Santas e Santos de 03 de dezembro

1. Me­mória de São Fran­cisco Xa­vier (também na Folhinha do Coração de Jesus), pres­bí­tero da Com­pa­nhia de Jesus, evan­ge­li­zador das Ín­dias, que, nas­cido em Na­varra, foi um dos pri­meiros com­pa­nheiros de Santo Inácio. Mo­vido pelo ar­dente de­sejo de pro­pagar o Evan­gelho, anun­ciou di­li­gen­te­mente Cristo a inu­me­rá­veis povos da Índia, das Mo­lucas e ou­tras ilhas, e de­pois no Japão, con­ver­tendo muitos à fé; fi­nal­mente morreu na ilha de San­choão, con­su­mido pela en­fer­mi­dade e pela fadiga. († 1552).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, memória de São Francisco Xavier, sacerdote da Companhia de Jesus. Originário de Navarra, fez parte do grupo dos primeiros companheiros de Santo Inácio de Loyola, em Paris. Enviado a evangelizar as Índias, anunciou a Boa Nova naquela região durante dez anos e batizou milhares de pagãos Chegou depois ao Ceilão e ao Japão, e morreu em 1552, no momento em que se preparava para ir à China. Novo Apóstolo dos Gentios, foi proclamado Patrono Celeste das Missões Católicas. Seu corpo repousa em Goa, na India. (R).

– Ver páginas 387-395: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2020.pdf

– Ver: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Francisco_Xavier

– Ver “São Francisco Xavier, nascido Francisco de Jasso Azpilicueta Atondo y Aznáres (Xavier7 de abril de 1506 — Sanchoão3 de dezembro de 1552), foi um missionário católico do padroado português e apóstolo navarro (basco-navarro),pioneiro e cofundador da Companhia de Jesus. A Igreja Católica Romana considera que tenha convertido mais pessoas ao Cristianismo do que qualquer outro missionário desde São Paulo, merecendo o epíteto de “Apóstolo do Oriente”. Exerceu a sua actividade missionária no Oriente, especialmente na Índia Portuguesa e no Japão. É o padroeiro dos missionários, da Diocese de Registro (SP), também um dos padroeiros da Diocese de Macau e é copatrono de Navarra juntamente com São Firmino de Amiens.

Foi beatificado, com o nome Francisco de Xavier pelo Papa Paulo V a 25 de outubro de 1619 e canonizado pelo Papa Gregório XV a 12 de março de 1622, em simultâneo com Inácio de Loyola. Em 14 de dezembro de 1927 o Papa Pio XI proclamou Francisco Xavier, juntamente com Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeiro universal das missões. O seu dia festivo é 3 de dezembro…”: Francisco Xavier – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

2.   Co­me­mo­ração de São So­fo­nias (também na Folhinha do Coração de Jesus), pro­feta, que, nos dias de Jo­sias, rei de Judá, anun­ciou a ruína dos ím­pios no dia da ira do Se­nhor e for­ta­leceu os po­bres e in­di­gentes na es­pe­rança da salvação.

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no final do séc. VI antes de Cristo, o Profeta Sofonias. Em reação contra a dominação assíria que pervertia o reino de Judá, anunciou o “dia do Senhor”, cataclismo universal que deveria marcar o fim de uma era de pecado ea restauração do povo de Deus a partir de um “resto”. (M).

Ver páginas 396-402: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2020.pdf

3.   Em Tânger, na Mau­ri­tânia, ac­tu­al­mente em Mar­rocos, São Cas­siano, mártir. († c. 300).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no séc. III de nossa era, em Tânger, São Cassiano, mártir. Segundo o texto de sua paixão, ele ficou de tal modo indignado com a condenação injusta de um cristão, que se demitiu de sua função de escrivão do tribunal, sendo por isso imediatamente encarcerado. (M).

– Ver páginas 403-404: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2020.pdf

4.   Em Win­chester, na In­gla­terra, o se­pul­ta­mento de São Bi­rino (também na Folhinha do Coração de Jesus), que, en­viado à Grã-Bre­tanha pelo papa Ho­nório, foi o pri­meiro bispo de Dor­chester e di­fundiu com grande di­li­gência o anúncio da sal­vação entre os Sa­xões ocidentais. († c. 650).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano do Senhor de 649, São Birino, missionário, enviado à Inglaterra pelo papa Honório I. Lá batizou o rei de Wessex, evangelizou os súditos saxões e criou a Sé episcopal de Dorchester. (M)

5.   Em Chur, ci­dade da Récia, na Hel­vécia, hoje na Suíça, São Lúcio, eremita. († s. VI/VII).

6*.   Em Lon­dres, na In­gla­terra, o Beato Edu­ardo Coleman, mártir, que, por ter abra­çado a fé ca­tó­lica, que fal­sa­mente acu­sado de cons­pi­ração contra o rei Carlos II, por ter abra­çado a fé ca­tó­lica, foi en­for­cado em Ty­burn e, ainda com vida, esquartejado. († 1678)

7*.   Em Trento, na re­gião do Vé­neto, na Itália, o Beato João Ne­po­mu­ceno De Tschiderer, bispo, que ad­mi­nis­trou esta Igreja com evan­gé­lico ardor de fé e trato cor­dial e, em tempo de tri­bu­lação, deu à sua grei um ad­mi­rável tes­te­munho de amor. († 1860)

8♦.   Em Pa­ra­cu­ellos del Ja­rama, lo­ca­li­dade pró­xima de Ma­drid, na Es­panha, os be­atos Fran­cisco Fer­nández Es­co­sura e Ma­nuel San­tiago Santiago, re­li­gi­osos da Ordem dos Pre­ga­dores e már­tires, que, du­rante a per­se­guição re­li­giosa, foram mortos em ódio à fé cristã. († 1936)

9♦.   Em Li­nares, perto de Jaén, na An­da­luzia, re­gião da Es­panha, o Beato Ma­nuel Lo­zano Garrido (“Lolo”), fiel leigo, que soube ir­ra­diar com o seu exemplo e es­critos o amor de Deus e a gran­deza de alma, mesmo entre as mo­lés­tias que o ti­veram su­jeito a uma ca­deira de rodas du­rante quase vinte e oito anos e no final da vida também perdeu a vista, mas con­se­guiu con­ti­nuar a ga­nhar os co­ra­ções para Cristo com ale­gria se­rena e inquebrantável. († 1971)

10. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, perto de 340, São Mirocles, bispo de Milão. Santo Ambrósio declarou ter recebido dele, como herança, uma Igreja próspera. (M)

– Ver “…   Em Milão, São Mirocles, bispo e confessor, às vezes mencionado por Santo Ambrósio…também chamada de Merocles. Ele é reverenciado como um dos criadores do canto ambrosiano e da liturgia. Ele participou do Concílio de Roma em 313…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayDecember03.html

11. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, perto de Sena, na Toscana, no ano de 1181, a volta para Deus de São Galgano. Após ter passado por uma juventude desordenada, converteu-se e retirou-se para um eremitério, onde terminou seus dias em rigorosa penitência. (M)

12. Santos mártires Claudio, tribuno, Hilária, sua esposa, Jasão e Mauro, os filhos, com setenta soldados. Ver página 404: VIDAS DOS SANTOS – 20.pdf (obrascatolicas.com)

– Ver também “… Crisanto e Daria (memória em 25 de outubro) foram denunciados ao magistrado romano Cláudio como seguidores do Cristianismo. Testemunhando como Crisanto e Daria suportavam os cruéis suplícios, e os milagres que operavam, Cláudio também se converteu ao Cristianismo com sua esposa Hilária e seus filhos Jasão e Mauro. Por ordem do imperador, Cláudio foi afogado com uma pedra atada ao pescoço, e os filhos foram decapitados. Crisanto e Daria, depois de sofrerem horríveis suplícios, foram enterrados vivos…”: http://heroinasdacristandade.blogspot.com/2016/12/sta-hilaria-seu-esposo-claudio-e-os.html

13. Outros santos do dia 03 de dezembro: págs. 387-405 em: VIDAS DOS SANTOS – 20.pdf (obrascatolicas.com) 

 “E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.

Sobre 03 de dezembro: 3 de dezembro – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (Todas da internet, foram consultadas no dia de hoje)

  1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
  2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi eCaterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS  924-925: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-
  3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf
  4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
  5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
  6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
  7. https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayDecember03.html

DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)

* SENHOR, NOSSO DEUS E PAI AMADO, OBRIGADO POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER!

QUERIDA MÃE VIRGEM MARIA, SOCORRA-NOS, PROTEJA-NOS!

SÃO JOSÉ, ANJOS E SANTOS, INTERCEDAM POR NÓS! OBRIGADO! AMÉM!

PAI AMADO, DÊ-NOS ESPÍRITO DE ORAÇÃO, VIGILÂNCIA, RENÚNCIA, PENITÊNCIA! DÊ-NOS ARDOR MISSIONÁRIO PELO E PARA O SENHOR! TIRE-NOS O TORPOR E A TIBIEZA! DÊ-NOS, AMADO PAI, CORAGEM DE LUTAR COM ENTUSIASMO E FORÇA DE VONTADE, MESMO EM SITUAÇÕES SEDUTORAS, DIFÍCEIS E ESPINHOSAS, PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ DE BONS COSTUMES E SANTIDADE POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO. DÊ-NOS A DOCILIDADE DAS OVELHAS! SOBRETUDO, DÊ-NOS A GRAÇA! PEDIMOS EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DESANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:

barpuri@uol.com.br

* SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!

“O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)

“Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio,lembrado em 10 de fevereiro)

Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia, 14 de fevereiro).

Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!

“… Não há nada mais difícil do que a oração, pois não há esforços que os demônios não façam para interromper este poderoso meio de os desanimar (Santo Antão, lembrado em 21 de outubro)

Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guia para que eu sempre lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)

Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”

“Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível.

(conforme: Saint of the Day (lngplants.com)

ou

Saint of the Day May 20 (lngplants.com)

“…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio, lembrados em 21 de maio)

* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO: “Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html

“… A PAIXÃO VIVE; APENAS ESTÁ REPRIMIDA… ESTÁ APENAS PRESA… AS PAIXÕES VIVEM, APENAS SÃO REPRIMIDAS PELOS SANTOS (COM A GRAÇA DE DEUS!) …”.  SANTAS E SANTOS, INTERCEDAM POR NÓS PARA QUE POSSAMOS REPRIMIR AS PAIXÕES. (SANTO ABRAÃO, ERMITÃO, 27 DE OUTUBRO), conforme páginas 52-53: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf

“… a oração por um ente querido é, para o crente, uma forma de apagar qualquer distância, até mesmo a morte. Em oração, permanecemos na presença de Deus na companhia de alguém que amamos, mesmo que essa pessoa tenha morrido antes de nós

“Não devemos transformar o purgatório em um campo de concentração em chamas à beira do inferno – ou mesmo em um ‘inferno por um curto período de tempo’. É uma blasfêmia pensar nisso como um lugar onde um Deus mesquinho cobra a última libra – ou grama – de carne … Santa Catarina de Gênova (Festa dia 15 de setembro, mística do século 15), escreveu ‘fogo’ do purgatório é o amor de Deus ‘queimando’ a alma para que, por fim, a alma esteja totalmente em chamas. É a dor de querer ser feito totalmente digno de Alguém que é visto como infinitamente amável, a dor do desejo de união que agora está absolutamente assegurada, mas ainda não completamente experimentada

(Leonard Foley, OFM, Crendo em Jesus) …”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayNovember02.html

* Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém!

* PAI, ABRACE-NOS! JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!

DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS UNA!

MÃEZINHA MARIA, CUIDE DE NÓS!

EM NOME DE JESUS, PAI! AMÉM!

* Ver o blog https://vidademartiressantasesantos.blog/

MUITO OBRIGADO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.