Santas e Santos de 21 de setembro

1. Festa de São Ma­teus (também na Folhinha do Coração de Jesus), Após­tolo e Evan­ge­lista, de­no­mi­nado Levi, que, cha­mado por Jesus para O se­guir, deixou a sua função de pu­bli­cano ou co­brador de im­postos e, ad­mi­tido entre os Após­tolos, es­creveu um Evan­gelho, no qual se pro­clama es­pe­ci­al­mente que Jesus Cristo é filho de David, filho de Abraão, Aquele que levou à ple­ni­tude a pro­messa do An­tigo Testamento.

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, festa de São Mateus, Apóstolo e Evangelista. Também chamado Levi, filho de Alfeu, é o publicano de Cafarnaum que respondeu ao chamado de Jesus, deixando tudo para o seguir. A tradição é unânime em reconhecer nele o autor do primeiro Evangelho, ao menos em sua primitiva redação aramaica. (R).

– Ver páginas 350-357: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2016.pdf

– Ver também “… São MateusMateus Evangelista ou Mateus Apóstolo (מתי/מתתיהו, “Dom de Javé ou “Presente de Yawhhebraico padrão e vocalização de TibériasMattay ou Mattiyaugrego da Septuaginta Ματθαιος, Matthaiosgrego moderno: Ματθαίος, Matthaíos) é, pelo relato dos Padres da Igreja, o autor do Evangelho de Mateus e um dos Doze Apóstolos.

Adicionalmente, Jerónimo (em De Viris Illustribus, cap 3[2]) e Eusébio de Cesareia[3] citam Mateus como autor do Evangelho dos Hebreus”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mateus_(evangelista)

2.   Co­me­mo­ração de São Jonas, pro­feta, filho de Amitai, cujo nome foi dado a um livro do An­tigo Tes­ta­mento; a sua saída do ventre da ba­leia é evo­cada no pró­prio Evan­gelho como sinal da Res­sur­reição do Se­nhor (cf. Mt 12, 40).

– Ver páginas 358-367: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2016.pdf

3.   Na Grécia, a co­me­mo­ração de São Qua­drato, dis­cí­pulo dos Após­tolos, que, se­gundo a tra­dição, du­rante a per­se­guição do im­pe­rador Adriano, con­gregou com a sua fé e zelo pas­toral a Igreja dis­persa pelo terror e apre­sentou ao pró­prio im­pe­rador um livro em de­fesa da re­li­gião cristã, em con­for­mi­dade com a dou­trina apostólica. († s. II)

4.   Em Roma, junto à Via Sa­lária An­tiga, São Pân­filo, mártir. († data inc.).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no mesmo dia receberam a coroa o martírio São Panfílio, em Roma; Santo Isaac, em Chipre: e Santo Eusébio, na Fenícia. (M)

5.   Em Valle del Bac­cano, na Via Cássia, a vinte mi­lhas da ci­dade de Roma, Santo Ale­xandre, mártir. († data inc)

– Ver “…  Na Via Claudiana, a vinte milhas de Roma, na época do Imperador Antonino, o martírio de Santo Alexandre, bispo. Pela fé de Cristo ele foi carregado com grilhões, açoitado, torturado, queimado com tochas, rasgado com ganchos de ferro, exposto aos animais e lançado nas chamas, mas tendo superado todos esses tormentos, ele foi finalmente decapitado, e assim alcançado a glória da vida eterna. Seu corpo foi posteriormente carregado para a cidade pelo beato Papa Dâmaso no dia 26 de novembro…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DaySeptember21.html

6.   Em Gaza, na Pa­les­tina, os santos Eu­sébio, Nés­tabo e Zenão, már­tires, três ir­mãos que, no tempo do im­pe­rador Ju­liano Após­tata, foram es­pan­cados e mortos por uma mul­tidão en­fu­re­cida de pa­gãos. Com eles pa­deceu também São Nestor, que, pelas fe­ridas re­ce­bidas, pouco de­pois con­sumou o seu martírio. († 362)

7*.   Em Apt, na Pro­vença, ac­tu­al­mente na França, São Castor, bispo, que, de­se­jando expor aos ir­mãos de um novo mos­teiro o modo de viver dos monges, pediu a São João Cas­siano que es­cre­vesse as cé­le­bres “Con­fe­rên­cias” sobre os as­cetas do Egipto. († c. 426).

– Ver páginas 370-371: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2016.pdf

8*.   No mos­teiro de Llan­carfan, no País de Gales, São Cadoc, abade, em cujo nome foram fun­dados muitos mos­teiros também na Cor­nu­alha, re­gião da In­gla­terra, e na Bre­tanha Menor, re­gião da França. († s. VI)

9*.   No mos­teiro de Et­te­nheim, na re­gião de Baden, na Ale­manha, São Lan­de­lino, monge, na­tural da Irlanda. († s. VII)

10*.   Em Tron­chi­ennes, na Flan­dres, re­gião da Aus­trásia, ac­tu­al­mente na Bél­gica, São Ge­rulfo, mártir, adolescente. († c.750)

11*.   Em Troyes, na Gália, hoje na França, Santa Maura (também na Folhinha do Coração de Jesus), virgem, cé­lebre pela sua pi­e­dade e obras de caridade. († c. 850)

Conforme o Martirológio Romano-Monástico, cristã de vinte e três anos, que havia consagrado sua juventude a socorrer todas as misérias. (M)

– Ver “… ELA nasceu em Troyes em Champagne no ano 827, e em sua juventude obteve de Deus por suas orações a conversão de seu pai, que tinha tilt então levou uma vida mundana. Após sua morte, Maura continuou a viver em obediência devida a sua mãe, Sedulia, e pelo fervor de seu exemplo foi a santificação de seu irmão Eutrópio, que se tornou bispo de Troyes, e de toda a família. Todo o tempo da donzela era consagrado à oração, aos ofícios da obediência ou da caridade no atendimento à mãe e no serviço aos pobres, ou ao seu trabalho, que se dedicava ao serviço dos necessitados e da Igreja… Em seus últimos momentos, ela rezou o Pai Nosso e morreu ao pronunciar as palavras “Venha o teu reino”, aos vinte e três anos…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DaySeptember21.html

12*.   Em Pê­saro, no Pi­ceno, hoje nas Marcas, re­gião da Itália, o Beato Marcos de Mó­dena Scalabríni, pres­bí­tero da Ordem dos Pre­ga­dores, que re­con­duziu muitos pe­ca­dores ao ca­minho da santidade. († 1498)

13.   Junto à for­ta­leza de Quang-Tri, no Anam, ac­tu­al­mente no Vi­etnam, os santos Fran­cisco Jac­card, pres­bí­tero da So­ci­e­dade das Mis­sões Es­tran­geiras de Paris, e Tomé Tran Van Thien, már­tires, que, no tempo do im­pe­rador Munh Mang, por Cristo so­freram o cár­cere e a fla­ge­lação e fi­nal­mente foram enforcados. († 1838)

14.   Em Sai-Nam-Hte, na Co­reia, a paixão dos santos már­tires Lou­renço Imbert, bispo, Pedro Mau­bant e Tiago Chastan, pres­bí­teros da So­ci­e­dade das Mis­sões Es­tran­geiras de Paris, que, para salvar a vida de ou­tros cris­tãos, se en­tre­garam aos sol­dados e foram decapitados. († 1839).

Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano do Senhor de 1839, o martírio do  Bem-Aventuradfo Lourenço Imbert, das Missões Estrangeiras, vigário apostólico da Coréia, condenado à morte juntamente com dois de seus companheiros, por causa da fé cristã. (X)

15*.   Em Be­ni­soda, po­vo­ação da pro­víncia de Va­lência, na Es­panha, os be­atos már­tires Vi­cente Gálbis Gi­ronês, pai de fa­mília, e Ma­nuel Torró Garcia, que, con­fi­gu­rados à paixão de Cristo na sua vida, O imi­taram no triunfo do martírio. († 1936)

16♦.   Em Má­laga, também na Es­panha, o Beato Diogo Hom­pa­nera Paris, re­li­gioso da Ordem de Santo Agos­tinho e mártir, as­sas­si­nado em ódio à fé. († 1936)

17♦.   Em Cu­enca, também na Es­panha, os be­atos Ni­colau de Mier Francisco, pres­bí­tero, e Ja­cinto Mar­tínez Ayuela, re­li­gioso, ambos da Ordem de Santo Agos­tinho e már­tires, as­sas­si­nados em ódio à fé. († 1936)

18♦.   Em Azuaga, perto de Ba­dajoz, também na Es­panha, o Beato José Maria (José Ma­riano Azur­mendi de Lar­ri­naga Mu­garza), pres­bí­tero da Ordem dos Frades Me­nores e mártir, as­sas­si­nados em ódio à fé. († 1936)

19. Santa Ifigênia (também na Folhinha do Coração de Jesus). Ver páginas 368-369: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2016.pdf  

– Ver também: Santa Ifigênia da Etiópia “… Ifigênia ou Ifigénia[nota 1] (em latimIphigenia; em grego: Ἰφιγένεια), também conhecida como Ifigênia da Etiópia ou Ifigênia da Abissínia[1], é uma santa católica, e uma das responsáveis pela disseminação do Cristianismo na Etiópia. É festejada no dia 21 de setembro…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ifig%C3%AAnia_da_Eti%C3%B3pia

20. Outras santas e santos do dia 21 de setembro, págs. 350-372 em: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2016.pdf

 Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XIII – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

 “E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.

– Sobre 21 de setembro, ver ainda: 21 de setembro – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

BIBLIOGRAFIA:

  1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
  2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi eCaterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS  742-744: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-
  3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf
  4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
  5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livrariaon line – www.editorapermanencia.com
  6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
  7. https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DaySeptember21.html

DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)

* Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!

Querida Mãe Virgem Maria, socorra-nos, proteja-nos

São José, Anjos e Santos, intercedam por nós! Obrigado! Amém!

PAI AMADO, DÊ-NOS ESPÍRITO DE ORAÇÃO, VIGILÂNCIA, RENÚNCIA, PENITÊNCIA! DÊ-NOS ARDOR MISSIONÁRIO PELO E PARA O SENHOR! TIRE-NOS O TORPOR E A TIBIEZA! DÊ-NOS A GRAÇA, AMADO PAI, DE LUTAR COM ENTUSIASMO E FORÇA DE VONTADE, MESMO EM SITUAÇÕES DIFÍCEIS E ESPINHOSAS, PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ DE BONS COSTUMES E SANTIDADE POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO, CORAGEM E TRABALHO. DÊ-NOS, SOBRETUDO, A DOCILIDADE DAS OVELHAS. PEDIMOS EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DESANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:

barpuri@uol.com.br

* SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!

“O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)

“Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio,lembrado em 10 de fevereiro)

Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia, 14 de fevereiro). Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!

Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu sempre lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)

Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”

“Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível.

(conforme: Saint of the Day (lngplants.com)

ou

Saint of the Day May 20 (lngplants.com)

“…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio, lembrados em 21 de maio)

* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO: “Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html

* Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém!

* PAI, ABRACE-NOS! JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!

DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS UNA!

MÃEZINHA MARIA, CUIDE DE NÓS!

EM NOME DE JESUS, PAI! AMÉM!

* Ver o blog https://vidademartiressantasesantos.blog/E

MUITO OBRIGADO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.