da Índia, foi levado como escravo para o Egito e consagrado bispo por Santo Atanásio de Alexandria. É considerado o apóstolo da Etiópia. (M)

11. São Vicente D’Ávila (também na Folhinha do Coração de Jesus)

12. Santo Odrano (também na Folhinha do Coração de Jesus)

13. Santo Elesbão, rei da Etiópia. Ver páginas 48-51: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf

14. Santo Abraão, ermitão. Ver páginas 52-53: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf

15. Outros santos do dia 27 de outubro: págs. 48-55, em: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf  Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XVII – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores e Santas virgens.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex. ou português da época em que o livro foi escrito.

– Sobre o dia 27 de outubro, ver ainda: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/27_de_outubro

BIBLIOGRAFIA e DIVERSOS

1.MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/

2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf

3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf

4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para  Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997

5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com

6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.