Santas e Santos de 15 de outubro

Me­mória de Santa Te­resa de Jesus (também na folhinha do Coração de Jesus), virgem e dou­tora da Igreja, que, agre­gada à Ordem das Car­me­litas em Ávila, na Es­panha, foi mãe e mestra de uma ob­ser­vância mais es­trita e con­cebeu em seu co­ração um ca­minho de per­feição es­pi­ri­tual sob a forma de as­censão por de­graus da alma até Deus; ao em­pre­ender a re­forma da sua Ordem, teve de so­frer muitas tri­bu­la­ções, mas tudo su­portou com for­ta­leza in­ven­cível; também es­creveu li­vros, em que expõe uma dou­trina pro­funda e o fruto das suas experiências. († 1582). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, memória de Santa Teresa de Jesus, virgem e Doutora da Igreja. Entrando aos vinte anos no Carmelo da Encarnação, em Ávila, promoveu uma reforma de sua Ordem e pôde, apesar de muitas resistências, realizar mais de trinta fundações com a colaboração de São João da Cruz. Seus escritos a colocam entre os melhores guias da oração contemplativa. Morreu em Alba de Tormes, em 1583. (R). Ver páginas 192-215: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2018.pdf

2.       Em Edessa, na Síria, hoje San­liurfa, na Tur­quia, a co­me­mo­ração de São Barsés, bispo, que, ex­pulso para terras dis­tantes pelo im­pe­rador ariano Va­lente por causa da sua fé ca­tó­lica, fi­nal­mente fa­ti­gado pelo exílio em três lu­gares di­versos, fa­leceu num dia des­co­nhe­cido do mês de Março. († 379)

3.       Em Tré­veris, na Gália Bél­gica, ac­tu­al­mente na Ale­manha, São Se­vero, bispo, que foi dis­cí­pulo de São Lopo de Troyes, acom­pa­nhou São Ger­mano de Au­xerre na er­ra­di­cação da he­resia de Pe­lágio na Bre­tanha e pregou aos Ger­manos o Evan­gelho de Cristo. († s. V)

4.       Em Kit­zingen, na Ger­mânia, também na ac­tual Ale­manha, Santa Tecla (também na folhinha do Coração de Jesus), aba­dessa, que, en­viada da In­gla­terra para au­xi­liar São Bo­ni­fácio, di­rigiu o mos­teiro de Och­sen­furt e de­pois o de Kitzingen. († c. 790). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, perto de 790, Santa Tecla, virgem. Parenta de Santa Líoba, como ela foi monja do mosteiro de Winborne, e acompanhou-a à Germânia, seguindo São Bonifácio, e tornou-se abadessa de Kitzingen e de Ochsefurt. (M)

5.       No mos­teiro de Treb­nitz, na Si­lésia, hoje na Po­lónia, o dia natal de Santa Ed­viges, re­li­giosa, cuja me­mória se ce­lebra amanhã. († 1243)

6*.     Em Torres Ve­dras, ci­dade de Por­tugal, o Beato Gon­çalo de Lagos, cuja me­mória se ce­lebra em Por­tugal no dia vinte e sete de Outubro. († 1422)

7♦.     Em Hiji, no Japão, o Beato Bal­tasar Ka­gayama Han­za­emon e seu filho Tiago, mártires. († 1619)

8.       Em Na­ga­sáki, também no Japão, Santa Ma­da­lena, virgem e mártir, que, no tempo do im­pe­rador Ye­mitsu, foi tão forte de ânimo em fo­mentar a fé como em su­portar o su­plício da forca du­rante treze dias. († 1634)

9.       Em Va­lência, na Es­panha, o Beato Nar­ciso Basté Basté, pres­bí­tero da Com­pa­nhia de Jesus e mártir, que, acei­tando fi­el­mente as pa­la­vras de Jesus, em tempo de per­se­guição contra a fé, pela sua morte passou à vida gloriosa. († 1936)

10♦.   Em Ba­rajas, perto de Ma­drid, também na Es­panha, o Beato Ci­priano Al­guacil Torredenaida, re­li­gioso da Ordem dos Pre­ga­dores e mártir, que, du­rante a mesma per­se­guição, con­sumou glo­ri­o­sa­mente o seu com­bate pela fé. († 1936)

11. Santo Eutímio (também na folhinha do Coração de Jesus). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, na Ásia Menor, a volta para Deus de Santo Eutímio, o Jovem. Em ocasiões diferentes, foi eremita, fundador de lauras, e de novo eremita. É uma das mais marcantes figuras do monaquismo grego do séc. IX. (X)

12. São Bruno de Querfurt. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano do Senhor de 1009, São Bruno de Querfurt. Aparentado com a família imperial, entrou primeiro para o mosteiro beneditino de Santo Aleixo do Aventino, em Roma, e depois colocou-se sob a direção de São Romualdo, em Ravena. Enviado em missão à Europa Oriental pelo Papa Silvestr II, sacrificou sua vida com dezoito companheiros, pela salvação dos pagãos. (M).

– Ver páginas 47-48, vol 11 do VIDAS DOS SANTOS do Pe. Rohrbacher, dia 19 de junho.

– Ver também: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Bruno_de_Querfurt  e https://pt.wikipedia.org/wiki/Bruno_de_Querfurt

13. Mártires de Cunhaú e Uruaçu. Canonizados em 15 de outubro de 2017. Sua festa litúrgica é 03 de outubro (ver no dia 03 de outubro)

14. Bem-Aventurada Felipa de Chantemilan, virgem. Ver páginas 216-218: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2018.pdf

15. Outros santos do dia 15 de outubro: págs. 192-221, em: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2018.pdf

 Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XVII – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores e Santas virgens.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex. ou português da época em que o livro foi escrito.

– Sobre o dia 15 de outubro, ver ainda: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/15_de_outubro   

BIBLIOGRAFIA e DIVERSOS

1.MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/

2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf

3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf

4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para  Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997

5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com

6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular

Um comentário em “Santas e Santos de 15 de outubro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.