1. Comemoração de Santo Isaías, profeta, que, nos dias de Ozias, Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá, foi enviado ao povo infiel e pecador para lhe manifestar a fidelidade e salvação do Senhor, no cumprimento da promessa feita por Deus a David. Segundo a tradição entre os Judeus, morreu mártir no tempo de Manassés.
2. Comemoração de Santo Hermas (também na Folhinha do Coração de Jesus), que é mencionado pelo Apóstolo São Paulo na Epístola aos Romanos.
3. Na Tebaida, região do Egipto, São Pacómio (também na Folhinha do Coração de Jesus), abade, que, ainda pagão, impressionado com o testemunho da caridade dos cristãos para com os soldados detidos na tenda militar, converteu-se à vida cristã e recebeu do anacoreta Palémon o hábito monástico; sete anos depois, por inspiração divina, edificou muitos cenóbios para receber os irmãos e escreveu uma famosa Regra dos monges. († 347/348)
– Ver páginas 213-220: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%208.pdf
– Ver: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pac%C3%B4mio
4. Na antiga Pérsia, trezentos e dez santos mártires. († s. IV). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, na Pérsia, a Paixão de Trezentos e Dez Cristãos. (M)
5. Em Vienne, na Gália Lionense, hoje na França, São Dinis, bispo. († s. IV)
6. Em Cágli, junto à Via Flamínia, no Piceno, actual região das Marcas, na Itália, o passamento de São Gerôncio (também na Folhinha do Coração de Jesus), bispo de Cérvia, que, segundo a tradição, neste lugar foi cruelmente assassinado quando regressava de um sínodo celebrado em Roma. († c. 501). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no começo do séc. VI, São Gerôncio, bispo de Cagli, perto de Ravena. (M)
7*. Em Vandôme, junto ao rio Loire, na Gália, actualmente na França, São Beato, presbítero, que seguiu a vida eremítica. († s. VII)
8*. No mosteiro camaldulense de Fonte Avellana, na Úmbria, região da Itália, o Beato Forte Gabriélli, eremita. († 1040)
9*. Em Monticchiélli, cidade da Etrúria, também região da Itália, o Beato Benincasa de Montepulciano, religioso da Ordem dos Servos de Maria, que se retirou numa gruta do monte Amiata, no território de Sena, onde abraçou uma vida penitente. († 1426)
10*. Em Londres, na Inglaterra, o beato Tomás Pickering, mártir, monge da Ordem de São Bento, homem de sincera simplicidade e vida inocentíssima, que, falsamente acusado de conspiração contra o rei Carlos II, serenamente subiu ao patíbulo de Tyburn por amor de Cristo. († 1679). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano da graça de 1665, o Bem-Aventurado Tomás Pickering, monge beneditino de Downside, Inglaterra, que permaneceu fiel à fé católica e a seus votos religiosos até o martírio. (X)
11. Em Nam-Dinh, cidade do Tonquim, no actual Vietnam, São José Do Quang Hien, presbítero da Ordem dos Pregadores e mártir, que, encerrado no cárcere, continuou a converter os pagãos a Cristo e a confortar os cristãos na fé, até que, por decreto do imperador Thieu Tri, foi degolado. († 1840)
12*. Em Munique, na Baviera, região da Alemanha, a Beata Maria Teresa de Jesus (Carolina Gerhardinger), virgem, que fundou com insigne previdência a Congregação das Pobres Irmãs Escolásticas de Nossa Senhora. († 1879)
13*. No campo de concentração de Dachau, perto de Munique, cidade da Baviera, na Alemanha, o Beato Estêvão Grelewski, presbítero e mártir, que, durante a ocupação militar da Polónia, sua pátria, extenuado pelos cruéis tormentos infligidos no cárcere pelos perseguidores da Igreja, recebeu a gloriosa coroa do martírio. († 1941)
14. Em Sena, na Etrúria, hoje na Toscana, região da Itália, o passamento do Beato Nicolau Albergáti, bispo de Bolonha (conforme Martirológio Romano de 10 de maio), que entrou ainda jovem na Ordem Cartusiana e, ordenado bispo, ajudou muito a Igreja com o seu zelo pastoral e as suas missões apostólicas. († 1443)
– Bem-aventurado Nicolau Albergati, confessor. Conforme o Martirológio Romano-Monástico de 09 de maio, no ano do Senhor de 1443, o Bem-Aventurado Nicolau Albergati, cartucho, ordenado bispo de Bolonha em 1427. Nomeado Núncio Apostólico pelo Papa Martinho V, trabalhou com sucesso para restabelecer a paz entre a França e a Inglaterra. Ver páginas 221-222: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%208.pdf
– Ver também: https://pt.wikipedia.org/wiki/Niccol%C3%B2_Albergati
Ver dia 10 de maio
15. Outros santos do dia 09 de maio: páginas: 191-223 (vol.08): http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%208.pdf
“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores e Santas virgens.
R/: Demos graças a Deus!”
OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex. ou português da época em que o livro foi escrito.
– Sobre o dia 09 de maio, ver ainda: https://pt.wikipedia.org/wiki/9_de_maio
1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004
ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 387-389: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf
3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf
4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.