Santas e Santos de 17 de outubro

1. Me­mória de Santo Inácio (também na Folhinha do Coração de Jesus), bispo e mártir, que foi dis­cí­pulo do após­tolo São João e se­gundo su­cessor de São Pedro no go­verno da Igreja de An­ti­o­quia. Con­de­nado às feras no tempo do im­pe­rador Tra­jano, foi con­du­zido a Roma, onde con­sumou o seu glo­rioso mar­tírio. Du­rante a vi­agem, ex­pe­ri­men­tando a fe­ro­ci­dade dos guardas, se­me­lhante à dos le­o­pardos, es­creveu sete cartas a vá­rias Igrejas, nas quais exorta os ir­mãos a servir a Deus em união com os bispos e a não im­pe­direm que ele fosse imo­lado como ví­tima por Cristo. († 107).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, memória de Santo Inácio, bispo de Antioquia, martirizado no ano da graça de 107. Durante a viagem que o conduziu da Síria até Roma, escreveu a cada uma das Igrejas que o haviam acolhido no percurso uma carta em que resplandecia, junto com a sede do martírio, o mistério da Igreja reunida em gorno de seu bispo. Morreu nos dentes das feras, “moído como o trigo para tornar-se o pão de Cristo”. (R).

– Ver páginas 328-329: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2021.pdf

– Ver também páginas 321-333 (VIDAS DOS SANTOS DE 01 DE FEVEREIRO): http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%202.pdf)

– Ver também “… Inácio foi bispo de Antioquia da Síria entre 68 e 100[3] ou 107,[4] discípulo do apóstolo João, também conheceu São Paulo e foi sucessor de São Pedro na igreja em Antioquia. Segundo Eusébio de Cesareia,[5] Inácio foi o terceiro bispo de Antioquia da Síria e segundo Orígenes teria sido o segundo bispo[6] da cidade. Santo Inácio foi detido pelas autoridades e transportado para Roma, onde foi condenado à morte no Coliseu martirizado por leões.

Defendendo a autoridade da igreja, ele foi o primeiro a escrever a frase “Igreja Católica“, em uso até o presente.[7]”: https://pt.wikipedia.org/wiki/In%C3%A1cio_de_Antioquia

– Ver “…O Cardeal Newman não exagerou na questão quando disse (“A Teologia das Sete Epístolas de Santo Inácio”, em“ Historical Sketches ” , I, London, 1890) que “ todo o sistema da doutrina católica pode ser descoberto, pelo menos em esboço, para não dizer em partes preenchidas, no decorrer de suas sete epístolas ”. Entre as muitas doutrinas católicas encontradas nas cartas estão as seguintes: a Igreja foi divinamente estabelecida como uma sociedade visível, a salvação das almas é o seu fim, e aqueles que dela se separam se desligam de Deus (Philad., C . iii); a hierarquia da Igreja foi instituída por Cristo (lntrod. a Philad .; Efes., c. vi); o caráter triplo da hierarquia (Magn., c. vi); a ordem do episcopado superior por autoridade divina ao do sacerdócio (Magn., c. vi, c. xiii; Smyrn., c. viii; Trall., c. iii); a unidade da Igreja (Trall., c. vi; Philad., c. iii; Magn., c. xiii); a santidade da Igreja (Smyrn., Ephes., Magn., Trall. e Rom.); a catolicidade da Igreja (Smyrn., c. viii); a infalibilidade da Igreja (Philad., c. iii; Ephes., cc. xvi, xvii);“ Igreja Católica ” , usada para designar todos os cristãos; a Encarnação (Efes., c. xviii); a virtude sobrenatural da virgindade, já muito estimada e objeto de voto (Polyc., c. v); o caráter religioso do matrimônio (Polyc., c. v); o valor da oração em conjunto (Efésios, c. xiii); o primado da Sé de Roma (Rom., introd.). Ele, além disso, denuncia em princípio a doutrina protestante do julgamento privado em questões de religião (Philad. C. Iii). A heresia contra a qual ele invoca principalmente é o docetismo. Nem as heresias judaizantes escapam de sua vigorosa condenação …”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayOctober17.html

2.       Co­me­mo­ração de Santo Oseias, pro­feta, que, não só com pa­la­vras mas com a pró­pria vida, anun­ciou ao in­fiel povo de Is­rael o Se­nhor como Es­poso sempre fiel e de in­fi­nita misericórdia.

– Ver também “… Oseias (em hebraico: הוֹשֵׁעַ, transl. Hošeaʿtib. Hôšēăʿ, “Salvação do/é o Senhor“; em grego: Ὠσηέ, transl. Ōsēe) foi um personagem bíblico, e um profeta em Israel no século VIII a.C., filho de Beeri.[1] É um dos Os Doze Profetas Menores da Bíblia hebraica judaica, e do Antigo Testamento cristão. Oseias exerceu seu ministério durante o governo dos reis Uzias,[2] Jotão,[3] Acaz[4] e Ezequias,[5] todos reis de Judá[1] e durante o reinado de Jeroboão, rei de Israel.[1]…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Oseias

3.       Co­me­mo­ração dos santos Rufo e Zó­simo, már­tires, que São Po­li­carpo re­fere como com­pa­nheiros de mar­tírio de Santo Inácio, quando es­creve aos Fi­li­penses: «Par­ti­ci­param na paixão do Se­nhor, não amaram a vida pre­sente, mas Aquele que morreu e res­sus­citou por eles e por todos». († 107)

4.   Na África Pro­con­sular, na ho­di­erna Tu­nísia, os santos Már­tires Vo­li­tanos, que Santo Agos­tinho ce­le­brou num sermão. († c. s. III)

5.       Em Li­có­polis, no Egipto, São João, ere­mita, que, entre os ou­tros si­nais das suas vir­tudes, foi in­signe pelo seu es­pí­rito profético. († s. IV)

6.       Em Agen, na Aqui­tânia, ac­tu­al­mente na França, São Dul­cídio, bispo, que de­fendeu ar­do­ro­sa­mente a fé ca­tó­lica contra a he­resia ariana. († s. V in.)

7.       Em Orange, na Pro­vença, re­gião da Gália, também na ac­tual França, São Flo­rêncio, bispo. († c. 524)

8*.     Em Tou­louse, também na Gália, hoje na França, o dia natal do Beato Gil­berto, abade de Cister, na­tural da In­gla­terra, homem de emi­nente sa­be­doria, que de­fendeu São Tomás Becket no seu exílio. († 1167)

9*.     Em Bi­nasco, na Lom­bardia, re­gião da Itália, o Beato Bal­tasar Ra­vas­chiéri de Chi­a­vári, pres­bí­tero da Ordem dos Frades Menores. († 1492).

– Ver páginas 295-296: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2018.pdf

10.     Em Wrexham, no País de Gales, São Ri­cardo Gwyn, mártir, que, sendo pai de fa­mília e mestre-es­cola, pro­fessou a fé ca­tó­lica e, en­car­ce­rado sob a acu­sação de con­vencer ou­tras pes­soas a dar o mesmo passo, de­pois de muitas tor­turas, sempre firme na sua fé, foi en­for­cado e es­quar­te­jado ainda vivo. († 1584).

– Ver página 297: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2018.pdf

11*.   Em Roma, o Beato Pedro da Na­ti­vi­dade de Santa Maria (Pedro Ca­sáni), pres­bí­tero da Ordem dos Clé­rigos Re­grantes das Es­colas Pias, que uti­lizou os seus dons da na­tu­reza e da graça na for­mação das cri­anças, sen­tindo a maior ale­gria em servir a Deus nos pequeninos. († 1647)

12.     Em Paray-le-Mo­nial, no ter­ri­tório de Autun, na França, o pas­sa­mento de Santa Mar­ga­rida Maria Ala­coque, virgem, cuja me­mória foi ce­le­brada ontem. († 1690)

13*.   Na re­gião de Laval, também na França, o Beato Tiago Burin, pres­bí­tero e mártir, que, du­rante a Re­vo­lução Fran­cesa, exerceu clan­des­ti­na­mente o seu mi­nis­tério pas­toral com muitas pre­cau­ções, fu­gindo de casa em casa para evitar a mul­tidão dos per­se­gui­dores, e fi­nal­mente foi fu­zi­lado quando tinha o cá­lice em suas mãos. († 1794)

14*.   Em Va­len­ci­ennes, também na França, as be­atas Maria Na­tália de São Luís (Maria Luísa Jo­sefa Vanot) e quatro com­pa­nheiras, vir­gens da Ordem das Ur­su­linas e már­tires, que, du­rante a Re­vo­lução Fran­cesa, em ódio à fé ca­tó­lica, foram con­de­nadas à morte e su­biram ao pa­tí­bulo re­ci­tando o salmo «Miserere». São estes os seus nomes: Maria Lau­ren­tina de Santo Es­ta­nislau (Joana Re­gina Prin), Maria Úr­sula de São Ber­nar­dino (Ja­cinta Agos­tinha Ga­briela Bourla), Maria Luísa de São Fran­cisco (Maria Ge­no­veva Du­crez) e Maria Agos­tinha do Sa­grado Co­ração de Jesus (Maria Ma­da­lena Déjardin). († 1794).

Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Valenciennes, no ano do Senhor de 1794, a morte sangrenta de Várias Ursulinas, guilhotinadas por ordem do tribunal revolucionário por sua fidelidade a seus votos e à Igreja. (X).

– Ver pág. 300: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2018.pdf

15.     Em Hué, no Anam, hoje no Vi­etnam, Santo Isi­doro Ga­gelin, pres­bí­tero da So­ci­e­dade das Mis­sões Es­tran­geiras de Paris e mártir, que, pela sua fé em Cristo, foi es­tran­gu­lado no tempo do im­pe­rador Minh Mang. († 1833)

16*.   Em Suna, junto ao Lago Mag­giore, na Itália, o Beato Con­tardo Fer­rini, que, de­di­cado à edu­cação da ju­ven­tude, su­perou as ci­ên­cias hu­manas com o exemplo da sua fé e de vida cristã. († 1902).

– Ver páginas 292-294: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2018.pdf

17*.   Em Ciudad Real, na Es­panha, o Beato Fiel Fuídio Ro­drí­guez, re­li­gioso da Com­pa­nhia de Maria e mártir, que, du­rante a per­se­guição contra a fé, foi fu­zi­lado e des­cansou no Senhor. († 1936)

18*.   Em La Nucia, lo­ca­li­dade pró­xima de Ali­cante, também na Es­panha, o Beato Rai­mundo Es­têvão Bou Pas­cual, pres­bí­tero e mártir, que, du­rante a mesma per­se­guição, como dis­cí­pulo fiel me­receu a sal­vação no sangue de Cristo. († 1936)

19*.   Em Al­ge­mesi, na re­gião de Va­lência, também na Es­panha, a Beata Tar­sila Cór­doba Belda, mártir, que, sendo mãe de fa­mília, du­rante a mesma per­se­guição foi re­ce­bida na glória do Senhor. († 1936)

20♦.   Em Tem­bleque, perto de To­ledo, também na Es­panha, Per­feito Car­ras­cosa Santos, pres­bí­tero da Ordem dos Frades Me­nores e mártir, que foi as­sas­si­nado du­rante a mesma per­se­guição contra a fé e o sacerdócio. († 1936)

21. São Serafino (também na Folhinha do Coração de Jesus)

22. São Notelmo (também na Folhinha do Coração de Jesus). Ver “… Notelmo de Cantuária (em inglêsNothhelm e Nothelm[3]) foi um arcebispo de Cantuária anglo-saxão no período medieval. Um correspondente tanto de Beda quanto de São Bonifácio, foi Notelmo quem reuniu material em Cantuária para as obras históricas de Beda. Após a sua ascensão ao arcebispado em 735, ele se dedicou aos assuntos eclesiásticos, realizando inclusive concílios. Embora posteriormente ele tenha sido indicado como o autor de diversas obras, pesquisas posteriores demonstraram que o autor não era ele. Ele foi reconhecido como um santo ao morrer…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Notelmo_de_Cantu%C3%A1ria

23. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, igualmente em Antioquia, no séc. II, Santo Heron. Discípulo de Santo Inácio, sucedeu-o no episcopado e caminhou fielmente as pegadas de seu mestre, até morrer pelo rebanho confiado a seus cuidados. (M)

24. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, na Pérsia, perto de 340, Santa Mamelcta, mártir. Sacerdotisa do templo de Artêmis, foi convertida à fé por uma de suas irmãs, que era cristã. Pagãos a apedrejaram no mesmo dia em que havia acabo de renascer pelas águas do batismo. (M)

– Ver “… Ele era um sacerdote pagão em Bethfarme. Convertido ao cristianismo, ele foi apedrejado por causa de sua fé e depois se afogou em um lago pelas autoridades persas
Mamelta da Pérsia M (RM). Santo Mamelta, supostamente um sacerdote pagão em Bethfarme, na Pérsia, converteu-se ao cristianismo. Depois disso, ele foi apedrejado e depois se afogou no lago (Beneditinos, Enciclopédia).”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayOctober17.html

25. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no Egito, no séc. V, São João Colobós, segundo sucessor de São Macário na direção do deserto de Cétia. Deixou numerosos apoftegmas. Definia o monge como o homem que faz penitência em tudo quanto faz (M).

26. Outras santas e santos do dia 17 de outubro: págs. 253-300, em: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2018.pdf

 Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XVII – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

 Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XIII – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

 “E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.

– Sobre 17 de outubro: https://pt.wikipedia.org/wiki/17_de_outubro

BIBLIOGRAFIA:

  1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
  2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi eCaterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS  810-813: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-
  3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf
  4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
  5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
  6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
  7. https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayOctober17.html

DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)

* Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!

Querida Mãe Virgem Maria, socorra-nos, proteja-nos!

São José, Anjos e Santos, intercedam por nós! Obrigado! Amém!

PAI AMADO, DÊ-NOS ESPÍRITO DE ORAÇÃO, VIGILÂNCIA, RENÚNCIA, PENITÊNCIA! DÊ-NOS ARDOR MISSIONÁRIO PELO E PARA O SENHOR! TIRE-NOS O TORPOR E A TIBIEZA! DÊ-NOS A GRAÇA, AMADO PAI, DE LUTAR COM ENTUSIASMO, CORAGEM E FORÇA DE VONTADE, MESMO EM SITUAÇÕES DIFÍCEIS E ESPINHOSAS, PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ DE BONS COSTUMES E SANTIDADE POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO. DÊ-NOS, SOBRETUDO, A DOCILIDADE DAS OVELHAS. PEDIMOS EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DESANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:

barpuri@uol.com.br

* SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!

“O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)

“Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio,lembrado em 10 de fevereiro)

Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia, 14 de fevereiro).

Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!

Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guia para que eu sempre lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)

Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”

“Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível.

(conforme: Saint of the Day (lngplants.com)

ou

Saint of the Day May 20 (lngplants.com)

“…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio, lembrados em 21 de maio)

* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO: “Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html

* Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém!

* PAI, ABRACE-NOS! JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!

DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS UNA!

MÃEZINHA MARIA, CUIDE DE NÓS!

EM NOME DE JESUS, PAI! AMÉM!

* Ver o blog https://vidademartiressantasesantos.blog/

MUITO OBRIGADO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.