Santas e Santos de 03 de julho

1. Festa de São Tomé (também na Folhinha do Coração de Jesus), Após­tolo, que não acre­ditou nos ou­tros dis­cí­pulos ao anun­ci­arem-lhe que Jesus tinha res­sus­ci­tado; mas quando Jesus lhe mos­trou o lado tres­pas­sado, ex­clamou: «Meu Se­nhor e meu Deus». Com esta fé, se­gundo a tra­dição, evan­ge­lizou os povos da Índia.

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, Festa de São Tomé, Apóstolo. Além de duas outras intervenções, o Evangelho relata a profissão de fé pascal do Apóstolo incrédulo diante de Cristo ressuscitado. Uma antiquíssima tradição Ihe atribui um campo de apostolado que vai da Pérsia até à Îndia, onde os cristãos de Malabar comemoram neste mesmo dia. (R) Ver páginas 357-373: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2021.pdf

– Ver também “São Tomé (ou TomásApóstolo foi um dos doze apóstolos originalmente escolhidos por Jesus, segundo os Evangelhos sinóticos (Mateus 10:3Marcos 3:18Lucas 6:15) e os Atos dos apóstolos, havendo pouco registro além. Festa Litúrgica: 03 de julho. Até 1925 era 21 de dezembro”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tom%C3%A9,_o_Ap%C3%B3stolo

2.   Em La­o­di­ceia, hoje La­ta­quia, na Síria, a co­me­mo­ração de Santo Ana­tólio (também na Folhinha do Coração de Jesus), bispo, que deixou obras es­critas dignas de ad­mi­ração não só para os ho­mens de fé, mas também para os filósofos. († s. III).

Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no séc. III, Santo Anatólio. Originário de Alexandria, foi honrado naquela cidade com os mais elevados cargos, por seu grande prestígio intelectual. Depois de uma bem sucedida intervenção junto aos romanos, que estavam cercando um bairro da cidade, foi mais tarde eleito bispo de Laodicéia, na Síria. (M).

Ver página 147: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2012.pdf 

– Ver também “Anatólio de Laodiceia (início do século III – 3 de julho de 283) foi um clérigo romano de Alexandria, no Egito, do século III. Em 262, auxiliou na supressão pacífica duma rebelião em Alexandria e tempos depois foi ordenado e tornar-se-ia bispo conjunto de Cesareia. Em 268, quando passava por Laodiceia, foi elegido bispo em sucessão do falecido Eusébio. Anatólio é considerado um santo pelas Igrejas Católica e Ortodoxa e seu dia é 3 de julho.”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Anat%C3%B3lio_de_Laodiceia

– Ver “Santo Anatólio, Patriarca de Constantinopla, nasceu em Alexandria na segunda metade do século IV, numa época em que muitos representantes de ilustres famílias bizantinas se esforçavam arduamente para servir à Igreja de Cristo armados com a sabedoria filosófica grega. Tendo estudado filosofia, Santo Anatólio foi ordenado diácono por São Cirilo de Alexandria (18 de janeiro). Anatólio esteve presente no Terceiro Concílio Ecumênico de Éfeso no ano 431 (9 de setembro), no qual os santos Padres condenaram o falso ensino de Nestório…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJuly03.html

3.   Em Bízia, hoje Wiza, na Tur­quia, São Memnão cen­tu­rião, mártir, que, tendo sido con­ver­tido à fé por São Se­vero, no tempo de Di­o­cle­ciano e Ma­xi­miano foi com ele sub­me­tido a atrozes su­plí­cios e subiu ven­cedor, antes dele, ao Céu. († c. s. III)

4.   Na Mésia, ter­ri­tório ac­tu­al­mente com­pre­en­dido entre a Ro­ménia e a Bul­gária, a co­me­mo­ração dos santos Marcos e Mo­ciano (ou Luciano ou Muciano), már­tires, que, por re­cu­sarem imolar aos ídolos e con­fes­sarem ve­e­men­te­mente o nome de Cristo, por Cristo mor­reram decapitados. († c. s. IV).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no mesmo dia, o martírio dos Santos Marcos e Luciano (ou Muciano). (M)

5.   Em Al­tino, na Ve­nécia, hoje no Vé­neto, re­gião da Itália, Santo He­li­o­doro, bispo, que, ins­truído pelo en­sino de São Va­le­riano de Aqui­leia, viveu na com­pa­nhia de São Cro­mácio e de São Je­ró­nimo e foi o pri­meiro a ocupar a sede epis­copal desta cidade. († s. IV f.-V in.).

Conforme o Martirológio Romano-Monástico, na Itália, no começo do séc. V, Santo Heliodoro. Tendo abandonado a carreira militar para juntar-se a um grupo de ascetas,reencontrou em Antioquia São Jerônimo, seu amigo e compatriota da Dalmácia. Nomeado mais tarde bispo de Albino, deixou entrever em sua correspondência com o santo Doutor como era seriamente levada a vida cristã em sua diocese. (M).

Ver página 148; http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2012.pdf

6*.   Em Cons­tan­ti­nopla, hoje Is­tambul, na Tur­quia, Santo Ana­tólio (também na Folhinha do Coração de Jesus), bispo, que pro­fessou a fé ver­da­deira nas duas na­tu­rezas de Cristo ex­pressa pelo papa São Leão Magno na carta a Fla­viano e con­tri­buiu para que fosse pro­fes­sada no Con­cílio de Calcedónia. († 458).

– Ver “Anatólio (449 — 458) foi um arcebispo de Constantinopla e o primeiro a ser chamado de Patriarca. Ele foi eleito em substituição a Flaviano de Constantinopla por imposição de Dióscoro de AlexandriaPatriarca de Alexandria, imediatamente após o segundo concílio de Éfeso, em 449, o chamado “Latrocínio de Éfeso“…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Anat%C3%B3lio_de_Constantinopla

7.   Em Roma, junto de São Pedro, São Leão II (também na Folhinha do Coração de Jesus), papa, bom co­nhe­cedor das lín­guas grega e la­tina, amigo da po­breza e dos po­bres, que con­firmou os de­cretos do Con­cílio III de Constantinopla. († 683).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Roma, em 683, São Leão II, papa, que confirmou por sua autoridade apostólica o III Concílio de Constantinopla. O Liber Pontificalis fazo elogio de suas qualidades naturais e suas virtudes cristãs: sábio pregador, amigo dos pobres e da pobreza. (M).

– Ver “Leão II (em latimLeo), papa de 17 de agosto de 682 a 28 de junho de 683, era siciliano de nascimento.[1]…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Le%C3%A3o_II

8*.   Em Tou­louse, junto ao rio Ga­ronne, na França, São Rai­mundo Gay­rard, mestre-es­cola, que, após a morte da es­posa, se en­tregou com grande di­li­gência às obras de ca­ri­dade, fundou um hos­pício e, fi­nal­mente, foi ad­mi­tido entre os có­negos da ba­sí­lica de São Saturnino. († 1118).

– Ver página 149: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2012.pdf

9.   Em Hung Yen, ci­dade do Ton­quim, hoje no Vi­etnam, São José Nguyen Dinh Uyen, mártir, que era ca­te­quista e, no tempo do im­pe­rador Minh Mang, em ódio à fé cristã foi preso e morreu no cárcere. († 1838)

10.   Em Vinh Long, ci­dade da Co­chin­china, também no ac­tual Vi­etnam, São Fi­lipe Phan Van Minh, pres­bí­tero e mártir, que, no tempo do im­pe­rador Tu Duc, por Cristo morreu decapitado. († 1853)

11*.   Em Fu­en­carral, ac­tual bairro de Ma­drid, na Es­panha, a Beata Maria Ana Mogas Fondcuberta, virgem, que fundou a Con­gre­gação das Irmãs da Mãe do Di­vino Pastor, para a for­mação das jo­vens e a as­sis­tência dos po­bres e dos enfermos. († 1886)

12.   Num pân­tano junto de Dongyangtai, perto de Shen­xian, no Hebei, pro­víncia da China, os santos Pedro Zhao Mingzhen e João Bap­tista Zhao Mingxi, már­tires, dois ir­mãos, que, na per­se­guição mo­vida pelos mem­bros da seita “Yihe­tuan”, es­que­cendo os pe­rigos para a sua in­co­lu­mi­dade, quando de­fen­diam as mu­lheres e as cri­anças cristãs em fuga, foram mortos pelos inimigos. († 1900)

13. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, na Bretenha, São Guntierno, eremita, que vivia perto de Quimperlé no séc. V e São Gulveno ou Gutágono, bispo de León, na Espanha, no séc. X (X).

14. Conforme o Martirológio Romano-Monástico,Bem-Aventurado Raimundo Lúlio, terciário franciscano, que multiplicou as negociações junto às autoridades civis e religiosas para retomar contato com os cristãos orientais e com os Islamismo (M).

Bem-Aventurado Raimundo Lulla, leigo, terciário franciscano. Ver páginas 150-153: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2012.pdf

15. São Focas, jardineiro e mártir. Ver páginas 141-143: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2012.pdf

16. Santo Eudes ou Odon de Cantuária. Antecipado de 04 de julho. Ver páginas 144-146: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2012.pdf

17. Outros santos do dia 03 de JULHO, páginas 141-154:

http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2012.pdf – Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XII – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.

Sobre 03 de julho, ver ainda: 3 de julho – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

BIBLIOGRAFIA:

1.MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/

2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIA NO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 511-513: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-

3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf

4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997

5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com

6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.

7. https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJuly03.html

DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)

* Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!

Querida Mãe Virgem Maria, socorra-nos, proteja-nos

São José, Anjos e Santos, intercedam por nós! Obrigado! Amém!

PAI AMADO DÊ-NOS, À NOSSA FAMÍLIA E A TODOS OS QUE O SENHOR JÁ CHAMOU E OS QUE ESTÃO AQUI, A GRAÇA DE ESTARMOS COM O SENHOR, A  MÃEZINHA MARIA, SÃO JOSÉ E TODAS AS SANTAS E SANTOS QUANDO O SENHOR NOS CHAMAR TAMBÉM! DÊ-NOS A SUA GRAÇA! OBRIGADO PAI AMADO! PEDIMOS POR JESUS CRISTO, SEU FILHO, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! NÓS CONFIAMOS NO SENHOR! AMÉM!

OBSERVAÇÃO:

MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE   SANTAS, SANTOS E MÁRTIRES.

ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:

barpuri@uol.com.br

SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!

“O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)

“Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio, lembrado em 10 de fevereiro)

“Ó meu Deus, “sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.”  (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia, 14 de fevereiro). Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!

* “Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu sempre lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)

* Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”

* “Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”,
mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível.

(conforme: Saint of the Day (lngplants.com)

ou

Saint of the Day May 20 (lngplants.com)

* “…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio, lembrados em 21 de maio)

* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO: Meios de se preparar para uma boa morte …: Na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado...”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html

Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém!

PAI, ABRACE-NOS! JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO! DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS UNA! MÃEZINHA MARIA, VELE POR NÓS! EM NOME DE JESUS, PAI! AMÉM!

-Ver o blog

https://vidademartiressantasesantos.blog/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.