Santas e Santos de 01 de outubro

VER TAMBÉM 01 DE OUTUBRO NA IGREJA ORTODOXA: “… Todas as comemorações fixas abaixo são comemoradas no dia 14 de outubro pelas igrejas ortodoxas sob o Velho Calendário. No dia 1 de outubro do calendário civil, as igrejas sob o Velho Calendário celebram as comemorações listadas no dia 18 de setembro…”: 1 de outubro na Igreja Ortodoxa – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

================

1. Me­mória de Santa Te­resa do Me­nino Jesus (também na Folhinha do Coração de Jesus), virgem e dou­tora da Igreja, que, en­trando ainda muito jovem no mos­teiro das Car­me­litas de Li­sieux, na França, pela sua vida de ino­cência e sim­pli­ci­dade se tornou mestra da san­ti­dade em Cristo, en­si­nando o ca­minho da in­fância es­pi­ri­tual para atingir a per­feição cristã e pondo toda a sua mís­tica so­li­ci­tude ao ser­viço da sal­vação das almas e do for­ta­le­ci­mento da Igreja. Ter­minou a sua vida ter­rena aos vinte e cinco anos de idade e morreu no dia 30 de Setembro. († 1897).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, memória de Santa Teresa do Menino Jesus. A sólida formação cristã recebida no seio de sua família em Alençon, e depois nas beneditinas de Lisieux, despertou nela uma precoce  vocação religiosa. Durante os nove anos passados no castelo de Lisieux, de 1888 até sua morte, ela praticou e depois ensinou o caminho evangélico da infância espiritual, aquela caridade que, do coração da Igreja, pode sozinha fecundar todo esforço apostólico. Por este motivo, foi proclamada, juntamente com São Francisco Xavier, padroeira das missões apostólicas. (R).

– Ver “… Teresa de LisieuxO.C.D., nascida Marie-Françoise-Thérèse Martin, conhecida como Santa Teresinha do Menino Jesus e da Santa Face, foi uma freira carmelita descalça francesa conhecida como um dos mais influentes modelos de santidade para católicos e religiosos em geral por seu “jeito prático e simples de abordar a vida espiritual”. Juntamente com São Francisco de Assis, é uma das santas mais populares da história da Igreja.[2][3][4] O papa Pio X chamou-a de “a maior entre os santos modernos”.[5]”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Teresa_de_Lisieux

– Ver páginas 270-296: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf

– Ver “… 1897 Santa Teresinha de Lisieux, Dra. da Igreja. Desde a morte, ela fez inúmeros milagres, uma das padroeiras das missões. A Pequena Flor de Jesus, nascida em Alençon, França, 2 de janeiro de 1873; morreu em Lisieux em 30 de setembro de 1897.
Gerações de católicos admiraram esta jovem santa, chamaram-na de “Florzinha” e encontraram em sua curta vida mais inspiração para a própria vida do que em volumes de teólogos.

A difusão e entusiasmo do culto de SãoTeresa-do-Menino-Jesus, uma jovem freira carmelita que não se distingue exteriormente de centenas de outras, é um dos fenômenos religiosos mais impressionantes e significativos da contemporaneidade. Poucos anos após sua morte em 1897, ela se tornou conhecida em todo o mundo; seu “pequeno caminho” de simplicidade e perfeição em fazer pequenas coisas e no cumprimento de deveres diários tornou-se um padrão para inúmeras pessoas “comuns”; sua autobiografia, escrita sob o comando de seus superiores, é um livro famoso; milagres e graças incontáveis ​​são atribuídos à sua intercessão…

… “Para mim, a oração é uma elevação do coração e um olhar para o Céu; um grito de gratidão e amor expresso igualmente na tristeza e na alegria. Em suma, algo nobre, sobrenatural, que amplia minha alma e a une a Deus … Exceto o Ofício Divino, que apesar da minha indignidade é uma alegria diária, não tenho coragem de procurar nos livros lindas orações. Faço como uma criança que não aprendeu a ler – apenas digo ao Senhor tudo o que quero e Ele entende.” Seu insight psicológico é agudo: “Cada vez que meu inimigo me provoca a lutar, eu me comportei como um soldado valente. Eu sei que um duelo é um ato de covardia, então, sem olhá-lo na cara nem uma vez, eu viro minhas costas para o inimigo, apresso-me ao meu Salvador e juro que estou pronta para derramar meu sangue em testemunho de minha crença no paraíso.”… Ela foi beatificada pelo Papa Pio XI em 1923, e em 1925 o mesmo Papa declarou Teresa-do-Menino-Jesus como santa…

… Estava preocupada com a sua vocação:

“Sinto em mim a vocação do Sacerdote. Tenho a vocação do Apóstolo. O martírio foi o sonho da minha juventude e este sonho cresceu comigo. Considerando o corpo místico da Igreja, desejava ver-me em todos eles. A caridade deu-me a chave da minha vocação. Compreendi que a Igreja tinha um Coração e que este Coração ardia de amor. Compreendi que o Amor compreendia todas as vocações, que o Amor era tudo, que abraçava todos os tempos e lugares… numa palavra, que era eterno! Então, no excesso da minha alegria delirante, gritei: Ó Jesus, meu Amor…a minha vocação, finalmente encontrei-a… a minha vocação é o Amor”!…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayOctober01.html

2.   Em Lisboa, ci­dade da Lu­si­tânia, ac­tu­al­mente em Por­tugal, os santos Ve­rís­simo (também na Folhinha do Coração de Jesus), Má­xima e Júlia, már­tires.  († s. III/IV).

Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no mesmo dia, receberam a coroa do martírio, nos sécs. III e IV, São Crestos, no Ponto; e os Santos Veríssimo, Máxima e Júlia em Lisboa. (M)

3.   Em Sé­clin, na Gália Bél­gica, ac­tu­al­mente na França, São Pl­atão, pres­bí­tero, que é ve­ne­rado como evan­ge­li­zador do ter­ri­tório de Tournai e mártir. († s. III/IV).

Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no séc. III, São Plato. Encarregado pela Sé Romana de conquistar a Gália setentrional para a fé cristã, deu o supremo testemunho ao morrer por ela em Tournai. (M)

4.   Em Cons­tan­ti­nopla, hoje Is­tambul, na Tur­quia, São Ro­mano, diá­cono, que foi de­no­mi­nado o Me­lo­dioso pela sua arte su­blime em compor hinos ecle­siás­ticos em honra do Se­nhor e dos Santos. († 555/565).

Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em meados do séc. VI, São Romano, cognominado “o Menestrel”. Diácono, foi agraciado com uma aparição da Santíssima Mãe de Deus, que o premiou com grandes talentos poéticos, graças aos quais ele compôs magníficas peças litúrgicas em sua honra. (X).

– Ver páginas 222-224 “Vinde todos, cantemos Àquele que foi crucificado por nós… Maria viu-o sobre o lenho, e disse: Tu maravilhosamente suportaste a cruz, ‘Tu, que és meu Filho e meu Deus.”: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf

5.   Em Tré­veris, na Re­nânia da Aus­trásia, no ter­ri­tório da ac­tual Ale­manha, São Ni­cécio, bispo, que, se­gundo o tes­te­munho de São Gre­gório de Tours, era ve­e­mente na pre­gação, ter­rível na re­pre­ensão, con­sis­tente no en­sino. So­freu o exílio no tempo de Clo­tário, rei dos Francos. († 561).

– Ver  “… Nicécio de Tréveris (em latimNicetius Trevirensis; em francêsNizier) foi um bispo de Tréveris nascido no final do século V em data desconhecida. Morreu em 563 ou, com maior probabilidade, 566. É considerado santo pela Igreja Católica e festejado no dia 1 de outubro…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Nic%C3%A9cio_de_Tr%C3%A9veris

– Em 05 dezembro: São Nicécio, (também na Folhinha do Coração de Jesus). Ver páginas 36-44: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2021.pdf

6.   Em Gand, na Flan­dres, re­gião da Nêus­tria, hoje na Bél­gica, São Bavão, monge, que foi dis­cí­pulo de Santo Amando: dei­xando a vida se­cular, dis­tri­buiu os seus bens pelos po­bres e en­trou no mos­teiro fun­dado nesta cidade. († c. 659).

Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Flandres, perto de 658, São Bavão. Nobre pelo nascimento, renunciou a uma vida pouco edificante e à sua fortuna, após a morte de sua esposa, para seguir Santo Amândio, que acabara de fundar o mosteiro de São Pedro de Gand. Inicialmente acompanhou seu mestre, e viveu depois como eremita, perto de seu mosteiro, durante quase três anos. (M).

– Ver páginas 220-221: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf

– Ver “… São Bavão é um santo da Igreja Católica. Nasceu em 622, próximo de Liège, e faleceu em 659, em Gand. Era filho de Pepino de Landen, também conhecido como Pepino I ou Pepino o Velho, mordomo do palácio da Austrásia sob os reis merovíngios Clotário IIDagoberto I e Sigeberto III.

Foi amigo e discípulo de Santo Amândio[1], que o inspirou a doar todos os bens aos pobres e a tornar-se monge. Levou desde então uma vida santa, num mosteiro situado no local onde se viria a erguer posteriormente a cidade belga de Gand.

São Bavão, protetor da Flandres, é o orago da catedral de Gand e da igreja de Lauwe, na Bélgica, e da igreja de São Bavão, em Haarlem (Países Baixos). Dia 1 de outubro é dia de São Bavão[2]”: https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Bav%C3%A3o

7*.   Em Condé-sur-l’Es­caut, no Hai­naut, ter­ri­tório da Aus­trásia, ac­tu­al­mente na França, São Vas­nulfo, monge, na­tural da Escócia. († s. VII)

8.   Em Can­tuária, na In­gla­terra, São Ge­raldo Edwards, pres­bí­tero e mártir, que foi or­de­nado na França e, tendo re­gres­sado à sua pá­tria du­rante a per­se­guição da rainha Isabel I, de­pois de longo ca­ti­veiro con­sumou o mar­tírio no pa­tí­bulo. Com ele foram mar­ti­ri­zados o Beato Ro­berto Wilcox e Cris­tóvão Buxton, pres­bí­teros, também por serem sa­cer­dotes, e Ro­berto Wid­mer­pool, por ter aju­dado um sacerdote. († 1588)

9*.   Em Chi­chester, também na In­gla­terra, os be­atos Ro­dolfo Croc­kett e Edu­ardo James, pres­bí­teros e már­tires, que, for­mados no Co­légio dos In­gleses de Reims, re­gres­sando à sua pá­tria, só por causa do seu sa­cer­dócio foram con­de­nados ao su­plício do patíbulo. († 1588)

10*.   Em Ipswich, também na In­gla­terra, o Beato João Ro­binson, pres­bí­tero e mártir, que, sendo pai de fa­mília, de­pois da morte da es­posa re­cebeu em idade avan­çada a or­de­nação sa­cer­dotal e por isso re­cebeu a coroa do martírio. († 1588)

– Ver “… 1588 Bl. John Robinson, Mártir da Inglaterra. Ele era de Ferrensby, Yorkshire e era viúvo que foi para Reims para ser ordenado. Ordenado em 1585, John voltou para a Inglaterra e foi executado em Ipswich, recebendo a beatificação em 1929.
John Robinson, nascido em Ferrensby, Yorkshire, era viúvo quando entrou no seminário em Rheims. Ele foi ordenado lá em 1585. Três anos depois, ele foi executado por seu sacerdócio em Ipswich…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayOctober01.html

11*.   Em Na­ga­sáki, no Japão, os be­atos Gaspar Hi­ko­jiro e André Yoshida, már­tires, que, sendo ca­te­quistas, foram de­go­lados por terem re­ce­bido sa­cer­dotes em suas casas. († 1617)

12♦.   Em Osma, ci­dade de Cas­tela la Mancha, re­gião da Es­panha, o Beato João de Pa­lafox y Mendoza, bispo. († 1659)

13*.   Em Sa­ronno, pró­ximo de Va­rese, na Lom­bardia, re­gião da Itália, o Beato Luís Maria Mónti, re­li­gioso, que, em­bora con­ser­vando a sua con­dição laical, ins­ti­tuiu os Fi­lhos de Maria Ima­cu­lada, que ori­entou para o exer­cício da ca­ri­dade em favor dos po­bres e ne­ces­si­tados, de­di­cando-se es­pe­ci­al­mente à as­sis­tência dos en­fermos e dos ór­fãos e à for­mação dos jovens. († 1900)

14♦.   Em Népi, ci­dade da pro­víncia de Vi­terbo, também na Itália, a Beata Ce­cília Eusépi, re­li­giosa da Ordem Ter­ceira dos Servos de Maria. († 1928)

15♦.   Em Rotglá y Cor­bera, lo­ca­li­dade da pro­víncia de Va­lência, na Es­panha, a Beata Flo­rência Ca­e­rols Mar­tínez, virgem e mártir, que, em tempo de per­se­guição contra a fé, me­receu através do mar­tírio a glória da vida eterna. († 1936)

16♦.   Em Vil­lena, lo­ca­li­dade da pro­víncia de Va­lência, o Beato Ál­varo San­juán Canet, pres­bí­tero da So­ci­e­dade Sa­le­siana e mártir, que, du­rante a mesma per­se­guição, al­cançou a palma da vi­tória no com­bate pela fé. († 1936)

17♦.   Em Bar­ce­lona, na Ca­ta­lunha, re­gião da Es­panha, em dia in­certo de Ou­tubro, os be­atos Adolfo Mariano (Ma­riano Anel An­dréu) e Il­de­fonso Luís (José Casa Lluch), re­li­gi­osos da Con­gre­gação dos Ir­mãos das Es­colas Cris­tiãs e már­tires, que, du­rante a mesma per­se­guição contra a fé, ter­mi­naram a sua vida se­guindo a Cristo até à morte. († 1936)

18♦.   Em Ma­drid, também na Es­panha, em dia in­certo de Ou­tubro, o Beato Ma­nuel Bor­rajo Míguez, re­li­gioso da So­ci­e­dade Sa­le­siana e mártir, que, na mesma per­se­guição, der­ramou o seu sangue por Cristo. († 1936)

19♦.   Também em Ma­drid, os be­atos Car­melo João Pérez Rodríguez, Ma­teus Ga­ro­lera Mas­ferrer e Hi­gínio de Mata Díez, re­li­gi­osos da So­ci­e­dade Sa­le­siana e João de Mata Díez, már­tires, que, du­rante o furor da mesma per­se­guição re­li­giosa, foram as­sas­si­nados pelos mi­li­ci­anos em ódio à Igreja. († 1936)

20*.   Pró­ximo de Mu­nique, ci­dade da Ba­viera, na Ale­manha, o Beato An­tónio Rewera, pres­bí­tero e mártir, que, de­por­tado da Po­lónia para o campo de con­cen­tração de Da­chau por causa do seu tes­te­munho de Cristo, de­pois de duros tor­mentos al­cançou a coroa do martírio. († 1942)

21. São Milor (também na Folhinha do Coração de Jesus),

22.  São Remígio. No VIDAS DOS SANTOS, páginas 177-206: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf

– Ver também “Remígio de Reims (em francêsSaint Rémi or Saint Rémy; em italiano: Remigio; em castelhano: Remigio; em occitano: Romieg; em polonês/polaco: Remigiusz; em bretão: Remig e em lituano: Remigijus, São Remígio, para os católicos), foi Bispo de Reims e Apóstolo dos Francos, (c. 437 – 13 de janeiro de 533 DC). Em 25 de dezembro de 496 ele batizou Clóvis IRei dos Francos. Este batismo, que levou os francos à conversão à Igreja Católica, foi um grande marco para a Igreja e um dos acontecimentos mais importante na história europeia.”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rem%C3%ADgio_de_Reims

23. São Suliau. Ver páginas 218-219: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf

24. Outras santas e santos do dia 01 de outubro, págs. 171-225 em:

http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf

 Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XIII – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

 “E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.

– Sobre outubro e  01 de outubro:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Outubro  e

https://pt.wikipedia.org/wiki/1_de_outubro

BIBLIOGRAFIA:

  1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
  2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi eCaterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS  771-773: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-
  3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf
  4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
  5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livrariaon line – www.editorapermanencia.com
  6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
  7. https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayOctober01.html

DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)

* Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!

Querida Mãe Virgem Maria, socorra-nos, proteja-nos

São José, Anjos e Santos, intercedam por nós! Obrigado! Amém!

PAI AMADO, DÊ-NOS ESPÍRITO DE ORAÇÃO, VIGILÂNCIA, RENÚNCIA, PENITÊNCIA! DÊ-NOS ARDOR MISSIONÁRIO PELO E PARA O SENHOR! TIRE-NOS O TORPOR E A TIBIEZA! DÊ-NOS A GRAÇA, AMADO PAI, DE LUTAR COM ENTUSIASMO, CORAGEM E FORÇA DE VONTADE, MESMO EM SITUAÇÕES DIFÍCEIS E ESPINHOSAS, PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ DE BONS COSTUMES E SANTIDADE POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO. DÊ-NOS, SOBRETUDO, A DOCILIDADE DAS OVELHAS. PEDIMOS EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DESANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:

barpuri@uol.com.br

* SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!

“O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)

“Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio,lembrado em 10 de fevereiro)

Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia, 14 de fevereiro). Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!

Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu sempre lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)

Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”

“Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível.

(conforme: Saint of the Day (lngplants.com)

ou

Saint of the Day May 20 (lngplants.com)

“…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio, lembrados em 21 de maio)

* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO: “Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html

* Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém!

* PAI, ABRACE-NOS! JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!

DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS UNA!

MÃEZINHA MARIA, CUIDE DE NÓS!

EM NOME DE JESUS, PAI! AMÉM!

* Ver o blog https://vidademartiressantasesantos.blog/

MUITO OBRIGADO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.