1. Santo António Maria Claret (também na Folhinha do Coração de Jesus), bispo, que, ordenado presbítero, durante vários anos pregou ao povo nas terras da Catalunha, região da Espanha; fundou a Sociedade dos Missionários Filhos do Coração Imaculado da Virgem Maria e, nomeado bispo para Santiago, na ilha de Cuba, trabalhou de modo admirável pela salvação das almas. Depois de regressar à Espanha, ainda teve de suportar muitas provações pela Igreja, morrendo exilado no mosteiro cisterciense de Frontfroide, próximo de Narbonne, na França meridional. († 1870).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em 1870, o nascimento no céu de Santo Antônio Maria Claret. Filho de um modesto tecelão da Catalunha, dedicou-se à pregação nos meios populares e fundou a Congregação dos Missionários do Coração Imaculado de Maria, hoje chamados Claretianos. Sua reputação pastoral fez com que fosse nomeado Arcebispo de Santiago de Cuba, e depois tornou-se o confessor da rainha Isabel II, mas foi banido com ela pela revolução de 1868 e terminou seus dias na França, entre os cistercienses de Fontfroide, no departamento de Aude (R).
– Ver “Santo Antônio Maria Claret e Clara. Arcebispo de Cuba e fundador dos missionários filhos do Imaculado Coração de Maria… Quinto filho dos onze que João Claret e Josefina Clara tiveram, Antônio foi menino que deixou, precocemente, ver a piedade que sempre lhe foi característica… Sempre perseguido pelos inimigos destes, Deus o livrou até o último instante. Falecido aos 24 de outubro de 1870, com sessenta e três anos de idade, foi sepultado no cemitério dos monges de Frontefria, depois transferido para a terra natal em 1897. Beatificado a 25 de fevereiro de 1934, Antônio Maria Claret e Clara foi canonizado a 7 de maio de 1950…”, conforme páginas 448-453: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2018.pdf
– Ver “… Antônio Maria Claret nascido Antoni María Claret i Clará GCNSC (Sallent, Catalunha, 23 de dezembro de 1807 – Fontfroide, Narbona, 24 de outubro de 1870) foi um sacerdote católico espanhol, arcebispo de Cuba, fundador da ordem dos padres Claretianos, também conhecida como Congregação dos Filhos do Imaculado Coração de Maria (Cordis Mariae Filius – C.M.F.) em 1849… Foi beatificado em 1934. Foi canonizado pelo Papa Pio XII, no dia 7 de maio de 1950. Sua festa é celebrada no dia 24 de outubro…”:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B4nio_Maria_Claret
– Ver também “… [Antonio Maria Claret y Clara] (espanhol, sacerdote, mestre de retiros, missionário, fundador da Congregação dos Filhos Missionários do Imaculado Coração de Maria [comumente chamadas Claretianas] e das Irmãs Instrutoras de Maria Imaculada, arcebispo de Cuba, confessor de rainha da Espanha … pregador de 10.000 sermões, autor de 200 obras, espalhou a devoção ao Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora.
… Antônio (Antônio) Maria Claret B, Fundador (RM). Nasceu em Sallent, Espanha, em 23 de dezembro de 1807; morreu em Narbonne, França, 24 de outubro de 1870; canonizado em 1950.
“Quando vejo a necessidade de ensino divino e como as pessoas estão famintas para ouvi-lo, fico com medo de sair correndo pelo mundo, pregando a Palavra de Deus. Não tenho descanso. Minha alma não encontra outro alívio senão para correr e pregar. “
“Se a Palavra de Deus é falada por um sacerdote que está cheio do fogo da caridade – o fogo do amor a Deus e ao próximo – ela ferirá vícios, matará pecados, converterá pecadores e fará maravilhas. ”
“ Quando estou diante do Santíssimo Sacramento, sinto uma fé tão viva que não consigo descrever. Cristo na Eucaristia é quase tangível para mim … Quando chega a hora de partir, tenho que me afastar de Sua sagrada presença.” (St. Antony Claret)…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayOctober24.html
2. Em Hierápolis, na Frígia, na hodierna Turquia, os santos Ciríaco e Claudiano, mártires. († data inc.)
3. Em Constantinopla, hoje Istambul, na Turquia, São Proclo, bispo, que proclamou com firmeza a Bem-aventurada Virgem Maria como Mãe de Deus, organizou o regresso do corpo de São João Crisóstomo, em cortejo triunfal, do exílio para esta cidade e, no Concílio Ecuménico de Calcedónia, mereceu o apelativo de «Magno». († 446).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano da graça de 446, São Proclo, arcebispo de Constantinopla. Dirigiu carta dogmática – ou “tomo” – aos armênios, na qual confessa a perfeição da natureza humana na unidade da pessoa divina de Cristo. (M).
– Ver “… Proclo de Constantinopla (? – julho de 446/447) foi um arcebispo de Constantinopla. Atualmente é tido como santo e sua celebração ocorre em 20 de novembro.[1] Proclo foi responsável pela conversão do tio de Melânia, a Jovem, Volusiano.[2]…”:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Proclo_de_Constantinopla
4. Em Nagran, na Arábia, a paixão dos santos Aretas, príncipe da cidade, e trezentos e quarenta companheiros, no tempo do imperador Justino e de Du Nuwas ou Dun’an, rei dos Homeritas. († 523).
– Ver “Sua esposa Rehoumy, seus filhos, numerosos árabes cristãos e mártires…”. O martírio é contado com detalhes às páginas 429-447: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2018.pdf
– Ver “… Ss. Aretas e os mártires de Najran e São Elesbaan. No início do século VI, os etíopes Aksumitas estenderam seu poder sobre os árabes e judeus de Himyar (Iêmen), através do Mar Vermelho, e impuseram um vice-rei a este povo. Um membro da família Himyarite deslocada, chamado Dunaan (Dhu Nowas), levantou-se em revolta. Ele se converteu ao judaísmo e se apoderou de Zafar, massacrou a guarnição e o clero, transformou a igreja em uma sinagoga e, em seguida, sitiou Najran, uma fortaleza do cristianismo. Ele apresentou uma forte defesa e Dunaan, em desespero de tomá-lo, ofereceu uma anistia se ele se rendesse. A oferta foi aceita, mas os termos foram repudiados: a cidade foi entregue aos soldados de Dunaan para saquear, e a morte foi decretada para todo cristão que não apostatasse.
O líder na defesa era o chefe do Banu Harith (de onde ele é chamado de St Aretas), com muitos de sua tribo; estes foram todos decapitados. Todos os padres, diáconos e virgens consagradas foram jogados em fossos cheios de combustível em chamas. A esposa de Aretas excitou o desejo de Dunaan. Ela o repeliu, e ele executou suas filhas diante de seus olhos e o sangue delas foi derramado em sua boca, antes que sua própria cabeça fosse cortada. O Martirológio Romano menciona um menino de cinco anos que pulou no fogo em que sua mãe estava morrendo em agonia. Quatro mil homens, mulheres e crianças foram mortos… O massacre horrorizou todo o mundo civilizado e foi denunciado por Maomé no Alcorão (Beneditinos, Delaney)…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayOctober24.html
5. Na região de Tours, na Nêustria, actualmente na França, São Senóquio, presbítero, que construiu um mosteiro numas ruínas antigas, foi assíduo nas vigílias e na oração e se dedicou à caridade para com os escravos. († 576)
6*. No mosteiro de Vertou, no território de Retz, na Gália, também na actual França, São Martinho, diácono e abade, que São Félix, bispo de Nantes, enviou para converter os pagãos desta região. († s. VI).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, na diocese de Nantes, no séc. VI, São Martinho, monge, que fundou um novo mosteiro em Vertou, sob a regra de São Bento (M).
7. Perto de Tongres, no Brabante da Austrásia, hoje na Bélgica, Santo Evergislo (também na Folhinha do Coração de Jesus, Santo Evergílio), bispo de Colónia e mártir, que, dirigindo-se para Poitiers no exercício da sua missão pastoral, foi assassinado por salteadores. († c. 590)
8. Na Bretanha Menor, na actual França, São Maglório (também na Folhinha do Coração de Jesus, São Marglório), que, segundo a tradição, foi discípulo de Santo Iltuto, sucedeu a São Sansão como bispo de Dol e depois seguiu a vida solitária na ilha de Sark. († c. 605).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no séc. VI, a volta para Deus de São Maglório, monge das Ilhas Britânicas, que viveu como asceta na ilha – hoje inglesa – de Sark, situada entre Guernesey e a costa armoricana (atual Bretanha Francesa). (M)
9*. Em Coutances, na Nêustria, também na actual França, São Fromundo, bispo, que fundou o mosteiro de monjas de Ham e exerceu o ministério pastoral no amor do Senhor. († s. VII).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, na Normandia, no séc. VII, São Fromondo, bispo de Coutances. Em uma inscrição descoberta na Igreja de São Pedro de Ham, ao sul de Valognes, pode-se ler o seguinte elogio: “No sexto ano do reinado de Teodorico, rei de França, o bispo Fromondo, exercendo seu cargo pastoral no amor ao Senhor, cercou este mosteiro com sólidos muros, para que suas ovelhas se dirijam para os eternos prados de Cristo, onde, unidas ao coro das virgens com a dulcíssima Maria, vivam e rejubilem com ela na eternidade”. (X)
10. Em Hué, no Anam, hoje no Vietnam, São José Lê Dang Thi, mártir, que, sendo militar no tempo do imperador Tu Duc, foi encarcerado por ser cristão; no meio dos tormentos nunca vacilou na fé, dando testemunho entre os seus companheiros de cativeiro, e finalmente foi estrangulado. († 1860)
11*. Em Como, na Itália, São Luís Guanella, presbítero, que fundou a Congregação dos Servos da Caridade e também a das Filhas de Santa Maria da Providência, para socorrer as necessidades dos mais indigentes e aflitos e conduzi-los à salvação. († 1915).
– Ver também: São Luís Guanella “… São Luís Guanella, nascido Luigi Guanella (Campodolcino, 19 de dezembro de 1842 — Como, 24 de outubro de 1915), foi um sacerdote católico italiano e fundador da Congregação dos Servos da Caridade e do Instituto das Filhas de Santa Maria da Providência.
No consistório ordinário público para a canonização de alguns beatos, o Papa Bento XVI decretou a canonização de Luís Guanella para o dia 23 de outubro de 2011[1]…”
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_Guanella
12*. Em Ronco all’Ádige, na província de Verona, também na Itália, o Beato José Baldo, presbítero, que, empenhado no ministério pastoral, fundou a Congregação das Pequenas Filhas de São José, para a assistência aos idosos e aos enfermos e para a formação das crianças e dos jovens. († 1915)
13. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano do senhor de 303, o martírio de São Félix, bispo de Tibiuca, cidade romana vizinha de Cartago. No momento em que estava para ser abatido pela espada, por ter se recusado a entregar as Sagradas Escrituras, elevou os olhos para o céu e disse em voz clara: “Deus, eu te dou graças! Tenho cinquenta e seis anos neste mundo. Guardei a virgindade, observei o Evangelho, preguei a fé e a verdade. Senhor Jesus Cristo, Deus do céu e da terra, a Ti que permaneces eternamente, curvo o meu pescoço como vítima”! (M).
– Ver páginas 473-476: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2018.pdf
14. Outras santas e santos do dia 24 de outubro: págs. 429-478, em: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2018.pdf
Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XVII – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.
Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XIII – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.
“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.
R/: Demos graças a Deus!”
OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.
– Sobre 24 de outubro: 24 de outubro – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
BIBLIOGRAFIA:
- MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
- MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi eCaterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 829-831: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-
- VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf
- Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
- Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
- Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
- https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayOctober24.html
DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)
* Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!
Querida Mãe Virgem Maria, socorra-nos, proteja-nos!
São José, Anjos e Santos, intercedam por nós! Obrigado! Amém!
PAI AMADO, DÊ-NOS ESPÍRITO DE ORAÇÃO, VIGILÂNCIA, RENÚNCIA, PENITÊNCIA! DÊ-NOS ARDOR MISSIONÁRIO PELO E PARA O SENHOR! TIRE-NOS O TORPOR E A TIBIEZA! DÊ-NOS A GRAÇA, AMADO PAI, DE LUTAR COM ENTUSIASMO, CORAGEM E FORÇA DE VONTADE, MESMO EM SITUAÇÕES DIFÍCEIS E ESPINHOSAS, PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ DE BONS COSTUMES E SANTIDADE POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO. DÊ-NOS, SOBRETUDO, A DOCILIDADE DAS OVELHAS. PEDIMOS EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DESANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:
* SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!
“O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)
“Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio,lembrado em 10 de fevereiro)
“Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia, 14 de fevereiro).
Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!
“… Não há nada mais difícil do que a oração, pois não há esforços que os demônios não façam para interromper este poderoso meio de os desanimar” (Santo Antão, lembrado em 21 de outubro)
“Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guia para que eu sempre lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)
Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”
“Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível.
(conforme: Saint of the Day (lngplants.com)
ou
Saint of the Day May 20 (lngplants.com)
“…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio, lembrados em 21 de maio)
* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO: “Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html
* Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém!
* PAI, ABRACE-NOS! JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!
DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS UNA!
MÃEZINHA MARIA, CUIDE DE NÓS!
EM NOME DE JESUS, PAI! AMÉM!
* Ver o blog https://vidademartiressantasesantos.blog/
MUITO OBRIGADO!