Santas e Santos de 29 de novembro

1.   Em Roma, no ce­mi­tério de Trasão, junto à Via Sa­lária Nova, São Sa­tur­nino de Car­tago, mártir, que, se­gundo re­fere o papa São Dâ­maso, no tempo do im­pe­rador Décio, pela con­fissão da sua fé em Cristo, na sua pá­tria foi sub­me­tido ao su­plício do ca­va­lete e des­ter­rado para Roma, onde, de­pois de su­perar atrozes tor­mentos, con­verteu à fé o algoz Gra­ciano; fi­nal­mente de­ca­pi­tado, al­cançou a coroa do martírio. († c. 250). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Roma, São Saturnino. Cristão originário da Africa do Norte, foi martirizado sob o imperador Diocleciano. (M). Ver página 317: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2020.pdf

2.   Em Tou­louse, na Gália Nar­bo­nense, na ac­tual França, a co­me­mo­ração de São Sa­tur­nino, bispo e mártir, que, se­gundo a tra­dição, no tempo do mesmo im­pe­rador Décio, foi de­tido pelos pa­gãos no Ca­pi­tólio desta ci­dade e ar­re­mes­sado do alto do edi­fício pelas es­cadas, de modo que, frac­tu­rada a ca­beça e di­la­ce­rado todo o corpo, en­tregou a sua alma a Cristo. († c. 250). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no séc. II, São Saturnino, um dos sete bispos missionários enviados pela Igreja Romana para evangelizar as Gálias, e que fundou a Sé episcopal de Toulouse. Uma magnífica basílica românica foi-lhe dedicada no séc. XI, aparecendo como uma das importantes etapas ao longo do caminho para Compostela. (M). Ver páginas 312-316: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2020.pdf

3.   Em An­cira, na Ga­lácia, hoje An­cara, na Tur­quia, São Fi­lo­meno, mártir, que, se­gundo a tra­dição, du­rante a per­se­guição do im­pe­rador Au­re­liano, sendo pre­feito Félix, ator­men­tado pri­mei­ra­mente no fogo e de­pois tres­pas­sadas as mãos, os pés e a ca­beça com cravos, con­sumou o seu martírio. († s. III)

4.   Em Tódi, na Úm­bria, re­gião da ho­di­erna Itália, Santa Ilu­mi­nada (também na Folhinha do Coração de Jesus), virgem. († c. s. IV)

5.   Em Batnan, no Os­roene, na ho­di­erna Tur­quia, São Tiago, bispo de Sarug, que ilus­trou com pu­rís­sima fé esta Igreja por meio de ser­mões, ho­mi­lias e tra­du­ções, e é ve­ne­rado pelos Sí­rios como doutor e co­luna da Igreja, jun­ta­mente com Santo Efrém. († 521)

6*.   Em De­venter, na Frísia, na ac­tual Ho­landa, a tras­la­dação de São Rat­bodo, bispo de Utrecht, pastor sábio e pru­dente, que morreu quando vi­si­tava as po­pu­la­ções rurais. († 918)

7*.   Em York, na In­gla­terra, o Beato Edu­ardo Burden, pres­bí­tero e mártir, que, tendo es­tu­dado no Co­légio dos In­gleses em Reims, quando re­gressou aos do­mí­nios da rainha Isabel I já or­de­nado sa­cer­dote, foi con­de­nado ao pa­tí­bulo pe­rante uma mul­tidão enfurecida. († 1588)

8*.   Na mesma ci­dade de York, oito anos de­pois, os be­atos Jorge Er­rington, Gui­lherme Gibson e Gui­lherme Knight, már­tires, que, pros­critos pelo mero facto de serem con­si­de­rados sa­cer­dotes, foram mar­ti­ri­zados cruelmente. († 1596)

9*.   Em Aceh, ilha de Su­matra, na ac­tual In­do­nésia, os be­atos már­tires Di­o­nísio da Na­ti­vi­dade (Pedro Berthelot), pres­bí­tero, e Re­dento da Cruz (Tomás Ro­dri­gues), re­li­gi­osos da Ordem dos Car­me­litas Des­calços, que foram sub­me­tidos à es­cra­vidão pelos ma­o­me­tamos e de­pois le­vados para a beira-mar, onde foram mortos a golpes de lança e de setas. († 1638)

10♦.   Em Val­la­dolid, na Es­panha, o Beato Ber­nardo Fran­cisco de Hoyos, pres­bí­tero da Com­pa­nhia de Jesus, pri­meiro e prin­cipal da de­voção ao Sa­grado Co­ração de Jesus nesta nação. († 1735)

11.   Em Lu­cera, na Apúlia, re­gião da Itália, São Fran­cisco An­tónio Fa­sáni, pres­bí­tero da Ordem dos Frades Me­nores, homem de grande sa­be­doria, so­li­da­mente fun­da­men­tado na prá­tica da pre­gação e da pe­ni­tência, o qual se de­dicou de tal modo aos po­bres e in­di­gentes, que nunca du­vidou em des­prender-se até das suas vestes para co­brir um men­digo, ofe­re­cendo a todos a sua ajuda cristã. († 1742)

12♦.   Em Roma, a Beata Maria Ma­da­lena da Encarnação (Ca­ta­rina Sor­díni), virgem, fun­da­dora do Ins­ti­tuto das Irmãs da Ado­ração Per­pétua do San­tís­simo Sacramento. († 1824)

13*.   Em El Saler, lo­ca­li­dade pró­xima de Va­lência, na Es­panha, o Beato Al­fredo Simão Co­lo­mina, pres­bí­tero da Com­pa­nhia de Jesus e mártir, que, na per­se­guição contra a Igreja, con­firmou com o seu sangue a sua fi­de­li­dade ao Senhor. († 1936)

14. São Brás de Véroli (também na Folhinha do Coração de Jesus).

15. São Paramão (também na Folhinha do Coração de Jesus)

16. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no séc. VI, São Sifredo, monge de Lérins, que veio evangelizar a região de Carpentras, da qual foi o primeiro bispo. (X)

17. Outros santos do dia 29 de novembro: págs. 312-319: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2020.pdf                

“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores e Santas virgens.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex. ou português da época em que o livro foi escrito.  

– Sobre o dia 29 de novembro, ver ainda:  https://pt.m.wikipedia.org/wiki/29_de_novembro

BIBLIOGRAFIA e DIVERSOS

1.MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/

2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf

3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf

4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para  Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997

5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com

6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.