Santas e Santos de 30 de outubro

1.   Em Si­ra­cusa, na Si­cília, re­gião da Itália, São Mar­ciano, que é con­si­de­rado o pri­meiro bispo desta cidade. († s. II)

– Ver “… Marciano, bispo de Siracusa, o Santo Hieromártir um discípulo do apóstolo Pedro, foi enviado para a Sicília. Aqui ele se estabeleceu em uma caverna perto da cidade de Siracusa e espalhou com sucesso a fé em Cristo. Ele morreu um mártir. Suas relíquias estão na cidade italiana de Gaeta. (O Hieromártir Marciano é a mesma pessoa que São Marcelo, Bispo da Sicília, comemorado em 9 de fevereiro)…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayOctober30.html

2.   Co­me­mo­ração de São Se­ra­pião, bispo de An­ti­o­quia, cé­lebre pela sua eru­dição e dou­trina, que deixou grande fama de santidade. († c. 211).

– Ver “… Serapião foi um bispo de Antioquia entre 191 a 211[1] ou 212[2] Ele ficou conhecido primordialmente por seus escritos teológicos.[3]”:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Serapi%C3%A3o_de_Antioquia

– Ver “… Em Antioquia, São Serapião, um bispo muito célebre por seu aprendizado.
Ele foi muito elogiado por São Jerônimo e Eusébio de Cesaréia por seus escritos teológicos, e foi considerado um dos principais teólogos de sua época. Ele se tornou bispo de Antioquia, Síria, em 190, e. foi reverenciado como um teólogo. Apenas fragmentos de sua obra sobreviveram. Entre os escritos existentes estão uma carta para a Igreja de Rhossus proibindo a leitura do Evangelho não canônico de São Pedro e uma carta contra a heresia do Montanismo…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayOctober30.html

3.   Em Ale­xan­dria, no Egipto, Santa Eu­trópia, mártir, que, por ter re­cu­sado negar a Cristo, foi cru­el­mente tor­tu­rada até à morte. († c. s. III)

– Ver “… Santa Eutropia foi martirizada em Alexandria, provavelmente sob Valeriano (Beneditinos, Enciclopédia).
A mártir Eutropia sofreu por Cristo em Alexandria por volta do ano 250. Frequentemente, os cristãos visitantes trancados na prisão, ela os incentivou a suportar o sofrimento com paciência. Por isso, a santa foi presa. Em seu julgamento, ela confessou firmemente sua fé em Cristo. Enquanto ela era queimada com velas, um homem apareceu ao lado dela e acalmou seus sofrimentos. Ele a banhou para que ela não sentisse o calor das chamas. Ela morreu após essas torturas dolorosas…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayOctober30.html

4.   Em Tânger, na an­tiga Mau­ri­tânia, ac­tu­al­mente em Mar­rocos, a paixão de São Mar­celo, cen­tu­rião, que, no dia do ani­ver­sário do im­pe­rador, en­quanto todos ofe­re­ciam os sa­cri­fí­cios, tirou o cin­turão mi­litar, as armas e a pró­pria pa­tente e atirou-os para di­ante dos ídolos, afir­mando que era cristão e não podia con­ti­nuar a obe­decer co­e­ren­te­mente ao ju­ra­mento mi­litar, mas só a Jesus Cristo; por isso so­freu o mar­tírio, sendo ime­di­a­ta­mente decapitado. († 298).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Tânger, na África do Norte, a paixão de São Marcelo, centurião. Foi decapitado em 298 por haver declarado, por ocasião das festas do imperador, que era cristão e não podia mais servi-lo incondicionalmente, pois servia a Jesus Cristo, o Filho de Deus Todo-Poderoso. (M).

– Ver páginas 80-82: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf

–  Ver também “… São Marcelo (em latimMarcellus) é um dos padroeiros de Leão, na Espanha. Ele foi um centurião da Legio VII Gemina que nasceu e viveu em Leão durante a segunda metade do século III…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marcelo_de_T%C3%A2nger

5.   Em Leão, na His­pânia, os santos Cláudio, Lu­pércio (também na Folhinha do Coração de Jesus), e Vi­tório, már­tires, que, na per­se­guição de Di­o­cle­ciano, so­freram a morte pelo nome de Cristo. († c.303/304).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, neste dia, receberam o martírio ao longo dos sécs. IV e V os Santos Eutrópio, em Alexandria; Cláudio, Lupércio e Vitorino, na Espanha; Teoneto, em Vercelli. E também Duzentos Cristãos, na África. (M)

6.   Em Cuma, na Cam­pânia, re­gião da Itália, São Má­ximo, mártir. († c. 303)

– Ver “… Em Apamea, na Frígia, São Máximo, mártir, sob o mesmo Diocleciano.
 na Turquia moderna. Ele pode ter sido martirizado em Cuma, na Campânia, Itália.
Máximo de Cumas M (RM). De acordo com o Martirológio Romano, São Máximo foi martirizado em Apamea na Frígia sob Diocleciano. No entanto, é mais provável que ele tenha morrido em Cuma (a antiga Cumae) na Campânia, Itália (Beneditinos)…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayOctober30.html

7.   Em Cápua, também na Cam­pânia, São Ger­mano, bispo, que é men­ci­o­nado pelo papa São Gre­gório Magno nos seus escritos. († c. 540).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, na Campânia, perto de 535, São Germano, bispo de Cápua. No dia de sua morte, São Bento viu sua alma ser transportada aos céus pelos anjos em um globo de fogo. (M).

– Ver páginas 83-84: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf

8.   Em Po­tenza, na Lu­cânia, hoje na Ba­si­li­cata, re­gião da Itália, São Ge­rardo (também na Folhinha do Coração de Jesus, Geraldo de Potenza), bispo. († 1122)

9*.   Em Ci­vi­dale del Friúli, na Ve­nécia, hoje na Friúli-Ve­nézia Giúlia, re­gião da Itália, a Beata Ben­vinda Boiáni, virgem, das Irmãs da Pe­ni­tência de São Do­mingos, que passou toda a sua vida en­tregue à oração e à austeridade. († 1292)

10*.   Em Win­chester, na In­gla­terra, o Beato João Slade, mártir, que, por negar a com­pe­tência da rainha Isabel I nas ques­tões es­pi­ri­tuais, foi en­for­cado e cru­el­mente esquartejado. († 1583)

11*.   Em Li­me­rick, na Ir­landa, a paixão do Beato Te­rêncio Al­berto O’Brien, bispo e mártir, da Ordem dos Pre­ga­dores, que, no­meado para a sede da Igreja de Emily, tra­ba­lhou in­ten­sa­mente na as­sis­tência aos afec­tados pela peste; mas, sob o re­gime de Oliver Cromwell, foi preso pelos sol­dados e le­vado ao pa­tí­bulo em ódio ao sa­cer­dócio e à fé católica. († 1651)

12*.   Em Ácri, na Ca­lá­bria, re­gião da Itália, o Beato Ân­gelo, pres­bí­tero da Ordem dos Frades Me­nores Ca­pu­chi­nhos, que per­correu in­can­sa­vel­mente o reino de Ná­poles a pregar a pa­lavra de Deus de modo apro­priado ao povo simples. († 1739).

– Ver páginas 85-87: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf

13*.   Em An­gers, na França, o Beato João Mi­guel Lan­gevin, pres­bí­tero e mártir, de­go­lado por ser sa­cer­dote, o pri­meiro dos cerca de cem ho­mens e mu­lheres que, du­rante a época do terror na Re­vo­lução Fran­cesa, per­ma­ne­ceram unâ­nimes e cons­tantes na con­fissão da fé em Cristo até à morte. († 1793)

14*.   Em Do­linka, perto de Ka­ra­ganda, no Ca­za­quistão, o Beato Aleixo Zaryckyj, pres­bí­tero e mártir, que, sob um re­gime hostil a Deus, foi de­por­tado para um campo de con­cen­tração e no com­bate da fé al­cançou a vida eterna. († 1963)

15. Santa Zenóbia (também na Folhinha do Coração de Jesus)

– Ver “… Em Aegea, na Cilícia, no reinado de Diocleciano, sob o governador Lísias, o martírio dos santos Zenóbio, bispo, e sua irmã Zenóbia.
Zenobius e Zenobia
(d. Final do terceiro século) + Mártires mortos durante as perseguições do co-imperador Diocleciano (r. 284-305). Zenobius era médico na cidade de Aegae, na Ásia Menor (atual Turquia) e Zenobia era sua irmã. Há uma forte possibilidade de que Zenóbio tenha sido bispo ou Zenóbio de Antioquia.
Zenobius e Zenobia MM (RM) morreram. O bispo Zenobius, médico de Aegae (hoje Alexandretta) na costa da Ásia Menor, é provavelmente idêntico ao santo de mesmo nome de Antioquia, cujo corpo foi rasgado com ganchos. Se for assim, seu martírio aconteceu um pouco mais tarde, sob Diocleciano. Diz-se que Zenobia era sua irmã (Beneditinos, Enciclopédia)…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayOctober30.html

– Ver 29 de outubro:

Em Si­dónia, ci­dade da Fe­nícia, no ac­tual Lí­bano, São Ze­nóbio, pres­bí­tero, que, du­rante a ter­rível per­se­guição do im­pe­rador Di­o­cle­ciano, exor­tando os ou­tros ao mar­tírio, também ele com o mar­tírio foi coroado. († s. IV).

Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Antioquia, na Síria, no sécl IV, São Zenóbio, médico, que tornando-se sacerdote sacrificou sua vida por Cristo. (M)

16. “Santo” Etelnodo. “…EtelnodoEgelnodo ou Ednodo (também ÆthelnothAethelnothEthelnothEgelnodus ou Ednodus; morto em 29 de outubro de 1038) foi um arcebispo da Cantuária durante a Idade Média. Foi chamado de ‘o Bom’ e ganhou fama por sua sabedoria.[2]Etelnodo morreu em 29 de outubro de 1038,[14] ou, possivelmente, no dia anterior ou posterior a essa data.[6] Foi enterrado na Catedral de Cantuária.[4] É considerado santo,[14] e sua festa litúrgica ocorre no dia 30 de outubro.[15] Não há nenhuma evidência contemporânea ou posterior de um culto sendo-lhe prestado em Cantuária ou em outro lugar.[16]”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Etelnodo

17. Outros santos do dia 30 de outubro: págs. 80-90, em: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf  Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XIX – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

 “E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.

– Sobre 30 de outubro: 30 de outubro – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

BIBLIOGRAFIA:

  1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
  2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi eCaterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS  840-842: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-
  3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf
  4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
  5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
  6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
  7. https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayOctober30.html

DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)

* Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!

Querida Mãe Virgem Maria, socorra-nos, proteja-nos!

São José, Anjos e Santos, intercedam por nós! Obrigado! Amém!

PAI AMADO, DÊ-NOS ESPÍRITO DE ORAÇÃO, VIGILÂNCIA, RENÚNCIA, PENITÊNCIA! DÊ-NOS ARDOR MISSIONÁRIO PELO E PARA O SENHOR! TIRE-NOS O TORPOR E A TIBIEZA! DÊ-NOS A GRAÇA, AMADO PAI, DE LUTAR COM ENTUSIASMO, CORAGEM E FORÇA DE VONTADE, MESMO EM SITUAÇÕES DIFÍCEIS E ESPINHOSAS, PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ DE BONS COSTUMES E SANTIDADE POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO. DÊ-NOS, SOBRETUDO, A DOCILIDADE DAS OVELHAS. PEDIMOS EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DESANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:

barpuri@uol.com.br

* SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!

“O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)

“Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio,lembrado em 10 de fevereiro)

Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia, 14 de fevereiro).

Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!

“… Não há nada mais difícil do que a oração, pois não há esforços que os demônios não façam para interromper este poderoso meio de os desanimar (Santo Antão, lembrado em 21 de outubro)

Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guia para que eu sempre lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)

Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”

“Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível.

(conforme: Saint of the Day (lngplants.com)

ou

Saint of the Day May 20 (lngplants.com)

“…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio, lembrados em 21 de maio)

* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO: “Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html

“… A paixão vive; apenas está reprimida… está apenas presa… As paixões vivem, apenas são reprimidas pelos santos…” Santas e Santos, intercedam por nós para que possamos reprimir as paixões. (Santo Abraão, ermitão, 27 de outubro), páginas 52-53: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf

* Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém!

* PAI, ABRACE-NOS! JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!

DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS UNA!

MÃEZINHA MARIA, CUIDE DE NÓS!

EM NOME DE JESUS, PAI! AMÉM!

* Ver o blog https://vidademartiressantasesantos.blog/

MUITO OBRIGADO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.