NOSSA SENHORA DA EXPECTAÇÃO DO Ó (também na Folhinha do Coração de Jesus)
Observação: A imagem de Nossa Senhora das Dores de Capela Nova, MG, – sentada – pode ser, na verdade a imagem de Nossa Senhora da Expectação do Parto, ou Nossa Senhora do Ó (ver abaixo). SOBRE A IMAGEM DE CAPELA NOVA, VER LIVRO DO PADRE JOSÉ VICENTE CÉSAR, HISTÓRIA DE CAPELA NOVA, ED. O LUTADOR, 1990 PÁG.49.
NOSSA SENHORA DO Ó
Nossa Senhora ultrapassa os ímpetos afetivos de uma mãe comum e eleva-se ao plano universal
Festa católica de origem claramente espanhola, a festa de hoje é conhecida na liturgia com o nome de “Expectação do parto de Nossa Senhora”, e entre o povo com o título de “Nossa Senhora do Ó”. Os dois nomes têm o mesmo significado e objetivo: os anelos santos da Mãe de Deus por ver o seu Filho nascido. Anelos de milhares e milhares de gerações que suspiraram pela vinda do Salvador do mundo, desde Adão e Eva, e que se recolhem e concentram no Coração de Maria, como no mais puro e limpo dos espelhos. A Expectação (expectativa) do parto não é simplesmente a ansiedade, natural na mãe jovem que espera o seu primogênito; é o desejo inspirado e sobrenatural da “bendita entre as mulheres”, que foi escolhida para Mãe Virgem do Redentor dos homens, para corredentora da humanidade. Ao esperar o seu Filho, Nossa Senhora ultrapassa os ímpetos afetivos de uma mãe comum e eleva-se ao plano universal da Economia Divina da Salvação do mundo.
As antífonas maiores que põe a Igreja nos lábios dos seus sacerdotes desde hoje (dia 17/18 de dezembro) até a Véspera do Natal e começam sempre pela interjeição exclamativa Ó (“Ó Sabedoria… vinde ensinar-nos o caminho da salvação”; “Ó rebento da Raiz de Jessé… vinde libertar-nos, não tardeis mais”; “Ó Emanuel…, vinde salvar-nos, Senhor nosso Deus”), como expoente altíssimo do ferv”or e ardentes desejos da Igreja, que suspira pela vinda de Jesus, inspiraram ao povo espanhol a formosa invocação de “Nossa Senhora do Ó”. É ideia grande e inspirada: a Mãe de Deus, posta à frente da imensa caravana da humanidade, peregrina pelo deserto da vida, que levanta os braços suplicantes e abre o coração enternecido, para pedir ao céu que lhe envie o Justo, o Redentor.
A festa de Nossa Senhora do Ó foi instituída no século VI pelo décimo Concílio de Toledo, ilustre na História da Igreja pela dolorosa, humilde, edificante e pública confissão de Potâmio, Bispo bracarense, pela leitura do testamento de São Martinho de Dume e pela presença simultânea de três santos de origem espanhola: Santo Eugênio III de Toledo, São Frutuoso de Braga e o então abade agaliense Santo Ildefonso.
Primeiro comemorava-se hoje a Anunciação de Nossa Senhora e Encarnação do Verbo. Santo Ildefonso estabeleceu-a da França, etc. Ainda hoje é celebrada na Arquidiocese de Braga.
Nossa Senhora do Ó, rogai por nós!
– Conforme: https://santo.cancaonova.com/santo/nossa-senhora-do-o/
– VER TAMBÉM: https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_do_%C3%93
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_do_Ó
– Ver “A denominação de Nossa Senhora do Ó se deu em razão das antífonas cantadas entre os dias 17 e 23 de dezembro antes e depois da recitação do Magnificat na oração das vésperas. Todas elas começam por uma invocação a Jesus, que, no entanto, nunca é chamado pelo nome, e todas incluem o apelo “Vinde”.”: Hoje é celebrada Nossa Senhora do Ó, a expectativa pelo nascimento de Jesus (acidigital.com)
ANTÍFONAS DO “Ó”
As Antífonas do Ó são sete antífonas especiais, cantadas no Tempo do Advento, especialmente de 17 a 23 de dezembro antes e depois do Magnificat, na hora canônica das Vésperas… A reforma litúrgica pós Vaticano II, ao introduzir o vernáculo na liturgia, não esqueceu os textos das Antífonas do Ó… O acróstico “ERO CRAS”: Se lidas em sentido inverso, isto é, da última para a primeira, as iniciais latinas da primeira palavra depois da interjeição «Ó», resultam no acróstico «ERO CRAS», que significa «serei amanhã, virei manhã», que é a resposta do Messias à súplica dos fiéis… Ver em https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Antífonas_do_Ó
– VER “O TEXTO DAS ANTÍFONAS DO Ó”
Die 17 Decembris O Sapientia quæ ex ore Altissimi prodisti, attingens a fine usque ad finem, fortiter suaviter disponens omnia: Veni ad docendum nos viam prudentiæ | 17 de dezembro Ó Sabedoria que saístes da boca do altíssimo atingindo de uma a outra extremidade e tudo dispondo com força e suavidade: Vinde ensinar-nos o caminho da prudência |
Die 18 Decembris O Adonai et Dux domus Israel, qui Moysi in igne flammæ rubi apparuisti et ei in Sina legem dedisti: Veni ad redimendum nos in brachio extento | 18 de dezembro Ó Adonai guia da casa de Israel, que aparecestes a Moises na chama do fogo no meio da sarça ardente e lhe deste a lei no Sinai Vinde resgatar-nos pelo poder do Vosso braço. |
Die 19 Decembris O Radix Jesse qui stas in signum populorum, super quem continebunt reges os suum, quem gentes deprecabuntur: Veni ad liberandum nos; jam noli tardare | 19 de dezembro Ó Raiz de Jessé erguida como estandarte dos povos, em cuja presença os reis se calarão e a quem as nações invocarão, Vinde libertar-nos; não tardeis jamais. |
Die 20 Decembris O Clavis David et sceptrum domus Israel: qui aperis, et nemo claudit; claudis et nemo aperit: Veni, et educ vinctum de domo carceris, sedentem in tenebris et umbra mortis | 20 de dezembro Ó Chave de Davi o cetro da casa de Israel que abris e ninguém fecha; fechais e ninguém abre: Vinde e libertai da prisão o cativo assentado nas trevas e à sombra da morte. |
Die 21 Decembris O Oriens splendor lucis æternæ, et sol justitiæ Veni et illumina sedentes in tenebris et umbra mortis. | 21 de dezembro Ó Oriente esplendor da luz eterna e sol da justiça Vinde e iluminai os que estão sentados nas trevas e à sombra da morte. |
Die 22 Decembris O Rex gentium et desideratus earum lapisque angularis, qui facis utraque unum: Veni et salva hominem quem de limo formasti | 22 de dezembro Ó Rei das nações e objeto de seus desejos, pedra angular que reunis em vós judeus e gentios: Vinde e salvai o homem que do limo formastes |
Die 23 Decembris O Emmanuel, Rex et legifer noster, exspectatio gentium, et Salvator earum: Veni ad salvandum nos, Domine Deus noster | 23 de dezembro Ó Emanuel, nosso rei e legislador, esperança e salvador das nações, Vinde salvar-nos, Senhor nosso Deus. |
Ver: Antífonas do Ó – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
OUTRAS SANTAS E SANTOS DE 18 DE DEZEMBRO
1. Comemoração de São Malaquias, profeta, que, depois do desterro de Babilónia, anunciou o grande dia do Senhor e a sua vinda ao templo e também a oblação pura que sempre e em toda a parte se havia de oferecer ao seu nome.
2. Na África setentrional, a comemoração dos santos mártires de Nanfamão, Migínio, Sanámis e Lucita, aos quais, segundo o testemunho do pagão Máximo de Madaura numa carta a Santo Agostinho, o povo cristão tinha grande veneração. († data inc.)
3. Em Tours, na Gália Lionense, actualmente na França, São Gaciano, seu primeiro bispo, que, segundo a tradição, foi enviado de Roma a esta cidade e foi sepultado no cemitério dos cristãos do lugar. († s. III.). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, No início do séc. IV, São Gaciano, bispo, que foi o primeiro a anunciar a Boa Nova de Cristo na região de Tours, e lá fundou uma Sé episcopal. (M)
4*. Em Killaloe, na Irlanda, São Flanánio (Flannano), bispo. († s. VII). São Flamano (também na Folhinha do Coração de Jesus)
5*. No mosteiro de Heidenheim, na Baviera, região da actual Alemanha, São Vinebaldo, abade, que, sendo de origem inglesa, com seu irmão São Vilibaldo seguiu São Bonifácio e o ajudou na evangelização dos povos germânicos. († 761)
6. Na colina Gò-Voi, no Tonquim, hoje no Vietnam, os santos Paulo Nguyen Van My, Pedro Truong Van Duong e Pedro Vu Van Truat, exímios catequistas e firmes na fé, que foram estrangulados no tempo do imperador Minh Mang. († 1838). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Tonkin, no ano do Senhor de 1838, o martírio de Três Catequistas autóctones, que haviam consagrado suas vidas a serviço da Missão Católica. (X)
7. Em Borgaro, perto de Turim, na Itália, a Beata Nemésia (Júlia Valle), virgem do Instituto das Irmãs da Caridade, que se dedicou generosamente à formação e direcção da juventude segundo o Evangelho, percorrendo os caminhos dos mandamentos do Senhor no amor do próximo. († 1916)
8♦. Em Sariego, perto de Santander, no litoral da Espanha, os beatos Eugénio Cernuda Ferrero e Miguel Sanroman Fernández, presbíteros da Ordem de Santo Agostinho e mártires, que, durante a perseguição religiosa na guerra civil, alcançaram a palma do martírio. († 1936)
9. São Basiliano (também na Folhinha do Coração de Jesus). Em Laodicéia, na Síria, o martírio dos Santos Teótimo e Basiliano. Ver página 336: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2021.pdf
10. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no começo do séc. II, os Santos Rufo (também na Folhinha do Coração de Jesus) e Zózimo, mártires, a respeito de quem São Policarpo escreveu em sua carta aos filipenses: “Exorto-vos todos a obedecer à Palavra de justiça, a perseverar nesta tenacidade que, com vossos próprios olhos, pudestes constatar nesses bem-aventurados”. (M). No mesmo dia, em Filipos, na Macedônia, a festa dos santos mártires Rufo e Zósimo (ou Zózimo), que pertenceram ao número dos discípulos do Salvador, os quais fundaram a primitiva Igreja entre os judeus e os gregos. São Policarpo fala do martírio de ambos na carta que escreveu aos filipenses. Mortos entre 107 e 118. Santo Inácio, bispo de Antioquia, foi martirizado em Roma entre 107 e 118. De Antioquia a Roma, entrou em contato com muitos cristãos, – dos quais, alguns, juntaram-se a êle. São Policarpo escreveu aos filipenses: “Estou muito satisfeito convosco em Nosso Senhor Jesus Cristo, por terdes recebido os modelos da verdadeira caridade. Exorto-vos a obedecer à palavra da justiça, a vos manterdes naquela tenacidade que pudestes constatar com os vossos olhos, dos bem-aventurados Inácio, Zózimo e Rufo, bem como doutros entre vós”. Rufo era nome bastante comum naquele tempo. São Marcos cita um Rufo (Mc 15,21): “Obrigaram um certo homem que ia a passar por ali, Simão, de Cirene, que vinha do campo, pai de Alexandre e Rufo, a levar a cruz”. Lemos em São Paulo (Rom. 16, 13) : “Saudai Rufo, escolhido no Senhor, e sua mãe e minha”. Ver pág. 336 em:
11. Santo Auxêncio. Ver páginas 335-336: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2021.pdf
12. SANTO WINEBALDO OU WUNEBALDO, abade de Heidenhein. Ver páginas 332-334: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2021.pdf
13.Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Laodicéia, na Síria, no séc. III, São Teócteno, que recebeu o título de “Hieromártir”. (M)
14. Outros santos do dia 18 de dezembro: págs. 332-337: VIDAS DOS SANTOS – 21.pdf (obrascatolicas.com)
Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XXI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959
“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.
R/: Demos graças a Deus!”
OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex. ou português da época em que o livro foi escrito.
– Sobre 18 de dezembro, ver ainda: 18 de dezembro – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 954-955:
Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf
3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf
4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!
Querida Mãe Maria, protegei-nos!
São José, Anjos e Santos, intercedei por nós!
Amém!
PAI AMADO DAI-NOS, À NOSSA FAMÍLIA E A TODOS, A GRAÇA DE ESTARMOS COM O SENHOR, A MÃEZINHA MARIA, E TODAS AS SANTAS E SANTOS QUANDO O SENHOR NOS CHAMAR! DAI-NOS A VOSSA GRAÇA! OBRIGADO PAI AMADO! PEDIMOS POR JESUS CRISTO, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! NÓS CONFIAMOS EM VÓS! AMÉM!
OBSERVAÇÃO: MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS/OS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES.
CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:
barpuri@uol.com.br
SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDEI POR NÓS!
MUITO OBRIGADO!
Ver: