20.04.2020-FESTA DE SÃO BENEDITO

FESTA DE SÃO BENEDITO

  1. EM 2020, dia 20 de abril

Festa de São Benedito – Aparecida

16 de março · 

COMUNICADO IMPORTANTE: Em reunião realizada nesta segunda-feira (16/03) em Aparecida (SP) decidiu-se pelo CANCELAMENTO DA FESTA DE SÃO BENEDITO 2020. A FESTA de número 111 acontecerá de 04 a 12 de abril de 2021. Participaram da reunião os responsáveis pela Festa de São Benedito e representantes de entidades civis de Aparecida. O cancelamento atende às orientações dos órgãos de saúde devido aos casos do Covid-19 (Novo Coronavírus) no país. Pedimos a todos que rezem a São Benedito orando por esse momento pelo qual passa o nosso Brasil.

  • POR QUE SÃO BENEDITO 9 DIAS APÓS A PÁSCOA?

Após a Quaresma, as cidades de Guaratinguetá e Aparecida fazem festa para São Benedito, o Santo Negro de grande devoção na região do Vale do Paraíba. Neste ano, a festa em Guaratinguetá será no dia 28 de março e, em Aparecida, no dia 04 de abril.

Cada Santo é associado a uma forma de expressão. No Brasil, São Benedito é um santo festeiro. A palavra festa vem do latim e diz respeito a qualquer solenidade religiosa ou civil comemorativa de um fato importante. Na região do Vale do Paraíba, na maioria dos municípios, São Benedito é comemorado na segunda-feira após a Páscoa, sendo que, atualmente, a data é definida conforme o calendário cristão. Somente em Lorena o Santo Negro é festejado em outubro. Mas, por que celebramos São Benedito logo após a Páscoa? O Vale do Paraíba foi o berço para implantação da agricultura cafeeira no Brasil. No século 18 a sociedade era preponderantemente rural. Os senhores cafeicultores vinham à cidade, acompanhados de seus familiares e escravos para participarem da celebração da Semana Santa, quando saboreavam um lauto almoço no domingo de Páscoa. Como gesto de generosidade, a elite cafeeira permitia que seus escravos, juntos com os negros libertos e os pobres, festejassem São Benedito na segunda-feira após a Páscoa.

Se no passado a Festa de São Benedito era expressão religiosa de negros e pobres, uma festa de segunda (feira), hoje é de toda gente, sendo feriado em muitas cidades da região. São Benedito saiu da senzala, da cozinha, e passou a ocupar o coração do Povo Valeparaibano. (Prof. Dr. José Felício Goussain Murade)

Ver: https://arqaparecida.org.br/assets/img/arq_revista/38.pdf

  • OBSERVAÇÃO:

TAMBÉM ACONTECE NA MESMA DATA EM ANGRA DOS REIS ONDE SÃO BENEDITO É TAMBÉM CONSIDERADO O SEGUNDO PADROEIRO DA CIDADE.

– Ver: https://www.angra.rj.gov.br/noticia.asp?vid_noticia=55120&indexsigla=imp

– VER AINDA:

  1. https://www.google.com/search?q=Festa+de+S%C3%A3o+Benedito+09+dias+ap%C3%B3s+a+P%C3%A1scoa&oq=Festa+de+S%C3%A3o+Benedito+09+dias+ap%C3%B3s+a+P%C3%A1scoa&aqs=chrome..69i57j33l3.12432j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8
  • SÃO BENEDITO, NO DIRETÓRIO DA LITURGIA DA CNBB: 05 DE OUTUBRO

São Benedito, o negro, no DIRETÓRIO DA LITURGIA da CNBB para 2020,também na Folhinha do Coração de Jesus. Conforme o Martirológio Romano Monástico, memória de São Benedito, o Preto. Nasceu na Sicília, por volta de 1526, de pais escravos de origem etíope ou moura do norte da África. Ainda jovem, uniu-se a um grupo de eremitas que seguiam a Regra de São Francisco de Assis, do qual foi eleito superior. Mais tarde, entrou como irmão leigo no convento franciscano de Palermo, onde prestou os mais humildes serviços como os de cozinheiro e faxineiro da comunidade. Era analfabeto, mas dotado de grande prudência e tirocínio, o que lhe valeu ter sido eleito mestre de noviços e guardião do convento. Terminado o prazo de superiorado, voltou às tarefas humildes até sua morte. Canonizado por Pio VII, sua devoção se espalhou pela África e pelas Américas. Em diversas localidades do Brasil é comemorado a 13 de maio, juntamente com Nossa Senhora do Rosário (que celebramos em 7 de outubro). (R). – Ver: https://pt.wikipedia.org/wiki/Benedito,_o_Mouro e https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Benedito,_o_Mouro

– Ver ainda: 04 de abril: Em Pa­lermo, na Si­cília, re­gião da Itália, São Bento Mas­sa­rári, cha­mado o Negro por causa da cor da pele, que foi ere­mita e de­pois re­li­gioso na Ordem dos Frades Me­nores, sempre hu­milde em todas as cir­cuns­tân­cias e cheio de con­fi­ança na di­vina providência. († 1589)

– No ano do Senhor de 1589, São Bento, o Mouro, franciscano de origem africana, eu no serviço do seu convento na Sicília, seguiu o exemplo de Cristo que veio para servir e não para ser servido (Conf. o Martirológio Romano-Monástico – M).

– Ver também SÃO BENEDITO, o PRETO, o MOURO. Págs. 90-110: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%206.pdf

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.