Santas e Santos de 29 de março

1.   Em Ná­poles, na Cam­pânia, re­gião da Itália, a co­me­mo­ração de Santo Eus­tásio (Santo Eustácio na Folhinha do Coração de Jesus) bispo. († s. III). Conforme o Martirológio Romano-Monástico deste dia 29 de março, no ano da graça de 625, o sepultamento de Santo Eustásio, abade de Luxeuil. Discípulo e sucessor de São Columbano, fez frutificar a herança monástica irlandesa. Vários de seus monges dirigiram Igrejas francas como bispos. (M).

– Ver também dia 02 de abril: no mos­teiro de Lu­xeuill, na Bor­gonha, também na ac­tual França, Santo Eus­tásio, abade, que foi dis­cí­pulo de São Co­lum­bano e pre­lado de quase seis­centos monges. († 629)

– Ver Santo Eustácio Eustácio era natural da Borgonha. Sobrinho de Miget, bispo de Langres, formou-se sob a direção de Columbano, em Luxeuil, ao qual seguiu no exílio.”, páginas 363-364: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%205.pdf

– Ver outro Santo Eustácio No mesmo dia, em Nápoles, outro Santo Eustácio, bispo e confessor. Este foi o sétimo ou oitavo bispo de Nápoles, cujo culto foi confirmado por Leão XIII em 1884. Faleceu em 180.”, página 364: VIDAS DOS SANTOS – 5.pdf (obrascatolicas.com)

2.   Co­me­mo­ração de São Marcos, bispo de Are­tusa, na Síria, que du­rante a con­tro­vérsia ariana se­guiu fi­de­lis­si­ma­mente a recta fé e no tempo do im­pe­rador Ju­liano o Após­tata foi for­te­mente per­se­guido. São Gre­gório de Na­zi­anzo louva-o como homem in­signe e an­cião santíssimo. († 364). São Marcos de Aretusa, bispo e confessor. Ver páginas 359-360: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%205.pdf

3.   Co­me­mo­ração dos santos Ar­mo­gasto, Ar­qui­nimo e Sa­tur­nino, már­tires, que, na África se­ten­tri­onal, du­rante a per­se­guição dos Vân­dalos, no tempo do rei ariano Gen­se­rico, so­freram ter­rí­veis su­plí­cios e in­fâ­mias pela con­fissão da ver­da­deira fé. († c. 462)

– Ver também páginas (Santos Armogasto, Arquinímio e Sáturo ) 361-362: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%205.pdf

– Ver ainda: no mesmo dia, São Pastor e seus companheiros, mártires orientais, vítimas da perseguição de Diocleciano, no séc. IV; e Santo Armogasto e seus companheiros, mártires africanos, vítimas da perseguição de Genserico, no séc. V (Conforme o Martirológio Romano-Monástico – M).

4*.   No monte Car­melo, na Pa­les­tina, o Beato Ber­toldo, sol­dado, que foi ad­mi­tido entre os ir­mãos que neste monte ti­nham abra­çado a vida mo­nás­tica e, mais tarde, eleito prior, en­co­mendou esta pi­e­dosa co­mu­ni­dade à Mãe de Deus. († 1188)

5*.   Em Poi­tiers, na Aqui­tânia, re­gião da França, São Gui­lherme Tem­pier, bispo, que, com pru­dência e fir­meza, de­fendeu contra os no­bres a Igreja que lhe foi con­fiada e cor­rigiu os cos­tumes do povo, dando ele pró­prio o exemplo ir­re­pre­en­sível da sua vida. († 1197)

–  Na Folhinha do Coração de Jesus é lembrado em 27 de março.

6*.   Em Wismar, no Hols­tein, re­gião da Ale­manha, São Lu­dolfo, bispo de Rat­ze­burg e mártir, que, por de­fender a li­ber­dade da Igreja, foi en­cer­rado num mi­se­rável cár­cere por ordem do duque Al­berto e de tal modo se en­fra­queceu o seu corpo que, mal foi li­berto das ca­deias, partiu deste mundo. († 1250)

7*.   Em Sa­lis­bury, na In­gla­terra, a co­me­mo­ração do Beato João Hambley, pres­bí­tero e mártir, que, no rei­nado de Isabel I, em ódio ao sa­cer­dócio, em dia des­co­nhe­cido deste mês, pró­ximo da Páscoa do Se­nhor, no su­plício da forca se con­fi­gurou à paixão de Cristo. († 1587)

8. Em Ásti, na Trans­pa­dana, hoje na Itália, São Se­gundo, mártir, no Martirológio Romano de 30 de março, † data inc.

Conforme o Martirológio Romano-Monástico (de 29 de março), em Asti, no Piemonte, perto de 134, o martírio de São Segundo (também na Folhinha do Coração de Jesus de 29 de março, São Secundo), preso e decapitado por haver cuidado da sepultura de um cristão que o havia convertido e instruído. (M).

– Ver “Na cidade de Asti, São Segundo, mártir, em 1l9. Nobre, idólatra, convertido, foi batizado pelos Santos Faustino e Jovito. Condenado por Saprício a cruéis torturas, foi decapitado sob Adriano. É o principal patrono de Asti, em cuja catedral jazem suas relíquias, veneradíssimas.”, página 365: VIDAS DOS SANTOS – 5.pdf (obrascatolicas.com)

9. No ano do Senhor de 327, os Santos Jonas (também na Folhinha do Coração de Jesus) e Baraquísio, monges persas. Segundo as atas de seu martírio eram irmãos carnais e confessaram, pelo derramamento de um mesmo sangue, “o Salvador Jesus” esperança de todos os cristãos (Conforme o Martirológio Romano-Monástico – M). Ver também páginas 353-358: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%205.pdf

10. Outros santos do dia 29 de março: págs. 353-366 (vol.5)VIDAS DOS SANTOS – 5.pdf (obrascatolicas.com)

“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.

– Sobre 29 de março, ver ainda29 de março – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

BIBLIOGRAFIA:

1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/

2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINA 288-289:

Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf

3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf

4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997

5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com

6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.

DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)

* Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!

Querida Mãe Maria, proteja-nos!

São José, Anjos e Santos, intercedam por nós!

Amém!

* PAI AMADO DÊ-NOS, À NOSSA FAMÍLIA E A TODOS OS QUE O SENHOR JÁ CHAMOU E OS QUE ESTÃO AQUI, A GRAÇA DE ESTARMOS COM O SENHOR, A MÃEZINHA MARIA, SÃO JOSÉ E TODAS AS SANTAS E SANTOS QUANDO O SENHOR NOS CHAMAR TAMBÉM! DÊ-NOS A SUA GRAÇA! OBRIGADO PAI AMADO! PEDIMOS POR JESUS CRISTO, SEU FILHO, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO!  NÓS CONFIAMOS NO SENHOR! AMÉM!

* OBSERVAÇÃO: MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS/OS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES.

CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:

barpuri@uol.com.br

* SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDEI POR NÓS!

* “O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)

* “Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio, lembrado em 10 de fevereiro)

* “Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia, 14 de fevereiro). Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!

* “Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu sempre lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)

* Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”

Ver:

https://vidademartiressantasesantos.blog/

MUITO OBRIGADO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.