Santas e Santos de 06 de julho

Santa Maria Gorétti (também na Folhinha do Coração de Jesus), virgem e mártir, que teve uma in­fância di­fícil e hu­milde, aju­dando sua mãe na lida do­més­tica e apli­cando-se as­si­du­a­mente à oração. Com doze anos de idade, de­fen­dendo a sua cas­ti­dade contra um agressor, foi por ele as­sas­si­nada com vi­o­lentos golpes, junto de Netuno, no Lácio, re­gião da Itália. († 1902). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, na Itália, no ano da graça de 1902, Santa Maria Goretti, que̟ morreu aos doze anos, num verdadeiro martírio por causa de sua castidade, após ter perdoado seu agressor. (R). Ver páginas 224-250: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2012.pdf

– Ver também: https://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Goretti

2*.   Em Ni­co­média, na Bi­tínia, hoje Izmit, na Tur­quia, Santa Ci­ríaca, virgem e mártir no tempo do im­pe­rador Di­o­cle­ciano, que é ve­ne­rada com grande fervor em Tropea, na Ca­lá­bria, re­gião da Itália. († s. III/IV)

3.   Em Fié­sole, na Etrúria, hoje na Tos­cana, também re­gião da Itália, São Ró­mulo, diá­cono, que é con­si­de­rado como o pri­meiro mártir ce­le­brado desta cidade. († data inc)

4*.   No Egipto, São Sisos o Grande, ere­mita, sin­gu­lar­mente in­signe no exer­cício da vida monástica. († c. 429)

5*.   Na Es­cócia, a co­me­mo­ração de São Pa­ládio, bispo, que, en­viado da ci­dade de Roma à Ir­landa, aí morreu no tempo em que São Ger­mano de Au­xerre com­batia os erros de Pe­lágio entre os Bretões. († 432)

6*.   No ter­ri­tório de Ar­magh, na Ir­landa, Santa Mo­nena, aba­dessa do mos­teiro de Kil­leevy por ela fundado. († 517)

7.   Junto ao rio Reno, na ac­tual Ale­manha, São Goar, pres­bí­tero, na­tural da Aqui­tânia, que, com a apro­vação do bispo de Tré­veris, fundou um hos­pício e um ora­tório para re­ceber os pe­re­grinos e ajudá-los na sal­vação das suas almas. († s. VI). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, perto do ano 500, São Goar, sacerdote. Originário da Aquitânia, procurou a solidão às margens do Reno, perto de Treves, onde, diz-se, “acorrentou-se no feliz cativeiro de Cristo que liberta”. (M)

8*.   No ter­ri­tório de Condat, junto ao ma­ciço do Jura, na Bor­gonha, hoje na França, São Justo, monge. († data inc.)

9.   Em Lon­dres, na In­gla­terra, São Tomás Moro, que é co­me­mo­rado no dia 22 de junho, jun­ta­mente com São João Fischer. († 1535). Ver páginas 251-252: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2012.pdf

– Ver também: Os santos João Fisher, bispo, e Tomás Moro, már­tires, que, por se terem oposto ao rei Hen­rique VIII na con­tro­vérsia sobre o seu ma­tri­mónio e sobre o pri­mado do Ro­mano Pon­tí­fice, foram en­car­ce­rados na Torre de Lon­dres, na In­gla­terra. João Fisher, bispo de Ro­chester, homem ilus­trís­simo pela sua eru­dição e dig­ni­dade de vida, foi de­go­lado neste dia di­ante do cár­cere por ordem do pró­prio rei. Tomás Moro, pai de fa­mília dig­nís­simo e pre­si­dente do con­selho real, por causa da sua per­se­ve­rança na fi­de­li­dade à Igreja ca­tó­lica, no dia sete de Julho foi as­so­ciado ao mar­tírio do ve­ne­rável pontífice. († 1535). São João Fischer, ver páginas 107-114: Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

– Ver também: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Thomas_More

– Ver ainda: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/John_Fisher

10*.   Também em Lon­dres, o Beato Tomás Al­field, pres­bí­tero e mártir, que, num pri­meiro mo­mento, cedeu à tor­tura e ab­jurou da fé ca­tó­lica; mas de­pois de ter sido man­dado para o exílio, ar­re­pendeu-se e voltou para a In­gla­terra, onde, no rei­nado de Isabel I, por ter di­vul­gado uma Apo­logia em de­fesa dos ca­tó­licos, so­freu o su­plício da forca em Tyburn. († 1585)

11*.   Num barco-prisão an­co­rado ao largo de Ro­che­fort, na França, o Beato Agos­tinho José (Elias) Des­gardin, monge da Ordem Cis­ter­ci­ense e mártir, que, du­rante a Re­vo­lução Fran­cesa, em ódio à re­li­gião foi rap­tado do mos­teiro de Sept-Fonts e, en­cer­rado numa esquá­lida ga­lera, morreu con­ta­giado pela en­fer­mi­dade dos seus com­pa­nheiros de prisão a quem pres­tava assistência. († 1794)

12*.   Em Orange, também na França, a Beata Su­sana Águeda De­loye (Maria Rosa), virgem da Ordem de São Bento e mártir, que, du­rante a Re­vo­lução Fran­cesa, en­cer­rada com ou­tras trinta e duas re­li­gi­osas de vá­rias Or­dens e con­ventos no mesmo cár­cere para morrer em dias su­ces­sivos em ódio ao nome cristão, subiu in­tre­pi­da­mente ao patíbulo. († 1794)

13.   Em Shu­angzhong, lo­ca­li­dade pró­xima de Ji­xian, no Hebei, pro­víncia da China, São Pedro Wang Zuolong, mártir, que, du­rante a per­se­guição dos «Yihe­tuan», foi con­du­zido ao templo do ídolo e, porque se re­cusou a re­negar a fé em Cristo, morreu en­for­cado num poste. († 1900)

14*.   Em Roma, a Beata Maria Te­resa Ledochowska, que se de­dicou to­tal­mente aos afri­canos opri­midos pela es­cra­vidão e fundou o So­da­lício de São Pedro Claver. († 1922)

15*.   Em Bu­enos Aires, na Ar­gen­tina, a Beata Na­zária de Santa Te­resa (Na­zária Inácia March Mesa), virgem, que, sendo na­tural da Es­panha e imi­grante com a fa­mília no Mé­xico, mo­vida pelo zelo mis­si­o­nário se con­sa­grou to­tal­mente à evan­ge­li­zação dos po­bres nas vá­rias na­ções da Amé­rica La­tina e fundou o Ins­ti­tuto das Mis­si­o­ná­rias Cru­zadas da Igreja. († 1943)

16. Santa Domingas, também na Folhinha do Coração de Jesus.

17. Profeta Isaías ou Santo Isaías (também na Folhinha do Coração de Jesus). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no séc. VIII antes da nossa era, o Profeta Isaias. Recebeu sua vocação no templo de Jerusalém, onde teve a revelação da santidade de Deus e da indignidade do homem. Grande profeta messiânico, anunciou o misterioso nascimento do Emanuel, descendente de Davi, que faria reinar a paz e a justiça, e espalharia o conhecimento de Deus. (M).  Ver páginas 209-223: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2012.pdf

18. Outros santos do dia 06 de JULHO, páginas 209-254:

http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2012.pdf – Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XII – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores e Santas virgens.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex. ou português da época em que o livro foi escrito.

– Sobre o dia 06 de julho, ver ainda: https://pt.wikipedia.org/wiki/6_de_julho

1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/

2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004

ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 519-521:  Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf

3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf

4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997

5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com

6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.

Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!

Querida Mãe Maria, protegei-nos!

São José, Anjos e Santos, intercedei por nós!

Amém!

OBSERVAÇÃO: MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS/OS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES.

CONTATE-NOS, POR GENTILEZA.

SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDEI POR NÓS!

MUITO OBRIGADO!

Ver:

https://vidademartiressantasesantos.blog/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.