1. Em Alexandria, no Egipto, Santo Epimáquio de Pelúsio, mártir, que, segundo a tradição, no tempo da perseguição do imperador Décio, ao ver como o prefeito obrigava os cristãos a sacrificar aos ídolos, tentou destruir a ara, sendo por isso preso, torturado e finalmente degolado. († c. 250)
2. EmVermand, hoje Saint-Quentin, na Gália Bélgica, actualmente na França, São Quintino, mártir, da ordem senatorial, que padeceu por Cristo no tempo do imperador Maximiano († s. III).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no séc. III, a paixão de São Quintino, cidadão romano, que ao espalhar a luz do Evangelho pelo norte da Gália, pagou o preço de sua própria vida. Foi martirizado no lugar que tomou o seu nome e se tornou o centro de peregrinações populares. (M)
– Na Folhinha do Coração de Jesus de 04 de junho
3*. Em Fosses, no Brabante da Austrásia, no território da actual Bélgica, São Felano (Foilano) (também na Folhinha do Coração de Jesus, São Foilano), presbítero e abade, que, nascido na Irlanda e irmão e companheiro de São Furseu, foi sempre fiel à observância monástica da sua pátria, fundou dois mosteiros – em Fosses e em Nivelles – um para monges e outro para monjas, e no caminho entre os dois foi assassinado por salteadores. († c. 655).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em meados do séc. VII, São Foilano, monge irlandês morto tragicamente em Neivelles, Bélgica. (M).
– Ver páginas 103-104: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf
– Ver também “Foillan era o irmão de Santos Ultan e Fursa . Ele é descrito como o ‘irmão uterino’ de Fursa, o que significa que eles tinham a mesma mãe, mas não o mesmo pai. Alguns latino- Vidas de Foillan, portanto, incorporar a ascendência Fursa em origens de Foillan: sua mãe é afirmado ter sido Gelges, filha cristã de ‘Aed Finn’ (possivelmente significando Áed Mac Echach ), Rei de Connacht . O pai de Fursey é indicado para ser filho Fintan de Finlog (embora seja de Momonia ou de Mag Murthemni, o Bollandist editor encontra as fontes não em acordo) Foillan”: https://pt.qaz.wiki/wiki/Foillan
4. Em Milão, na Lombardia, região da Itália, Santo Antonino, bispo, que trabalhou incansavelmente para extinguir a heresia ariana entre os Lombardos. († c. 661). Santo Antônio de Milão (também na Folhinha do Coração de Jesus).
– Ver “Em Milão Santo Antonino, Bispo e Confessor”: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf
5. Em Ratisbona, na Baviera, actualmente na Alemanha, São Volfango, bispo, que, depois de ter sido mestre-escola e ter abraçado a profissão monástica, foi elevado à sede episcopal, onde instaurou a disciplina do clero e, quando visitava a região de Puppingen, morreu humildemente no Senhor. († 994).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano do Senhor de 994, São Wolfgang, monge beneditino de Einsiedeln. Colocado por Otão, o Grande na Sé episcopal de Ratisbona, deu novo impulso à vida religiosa e à instrução dos clérigos. (M).
– Ver São Volfango, páginas 96-102: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf
– Ver também “… Wolfgang de Ratisbona, O.S.B. (c. 934 – 31 de outubro de 994, Pupping), foi bispo de Ratisbona na Baviera, Alemanha, desde o natal de 972 até o dia da sua morte. É um santo da Igreja Católica Romana, canonizado em 1052 pelo Papa Leão XI.
Wolfgang é considerado um dos três grandes santos da Alemanha do século X [1], os outros dois são Santo Ulrico e São Conrado, “que iluminou o período inicial da Idade Média na Alemanha com o esplendor dos seus atos e serviços”…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Wolfgang_de_Ratisbona
6*. Em Cahors, na Aquitânia, região da França, o Beato Cristóvão de Romanha, presbítero da Ordem dos Menores, que, enviado por São Francisco, depois de muitos trabalhos para a salvação das almas, morreu já centenário. († 1272).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Cahors, perto de 1272, o Bem-Aventurado Cristóvão, franciscano, mandado à França pelo Poverello para lá propagar a Ordem Nascente dos Frades Menores. (X)
7*. Em Riéti, na Sabina, território da Itália, o Beato Tomás de Florença (Firenze) Belláci, religioso da Ordem dos Menores, que, enviado à Terra Santa e à Etiópia, sofreu por Cristo o cativeiro e as torturas por parte dos infiéis e, finalmente, tendo regressado à sua pátria, descansou na paz do Senhor. († 1447).
– Ver páginas 105-106: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf
8*. Em Youghal, perto de Cork, na Irlanda, o Beato Domingos Collins, religioso da Companhia de Jesus, que, durante um longo cativeiro, com repetidos interrogatórios e atrozes torturas, confessou firmemente a sua fé católica, consumando na forca o seu martírio. († 1602)
9. Em Palma de Maiorca, na Espanha, Santo Afonso Rodríguez (também na Folhinha do Coração de Jesus, Santo Afonso de Palma),, que, ao perder a esposa e os filhos, foi recebido como religioso na Companhia de Jesus e exerceu o ofício de porteiro durante muitos anos no Colégio, procedendo sempre com grande humildade, obediência e contínua penitência. († 1617).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Palma de Maiorca, nas Ilhas Baleares, Santo Afonso Rodrigues. Nascido em Segóvia, por volta de 1531, era comerciante quando entrou para a Companhia de Jesus, depois da morte da esposa e dos filhos. Simples irmão coadjutor, exerceu durante quase quarenta anos o cargo de porteiro, na mais fiel obediência e na maior caridade. (M).
– Ver páginas 94-95: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf
– Ver também “… Casou-se com Maria Suarez, com quem teve três filhos, perdendo dois, ficando viúvo aos 32 anos. Ao entrar em crise espiritual por esse motivo, Afonso entrega-se à oração, à penitência e dirigido por um sacerdote, descobriu o seu chamado a ser irmão religioso e assim, assumiu grandes dificuldades como a limitação dos estudos. Superando isso, Afonso foi recebido na Companhia de Jesus como irmão, e depois do noviciado, foi enviado para o colégio de formação…. Santo Afonso Rodrigues, sofreu muito antes de morrer em 31 de outubro de 1617. A sua festa celebra-se no dia 31 de Outubro, dia da sua morte, sendo sepultado na igreja de Monte Sião em Mallorca. É considerado símbolo da espiritualidade dos irmãos Auxiliares jesuítas. Santo Afonso Rodriguez não foi ordenado sacerdote. Irmão leigo é uma pessoa que faz os votos religiosos numa ordem religiosa, no caso dele, a Companhia de Jesus, porém não é sacerdote…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Afonso_Rodrigues
10*. Em Piotrkow Kujawski, localidade da Polónia, o Beato Leão Nowakowski, presbítero e mártir, que, durante a ocupação militar da Polónia, por defender energicamente a sua fé perante um regime hostil a Deus, foi fuzilado. († 1939)
11♦. Em Sevilha, na Espanha, Santa Maria da Imaculada Conceição (Maria Isabel Salvat y Romero), virgem, fundadora do Instituto das Irmãs da Companhia da Cruz. († 1998)
12. Beata Benvinda Bojano, virgem da Ordem Terceira de São Domingos. Ver páginas 91-93: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf
13. Santo Amplíato. Ver “Amplíato (em latim: Amplias) foi um dos Setenta Discípulos. Junto com Urbano, Narciso, Estácio, Apeles e Aristóbulo, ele foi um ajudante de Santo André. Ele foi mencionado por Paulo na Epístola aos Romanos, «Saudai a Amplíato, meu amado no Senhor.» (Romanos 16:8). A tradição cristã faz dele o primeiro bispo de Varna, na Bulgária.[1]”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ampl%C3%ADato
– Ver Amplias “um cristão romano saudado por Paulo – Rm 16.8”: https://www.sacred-texts.com/bib/ebd/ebd022.htm
14. Santo Estácio de Bizâncio. Ver “… Estácio, o Apóstolo foi o segundo Bispo de Bizâncio entre os anos de 38 d.C. a 54 d.C.. Segundo a tradição cristã, ele esteve em contato com Santo André, apóstolo, e Paulo de Tarso. Ele é um dos Setenta Discípulos.Eusébio de Cesareia cita Orígenes, que diz que Santo André pregou pela Ásia Menor e a Cítia, e nas margens do Mar Negro até o Volga e Kiev, tornando-se o santo patrono da Romênia e da Rússia. Segundo a tradição, ele fundou a diocese de Bizâncio em 38, deixando Estácio como bispo (naquela época, o bispado mais próximo era o de Heracleia). Esta diocese, mais tarde, se tornaria o Patriarcado de Constantinopla, com o Apóstolo André como seu santo patrono. Não se sabe se Estácio é a pessoa a quem Paulo chama de “querido” em sua Epístola aos Romanos (Romanos 16:6). É venerado como santo por quase todas as denominações cristãs e sua festa é, segundo a Igreja Católica no dia 31 de outubro.”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A1cio_de_Biz%C3%A2ncio
15. Santa Lucilla de Roma, virgem e Mártir. Na Folhinha do Coração de Jesus de 08 de dezembro. Festa em 31 de outubro. Ver “O Papa Santo Stefano teria enterrado os dois corpos decapitados do pai e da filha em um lugar escondido, de onde o Papa Sisto II os teria feito exumar, no dia 31 de outubro, para dar-lhes um enterro mais digno, ao longo da rua Appia. A festa de hoje, portanto, lembraria não o martírio de Nemésio e Lucila, mas a transferência de suas relíquias.”: Santa Lucilla de Roma (santodeldia.net)
– Ver “… Em Roma, a tradução do beato Nemésio, diácono, e sua filha, a virgem Lucila, que foram decapitadas no dia 25 de agosto.”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayOctober31.html
16. Outros santos do dia 31 de outubro: págs. 91-107, em: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XIX – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.
“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.
R/: Demos graças a Deus!”
OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.
– Sobre 31 de outubro: 31 de outubro – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
BIBLIOGRAFIA:
- MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
- MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi eCaterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 843-844: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-
- VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf
- Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
- Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
- Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
- https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayOctober31.html
DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)
* Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!
Querida Mãe Virgem Maria, socorra-nos, proteja-nos!
São José, Anjos e Santos, intercedam por nós! Obrigado! Amém!
PAI AMADO, DÊ-NOS ESPÍRITO DE ORAÇÃO, VIGILÂNCIA, RENÚNCIA, PENITÊNCIA! DÊ-NOS ARDOR MISSIONÁRIO PELO E PARA O SENHOR! TIRE-NOS O TORPOR E A TIBIEZA! DÊ-NOS A GRAÇA, AMADO PAI, DE LUTAR COM ENTUSIASMO, CORAGEM E FORÇA DE VONTADE, MESMO EM SITUAÇÕES DIFÍCEIS E ESPINHOSAS, PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ DE BONS COSTUMES E SANTIDADE POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO. DÊ-NOS, SOBRETUDO, A DOCILIDADE DAS OVELHAS. PEDIMOS EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DESANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:
* SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!
“O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)
“Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio,lembrado em 10 de fevereiro)
“Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia, 14 de fevereiro).
Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!
“… Não há nada mais difícil do que a oração, pois não há esforços que os demônios não façam para interromper este poderoso meio de os desanimar” (Santo Antão, lembrado em 21 de outubro)
“Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guia para que eu sempre lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)
Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”
“Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível.
(conforme: Saint of the Day (lngplants.com)
ou
Saint of the Day May 20 (lngplants.com)
“…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio, lembrados em 21 de maio)
* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO: “Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html
“… A paixão vive; apenas está reprimida… está apenas presa… As paixões vivem, apenas são reprimidas pelos santos…” Santas e Santos, intercedam por nós para que possamos reprimir as paixões. (Santo Abraão, ermitão, 27 de outubro), páginas 52-53: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf
* Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém!
* PAI, ABRACE-NOS! JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!
DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS UNA!
MÃEZINHA MARIA, CUIDE DE NÓS!
EM NOME DE JESUS, PAI! AMÉM!
* Ver o blog https://vidademartiressantasesantos.blog/
MUITO OBRIGADO!