Santas e Santos de 16 de dezembro

1.   Co­me­mo­ração de Santo Ageu, pro­feta, que, no tempo de Zo­ro­babel, go­ver­nador de Judá, exortou o povo para re­e­di­ficar a casa do Se­nhor, à qual afluiria o te­souro de todas as nações.

– Ver “… Ageu ou Hageu (em hebraico: חַגַּי; em grego coiné: Ἀγγαῖος; em latim: Aggeus) foi um profeta judeu durante a construção do Segundo Templo em Jerusalém e um dos doze profetas menores na Bíblia hebraica e autor do Livro de Ageu. Seu nome significa “meu aniversário”….”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ageu

2.   Co­me­mo­ração de muitas santas virgens, que, na África Se­ten­tri­onal, du­rante a per­se­guição van­dá­lica do rei Hu­ne­rico, tor­tu­radas com pesos e lâ­minas in­can­de­centes, con­su­maram fe­liz­mente o seu com­bate pela fé. († 480).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, na África, perto de 480, a paixão de Várias Virgens Consagradas, que durante a perseguição dos vândalos defenderam a honra da Igreja de Cristo em meio a atrozes torturas. (M)

3.   Na Hi­bérnia, na ac­tual Ir­landa, São Beano, eremita. († data inc.)

4*.   Em Cy­soing, no ter­r­ri­tório de Ar­tois, da Gália, ac­tu­al­mente na França, Santo Eve­rardo, que, sendo conde de Friúli, fundou neste lugar um mos­teiro de Có­negos Re­grantes, no qual foi se­pul­tado pi­e­do­sa­mente al­guns anos de­pois da sua morte. († 867).

– Ver “Santo Evrardo” páginas 305-306: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2021.pdf

5.   Em Vi­enne, na Bor­gonha, também na ac­tual França, Santo Adão, bispo, que, sendo monge, foi eleito bispo e honrou egre­gi­a­mente a me­mória dos santos re­di­gindo um Martirológio. († 875)

6.   Em Selz, perto de Es­tras­burgo, na Al­sácia, ac­tu­al­mente na Ale­manha, Santa Ade­laide (também na Folhinha do Coração de Jesus), im­pe­ra­triz, que ma­ni­festou sempre ale­gria ir­ra­di­ante para com os fa­mi­li­ares, ho­nes­tís­sima gra­vi­dade para com os es­tra­nhos, in­fa­ti­gável bon­dade para com os po­bres, imensa ge­ne­ro­si­dade para honrar as igrejas de Deus. († 999).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, na Alsácia, no fim do séc. X, Santa Adelaide (também na Folhinha do Coração de Jesus), esposa de Otão I, imperador da Germânia. Ela mostrou-se um firme apoio para a Igreja e para a cultura ocidental, protegendo o monaquismo cluniacense. (X). Ver: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Adelaide_da_Itália

– Ver “Adelaide de Itália ou Adelaide de Borgonha ou simplesmente Santa Adelaide (Borgonha931 – Selz16 de dezembro de 999) foi imperatriz consorte do Sacro Império Romano-Germânico e rainha consorte da Germânia, além de ser conhecida por ter sido fundadora de diversas casas religiosas e ter convertido numerosos infiéis[1].”: Adelaide da Itália – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org) 

7*.   Na Lu­cânia, na ac­tual Ba­si­li­cata, re­gião da Itália, São Ma­cário de Collesano, monge, exímio pela sua hu­mil­dade e abs­ti­nência, que di­rigiu com ad­mi­rável pru­dência vá­rios mos­teiros do monte Mer­cúrio e de Latiniano. († 1005)

8*.   Em Gé­nova, na Li­gúria, também re­gião da Itália, a co­me­mo­ração do Beato Se­bas­tião Mági (Sal­vá­tico Mági), pres­bí­tero da Ordem dos Pre­ga­dores, que pregou o Evan­gelho ao povo da re­gião e zelou pela ob­ser­vância re­gular nos conventos. († 1496).

– Ver páginas 284-286: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2021.pdf

9*.   Em Turim, no Pi­e­monte, também na Itália, a Beata Maria dos Anjos (Ma­riana Fon­ta­nella), virgem da Ordem das Car­me­litas, in­signe pela suas pe­ni­tên­cias vo­lun­tá­rias e pela vir­tude da obediência. († 1717)

10*.   Em Ri­valba, também no Pi­e­monte, o Beato Cle­mente Marchísio, pres­bí­tero, que era pá­roco deste lugar, quando fundou o Ins­ti­tuto das Fi­lhas de São José. († 1903)

11*.   Em Nowe Mi­asto, ci­dade da Po­lónia, o Beato Ho­no­rato de Biala Po­dlaska (Flo­rêncio Kaz­minsky), pres­bí­tero da Ordem dos Frades Me­nores Ca­pu­chi­nhos, que re­a­lizou um tra­balho ad­mi­rável na re­con­ci­li­ação dos pe­ni­tentes, na pre­gação da pa­lavra de Deus e na as­sis­tência aos presos. († 1916)

12*.   Perto de Muk­dahan, ci­dade da Tai­lândia, o Beato Fi­lipe Siphong Onphitak, mártir, que, sendo pai de fa­mília, de­pois de ter sido ex­pulso o sa­cer­dote da po­vo­ação de Song-Khon, foi eleito di­rector da co­mu­ni­dade cristã e, ao ini­ciar-se a per­se­guição contra os cris­tãos, foi le­vado frau­du­len­ta­mente até junto do rio Tum Nok e fuzilado. († 1940)

13. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, na Palestina, perto de 391, Santo Irenião, bispo, eleito para o serviço da Igreja de Gaza, onde instalou um lugar de culto. (M)

14. Santa Albina (também na Folhinha do Coração de Jesus)

– Ver “… Em Mola di Gaeta, na Campânia, Santa Albina, virgem e mártir, sob o imperador Décio.
Albina nasceu em Cesareiae foi martirizada ali, ou talvez em Formiae. Ela foi apanhada nas perseguições conduzidas pelo imperadorTrajanoDéciode Roma.
Albina está listada no Martirológio Romano. Pouco se sabe sobre ela antes de seu martírio…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayDecember16.html

15. Santos Ananias e Azarias (também na Folhinha do Coração de Jesus) e Misael.

– Ver páginas 288-302: VIDAS DOS SANTOS – 21.pdf (obrascatolicas.com)

16. Bem-Aventurado Antônio. Ver páginas 286-287: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2021.pdf

17. Santo Eusébio, bispo. Ver páginas 303-304: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2021.pdf 

18. São Giuseppe Moscati. Ver “Giuseppe Moscati (Benevento25 de julho de 1880 — Nápoles12 de abril de 1927) foi um médicocientista e professor universitário italiano observado tanto por seu trabalho pioneiro em bioquímica quanto pela sua piedade. Moscati foi canonizado pela Igreja Católica em 1987, sua festa é 16 de dezembro.[1]Em 2007 a TV italiana Rai Uno apresentou o filme “Moscati – O amor que cura”, dirigido por Giacomo Campiotti. Este filme é baseado em depoimentos de contemporâneos de Moscati, que conviviam com o famoso médico. Este filme biográfico descreve a vida de Moscati, entre 1903, quando o jovem médico se formou na universidade e 1927, quando Giuseppe Moscati morreu. Também… festa litúrgica é 12 de abril”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Giuseppe_Moscati

Em 12 de abril: Em Ná­poles, na Itália, São José Moscáti, que, exer­cendo a pro­fissão de mé­dico, nunca deixou de se de­dicar à obra quo­ti­diana e in­can­sável de acudir aos en­fermos, não acei­tando re­com­pensa al­guma dos po­bres e, en­quanto pres­tava as­sis­tência mé­dica aos corpos, pro­cu­rava ao mesmo tempo for­ta­lecer as almas. († 1927)

19. Outros santos do dia 16 de dezembro: págs. 284-308: VIDAS DOS SANTOS – 21.pdf (obrascatolicas.com)            

Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XXI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959

 * “E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.

Sobre 16 de dezembro: 16 de dezembro – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (Todas da internet, foram consultadas no dia de hoje)

  1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
  2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi eCaterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS  950-952: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-
  3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf
  4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
  5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
  6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
  7. https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayDecember16.html

DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)

* SENHOR, NOSSO DEUS E PAI AMADO, OBRIGADO POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER!

QUERIDA MÃE VIRGEM MARIA, SOCORRA-NOS, PROTEJA-NOS!

SÃO JOSÉ, ANJOS E SANTOS, INTERCEDAM POR NÓS! OBRIGADO! AMÉM!

PAI AMADO, DÊ-NOS ESPÍRITO DE ORAÇÃO, VIGILÂNCIA, RENÚNCIA, PENITÊNCIA! DÊ-NOS ARDOR MISSIONÁRIO PELO E PARA O SENHOR! TIRE-NOS O TORPOR E A TIBIEZA! DÊ-NOS, AMADO PAI, CORAGEM DE LUTAR COM ENTUSIASMO E FORÇA DE VONTADE, MESMO EM SITUAÇÕES SEDUTORAS, DIFÍCEIS E ESPINHOSAS, PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ DE BONS COSTUMES E SANTIDADE POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO. DÊ-NOS A DOCILIDADE DAS OVELHAS! SOBRETUDO, DÊ-NOS A GRAÇA! PEDIMOS EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DESANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:

barpuri@uol.com.br

* SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!

“O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)

“Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio,lembrado em 10 de fevereiro)

Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia, 14 de fevereiro).

Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!

“… Não há nada mais difícil do que a oração, pois não há esforços que os demônios não façam para interromper este poderoso meio de os desanimar (Santo Antão, lembrado em 21 de outubro)

Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guia para que eu sempre lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)

Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”

“Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível.

(conforme: Saint of the Day (lngplants.com)

ou

Saint of the Day May 20 (lngplants.com)

“…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio, lembrados em 21 de maio)

* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO: “Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html

“… A PAIXÃO VIVE; APENAS ESTÁ REPRIMIDA… ESTÁ APENAS PRESA… AS PAIXÕES VIVEM, APENAS SÃO REPRIMIDAS PELOS SANTOS (COM A GRAÇA DE DEUS!) …”.  SANTAS E SANTOS, INTERCEDAM POR NÓS PARA QUE POSSAMOS REPRIMIR AS PAIXÕES. (SANTO ABRAÃO, ERMITÃO, 27 DE OUTUBRO), conforme páginas 52-53: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf

“… a oração por um ente querido é, para o crente, uma forma de apagar qualquer distância, até mesmo a morte. Em oração, permanecemos na presença de Deus na companhia de alguém que amamos, mesmo que essa pessoa tenha morrido antes de nós

“Não devemos transformar o purgatório em um campo de concentração em chamas à beira do inferno – ou mesmo em um ‘inferno por um curto período de tempo’. É uma blasfêmia pensar nisso como um lugar onde um Deus mesquinho cobra a última libra – ou grama – de carne … Santa Catarina de Gênova (Festa dia 15 de setembro, mística do século 15), escreveu ‘fogo’ do purgatório é o amor de Deus ‘queimando’ a alma para que, por fim, a alma esteja totalmente em chamas. É a dor de querer ser feito totalmente digno de Alguém que é visto como infinitamente amável, a dor do desejo de união que agora está absolutamente assegurada, mas ainda não completamente experimentada

(Leonard Foley, OFM, Crendo em Jesus) …”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayNovember02.html

* Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém!

* qPAI, ABRACE-NOS! JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!

DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS UNA!

MÃEZINHA MARIA, CUIDE DE NÓS!

EM NOME DE JESUS, PAI! AMÉM!

* Ver o blog https://vidademartiressantasesantos.blog/

MUITO OBRIGADO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.