Santas e Santos de 13 de outubro

1.   Co­me­mo­ração de São Teó­filo, bispo de An­ti­o­quia, na ac­tual Tur­quia, homem de exímia cul­tura, que ocupou esta sede epis­copal como sexto su­cessor de São Pedro e es­creveu um livro para de­fender a ver­da­deira fé contra o he­rege Marcião. († s. II). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Antioquia, no séc. II, São Teófilo, bispo. Originário de uma região próxima aos rios Tigre e Eufrates, foi um dos mais célebres apologistas cristãos dos primeiros séculos. (M)

2.   Em Cór­dova, na His­pânia Bé­tica, os santos Fausto, Ja­nuário e Mar­cial, már­tires, que adornam a ci­dade como três coroas. († s. III/IV). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Córdova, o martírio dos Santos Fausto, Januário e Marcial, qualificados em uma inscrição como “Os três Senhores”. (M)

3.   Em Tes­sa­ló­nica (também no Martirológio Romano-Monástico), na Ma­ce­dónia, ac­tu­al­mente na Grécia, São Flo­rêncio, mártir, que, se­gundo a tra­dição, de­pois de vá­rios tor­mentos foi morto na fogueira. († c. s. III)

4*.     Em Ko­bern, junto ao rio Mo­sela, no ter­ri­tório de Tré­veris, ac­tu­al­mente na Ale­manha, São Lu­bêncio, presbítero. († s. IV)

5*.     Em San­remo, no li­toral da Li­gúria, re­gião da Itália, o se­pul­ta­mento de São Ró­mulo, bispo de Gé­nova, que, cheio de ardor apos­tó­lico, morreu du­rante uma vi­sita pas­toral às po­vo­a­ções rurais. († s. V)

6.   Em Tours, na Gália Li­o­nense, agora na França, São Ve­nâncio(também na Folhinha do Coração de Jesus), abade, que, tendo ca­sado na sua ju­ven­tude, ao vi­sitar a ba­sí­lica de São Mar­tinho se co­moveu ante a vida dos monges e, com o as­sen­ti­mento da es­posa, optou por viver com eles em Cristo. († s. V)

7*.     Em Sa­lagnac, no ter­ri­tório de Li­moges, na Aqui­tânia, também na ac­tual França, São Le­o­bono, eremita. († data inc.)

8*.     Em Iona, ilha da Es­cócia, o se­pul­ta­mento de São Con­gano, abade, que chegou a esta re­gião pro­ce­dente da Ir­landa, jun­ta­mente com sua irmã Santa Ken­ti­gerna, os fi­lhos dela e al­guns missionários. († s. VIII)

9*.     Em Augs­burgo, ci­dade da Ba­viera, na ac­tual Ale­manha, São Sim­berto, que foi bispo e abade de Mürbach. († c. 807)

10*.   Em Saint-Cir­gues, na re­gião de Au­vergne, na Gália, hoje na França, São Ge­raldo (também na Folhinha do Coração de Jesus), conde de Au­rillac, que, pro­cu­rando o me­lhor êxito para os seus ter­ri­tó­rios, viveu se­cre­ta­mente a vida mo­nás­tica com há­bito se­cular, dando aos prín­cipes um exemplo memorável. († 909). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano da graça de 909, a volta para Deus de São Geraldo, conde de Aurillac, fundador da célebre abadia que foi, por muito tempo, ponto de parada tradicional no caminho para Santiago de Compostela. Santo Odo, que foi abade de Aurillac antes de ser abade de Cluny, escreveu sua vida. Um século depois, Gerberto, sábio monge de Aurillac, deveria tornar-se mestre do futuro São Bruno, em Reims, antes de ser eleito Papa, sob o nome de Silvestre II. (M). Ver páginas 162-172: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2018.pdf

11.     Perto de Su­biaco, no Lácio, re­gião da Itália, Santa Ce­le­dónia (também na Folhinha do Coração de Jesus), virgem, que, se­gundo a tra­dição, du­rante cin­quenta e dois anos levou vida so­li­tária e muito aus­tera, de­di­cada uni­ca­mente a Deus.(† 1152)

12*.   Em Trino, no ter­ri­tório de Mon­fer­rato, também na Itália, a Beata Ma­da­lena Pa­na­tiéri, virgem, irmã da Pe­ni­tência de São Domingos. († 1503)

13♦.   Em Cou­tances, na França, o Beato Pedro Adriano Toulorge, pres­bí­tero pre­mons­tra­tense e mártir, que, du­rante a Re­vo­lução Fran­cesa,  foi de­ca­pi­tados na gui­lho­tina em ódio ao sacerdócio. († 1793)

14♦.   Em Olot, perto de Ge­rona, na Es­panha, o Beato Ân­gelo Maria Presta Batlle, re­li­gioso da Ordem dos Car­me­litas e mártir, que, du­rante a per­se­guição contra a fé, al­cançou a glória celeste. († 1936)

15♦.   Em Tar­rasa, perto de Bar­ce­lona, também na Es­panha, o Beato Luís Maria  Ayet Canós (An­tónio Ayet Canós), re­li­gioso da Ordem dos Car­me­litas e mártir, que, na mesma per­se­guição, as­sas­si­nados em ódio à vida re­li­giosa, foi ao en­contro do Senhor. († 1936)

16♦.   Em Bar­ce­lona, também na Es­panha, o Beato Flo­rêncio Miguel (Ru­perto Garcia Arce), re­li­gioso da Con­gre­gação dos Ir­mãos das Es­colas Cristãs e mártir,  que, na mesma per­se­guição, aco­lhendo fi­el­mente as pa­la­vras de Cristo, passou da morte à vida gloriosa. († 1936)

17*.   Em Ba­lasar, pró­ximo de Braga, em Por­tugal, a Beata Ale­xan­drina Maria da Costa (também na Folhinha do Coração de Jesus), que, tendo fi­cado pa­ra­li­sada em todo o corpo ao fugir de quem a per­se­guia com má in­tenção, en­con­trou na con­tem­plação da Eu­ca­ristia o modo de ofe­recer ao Se­nhor todos os seus so­fri­mentos por amor de Deus e dos ir­mãos mais necessitados. († 1955)

18. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, na Áustria, no ano do Senhor de 1012, São Colmano, monge irlandês, venerado como mártir. (M). Ver página 172: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2018.pdf

19. Outros santos do dia 13 de outubro: págs. 162-174, em: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2018.pdf

 Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XVII – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores e Santas virgens.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex. ou português da época em que o livro foi escrito.

– Sobre o dia 13 de outubro, ver ainda: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/13_de_outubro

BIBLIOGRAFIA e DIVERSOS

1.MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/

2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf

3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf

4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para  Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997

5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com

6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.