1. Em Nicomédia, na Bitínia, hoje Izmit, na Turquia, os santos Luciano e Marciano, mártires, que, segundo a tradição, no tempo do imperador Décio, por ordem do procônsul Sabino, foram queimados vivos. († c. 250).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, na mesma época, em Nicomédia, o martírio dos Santos Luciano e Marciano. Condenados a serem queimados vivos por terem passado da lei imperial para a lei de Cristo, eles responderam ao juiz: “É a glória dos cristãos ganhar a verdadeira vida eterna ao perder tudo aquilo em que tu acreditas ser a vida. Desejamos que Deus te conceda a graça e a luz para que saibas o que Ele é e o que Ele dá àqueles que creem nele”. (M).
– Ver páginas 38-41: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf
2. Em Cartago, na hodierna Tunísia, a comemoração de São Rogaciano, presbítero, a quem, no tempo do imperador Décio, São Cipriano confiou a administração da Igreja de Cartago, e que, juntamente com São Felicíssimo, suportou torturas e cárceres pelo nome de Cristo. († s. III).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, na África, no meio do séc. III, a paixão dos Santos Rogaciano e Felicíssimo. São Cipriano deu testemunho deles numa carta dirigida aos cristãos perseguidos: “Sigam em tudo o sacerdote Rogaciano, que para glória do nosso tempo vos aponta o caminho pela valentia de sua fé”. (M).
– Ver páginas 45-46: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf
3*. Em Estrasburgo, na Germânia, actualmente na França, Santo Amando, que é considerado o primeiro bispo desta cidade. († s. IV)
4. Em Narbona, no litoral da Gália, também na actual França, São Rústico, bispo, que, estando na intenção de abandonar a sua função para se retirar à vida de silêncio, foi convencido pelo papa São Leão Magno à santa perseverança e, assim confortado, permaneceu no ministério que lhe fora confiado e nos encargos assumidos. († c. 461).
– Ver “… Rústico de Narbona (m. 26 de outubro de 461) foi um monge da abadia de Lérins e bispo de Narbona atualmente considerado santo pela Igreja Católica com sua festa ocorrendo em 20 de outubro. Boa parte de sua correspondência perdeu-se ao longo do tempo, com exceção, principalmente, de algumas cartas trocadas entre ele e São Jerônimo entre 452-458.[1]…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/R%C3%BAstico_de_Narbona
5*. Em Angoulème, na Aquitânia, hoje também na França, Santo Aptónio, bispo. († c. 567)
6*. Em Lastingham, na Nortúmbria, região da Inglaterra, São Cedda, irmão de São Ceada, que foi ordenado bispo dos Saxões orientais por São Finano e lançou entre eles os fundamentos da Igreja. († 664)
– Ver “… ST CEDD era irmão de São Chade e serviu por muito tempo a Deus no mosteiro de Lindisfarne. Quando Peada, Rei dos Ângulos Médios, se tornou cristão na corte de seu sogro, Oswy da Nortúmbria, em 653, sendo batizado por São Finan de Lindisfarne, quatro padres foram enviados para pregar o evangelho ao seu povo. Destes, St Cedd era um… Ele participou do Sínodo de Whitby em 664, onde aceitou as observâncias romanas, e morreu de peste em Lastingham, Yorkshire. Com a notícia de sua morte, 30 de seus irmãos entre os saxões do leste foram a Lastingham para consagrar suas vidas onde seu santo pai pela fé havia encerrado a dele. Mas eles também foram mortos pela mesma praga, exceto um menino não batizado, que viveu para se tornar um sacerdote e missionário zeloso (Delaney, Walsh). São Cedd é retratado na arte como um bispo com um cálice e um bastão abacial. Às vezes, ele é mostrado com seu irmão Saint Chad de Lichfield, outras vezes com Saint Diuma, bispo do Oriente Inglês. Ele é venerado em Charlbury, Oxon, Inglaterra (Roeder). ”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayOctober26.html
7*. Em Hexham, também na Nortúmbria, Santo Eata, bispo, homem sumamente afável e simples, que regeu vários cenóbios e Igrejas, até que, ao regressar a Hexham, foi eleito bispo e abade, ministério que exerceu sabiamente, sem nunca deixar a sua vida ascética. († c. 616)
8*. Em Metz, na Austrásia, actualmente na França, São Sigebaldo, bispo, fundador de vários mosteiros. († 741)
– Ver “… São Sigibald de Metz construiu escolas e abadias B (AC). Como bispo de Metz de 716 a cerca de 740, Sigibald promoveu o aprendizado, construiu escolas e abadias (notadamente Neuweiter e Saint-Avold), e habilmente administrou sua sé (Beneditinos)…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayOctober26.html
9*. No mosteiro de Heresfeld, na Alemanha, o sepultamento de São Vita ou Albino, primeiro bispo de Bürberg, que, oriundo da Inglaterra, foi chamado por São Bonifácio e enviado para Hessen, com a missão de semear nesta região a palavra divina. († c. 786)
10*. Na Escócia, São Beano, bispo de Mortlach. († c. 1032)
11. Em Pavia, na Lombardia, região da Itália, São Fulco, bispo, natural da Escócia, homem de paz, zelo apostólico e insigne caridade. († 1229).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano do Senhor de 1229, a volta para Deus de São Folco, cônego regular de origem irlandesa que, tornando-se bispo de Piacenza e depois de Pavia, trabalhou para reconciliar as duas cidades, dilaceradas por várias facções. (M)
12*. Em Réggio Emília, também na Itália, o Beato Damião Furchéri (também na Folhinha do Coração de Jesus, São Damião de Finaro), presbítero da Ordem dos Pregadores, egrégio arauto do Evangelho. († 1484)
13*. Em Ravello, próximo de Amálfi, na Campânia, também região da Itália, o Beato Boaventura de Potenza (também na Folhinha do Coração de Jesus), presbítero da Ordem dos Frades Menores Conventuais, que se distinguiu pela sua obediência e caridade. († 1711)
14♦. Em Cracóvia, na Polónia, a Beata Celina Chludzindska Borzecka, religiosa, fundadora da Congregação das Irmãs da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. († 1913)
15. São Flório (também na Folhinha do Coração de Jesus)
16. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no final do séc. I, Santo Evaristo, papa de origem grega, mas natural da Palestina, que sucedeu a São Clemente na Sé Apostólica. (M). No Martirológio italiano, dia 27 de outubro.
– Ver página 46: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf
– Ver “… São Evaristo, ou Aristo, segundo o Catalogo Liberiano (Belém, 50 – Roma, 105) foi o 5º Bispo de Roma e papa da Igreja Católica, que o venera como santo. Foi papa de 96/99 até 105/106…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Evaristo
17. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no começo do séc. IV, São Demétrio (VER TAMBÉM 08 DE OUTUBRO), mártir. Seu culto foi extremamente popular no Oriente, onde muitíssimas igrejas lhe são dedicadas. (M).
– São Demétrio de Tessalônica. Ver “São Demétrio de Tessalônica ou São Demétrio de Salonica (em latim: Demetrius; em grego: Άγιος Δημήτριος της Θεσσαλονίκης) foi um grande mártir cristão que viveu no século IV. Durante a Idade Média, ele se tornou um dos mais importantes santos militares ortodoxos, aparecendo junto com São Jorge. Sua festa litúrgica no Ocidente é 26 de outubro e no Oriente, 08 de novembro. Não confundir com Demétrio de Alexandria, cuja memória é dia 09 de outubro.”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dem%C3%A9trio_de_Tessal%C3%B4nica
18. São Bernward ou Bernardo, bispo de Hildesheim. Ver páginas 33-37: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf
19. Santa Gibitrudes, monja. Ver páginas 42-45: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf
– Ver “… Santa Gibitrudis Freira beneditina em Faremoutieren Brie, na França. Ela foi treinada por Santa Fara. Gibitrudis de Faremoûtiers, OSB V (AC) morreu c. 655. Uma freira em Faremoûtiers sob Santa Fara (Beneditinas)…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayOctober26.html
20. São Cuteberto (Cuthbert) da Cantuária. Ver “…Cuteberto (em latim: Cudberhtus, Cutberhtus, Cudbertus, Cutbertus, Cuthberchtus, Cuthberhctus, Gutbertus, Cuthbertus, Cuthberhtus; em inglês antigo: Cudberth, Cudbright, Cutberht, Cutbert, Cuthberht, Cuthbert, Cuthbryht Cuðberhtus, Cuðbertus, Cuðbriht, Cuðbryht, Cuþberht, Cuþbriht, Cuþbryht e Eadberht; m. 26 de outubro de 760)[1] foi arcebispo da Cantuária no século VIII. Antes de sua elevação à Cantuária, foi abade de uma casa monástica e talvez pode ter sido bispo de Herefórdia, mas a evidência para Herefórdia data de após a conquista normanda da Inglaterra em 1066. Enquanto arcebispo, realizou concílios e construiu uma nova igreja na Cantuária. Foi em seu arcebispado que a diocese de Iorque foi elevada a arcebispado. Cuteberto morreu em 760 e foi reconhecido como santo…”: Cuteberto da Cantuária – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
– Ver “… São Cuthbert arcebispo beneditino de Canterbury. Ele foi monge em Lyminge, em Kent, Inglaterra, até cerca de 736, quando foi nomeado bispo de Hereford. Por volta de 740, ele se tornou o arcebispo de Canterbury. Ele é lembrado como um dos correspondentes de São Bonifácio na Inglaterra.”:
21.Outros santos do dia 26 de outubro: págs. 33-47, em: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XIX – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.
“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.
R/: Demos graças a Deus!”
OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.
– Sobre 26 de outubro: 26 de outubro – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
BIBLIOGRAFIA:
- MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
- MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi eCaterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 833-835: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-
- VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf
- Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
- Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
- Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
- https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayOctober26.html
DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)
* Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!
Querida Mãe Virgem Maria, socorra-nos, proteja-nos!
São José, Anjos e Santos, intercedam por nós! Obrigado! Amém!
PAI AMADO, DÊ-NOS ESPÍRITO DE ORAÇÃO, VIGILÂNCIA, RENÚNCIA, PENITÊNCIA! DÊ-NOS ARDOR MISSIONÁRIO PELO E PARA O SENHOR! TIRE-NOS O TORPOR E A TIBIEZA! DÊ-NOS A GRAÇA, AMADO PAI, DE LUTAR COM ENTUSIASMO, CORAGEM E FORÇA DE VONTADE, MESMO EM SITUAÇÕES DIFÍCEIS E ESPINHOSAS, PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ DE BONS COSTUMES E SANTIDADE POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO. DÊ-NOS, SOBRETUDO, A DOCILIDADE DAS OVELHAS. PEDIMOS EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DESANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:
* SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!
“O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)
“Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio,lembrado em 10 de fevereiro)
“Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia, 14 de fevereiro).
Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!
“… Não há nada mais difícil do que a oração, pois não há esforços que os demônios não façam para interromper este poderoso meio de os desanimar” (Santo Antão, lembrado em 21 de outubro)
“Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guia para que eu sempre lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)
Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”
“Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível.
(conforme: Saint of the Day (lngplants.com)
ou
Saint of the Day May 20 (lngplants.com)
“…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio, lembrados em 21 de maio)
* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO: “Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html
* Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém!
* PAI, ABRACE-NOS! JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!
DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS UNA!
MÃEZINHA MARIA, CUIDE DE NÓS!
EM NOME DE JESUS, PAI! AMÉM!
* Ver o blog https://vidademartiressantasesantos.blog/
MUITO OBRIGADO!