Santas e Santos de 08 de dezembro

So­le­ni­dade da Ima­cu­lada Con­ceição da Virgem Santa Maria, que, ver­da­dei­ra­mente cheia de graça e ben­dita entre as mu­lheres, em atenção ao nas­ci­mento e morte sal­ví­fica do Filho de Deus, desde o pri­meiro ins­tante da sua Con­ceição foi pre­ser­vada de toda a culpa ori­ginal, por sin­gular pri­vi­légio de Deus, como foi de­fi­nido so­le­ne­mente neste dia pelo papa Pio IX, como ver­dade dog­má­tica re­ce­bida por an­tiga tradição. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, Solenidade da Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria (também na Folhinha do Coração de Jesus). Este dogma, solenemente promulgado em 1854, proclama que a Mãe de Deus, “no primeiro instante de sua concepção, por um privilégio especial, e tendo em vista os méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, foi preservada de toda mácula do pecado original”. (R). –

– Ver “A Imaculada Conceição ou Nossa Senhora da Conceição é, segundo o dogma católico, a concepção da Virgem Maria sem mancha (em latimmacula) do pecado original. O dogma diz que, desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus da falta de graça santificante que aflige a humanidade, porque ela estava cheia de graça divina. A Igreja Católica também professa que a Virgem Maria viveu uma vida completamente livre de pecado.[1]”: Imaculada Conceição – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

– Ver Bula Ineffabilis Deus de Pio IX “…A declaração dogmática é expressada da seguinte forma[1]: …”A doutrina que sustenta que a beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante da sua Conceição, por singular graça e privilégio de Deus onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda mancha de pecado original, essa doutrina foi revelada por Deus, e por isto deve ser crida firme e inviolavelmente por todos os fiéis.” (Doctrinam, quæ tenet, beatissimam Virginem Mariam in primo instanti suæ conceptionis fuisse singulari omnipotentis Dei gratia et privilegio, intuitu meritorum Christi Iesu Salvatoris humani generis, ab omni originalis culpæ labe præservatam immunem, esse a Deo revelatam atque idcirco ab omnibus fidelibus firmiter constanterque credendam.)”: Ineffabilis Deus – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

– Ver “Dogma da Imaculada Conceição”: Bula – Ineffabilis Deus Papa Pio IX (slideshare.net)

– Ver páginas 112-118: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2021.pdf    

– Ver também págs. 120-150, incluindo a “Bula Inefabillis Deus” de Pio IX (08/12/1854) que proclama o dogma da Imaculada Conceição e a aparição a Santa Bernadete em Lourdes, em 25 de março de 1858 (págs. 148-150:

– Ver: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Imaculada_Conceição

2.   Em Ale­xan­dria, no Egipto, a co­me­mo­ração de São Ma­cário, mártir, que, no tempo do im­pe­rador Décio, sendo in­ci­tado pelo juiz com muitas pa­la­vras para que ne­gasse a Cristo, com maior cons­tância ele pro­fessou a fé e por isso foi quei­mado vivo. († 250). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Alexandria, no ano do Senhor de 205, São Macário, “mártir de origem líbia, verdadeiramente Bem-Aventurado, por seu nome como pelabênção de Deus. Preferiu ser queimado vivo a apostatar da fé” (Eusébio). (M)

3.   Santo Eutiquiano (também na Folhinha do Coração de Jesus de 07 de dezembro). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Roma, no ano do Senhor de 283, Santo Euticiano, papa, que governou a Igreja durante um longo período de paz. Foi o último bispo de Roma a ser enterrado na célebre catacumba de Calixto. (M). Também 08 de dezembro. Em Roma, no ce­mi­tério de Ca­listo, junto à Via Ápia, o se­pul­ta­mento de Santo Eu­ti­quiano, papa. († 283). Ver: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Papa_Eutiquiano

– Ver “Papa Eutiquiano (em latimEutychianus ou Eutychius) foi papa de 4 de janeiro de 275 até 7 de dezembro de 283. Nasceu em Luni[1] e governou a Igreja durante oito anos. Ordenou que os mártires fossem cobertos pela “dalmática“, parecida com o manto dos Imperadores Romanos, hoje vestimentas dos diáconos nas cerimônias solenes. Instituiu a bênção da colheita nos campos. Morreu em 7 de dezembro de 283 e está sepultado na Catacumba de São Calisto, na Via Ápia. Sua festa acontece no dia 8 de dezembro.”: Papa Eutiquiano – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

4.   Em Tré­veris, na Gália Bél­gica, na ac­tual Ale­manha, Santo Eu­cário, con­si­de­rado o pri­meiro bispo desta cidade. († s. III). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no séc. III, Santo Eucário (também na Folhinha do Coração de Jesus), bispo de Treves, que foi o primeiro a evangelizar esta importante cidade romana. (M).

5.   Co­me­mo­ração de São Pa­tápio, so­li­tário, que, oriundo da Te­baida, viveu em Cons­tan­ti­nopla, no bairro das Bla­quernas, e foi se­pul­tado no mos­teiro dos Egípcios. († s. V/VI). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Constantinopla, no séc. VI, São Patápios, eremita. Diversos milagres testemunham a profundidade de sua vida monástica, fielmente vivida. (M)

6.   Nos montes Vosgos, na Bor­gonha, ac­tu­al­mente na França, São Ro­ma­rico, abade, que, sendo es­cu­deiro do rei Te­o­de­berto, se re­tirou para o mos­teiro de Lu­xeuil e de­pois fundou um ce­nóbio em pro­pri­e­dade sua, a que ele pró­prio presidiu. († 653). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Remiremont, nos Vosges, no ano da graça de 653, São Romário (também na Folhinha do Coração de Jesus). Cortesão do rei da Austrásia, foi convertido à vida monástica por São Columbano e entrou em Luxeuil. Daí, fundou um novo centro de oração e apostolado, que mais tarde tomou seu nome. (M). Ver página 119: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2021.pdf

7*.   Em Vaux-de-Cernay, na re­gião de Paris, São Te­o­baldo de Marliaco, abade da Ordem Cis­ter­ci­ense, que pres­tava aos ir­mãos os ser­viços mais humildes. († 1247)

8♦.     Em Ku­ma­moto, ci­dade do Japão, o Beato João Mi­nami Gorozaemon, pai de fa­mília e mártir. († 1603)

9.   No On­tário, pro­víncia do Ca­nadá, a paixão de São Natal Chabanel, pres­bí­tero da Com­pa­nhia de Jesus e mártir, que, tendo feito o voto a Deus de per­ma­necer até à morte na sua que­rida missão entre os Hu­rões, quando ca­mi­nhava pelo bosque com um após­tata, foi morto por ele em ódio à fé. A sua me­mória ce­lebra-se no dia de­za­nove de Ou­tubro jun­ta­mente com a dos seus companheiros. († 1649)

10*.   Em Lima, no Peru, Santa Nar­cisa de Jesus Mar­tillo Moran, virgem, que, tendo fi­cado sem os pais e des­pro­vida de sus­tento, de­pois de muitas ad­ver­si­dades foi re­ce­bida na hos­pe­daria de um ce­nóbio, onde viveu em oração con­tínua e em ás­pera penitência. († 1869)

11*.   Em Pi­ca­dero de la Pa­terna, lo­ca­li­dade da pro­víncia de Va­lência, na Es­panha, o Beato José Maria Zabal Blasco, mártir, que, sendo pai de fa­mília, du­rante a per­se­guição contra a fé, venceu com a for­ta­leza de Cristo os su­plí­cios do seu martírio. († 1936)

12*.   No campo de con­cen­tração de Da­chau, perto de Mu­nique da Ba­viera, re­gião da Ale­manha, o Beato Luís Liguda, pres­bí­tero da So­ci­e­dade do Verbo Di­vino e mártir, que, en­car­ce­rado na Po­lónia in­va­dida du­rante a guerra, foi cru­el­mente as­sas­si­nado pelos guardas da prisão, con­fes­sando a fé em Cristo Se­nhor até à morte. († 1942)

13. São Clemente de Ocrida (na Wikipedia de 08 de dezembro, dizendo que sua festa litúrgica é 27 de julho e 25 de novembro (calendário gregoriano) e 9 de agosto e 8 de dezembro (calendário juliano)) “Clemente de Ocrida (em antigo eslavo eclesiástico: Климє́нтъ Охрїдьскъ; em búlgaro: Свети Климент Охридски), também conhecido como Clemente de Ohrid, foi um escritor e estudioso búlgaro reconhecido como santo pelo seu papel como missionário entre os eslavos.[6][7][8][9][10] Ele foi o mais importante discípulo dos irmãos e santos Cirilo e Metódio e é geralmente associado aos dois como criador do alfabeto glagolítico, um antecessor do alfabeto cirílico, especialmente por tê-los tornado popular entre os eslavos recém-cristianizados. Ele foi o fundador da Escola Literária de Ocrida e é considerado como o patrono da educação e da língua por algumas nações eslavas. Além disso, ele é também considerado como sendo o primeiro bispo da Igreja Ortodoxa Búlgara,[11][12] um dos sete apóstolos do Império Búlgaro, o padroeiro da Macedónia do Norte, da cidade de Ocrida[3] e da Igreja Ortodoxa Macedônica.[4]”: Clemente de Ocrida – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

14. Outros santos do dia 08 de dezembro: págs. 112-151: VIDAS DOS SANTOS – 21.pdf (obrascatolicas.com)            

Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XXI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959

“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex. ou português da época em que o livro foi escrito.

Sobre 08 de dezembro, ver ainda: 8 de dezembro – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

 1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/

2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 933-935:

Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf

3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf

4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997

5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com

6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.

Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!

Querida Mãe Maria, protegei-nos!

São José, Anjos e Santos, intercedei por nós!

Amém!

PAI AMADO DAI-NOS, À NOSSA FAMÍLIA E A TODOS, A GRAÇA DE ESTARMOS COM O SENHOR, A MÃEZINHA MARIA, E TODAS AS SANTAS E SANTOS QUANDO O SENHOR NOS CHAMAR! DAI-NOS A VOSSA GRAÇA! OBRIGADO PAI AMADO! PEDIMOS POR JESUS CRISTO, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO!  NÓS CONFIAMOS EM VÓS! AMÉM!

OBSERVAÇÃO: MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS/OS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES.

CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:

barpuri@uol.com.br

SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDEI POR NÓS!

MUITO OBRIGADO!

Ver:

https://vidademartiressantasesantos.blog/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.