1. São Dâmaso I (também na Folhinha do Coração de Jesus), papa, que, em tempos muito difíceis, reuniu numerosos sínodos para defender a fé de Niceia contra os cismas e as heresias, estimulou São Jerónimo para traduzir em latim os livros sagrados e honrou piedosamente os sepulcros dos mártires, adornando-os com suas inscrições em verso. († 384).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano da graça de 384, o nascimento no céu de São Dâmaso, papa. Deu seu apoio ao patriarca de Alexandria, expulso pelos hereges. Confiou a São Jerônimo a tradução da Bíblia para o latim e desenvolveu o culto dos mártires romanos, ornando seus túmulos com inscrições em versos. (R).
– Ver páginas 200-210: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2021.pdf
– Ver também: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Papa_Dâmaso_I
– Ver “Dâmaso (em latim: Damasus; Civitas Igaeditanorum, Lusitânia, 305 — Roma, Itália, 11 de dezembro de 384) foi o 37.º Papa da Igreja Católica de 1 de Outubro de 366 até a data da sua morte, 11 de dezembro de 384..”: Papa Dâmaso I – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
2. No território de Amiens, na Gália Bélgica, actualmente na França, os santos Vitorico e Fusciano, mártires. († c. s. III).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no final do séc. III, o martírio dos Santos Vitórico e Fusciano, decapitados em Amiens, depois de haverem confirmado seu credo diante do juiz. (M).
– Ver página 217: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2021.pdf
3. Em Piacenza, na Emília-Romanha, região da Itália, São Sabino, bispo, que converteu multidões à fé em Cristo, fundou mosteiros de virgens e defendeu energicamente a verdade nicena. († c. s. IV).
– Ver também: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Sabino_de_Placência
Ver “Sabino (320/330 – Placência, 11 de dezembro de 420) foi um bispo católico italiano. É também venerado como santo da Igreja Católica…”: Sabino de Placência – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
4. Em Constantinopla, hoje Istambul, na Turquia, São Daniel Estilita, presbítero, que, depois de viver no cenóbio e suportar muitos trabalhos, seguindo o exemplo de vida de São Simeão permaneceu no alto de uma coluna até à morte, durante trinta e três anos e três meses, imperturbável ao frio, ao calor ou aos ventos. († 493).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no começo do séc. V, São Daniel Estilita, que, segundo a liturgia bizantina, “havia se tornado, ele próprio, uma coluna de paciência”. (M).
– Ver páginas 195-199: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2021.pdf
– Ver também: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Daniel,_o_Estilita
– Ver “Santo Daniel, o Estilita (409 – 493) é um santo da Igreja Ortodoxa, Igreja Católica e Igreja Católica Oriental…”: Daniel, o Estilita – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
5*. No mosteiro de Himmerod, perto de Tréveris, na Alemanha, o Beato David, monge, que, sendo débil de corpo, foi recebido em Claraval por São Bernardo, que depois o enviou com outros irmãos à Alemanha para fundar um novo mosteiro e aí se entregou dia e noite à oração e às boas obras. († 1179).
– Ver páginas 212-213: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2021.pdf
6*. Em Sena, na Etrúria, hoje na Toscana, região da Itália, o Beato Franco Líppi, eremita da Ordem dos Carmelitas, insigne pela grande austeridade da sua vida. († 1292).
– Ver páginas 214-217: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2021.pdf
7*. No território de Camerino, no Piceno, hoje nas Marcas, região da Itália, o Beato Hugolino Magalótti (também na Folhinha do Coração de Jesus), eremita, da Ordem Terceira de São Francisco. († 1373)
8 *. Em Sant’Ângelo in Vado, também no Piceno da Itália, o Beato Jerónimo (Jerónimo Ranuzzi), presbítero da Ordem dos Servitas de Maria, que na solidão e no silêncio alcançou a sabedoria da santidade. († c. 1468)
9 *. Em Nagasáki, no Japão, os beatos Martinho Lumbreras Peralta e Melchior Sánchez Pérez, presbíteros da Ordem de Santo Agostinho e mártires, os quais, logo que chegaram a esta cidade, foram aprisionados, lançados numa cela obscura e finalmente queimados vivos. († 1632)
10*. Em Londres, na Inglaterra, o Beato Artur Bell, presbítero da Ordem dos Frades Menores e mártir, que, no reinado de Carlos I, só pelo facto de ser sacerdote, foi condenado à pena capital e sofreu o patíbulo de Tyburn. († 1643)
11 *. Em El Saler, localidade próxima de Valência, na Espanha, a Beata Maria do Pilar Villalonga Vilallba, virgem e mártir, que, durante a perseguição religiosa, com o seu martírio seguiu os passos de Cristo. († 1936)
12♦. Em Goradze, na Bósna-Herzegovina, as beatas María Julia Ivanisevic e quatro Companheiras, religiosas professas do Instituto das Filhas da Divina Caridade e mártires, que se empenhavam ardorosamente ao apostolado de âmbito ecuménico, pastoral e caritativo, até que, atacadas pela feroz violência de milicianos e finalmente fuziladas, deram a vida pela sua intrépida fidelidade a Cristo. São estes os seus nomes: Berchmana Leidenix, Krizina Bojanac, Antónia Fabjan e Bernadete Banja. († 1941)
13♦. Em La Aldehuela, localidade da região de Madrid, na Espanha, Santa Maria (Mirabilia) Maravillas Pidal y Chico de Guzmán (Maravilhas de Jesus), virgem da Ordem das Carmelitas Descalças, que fundou vários mosteiros bem como centros de assistência socio-caritativa, conciliando a vida contemplativa com uma generosa caridade. († 1974)
14. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano do Senhor de 342, São Bársabas, higúmeno, que por ter confessado a fé cristã diante do governador do rei dos persas, teve a cabeça cortada, juntamente com dez de seus monges. (M)
– Ver “… EM sua lenda fictícia Barsabas é chamado de abade na Pérsia, que teve sob ele doze monges. No início da perseguição por Sapor, todos foram presos e levados acorrentados a Istachr, uma cidade perto das ruínas de Persépolis. Depois de tentar em vão fazê-los apostatar por meio de torturas, às quais um ser humano dificilmente sobreviveria, o governador os condenou a perder a cabeça. Os mártires foram alegremente ao local da execução, cercados por soldados e seguidos por uma multidão de pessoas, e a matança começou. Um mazdeano, viajando assim com sua esposa e filhos, viu o venerável abade cantando louvores a Deus e tomando cada monge pela mão, como se fosse entregá-lo ao carrasco; ele viu também uma cruz de fogo brilhando acima dos corpos dos mortos. O homem ficou tão impressionado que desceu do cavalo e sussurrou para Barsabas pedindo para ser admitido em sua sagrada companhia. O abade consentindo, ele passou por suas mãos após o nono monge, e foi decapitado, o carrasco não o conhecia. Por fim, o venerável Barsabas entregou o pescoço à espada. O exemplo de seu marido levou sua esposa e família a se tornarem cristãs.
É difícil entender o que induziu Barônio a incluir esse alegado mártir persa no martirológico romano. Ele é totalmente desconhecido no Ocidente, e a sinaxia de Constantinopla mal menciona seu nome em 11 de dezembro. Na sinaxária Etíope, sua história é contada em setembro. Embora a história seja diferente, Barsabas parece apenas um dupleto de São Simeão Barsabae, em 21 de abril…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayDecember11.html
15. São Pedro de Sena,(na Folhinha do Coração de Jesus).
– Ver “… PETER TECELANO era um cidadão de Siena e criador de pentes de profissão. Depois de viver alguns anos feliz com sua esposa, ela faleceu, deixando-o sem filhos, e ele ingressou na ordem terceira de São Francisco, decidido a dedicar ao próximo o tempo e o dinheiro que não eram mais necessários para sua própria casa. Sua vida foi bastante isenta de acontecimentos exteriores, como os que qualquer artesão piedoso pode levar. Trabalhava muito e por longas horas, e à noite ia a alguma igreja para rezar, onde meditando sobre o seguimento de nosso Senhor por São Francisco concebeu o desejo de estar ainda mais associado aos seus filhos religiosos.
O guardião dos Frades Menores, portanto, deu-lhe permissão para viver em uma cela contígua à enfermaria, onde continuou a exercer suas atividades quase até o fim da vida. Ele costumava visitar os enfermos no hospital de Nossa Senhora della Scala e tinha um forte senso de seus deveres públicos e privados como cidadão: uma vez, quando foi deliberadamente preterido na cobrança de um imposto de guerra, ele se avaliou e fez questão de pagar o que lhe parecia devido.
Bd Peter atingiu um alto grau de oração contemplativa e recebeu graças espirituais, que eram difíceis de esconder, de modo que muitos conheceram sua santidade. Sacerdotes e teólogos igualmente como irmãos leigos e companheiros de trabalho valorizaram sua opinião e conselho, mas não por si mesmo: “Você está levantando muito vento para este pobre pó”, disse ele a um que o elogiou. Em sua opinião, um de seus principais defeitos era a tagarelice, que levou quatorze anos de trabalho árduo para reduzi-la e criar o hábito de silêncio que buscava.
Ele viveu até uma idade muito avançada e, enquanto morria, previu as calamidades que em breve cairiam sobre Pistoia e Florença, bem como sobre sua própria cidade. Ele foi sepultado na igreja franciscana e peregrinos vieram de toda a Itália para orar e ser curados de suas enfermidades em seu túmulo. Este culto foi aprovado em 1802…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayDecember11.html
16. São Massona, bispo de Mérida. Ver página 211: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2021.pdf
17. Outros santos do dia 11 de dezembro: págs. 195-219: VIDAS DOS SANTOS – 21.pdf (obrascatolicas.com)
Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XXI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959
* “E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.
R/: Demos graças a Deus!”
OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.
– Sobre 11 de dezembro: 11 de dezembro – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (Todas da internet, foram consultadas no dia de hoje)
- MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
- MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi eCaterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 939-941: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-
- VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf
- Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
- Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
- Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
- https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayDecember11.html
DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)
* SENHOR, NOSSO DEUS E PAI AMADO, OBRIGADO POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER!
QUERIDA MÃE VIRGEM MARIA, SOCORRA-NOS, PROTEJA-NOS!
SÃO JOSÉ, ANJOS E SANTOS, INTERCEDAM POR NÓS! OBRIGADO! AMÉM!
PAI AMADO, DÊ-NOS ESPÍRITO DE ORAÇÃO, VIGILÂNCIA, RENÚNCIA, PENITÊNCIA! DÊ-NOS ARDOR MISSIONÁRIO PELO E PARA O SENHOR! TIRE-NOS O TORPOR E A TIBIEZA! DÊ-NOS, AMADO PAI, CORAGEM DE LUTAR COM ENTUSIASMO E FORÇA DE VONTADE, MESMO EM SITUAÇÕES SEDUTORAS, DIFÍCEIS E ESPINHOSAS, PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ DE BONS COSTUMES E SANTIDADE POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO. DÊ-NOS A DOCILIDADE DAS OVELHAS! SOBRETUDO, DÊ-NOS A GRAÇA! PEDIMOS EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DESANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:
* SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!
“O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)
“Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio,lembrado em 10 de fevereiro)
“Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia, 14 de fevereiro).
Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!
“… Não há nada mais difícil do que a oração, pois não há esforços que os demônios não façam para interromper este poderoso meio de os desanimar” (Santo Antão, lembrado em 21 de outubro)
“Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guia para que eu sempre lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)
Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”
“Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível.
(conforme: Saint of the Day (lngplants.com)
ou
Saint of the Day May 20 (lngplants.com)
“…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio, lembrados em 21 de maio)
* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO: “Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html
“… A PAIXÃO VIVE; APENAS ESTÁ REPRIMIDA… ESTÁ APENAS PRESA… AS PAIXÕES VIVEM, APENAS SÃO REPRIMIDAS PELOS SANTOS (COM A GRAÇA DE DEUS!) …”. SANTAS E SANTOS, INTERCEDAM POR NÓS PARA QUE POSSAMOS REPRIMIR AS PAIXÕES. (SANTO ABRAÃO, ERMITÃO, 27 DE OUTUBRO), conforme páginas 52-53: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf
“… a oração por um ente querido é, para o crente, uma forma de apagar qualquer distância, até mesmo a morte. Em oração, permanecemos na presença de Deus na companhia de alguém que amamos, mesmo que essa pessoa tenha morrido antes de nós…
“Não devemos transformar o purgatório em um campo de concentração em chamas à beira do inferno – ou mesmo em um ‘inferno por um curto período de tempo’. É uma blasfêmia pensar nisso como um lugar onde um Deus mesquinho cobra a última libra – ou grama – de carne … Santa Catarina de Gênova (Festa dia 15 de setembro, mística do século 15), escreveu ‘fogo’ do purgatório é o amor de Deus ‘queimando’ a alma para que, por fim, a alma esteja totalmente em chamas. É a dor de querer ser feito totalmente digno de Alguém que é visto como infinitamente amável, a dor do desejo de união que agora está absolutamente assegurada, mas ainda não completamente experimentada”
(Leonard Foley, OFM, Crendo em Jesus) …”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayNovember02.html
* Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém!
* qPAI, ABRACE-NOS! JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!
DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS UNA!
MÃEZINHA MARIA, CUIDE DE NÓS!
EM NOME DE JESUS, PAI! AMÉM!
* Ver o blog https://vidademartiressantasesantos.blog/
MUITO OBRIGADO!