Santas e Santos de 09 de novembro

Festa de NOSSA SENHORA MEDIANEIRA DE TODAS AS GRAÇAS.  FESTA, conforme o Martirológio Romano-Monástico, na Província Eclesiástica do Rio Grande do Sul. Esta festa é celebrana NO SÁBADO ANTES DO SEGUNDO DOMINGO DE NOVEMBRO. Em 2019 é neste dia 09 de novembro. Ver: https://pt.wikipedia.org/wiki/Medianeira

– Ver também: https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-nossa-senhora-medianeira/47/102/

– Ver ainda: https://formacao.cancaonova.com/nossa-senhora/dogma/o-que-significa-ser-medianeira-de-todas-as-gracas/

– Ver ainda: https://www.google.com/search?q=Nossa+Senhora+Medianeira&oq=Nossa+Senhora+Medianeira&aqs=chrome..69i57j0l5.10413j0j8&sourceid=chrome&ie=UTF-8

Festa da De­di­cação da Ba­sí­lica de La­trão (também na Folhinha do Coração de Jesus), em honra de Cristo Sal­vador, cons­truída pelo im­pe­rador Cons­tan­tino como sede dos bispos de Roma, cuja ce­le­bração anual em toda a Igreja La­tina é um sinal de amor e uni­dade com o Ro­mano Pontífice. († s. IV). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, Dedicação da Basílica do Latrão, igreja catedral do bispo de Roma, e por causa desse título, mãe e cabeça de todas as igrejas do mundo cristão. Foi edificada pelo imperador Constantino perto do ano 324, ao lado do palácio da antiga família dos Laterani, e dedicada ao Cristo Salvador. Cinco Concílios Ecumênicos nela tiveram sua sede. (R). Ver: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Arquibasílica_de_São_João_de_Latrão

– Ver também páginas 267-268: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf  

2.   Em Bourges, na Gália, ac­tu­al­mente na França, Santo Ur­sino, o pri­meiro bispo desta ci­dade, que anun­ciou Cristo Se­nhor ao povo e trans­formou em igreja a casa do se­nador Le­o­cádio, se­nador das Gá­lias, ainda pagão, para uso dos fiéis, a maior parte pobres. († s. III). Ver páginas 269-270: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf

3.   Em Ná­poles, na Cam­pânia, re­gião da Itália, Santo Agri­pino, bispo, um dos pri­meiros que pre­si­diram a esta Igreja e que os an­tigos mo­nu­mentos as­si­nalam como de­fensor da cidade. († s. III). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no final do séc. III, Santo Agripino, bispo de Nápoles. Segundo a tradição, “ele aumentou em muito o rebanho dos que acreditam no Senhor, e os reuniu no seio da Santa Madre Igreja”. (M)

4*.   Em Verdun, na Gália Bél­gica, ac­tu­al­mente na França, São Vito, bispo. († c. 530)

5.   Em Cons­tan­ti­nopla, hoje Is­tambul, na Tur­quia, as santas Eus­tólia e Só­patra, vir­gens e monjas. († s. VI)

6*.   Em Lodève, na Gália Nar­bo­nense, hoje na França, São Jorge, bispo. († c. 870)

7*.   Em Signa, perto de Flo­rença, na Etrúria, hoje na Tos­cana, re­gião da Itália, a Beata Joana, virgem, que por Cristo abraçou a vida solitária. († 1307)

8*.   Em An­cona, no Pi­ceno, hoje nas Marcas, também re­gião da Itália, o Beato Ga­briel Ferrétti, pres­bí­tero da Ordem dos Me­nores, que res­plan­deceu pela as­sis­tência às cri­anças e aos en­fermos e pela sua obe­di­ência e ob­ser­vância da Regra. ( † 1456)

9*.   Em Bo­lonha, na Emília-Ro­manha, também re­gião da Itália, o Beato Luís Morbióli, que, dei­xando o ca­minho dos ví­cios e con­ver­tendo-se ao Se­nhor, abraçou uma vida pe­ni­tente de du­rís­sima aus­te­ri­dade e com a sua pa­lavra e exemplo re­cu­perou os seus con­ci­da­dãos para a vida de piedade. († 1485)

10*.   Em Mu­rano, na Ve­nécia, hoje no Vé­neto, também re­gião da Itália, o Beato Graça de Cátaro, re­li­gioso da Ordem de Santo Agos­tinho, que, em tempo de grande es­cassez, quando con­duzia uma pe­quena barca em busca de ali­mentos, mo­vido pela pre­gação do Beato Simão de Ca­me­rino pediu o há­bito re­li­gioso e levou uma vida piedosíssima. († 1508)

11*.   Em Ox­ford, na In­gla­terra, o Beato Jorge Napper (também na Folhinha do Coração de Jesus), pres­bí­tero e mártir, que, tanto no mi­nis­tério clan­des­tino como no cár­cere, tra­ba­lhou ad­mi­ra­vel­mente para ga­nhar as almas para Cristo na Igreja e, no rei­nado de Jaime I, me­receu a coroa do mar­tírio por causa do seu sacerdócio. († 1610)

12♦.   Em An­te­quera, na An­da­luzia, re­gião da Es­panha, a Beata Maria do Carmo do Me­nino Jesus (Maria do Carmo Gon­zález Ramos Garcia-Prieto de Muñoz), viúva e fun­da­dora do Ins­ti­tuto das Irmãs Fran­cis­canas dos Sa­grados Corações. († 1899)

13*.   Em Dijon, na França, Santa Isabel da San­tís­sima Trin­dade Catez, virgem da Ordem das Car­me­litas Des­calças, que desde tenra idade pro­curou no ín­timo do co­ração o co­nhe­ci­mento e a con­tem­plação da San­tís­sima Trin­dade e, ainda jovem, entre muitas tri­bu­la­ções, pros­se­guiu o ca­minho, como so­nhava, «para o amor, a luz e a vida». († 1906)

14♦.   Em Pa­ra­cu­ellos del Ja­rama, lo­ca­li­dade pró­xima de Ma­drid, na Es­panha, o Beato Fran­cisco José Martin López de Arroyave, re­li­gioso da So­ci­e­dade Sa­le­siana e mártir, que, na du­rante a per­se­guição re­li­giosa, como fiel dis­cí­pulo, me­receu a sal­vação no sangue de Cristo. († 1936)

15*.   Em Borysow, po­vo­ação da Po­lónia, o Beato Hen­rique Hlebowicz, pres­bí­tero e mártir, que, no furor da guerra, foi fu­zi­lado em ódio à fé cristã. († 1941)

16*.   Em Roma, o Beato Luís Bel­trame Quattróchi, pai de fa­mília, que, tanto nos as­suntos pú­blicos como na vida fa­mi­liar, se­guiu os man­da­mentos de Cristo e os ma­ni­festou com di­li­gência e ho­nes­ti­dade de vida. († 1951)

17. Santo Orestes (também na Folhinha do Coração de Jesus)

18. São Salvador (também na Folhinha do Coração de Jesus)

19. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no mesmo dia os Santos Vanne e  Hidulfo. O primeiro foi bispo de Verdun no reinado de Clóvis. Hidulfo, que morreu perto de 707, foi inicialmente bispo auxiliar de Treves e depois fundou Moyenmoutier na região dos Vosges, para onde se retirou. Em 1593, Dom Didier de la Cour  lançou-se à reforma das duas abadias, a de Verdun e a dd Moyenmoutier, núcleo de uma nova congregação beneditina, que foi colocada sob o patrocínio dos dois santos. Por decisão da Santa Sé, a congregação de Solesmes foi oficialmente constituída sua herdeira. (M)

20. São Teodoro, jovem soldado e mártir. Ver páginas 261-266: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf

21. Outros santos do dia 09 de novembro: págs. 261-272: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf  Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XVII – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores e Santas virgens.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex. ou português da época em que o livro foi escrito.

– Sobre o dia 09 de novembro, ver ainda: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/9_de_novembro

BIBLIOGRAFIA e DIVERSOS

1.MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/

2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf

3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf

4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para  Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997

5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com

6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.